segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

De que lado vc está?

Bem pessoal, como disse, qdo Deus põe a suas poderosas mãos sobre qquer assunto, nada fica pela metade! Ele faz por completo. Ele estava com o seu povo e demosntrou isso através da vida de Mardoqueu e a rainha Ester.
Depois que Hamã foi enforcado em sua própria forca, todos os seus bens foram passados para a rainha Ester. Mardoqueu por sua vez, foi chamado a viver dentro do palácio e virou o administrador dos bens que eram de Hamã. Mas o decreto do rei, escrito por Hamã, continuava valendo, pq afinal de contas, um decreto selado pelo anel do rei não poderia nunca ser revogado. Uma vez publicado, tinha de ser cumprido. O que como vcs sabem, continuava colocando a cabeça de todo o povo judeu à prêmio.

Então, a rainha Ester, chorou e suplicou novamente aos pés do rei, para que revogasse a ordem de destruição contra o povo. Ela disse: "Se for do agrado do rei, se posso contar com o seu favor, e se ele considerar justo, que se escreva uma ordem revogando as cartas de Hamã, que escreveu pra que os judeus fossem exterminados em todas as províncias do seu reino. Pois como suportarei ver a desgraça que cairá sobre o meu povo? Como suportarei a destruição de minha própria família?
Então o rei deu o seu anel e disse que já que ele não poderia revogar a lei anterior, então, que Mardoqueu redigisse uma nova lei a favor do povo judeu e assim eles teriam uma chance de se salvar. Ao que Mardoqueu aceitou prontamente e redigiu o mais rápido possível e mandou que os oficiais enviassem a todas as provícias o novo decreto que dizia que o rei concedia aos judeus o direito de se reunirem e de se protegerem; de destruir, matar e aniquilar qquer povo ou província que os ameaçasse, a eles, suas mulheres e seus filhos, e o direito de saquear o bem de seus inimigos.

O decreto entrou em vigor e assim cada judeu ficou ciente e pronto para vingar-se de seus inimigos.
O que deixou todos em festa, pq agora pelo menos eles poderiam se defender, e além disso, se Deus já tinha feito tudo isso por eles, não seria agora que eles iriam perecer nas mãos dos inimigos. Qto a Mardoqueu, saiu da presença do rei vestido com trajes reais em azul e branco, uma grande coroa de ouro na cabeça e um manto púrpura de linho fino. Todos estavam exultantes, cheios de alegria. E até, muitos dos que não eram judeus, tornavam se judeus, pq o temor era grande entre eles por saber tudo o que tinha acontecido com Mardoqueu.
Ainda assim, tinham os que pensavam que poderiam vencê-los. Sempre existem os loucos e insensatos não é mesmo? Aqueles que não tem a menor noção do perigo! Depois de tudo isso, eles ainda acreditavam que poderiam fazer mal aos judeus e resistir-lhes, todavia, os judeus dominavam todos eles, pq grande era o medo e o pavor que eles sentiam de Mardoqueu, e sentindo medo e terror, fica difícil resistir a qquer coisa, não é mesmo?

Mardoqueu, era influente no palácio e seu poder e fama iam crescendo a cada dia.
Assim, todos os seus inimigos foram vencidos e ficaram totalmente a mercê dos judeus. Só em Susã, quinhentos homens foram mortos, além dos dez filhos de Hamã. Mas não saquearam os seus bens. Até o rei, mostrou sua admiração com os resultados, qdo relatou os óbtos para Ester. A bíblia ainda relata a morte de mais setenta e cinco mil homens, inimigos dos judeus, e que tb não foram saqueados em seus bens. Qto aos filhos de Hamã, depois de mortos, foram todos pendurados na forca de Hamã, a pedido da rainha Ester. Depois de terminada a batalha dos judeus com seus inimigos, eles comemoraram com ma festa que foi chamada de Purim. Fizeram desse dia, um dia de grande alegria, pq tinham sido livres da destruição. E esse dia, tornou-se uma festa tradicional e com trocas de presentes, ofertas aos pobres, mas tb com tempos de jejum e lamentação. Isso tudo foi registrado nos livros do reino do rei Xerxes como lei.
O judeu Mardoqueu, foi o segundo na hierarquia, depois do rei Xerxes. Era homen importante entre os judeus e foi muito amado por eles, pois trabalhou para o bem do seu povo e promoveu o bem estar de todos.

É de um pulítico desses que nós precisávamos não é mesmo? Mas eu acredito que a culpa maior de nossa situação política é da própria igreja, já que pra isso acontecer, precisávamos de pessoas como um Mardoqueu e uma rainha Ester. Ou seja, pessoas que não se rendem as circunstâncias e nem se amoldam aos padrões deste mundo, mas são fiéis aos valores e princípios de Deus, obedientes ao seu senhorio e prontos a pagar o que for necessário, para fazer justiça, mesmo que custe a vida!
Infelizmente no Brasil, isso não tem acontecido. Queremos todos tirar vantagem em tudo, basta a oportunidade, mesmo que isso envergonhe o nome de Deus. Não temos o menor temor, a começar dos "cristãos", que ao que parece, tb perderam totalmente a noção do perigo! Não nos damos conta de que não estamos brincando com homens, mas com o Deus todo poderoso, real e temível. A bíblia diz que terrível coisa é cair na mão do Deus vivo. Mas continuamos brincando, como se isso não fosse verdade. A história de Ester é linda, mas não é lenda! E esse mesmo Deus que fez tudo isso nessa históra, está fazendo tb na nossa. A questão é sabermos se estamos do lado de Ester e Mardoqueu, ou do lado de Hamã?! Pq só há dois reinos, e não temos como escapar, ou estamos de um lado, ou estamos do outro lado. E o final de cada um, ah!, este será o mesmo da história que lemos. Espero de coração, que vc esteja do lado de Jesus. Mas, se ainda não está, vc pode tomar essa decisão neste momento. Reconheça sinceramente que sem Jesus, vc é como Hamã e não tem escolha, está perdido. E então, arrependido, receba-o em seu coração e em sua vida como Senhor e Salvador pessoal, deixe que Ele o governe e o dirija, então vc estará do lado Dele, com Ele, e viverá com Ele, eternamente. Estará do lado da Vitória.
Acabamos de contar a história de mais uma mulher, brilhante por sinal, mas em todas elas, o diferencial é sempre o mesmo: JESUS! E qual é o diferencial da sua história?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cuidado com o que deseja ao outro, pode vir pra vc...

Ester recebeu os convidados para o tão aguardado banquete, e os serviu com o melhor vinho que tinha em seu palácio, e com grande generosidade. Ela não estava com pressa, mas queria que tudo saísse na hora certa e que tivesse os resultados esperados, mas não podemos deixar de pensar, que dentro dela devia correr calafrios por suas veias, já que do seu pedido dependia a sua vida e a vida de todo um povo.
No segndo dia do banquete; é, pq nessa época, um banquete podia durar dias, o rei perguntou novamente a Ester: "Qual é o seu pedido? Vc será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja a metade do reino, isso lhe será concedido."
Então a rainha Ester lhe respondeu: "Se posso contar com o favor do rei e se isso lhe agrada, poupe a minha vida e a vida de meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo.Pois eu e o meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, pq nenhuma aflição como esta justificaria perturbar o rei."
O rei Xerxes perguntou à rainha Ester: "Quem se atreveu a uma coisa dessas? Onde está ele?
Respondeu Ester: " O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso".
Imaginem como Hamã ficou diante disso? Apavorado! Mas o rei, deixando o vinho de lado, saiu para o jardim do palácio, furioso, pra pensar no que iria fazer.
Hamã percebeu que depois disso, ele certamente já estava condenado e num gesto de total desespero, se jogou sobre o ascento em que estava a rainha e aos seus pés, segurando-a, implorava por sua vida. O problema é que qdo o rei voltou ao salão do banquete e viu Hamã daquele jeito, aos pés da rainha, pensou em voz alta, o seguinte: "Chegaria ele ao cúmulo de violentar a rainha na minha presença e em minha própria casa?"
Mal o rei terminou de dizer isso, e os oficiais do rei, cobriram o rosto de Hamã, e um deles disse ao rei: "Há uma forca na casa de Hamã, que ele fez para Mardoqueu, aquele que intercedeu pela vida do rei."
Ao que o rei respondeu imediatamente: "Enforquem-no nela!"
E assim meus queridos leitores, Hamã morreu na forca que ele preparou pra Mardoqueu e a ira do rei se aplacou.
Conhecem o ditado: "O feitiço virou contra o feiticeiro!!!???" Pois é, foi o que aconteceu com o vaidoso Hamã. Por isso nunca se esqueçam do lembrete bíblico: Não pensem de si mesmo, nem além e nem a aquém do que convém.
Qdo entregamos nossa causa a Deus, podemos ter certeza de que Ele mesmo fará a justiça contra a sua injustiça.
Ester podia ter perdido sua vida; e se não tivesse feito o que fez embaixo de oração e jejum, ou seja, da dependência do Senhor Jesus, provavelmente é o que teria acontecido, mas ela buscou o seu socorro no Senhor e mais, lutou pela causa certa. Se ela tivesse sido egoísta e pensado em sua pele a despeito do povo, é provável que tb tivesse perecido nas mãos do terrível Hamã.
Então, qdo vc tiver uma causa justa a ser resolvida, corra a Quem de fato poderá te ajudar e defender. Mas isso não é tudo, Deus sempre nos surpeende com muito mais do que pensamos ou desejamos. Ele fez ainda mais por Ester, Mardoqueu e o povo. Mas isso veremos no próximo. Até lá.....



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Por isso, não pense de si mesmo, nem ALÉM e nem a quem do que convém!

Naquele dia, o do banquete, Hamã saiu alegre e contente do palácio do rei, afinal tinha ganho um banquete preparado pela própria rainha. Mas sua empáfia e vaidade eram tão grandes que logo lhe roubaram a alegria. Pq? Pq ao sair do palácio, deu de cara com Mardoqueu, que ali estava como de costume, mas claro, não lhe saudou e menos ainda se curvou em sua presença, aliás, ele estava sentado, e assim permaneceu. Isso deixou Hamã furioso, mas como a vingança é um prato que se come frio, ele se controlou e foi para casa.

Reunindo seus amigos e conselheiros e Zeres, sua mulher, ele vangloriou-se de sua grande riqueza, de seus muitos filhos e de como o rei o havia honrado e promovido acima de todos os outros nobres e oficiais. E acrescentou: "Além disso, sou o único, que a rainha Ester convidou para acompanhar o rei ao banquete que ela lhe ofereceu. Tb me convidou para ir com o rei amanhã. Mas, tudo isso não me dará satisfação, eqto eu vir aquele judeu Mardoqueu sentado junto a porta do palácio real."

Vejam, aonde chega a maldade e a ira obssecada de uma pessoa. Apesar de reconhecer e se vangloriar de tudo que tinha conquistado até o momento, nada disso era suficiente o bastante para ele. Maior era o ódio que sentia por Mardoqueu. E pq tanta ira? Pq se sentia afrontado por ele, já que ele era o único que não se curvava em sua presença.

Mas o pior ainda estava por vir... como um abismo chama outro abismo, seus amigos e sua mulher, não eram em nada diferentes de Hamã. Olhem só, o conselho que essas mentes "brilhantes" dão a Hamã: "Mande fazer uma forca de mais de vinte metros de altura, e logo pela manhã peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela. Assim vc poderá acompanhar o rei ao jantar e alegrar-se."

Claro que Hamã adorou a sugestão e não perdeu tempo, saiu imediatamente para mandar construir a forca para Mardoqueu.

Mas, naquela noite o rei não conseguiu dormir; por isso ordenou que trouxessem o livro das crônicas de seu reinado, e que o lessem pra ele. E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, estão lembrados? Aqueles que queriam assassinar o rei?
Então o rei pergutou aos seus oficiais, que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?
E estes responderam que nada fora feito.
Já era manhã, qdo o rei pergutou aos oficiais: "Quem está no pátio?
E me digam vcs, quem estava lá? Claro, Hamã, que madrugara pra pedir a cabeça de Mardoqueu ao rei, o mais cedo possível.

Agora eu pergunto pra vcs: Vcs acreditam mesmo em concidência? Eu NÃO! Como disse, Ester não estava sózinha nisso tudo. Deus estava com ela e depois da conversa de Hamã em sua casa, Deus resolveu dar uma "pequena" insônia ao rei, mas além da insônia , o fez desejar ler o livro do reino. Agora, imaginem quantas coisas escritas não haviam ali no livro... mas os oficiais foram ler justamente a história de Mardoqueu?! Isso pode ser coincidência? Claro que não, Deus estava fazendo sua parte nos mínimos detalhes... Enqto Ester descansava para o grande dia, Deus continuava trabalhando. Assim tb, Ele faz conosco.

Os oficiais disseram para o rei que era Hamã que estava ali, então o rei mandou que eles trouxessem Hamã a sua presença. Assim que ele entrou, o rei perguntou: "O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar?

Claro que Hamã em toda a sua soberba, orgulho e vaidade, pensou que ele era o homem, e disse para si mesmo: "A quem o rei teria o prazer de honrar, senão a mim?" E então, caprichou o máximo na resposta ao rei: " Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, que sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: "Isto é o que se faz ao homem que o rei deseja honrar!

O que vc achou? É pouco, ou quer mais? Ah..., mas vou te dar mais. Vou te dar, a resposta do rei para Hamã: "Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que vc surgeriu. "TOMÔ?" (hahaha....imaginem a cara de Hamã ao ouvir isto?!) e continuou o rei: "Ele está assentado junto à porta do palácio real. Não omita nada do que vc recomendou."
Fala sério! Só Deus pra dar uma resposta desta a sobreba de Hamã! Vc teria feito melhor? Mas não é por falta de aviso, a bíblia nos adverte: Não pense nem ALÉM e nem a quem do que vc é!
-Vc pode ser surpreendido de forma humilhante!(a conclusão é minha).

O que restou a Hamã fazer? Cumprir as ordens do rei! Então, ele pegou o manto, o cavalo, , vestiu Mardoqueu e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando a frente dele: "Isto é o que se faz ao homem a quem o rei tem o prazer de honrar!" Depois disso, Mardoqueu, voltou para a porta do palácio, e Hamã, correu pra sua casa com o rosto coberto, muito aborrecido e contou a Zeres e seus "amigos" o que lhe acontecera.
Então, os amigos, conselheiros e a mulher de Hamã, lhe disseram: "Visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, vc não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida, ficará arruinado!" Isso é que é uma palavra profética!

Mas Hamã, não tinha ouvidos para ouvir e enqto ainda conversavam, os oficiais de Ester, o buscaram correndo para o jantar que ela havia preparado...

E vc, tem ouvidos pra ouvir? Ou sutilmente o diabo foi tirando a sua capacidade de ouvir o que o Espírito Santo vem dizendo a vc? A única forma que conheço de não permitir que o diabo nos roube a audição, é mantermos o nosso relacionamento com Deus em temor e humildade. Sabendo que com Deus não se brinca e que Ele não está "lá em cima" apático as nossas atitudes aqui na terra. Um dia estaremos diante Dele, face a Face, e teremos que responder a ele, qto ao que fizemos da vida que ele nos deu. Assim como, do que fizemos com a vida dos outros a quem prejudicamos... Aqui na terra, pode até ser uma "pequena humilhação", mas lá, a realidade será outra!

Que Deus em sua misericórdia, nos dê a graça de ouvi-lo e obedecê-lo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

É chegada a hora do grande encontro!...

Olá pessoal, aproveitaram estes três dias em que estive ausente pra tb jejuarem por Ester? rsrs... (brincadeirinha!) Mas agora é hora de ver como as coisas andam lá no palácio do Rei Xerxes e sua rainha Ester...

Três dias se passaram e então ester foi se arrumar, tomou um gostoso banho, vestiu suas roupas de rainha, se produziu e ficou tão linda qto podia e foi ver o rei no seu trono.
Ao chegar ao salão do trono, o rei logo a viu e com misericórdia, lhe estendeu o cetro de ouro, então Ester com toda humildade, tocou na pontinha do cetro de ouro e o rei lhe perguntou: "O que vc deseja rainha Ester? Diga-me qual é o seu pedido e lhe darei nem que seja metade do meu reino." Ao que Ester lhe respondeu: "Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei." Disse o rei aos seus serviçais: "tragam Hamã imediatamente, pra que ele atenda ao pedido de Ester."
E assim foram ao banquete de Ester, o rei e Hamã. Enquanto bebiam vinho, o rei tornou a perguntar para Ester: "Qual é o seu pedido? Vc será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja metade do meu reino lhe será concedido." E Ester lhe respondeu dizendo: " Este é o meu pedido e o meu desejo: Se o rei tem consideração por mim, e se lhe agrada atender e conceder o meu pedido, que o rei e Hamã, venham amanhã ao banquete que lhes preparei. Então responderei a pergunta do rei."

Pausa para refletir: se fosse vc, ficaria enrolando pra falar qual a sua razão de estar ali com o rei, ou iria direto ao assunto? Sinceramente eu não sei o que faria, mas acho que não iria ter essa paciência de Ester, aliás, é bom pensar que ela já tinha ganho o direito de viver, pq o rei poderia nem tê-la ouvido e lhe sentenciar a morte. Além de viver, de receber uma resposta como essa do rei: peça e até metade do reino eu lhe darei, ainda ficou enrolando... acho que não pensava duas vezes pra lhe contar tudo e me livrar logo do problema... eita ansiedade danada!...rsrs...

Pois é, mas Ester, teve domínio e controle de toda a sua ansiedade, ela soube discernir a maneira e o tempo em que deveria falar com o rei. Ela não se prescipitou, mas foi sábia e cautelosa pra cumprir com a sua missão. E nós, como temos agido em meio as decisões que nos deixam perplexas? Temos entregado tudo nas mãos do Senhor? Ester orou e jejuou por três dias, e agora ela estava colocando em prática, os resultados deste tempo que ela teve aos pés do Senhor, não podia fazer besteira justo agora. E a nossa paciência, como temos exercitado, a nossa paciencia? Aliás, qdo nos deparamos com nossos problemas, a primeira coisa que fazemos é entregá-los nas mãos do Senhor, em oração, ou tentamos de todas as formas, resolver sozinhos e do nosso jeito primeiro, e qdo vemos que não temos mais o que fazer, aí recorremos a "nossa última alternativa" que é clamar por socorro ao Senhor?
Ester começou da forma correta, e por isso podia seguir em frente, com calma e confiança, porque estava certa de contar com a ajuda e orientação do Senhor. Ela não estava só nesta missão. Nós tb não estamos sós. A menos que optemos por isso, podemos contar sempre com nosso Senhor Jesus. Eu espero e oro, pra que possamos ser sábios como Ester, e fazer tudo em nossas vidas, cobertos pela proteção da oração ao Senhor, que prometeu que nunca nos abandonaria. E como Ele é fiel e não pode mentir, podemos descansar em sua palavra.
Um bom dia pra vcs e até nosso próximo encontro...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A rainha Ester fica sabendo do decreto Real!

Qdo Mardoqueu ficou sabendo do decreto, ficou profundamente triste e angustiado, então rasgou suas roupas e vestiu pano de saco, e chorou e pranteou, fez jejum e foi para a praça de frente do palácio e ficou lá chorando em alta voz até que os serviçais do palácio levaram a notícia à Ester.
Como ele estava vestido de pano de saco, não podia entrar no palácio, então Ester mandou roupas pra ele se vestir e ir ter com ela mas ele se negou a usar as roupas.

Ester ficou muito preocupada com ele e então mandou seu servo Hatá ir saber exatamente o que estava acontecendo. Hatá perguntou a Mardoqueu e ele contou tudo que estava acontecendo nos mínimos detalhes e mandou um pedido a Ester; pra que ela intercedesse ao rei pelo povo.
Ester fora pega de surpresa com aquela notícia e sabia que era proibido a quqer um, inclusive a ela, mesmo sendo rainha, ir a presença do rei se não tivesse sido chamado por ele.
Então mandou Hatá responder ao seu primo que fazia mais de um mês que o rei não a chamava a sua presença.

A resposta de Mardoqueu foi dura e acertiva. Ele disse: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, vc será a única entre os judeus que escapará, pois, se vc ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas vc e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para este momento que vc chegou a posição de rainha?"
Conhecem o ditado?

"Se corro o bicho pega, se fico o bicho come!" rsrs... Essa era a situação de nossa querida rainha. Ester deve ter ficado apavorada. Certamente ela conhecia a história de Vasti. Tb sabia da lei que só poderia ir a presença do rei se fosse por ele chamada, sob pena de ser condenada a morte no descumprimento dessa lei, caso o rei não se agradasse da surpresa da visita! E o que lhe faria acreditar que com ela seria diferente?!
Todavia, ela agora teria que tomar uma decisão sem exitar e sem volta e então respondeu a Mardoqueu: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante tres dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vcs. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei."

Isso é que é coragem, não é mesmo? O que vc faria no lugar de Ester? Vc enfrentaria essa situação como ela o fez? Ciudado ao responder que sim... Pq vc pode dizer que sim, achando que afinal, a história de Ester nada tem a ver com a sua, mas não é bem assim. É verdade que não temos mais reis e nem rainhas, mas as perseguições continuam existindo. Jesus mesmo nos avisou que se ele era perseguido, qto mais os seus seguidores. E estamos vivendo dias maus, dias em que notícias da tv nos fazem lembrar constantemente da história de Ló em Sodoma e Gomorra. Nossa sociedade vive em grande confusão, nunca estivemos mais perdidos qto aos nossos valores e morais. O que era certo, hoje é errado. E temos lei pra garantir que o certo seja punido por conta da troca de valores e princípios. O pecado corre a solta em todos os hâmbitos de nossa sociedade.

Mas, a bíblia afirma que Deus não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente! O que isso significa? Significa que se formos verdadeiros discípulos de Jesus, estaremos correndo risco de morte cada vez mais. Parece um exagero? Mas não é. A bíblia nos fala do que Deus gosta e do que Deus detesta. Mas os homens caminham geralmente na direção oposta ao que Deus gosta e aprova. Significa que vc terá de escolher entre os homens e Deus. Se vc optar por Deus, já que é um discípulo de Jesus; o que vc acha que os homens farão? Não sabe? É só ler a bíblia e vc verá. Não só na história de Ester, mas em muitas outras incluindo a principal que é a de Jesus.
Jesus só fazia o bem, mas isso ia contra o entendimento e os interesses dos fariseus, então o que fizeram com ele? O cruscificarão! Vc está pronto pra ter uma vida como a de Paulo? Ele tem uma "senhora lista" de perseguições de deixar qquer um desesperado. rsrs... Mas ele venceu todas elas! E vc, está preparado para entrar nessa batalha? Pense nisto. Mas saiba que Jesus nos garantiu a vitória! Assim, como a vida eterna ao seu lado.
Se vc permanecer fiel, mesmo que seja necessário enfrentar a morte, vc será vitorioso. Deus nos abençõe e nos capacite a viver uma vida que esteja pronta a enfrentar o mal e nos contrapor a injustiça, mesmo que soframos por causa disso, as mais diversas injustiças. Como igreja, oro a Deus pra que façamos a diferença no mundo em que vivemos, custe o que custar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mardoqueu...o pior inimigo que Hamã poderia escolher para si!

Ester continuava cuidando pra que ninguém soubesse quem ela era e a que povo pertencia, confome as ordens de Mardoqueu. Qto a Mardoqueu, continuava cuiando de sua afilhada indo diariamente passear em volta do palácio para ter notícias dela.
Num desses dias, ele ouviu uma conversa entre dois homens, Bigtã e Teres, eles estavam irados com o rei Xerxes e então conspiravam entre eles, tramando matar o rei. Mas Mardoqueu que era judeu e justo, ouvido essa história, arrumou um meio rápido de contar a Ester o que estava acontecendo.

Ester por sua vez, não perdeu tempo, foi logo contar ao rei o que estava acontecendo. Então o rei mandou que seus oficiais verificassem a veracidade da acusação de Mardoqueu e viu que de fato havia mesmo essa conspiração. Mandou seus soldados prenderem os acusados e lhes deu sentença de morte. Os dois homens foram enforcados.
O rei tinha um livro que contava a história de seu reinado, tudo que acontecia ela mandava registrar nesse livro, então esse acontecimento, é claro que foi relatado ali, porque se tratava da vida do rei. Tb ficou relatado como ele descobriu a conspiração e o nome do responsável pela descoberta. Mardoqueu agora, era parte da história real.

A bíblia não diz pq e nem o grau de intimidade ou relacionamento que o rei tinha com um homem chamado Hamã, mas diz que depois do acontecido acima, o rei Xerxes, honrou Hamã, e lhe deu uma posição mais elevada do que a de todos os demais nobres do reino. Todos os oficiais do palácio curvavam e prostravam-se diante de Hamã, conforme as ordens do rei. Mardoqueu porém não se curvava nem se prostava diante dele. Então os oficiais inconformados com a postura de Mardoqueu, lhe perguntaram pq ele não procedia de igual forma. Dia a dia eles lhe perguntavam, mas Mardoqueu não lhes dava atenção e dizia apenas que era judeu. Então os fofoqueiros e intrigueiros de plantão, correram contar a Hamã, tudo que tinha acontecido e a postura de Mardoqueu.
Hamã era um homem, que de nobre só tinha o título, pq era ganancioso, invejoso e como dizia uma querida amiga minha, a Monique, ele sofria de um terrível mal que era o mal do "SE", ou melhor "se-achando"....rsrs... Vc tb está rindo? Mas este mal é bíblico, a bíblia diz que não devemos pensar sobre nós mesmos, nem além e nem aquém do que realmente somos, pq isso pode nos levar a ruína e a humilhação, mas Hamã não sabia disso e em sua imensa vaidade, se achava um verdadeiro deus.

Então, sabendo da atitude de Mardoqueu, ficou profundamente irado e irritado com ele e buscou saber quem ele era. Sabendo que se tratava de um judeu, resolveu que só matar Mardoqueu não seria uma vingança suficiente pra tamanha ofensa. Ele queria muito mais, resolveu que ele deveria exterminar todo o povo Judeu que vivia no território governado pelo rei Xerxes. Foi à presença do rei e contou a seguinte estória: "Existe certo povo disperso e espalhado entre os povos de todas as províncias do teu império, cujos custumes são diferentes de todos os outros povos e que não obedecem as leis do rei; (desculpem-me, esqueci de dizer que ele tb era mentiroso e manipulador), não convém ao rei tolerá-los. Se for do agrado do rei, se decrete a destruição deles, e eu colocarei trezentas e cinquenta toneladas de prata na tesouraria real à disposição pra que se execute o trabalho." Isso é que é pagar por uma vingança!

Em vista disso o rei tirou o seu anel-selo do dedo, deu-o a Hamã, inimigo dos judeus, e disse: "Fique com a prata e faça com o povo o que vc achar melhor." Emtão Hamã convocou rapidamente os secretários do rei e os ordenou a escreverem cartas com o decreto real na língua de cada povo e província, aos governadores e chefes de cada povo.Tudo foi escrito em nome do rei Xerxes e selado com seu anel. As cartas enviadas continham a ordem de exterminio total e completo de todo o povo judeu. Sem poupar ninguém, jovens, idosos, crianças, mulhres, todos exterminados em um único dia a ser marcado, e seus bens deveriam ser saqueados.

E enqto a ordem corria, e o povo vivia uma grande confusão, sem saber o pq da perseguição, o rei Xerxes, bebia tranquilamente em seu palácio.
Como pode ser tão irresponsável e cruel?!?! Ele não pensou por um segundo na vida das pessoas. Em nem um momento sequer ele pensou na quantidade de sangue inocente que ele estava prestes a derramar. Mas tudo bem, ele não pensou; mas Deus estava absolutamente no controle disso tudo e não iria deixar Hamã deitar e rolar em seu ódio. Pq Deus cuida de seu povo e os livra do mal. Hamã não sabia com Quem na verdade, ele estava mexendo. Ele pensou que seu inimigo era Mardoqueu, mal sabia ele, que na verdade ele comprara briga com o Deus todo poderoso. Senhor dos céus e da terra. Não avisaram pra ele que terrível coisa é cair na mão do DEUS VIVO! Mas ele iria sentir o tamanho do erro cometido!
E vc? Tem um inimigo de quem deseja se vingar? CUIDADO! Como diria o Chaves: "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!" rsrs.... E Deus nos diz na bíblia que a Ele pertence a vingança! Não nos cabe fazer justiça com as próprias mãos, além disso, podemos estar enganados qto a quem de fato é o nosso inimigo. E o preço pode ser muito alto, mas isso veremos mais pra frente...aguardem!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Procurando uma nova rainha!

Passada a ira machista do rei Xerxes, ele desejou ter uma nova rainha para o seu reino, (desejo esse, não menos machista),rsrs... então os seus conselheiros sugeriram que os emissários reais, buscassem por belas virgens para o rei e que estes levassem essas mulheres ao harém do rei na cidadela de Susã. Assim, elas estariam aos cuidados de Hegai, o oficial responsável pelo harém, e receberiam tratamento de beleza. A moça que mais agradasse o rei, seria rainha em lugar de Vasti. Claro que este conselho agradou o rei, e ele o colocou em execução. Assim, sairam os emissários atrás das lindas meninas.

Neste tempo, vivia na cidadela de Susã, um judeu chamado Mardoqueu, da tribo de Benjamim, filho de Jair, neto de Simei e bisneto de Quis. Ele fora levado de jeruzalém para o exilio por Nabucodonozor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros com Joaquim, rei de Judá.
Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça tb era conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, faria inveja as nossas mais lindas modelos! Mardoqueu a tomou como filha qdo seus pais morreram.

Qdo a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram levadas a cidadela de Susã e colocadas aos cuidados de Hegai. Ester tb foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, o responsável pelo harém. Qdo Hegai colocou os olhos em Ester, logo se encantou com ela e passou a tratá-la de uma maneira muito especial. Dando-lhe uma dieta especial e tratamento de beleza especial. Designou então sete moças do palácio e transfeiu-a, junto com suas jovens para o melhor lugar do harém.
Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem de sua família, por ordem de seu primo Mardoqueu. E Ester, não era um nome típico Judeu, então ela passou desapercebida qto a sua origem.
Diariamente ele caminhava de um lado pro outro perto do harém, para saber como Ester estava e o que estava acontecendo com ela.

Antes que qquer das moças fossem apresentadas ao rei, deveriam passar por um tipo de Spa e serem preparadas por um período de um ano. Com tratamentos explícitos de beleza para mulheres. Seis meses com óleo de mirra e mais seis meses com perfumes e cosméticos de "última geração", pra época.
Qdo ia apresentar-se ao rei, a moça recebia tudo que quizesse levar consigo ao paláciodo rei.
A tarde ela ia para o palácio e de manhã voltava para outra parte do harém, que ficava sob os cuiddos do oficial Saasgaz, responsável pelas comcumbinas (mulheres do rei, mas que não tinham a coroa). Ela não voltava ao rei a menos que dela ele se agradasse e a mandasse chamar pelo nome.

Qdo chegou a vez de Ester, ela só levou o que Hegai lhe havia sugerido. Ester causava boa impressão a todos os que a viam. Ela foi levada ao rei Xerxes, no décimo mês de tebete, no sétimo ano de seu reinado. O rei gostou de Ester, não! O rei amou Ester, ficou apaixonado por ela, Todas as demais perderam a graça; ele só pensava nela, amor a primeira vista! Ela se tornou especial para o rei e ganhou a aprovação do rei. Então ele colocou uma coroa real em sua cabeça e a tornou rainha no lugar de Vasti. Ele deu um grande banquete para Ester, convidando os seus nobres e oficiais, proclamou feriado Nacional e distribuiu presentes a todos os convidados por conta de sua generosidade. E assim, uma menina simples e orfã, sem nenhuma pretensão maior em sua vida, foi escolhida para ser rainha.

Agora vc diz: Essa é uma verdadeira história de conto de fadas! Na realidade, isso não acontece. Pois é, mas contos de fadas acontecem qdo Deus tem um propósito em nossas vidas e pode contar com nossa obediencia e humildade ao invez de nossa "ajuda, ansiedade e controle" sobre as coisas de nossa vida. O plano de Deus para nós é sempre o melhor. Vcs se lembram da história de Rute? Não significa que não venhamos a sofrer percalços no decorrer de nossas vidas, mas Jesus prometeu estar sempre conosco em todo o tempo se ao menos O obedecermos. Como tem sido a sua história? Um conto de fadas ou um verdadeiro pesadelo? Ou vc tem deixado que o Senhor Jesus a (o) governe? A vida de Ester como veremos, tb não foi fácil. Houve momentos de muitas decisões difíceis, mas ela venceu pq foi obediente. Obediência é a palavra chave em nossa relação com Deus. Como tem sido a sua vida? Vc tem obedecido, ou vivido do seu jeito? Pense nisso... Salmos 37: 4 Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração!
Até a próxima....

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vasti e a grande festa do Rei Xerxes!

Olá meus amigos e companheiros das histórias dessas mulheres tão incríveis, inteligentes, gentis e às vezes terríveis; quero convidá-los a a conhecer uma nova mulher. Seu nome é Ester. Ou melhor, veremos a história da Rainha Ester.

Essa história começa bem antes de Ester ser Ester e muito menos rainha, alías, penso eu, jamais sonhou um dia ser rainha. Penso isso, pq Ester era uma moça judia, orfã, morava com o seu primo, que a tratava como sua própria filha e sua realidade de vida passava bem longe dos luxos dos palácios...

Mas essa história, começa como já disse, bem antes de Ester aparecer, e começa com uma grande festa. Uma festa no palácio do rei Xerxes. Ele reinava sobre cento e vinte sete províncias, mas seu trono ficava na cidadela de Susã. Por ocasião do terceiro aniversário de seu reinado, ele deu essa grande festa a todos os seus nobres e oficiais.

Agora, vcs pensam que era uma festa de um dia? Um fim de semana? Ou um mês? Não, naquela época davam festas por muitos dias ou meses até. Xerxes era um rei meio exagerado e mais que isso, gostava muito de se gabar daquilo que tinha, das riquezas que possuia. Então, ele deu uma festa que a princípio, durou cento e oitenta dias, é isso mesmo, eu não errei não! Mas passados esses dias, ele não contente, deu um banquete pra todo o povo da cidade de Susã, que durou mais sete dias e penso que não durou mais, devido a um acontecimento neste sétimo dia que veremos a seguir.

Ele não excluiu ninguém, convidou do mais rico ao mais pobre. O grande banquete foi feito no jardim interno do palácio. Tudo era puro luxo! Para todos os lados se via ouro, prata, linho puro, pedras preciosas, mármores de primeira linha, etc... Ele era riquíssimo e adorava ostentar tudo que possuia. Mas a bíblia diz, que ele tb era muito generoso. O que aliás, poderia ser a razão de ele ter tudo que tinha. A generosidade normalmente atraí riquezas. Mas o fato é que servui a todos o melhor vinho e a melhor comida, serviu abundantemente.

Enquanto isso, a rainha Vasti, tb oferecia um banquete às mulheres, no palácio do rei Xerxes. No sétimo dia, qdo o rei já estava "alegre" por causa do vinho, mandou que seus oficiais buscassem a sua rainha, que deveria estar usando a coroa real. O que ele queria com ela? Só pra variar, era se exibir; ela era mais uma de suas posses preciosas, e queria mostrá-la a todos. Pq Vasti, era muito, mas muito bonita e ele sentia prazer em exibi-la. Mas a Rainha Vasti, era uma mulher digna e de fibra, não estava disposta a ser exibida como um objeto qquer de uma vitrine, então recusou-se terminantemente a comparecer à presença do rei Xerxes, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar muito caro, até mesmo a sua vida. Mas sua resposta foi um sonoro e definitivo NÂO! Isso o deixou muito irado e tb frustrado. Então convocou os seus conselheiros e perguntou o que eles achavam que ele deveria fazer para punir Vasti por sua recusa. Vários eram os seus conselheiros, mas um deles de nome Memucã, se pronunciou dizendo: "A rainha Vasti, não ofendeu só ao rei, mas tb a todos os nobres e os povos de todas as províncias do rei Xerxes, pois a conduta da rainha será conhecida por todas as mulheres, e assim tb desprezarão seus maridos e dirão: o rei Xerxes ordenou que a rainha Vasti fosse a sua presença e ela não foi. E então, elas agirão da mesma forma com todos os nobres do rei Xerxes. Por isso se for do seu agrado, oh rei, sugiro que o senhor emita uma lei irrevogável declarando que a rainha Vasti nunca mais poderá vir a sua presença e que tb seja destituída de seu cargo de rainha. Escolha outra mulher para ocupar o lugar de rainha. Qdo todos souberem de seu decreto, todas as mulheres respeitarão seus maridos do mais rico ao mais pobre." O rei gostou da proposta e a decretou, declarando que, todo homem deveria mandar em sua própria casa.

Se minha amiga Rô estivesse aqui agora, iria se corroer com essa história, e iria dizer: "como os homens são machistas!" Tenho que admitir que neste caso eu concordo com ela. Mas na cultura de nossa personagem principal é assim até hoje; e lá, a mulher continua sem valor algum. O único homem que realmente valorizou a mulher, foi Jesus e o faz até hoje. Isso pq ele nos ama com justiça e sem acepção de sexo ou condição social. Entre os melhores amigos de Jesus, estavam muitas muilheres e entre elas Marta e Maria, duas irmãs, mas esta é uma outra história.

Bem, Vasti foi expulsa de sua condição de rainha e agora o trono estava vazio, então passada a ira do rei, era hora de pensar em uma nova rainha. Veremos isso a seguir...aguardem...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Agindo como Maria!

Bem companheiros e leitores das hístórias dessas incríveis mulheres, chegamos hoje ao fim da história de Maria, e o último texto que vemos sobre ela está em Atos, e lá diz o seguinte: "todos eles reuniam SEMPRE em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele." Isso nos faz chegar na missão. A missão de ser Corpo e de junto com Jesus, estender o seu Reino sobre a terra.

Como eu disse, Maria deixou de ser a mãe de Jesus e passou a ser a sua serva até o dia de sua morte qdo enfim se reecontrou com o seu Senhor.
Mas Maria, serviu a Jesus desde antes de seu nascimento. Maria não foi obrigada a ser mãe de Jesus, mas quiz cumprir a Vontade de Deus através de sua vida. No entanto, isso não a poupou de todo sacrifício que essa decisão lhe causou. Ela colocou sua reutação em jogo e colocou sua cabeça a premio desde o início, só por ter aceitado ser a mãe de Jesus. Depois qdo precisou fugir pra salvar Jesus dos soldados do rei. Ela cuidou de Jesus desde bebê até ser adulto e como vimos , não foi uma tarefa muito fácil não é mesmo? Ela teve de ver seu filho sofrer até a morte.
Maria viveu para servir a Jesus, toda a sua vida foi por ele e para ele. Antes de sua morte e depois de sua ressurreição, Maria serviu o seu Salvador e Senhor.
Depois que Jesus partiu para o Pai, eles começaram a se reunir como igreja que eram e através deste texto, nós podemos perceber que ela estava sempre presente com os discípulos e seus outros filhos nas reuniões de oração. Ela era discípula de Jesus, era igreja de Jesus e agora, parte do Corpo de Jesus Cristo.
Mas Maria, mais que qquer outra pessoa, poderia pensar ou argumentar: Eu fui a mãe de Jesus, ele me conhece muito bem, conhece o meu coração e sabe o qto eu O amo e amo a Deus, afinal eu o sirvo desde seu nascimento; não carece eu estar presente em todas as reuniões e o tempo todo entre vcs. Posso continuar vivendo o meu relacionamento com ele em casa mesmo. Além do mais, todos sabem que sou a mãe dele, é até arriscado para mim, ficar frequentando essas reuniões!"
Aliás, era arriscado pra qquer deles estar nestas reuniões. Mas qual seria o custo disso?
Vamos pensar: se eles fossem na reunião a noite naquele dia, eles iriam perder os melhores momentos da novela, que afinal está acabando, ou então, a final do campeonato paulista de futebol, outro, só no ano que vem. Não, talvez ela não pudesse perder o BBB, um programa tão "edificante". Mas imagine, nada disso seria de fato um motivo pra ela faltar, (talvez fosse motivo pra vc faltar, mas não ela). Mas, e se fosse pq ela trabalhou o dia todinho, e agora ela estava cansada, Jesus melhor que ninguém iria comprrender o seu cansaço, afinal de contas ele fora seu filho. Não, isso ainda pode parecer pouco pra alguém deixar de estar reunida como corpo de Cristo. Talvez, ela não fosse a reunião por estar doente, com dor de cabeça ou gripe suina, ou quem sabe algo pior como a lepra, dença comum na época de sua história; e não queria ser incomodada com a inconviniêcia das pessoas... claro, queria contar com as orações por sua cura, mas sem a necessidade de se expor não é mesmo? Certamente Jesus entenderia um motivo como esse.
Poderíamos falar de muitos outros motivos pra Maria faltar as reuniões como era e continua infelizmente, sendo o costume de alguns... Mas o fato é que Maria não poderia estar ausente desses encontros, ela tinha grandes expectativas que a levavam ao grupo incondicionalmente. Ela sabia, que ali com eles estva tb presente o seu Senhor Jesus. Cada reunião era mais uma oportunidade de estar com Jesus e de aprender com ele; além de estar com aqueles que com ela partilhavam da mesma fé e as mesmas lutas. Porém, como eu disse lá em cima, ela corria riscos por participar de tais encontros, assim como os demais. E o preço que ela e os outros poderiam pagar era perseguição, cadeia, sofrimento e até mesmo perder própria vida. Todavia, ela sabia qual fora o preço que o seu Senhor pagara por ela. Ela vira cada uma das gotas de sangue que Jesus derramara por amor a ela. Não, não havia razão suficiente pra isso. Ela não poderia deixar de fazer a vontade de seu Senhor que tinha acabado de dar sua própria vida por ela. Qualquer coisa que ele lhe pedisse, por mais sacrificial que fosse para ela, ainda seria pequeno demais comparado ao que ele já havia feito por ela. Maria amava Jesus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com todo o seu entendmento e certamente entendia que esse amor só seria aceito como amor verdadeiro por Jesus, se como ele mesmo disse, ela fosse obediente a Sua Vontade e aos seus mandamentos.
Maria foi escolhida como mãe de Jesus, pq era humilde e obediente a Deus, e assim ela continuou até o dia em que foi estar com ele pra sempre. E vc, ama a Jesus? Ama mesmo? De verdade? Então, isso significa que vc obedece aos seus mandamentos, entre eles o de estar comprometido com a sua igreja e com a missão do evangelho? Vc ama Jesus? Como vc tem provado esse amor? Qto vc tem investido, ou melhor, qto vc tem ofertado em sacrifício vivo ao seu Senhor; do seu tempo, dos seus bens, da sua presença, do seu compromisso, do seu conforto, da sua comodidade? Ou vc tem sido um visitante na casa do Senhor? Um usuário apenas do que a igreja dele pode te oferecer?
A bíblia nos alerta que, se não formos praticantes da palavra, mas somente ouvintes, então estamos nos enganado a nós mesmos e corremos o risco de não sermos reconhecidos pelo Senhor. Pense nisso. Pense tb, no que vc seria capaz de dar em favor de seu filho? E agora pense no que Deus fez por vc, através do seu único filho. Que Deus traga temor e tremor ao seu coração e te leve a ama-lo de verdade.
Que Maria seja um exemplo pra vc de uma serva humilde e obediente ao seu Senhor Jesus e que Deus te abençõe com sua infinita misericórdia e poderosa Graça! Assim como tem sido comigo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Ressureição de Jesus trouxe vida para todos, inclusive para Maria!

A morte de Jesus foi um acontecimento aparte na história. No momento de sua Morte, o tempo fechou, relâmpagos cairam sobre a terra, trovões assustadores e ensurdecedores, mortos que se levantaram de seus túmulos e saíram andando pela cidade. O véu do santuário que se rasgou ao meio acabando com a separação entre nós e Deus. Agora, por meio do sacrifício de Jesus, teríamos direto ascesso ao Pai. De volta ao lar!
Tanta dor, tanto sofrimento, tanta humilhação, mas valeu a pena! Jesus nos trouxe de volta a vida! IURHUUU!!!!! Louvado seja o nosso Senhor.

Mas vamos continuar de onde paramos. Maria foi com Jesus até o seu último momento. E depois de sua morte, ela e outras mulheres, que estavam sempre com Jesus e sua família, foram pra casa pra preparar o que fosse necessário para o sepultamento de Jesus. Estavam todos muito tristes, desanimados e desacreditados, talvez eles tivessem a esperança que de alguma forma, Jesus fosse impedir aquele momento, mas não! Ele de fato foi morto e agora não tinha mais nada a ser feito. O jeito era cada um voltar pra suas vidas antes de Jesus aparecer. Eles se esqueceram que Jesus lhes tinha anunciado a sua morte, mas tb anunciara a sua ressurreiçao ao terceiro dia. Aliás, penso que eles nem acreditavam muito nisso, pq não entendiam como isso poderia ser possível, mesmo presenciando a ressurreiçao de Lázaro. E tb não entendiam que isso era necessário ter acontecido pra que pudéssemos voltar para o Pai. Então, no domingo pela manhã, mesmo antes de o sol nascer, sua mãe, Maria Madalena e outras mulheres, foram ao túmulo para tratarem do corpo de Jesus como convinha. Mas ao chegar lá, tiveram uma enorme surpresa, o túmulo estava vazio! Glória a Deus por isso! Todavia, elas pensaram que o corpo de Jesus havia sido roubado e ficaram muito tristes e choravam por não encontra-lo. Neste momento, dois anjos apareram para elas e lhes perguntaram: "Porque vcs procuram um VIVO entre os mortos? Lembren-se do que ele lhes disse, que ao terceiro dia ele ressucitaria dos mortos." Então elas se lembraram das palavras de Jesus e foram correndo contar aos discípulos. Mas no caminho, Jesus as encontrou e elas ficaram todas surpresas e muito felizes, então em seguida foram correndo contar tudo aos discípulos, mas eles não acreditaram nelas, achavam que elas estavam birutado por causa da dor da perda.
Agora imaginem o que Maria deve ter sentido, qdo viu que na verdade seu filho estava vivo! Ele não estava morto. Mas como isso era possível, ela viu ele morrer, ela estava com ele qdo o tiraram da cruz!?!? Ali, ela começou de fato entender, Quem esteve com ela todo tempo. Creio que agora, mais do que nunca, ela estava de fato, conciente de ter estado com o próprio Deus.
Apartir daqui, acho que Jesus deixava definitivamente de ser o filho pra ser o seu Senhor e Salvador. Ninguém melhor do que ela, sabia dos propósitos de Deus qto a Jesus desde o pricípio. E agora tudo estava consumado e realizado e Jesus, vivo! De fato ele era o filho de Deus. O Deus de Maria e agora Jesus tb era o seu Emanuel! Era o seu Senhor e o seu Salvador. Ela agora já não era mais a mãe de Jesus, mas a serva de Jesus. Agora ela se prostrava em adoração diante de Jesus. A experiênca de Maria é única e incomparável. Apesar da dor e de todo seu sofrimento, ela não poderia ter sido mais abençoada. Maria fora a mãe do seu Salvador, do seu Senhor.
A morte não pode separar Maria do amor de Jesus, pelo contrário, agora por meio do Esírito Santo, Maria é parte de Jesus. Passou a fazer parte do seu Corpo e te-lo morando diariamente dentro dela. Mas essa benção naõ ficou só para Maria, ela foi estendida a todos que aceitaram a Jesus como seu Salvador pessoal e seu Senhor. A todos que se renderam ao governo absoluto de Jesus sobre as suas vidas. Então, vc pode ser tão abençoada (o) qto Maria, basta se decidir por isso. Jesus pode ser um com vc. Pode morar dentro de vc e estar com vc todo o tempo. Vc pode se relacionar pessoalmente com ele. Ser amiga (o) dele por meio da obediencia a Vontade Dele pra vc que aliás, é boa perfeita e agradável.
Deus te dê a graça de desejá-lo como seu Deus! Esta é minha oração por vc nesta manhã.

Maria passa por sua pior dor...A morte de seu filho!

Bem pessoal, demorou, mas estou de volta. Tive que dar mais atençao a leitura dos quatro evangelhos dessa vez pra poder escrever essa parte da história de Maria. E confesso que continuo tendo dificuldades em como vou fazer isso.
Chegamos agora, a parte da história onde o filho de Maria é preso. Vcs podem imaginar o que é ter o seu filho preso? E pior, injustamente?

Maria é avisada da prisão de Jesus e junto com Maria Madalena, com João e outros, começam a acompanhar os acontecimentos da prisão de Jesus. E estão, apartir daí, sempre o mais perto possível de onde Jesus está, acompanhando cada um de seus passos.
O momento é de muita apreensão e preocupação. Fico imaginando a angústia de Maria por ver seu filho preso e maltratado por aqueles homens injustos e crueis. Apartir desse momento, deve ter começado um filme em sua mente desde o dia em que fora visitada pelo anjo Gabriel e recebido a notícia de que ela fora a escolhida para ser mãe de Jesus. Deve ter se lembrado de cada momento e de cada emoção vivida desde aquele instante. Lembrando de Jesus ainda um bebê, tão indefeso e dependente de seus cuidados, depois, já um menininho, brincando ao redor dela enqto ela trabalhava fazendo o almoço ou lavando a roupa. As vezes em que ele a ajudou nos serviços da casa e foi um pequeno e fiel companheiro de sua mãe. Um filho sempre amoroso e gentil, embora nem sempre fosse muito fácil de entende-lo ou de compreender o que lhe passava no coração e mente, como qdo ele ficou no templo, com apenas doze aninhos, mas já ensinando os mestres da Lei. Afinal ele era sem dúvida nenhuma tão diferente dos outros filhos que tivera. Mas agora ele fora preso e as expectativas dessa prisão não eram nada boas pra quem conhecia as professias sobre o Messias.
Seu coração estava muito apertado e sua respiração, custava fluir. Era preciso um esforço para respirar e os suspiros saiam um atrás do outro cheio de ansiedade. O que seria de seu filho agora? Mas ela tb sabia que Jesus era muito mais que um filho e que sua missão ia muito além do entendimento de qquer um. Ele viera pra morrer no lugar de Maria. Para levar Maria de volta ao encontro do Pai. Mas não só a Maria, tb para reconciliar os seus irmãos e amigos, bem como seus inimigos, estendendo graça e compaixão a todos que o recebesse como o Messias prometido.
Não só da época de Maria, mas a todos antes de Maria, e depois de Maria. Jesus veio para o mundo que existiu, existia e ainda iria existir. Mas nesse momento, nada disso importava, ela só
conseguia pensar no seu filho e não no Messias. Pq estavam fazendo aquilo com ele? O que ele fizera de ruim pra merecer aquilo? Tudo que ele fez foi alimentar as multidões, curar os doentes, acolher os rejeitados, amar os pequeninos, cuidar dos feridos... não dava pra entender pq de tanto ódio. Ele fora até recebido como Rei qdo chegou em Jeruzalém, por toda a multidão que cantava: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Rei de Israel!" Mas, em meio de todas essas recordações, ela é acordada em meios aos gritos da multidão, que agora gritava: "Mata! Mata! Crucifica-o! Crucifica-o!" Não tinha jeito, o pior iria menmo acontecer. Como ela deve ter pedido a Deus Pai que livrasse seu filho de passar por tudo isso, mas parece que Deus estava surdo ou ausente, pq, por mais que pedisse, Jesus estava a cada instante mais perto da morte. Em fim, sai a sentença: Barrabás, o ladrão, é liberto, e Jesus, o Justo, é condenado a morte! A pior morte, morte de cruz!
Começa a pior caminhada de sua vida. Nada poderia ser comparado ao que ela vivia nesse momento, nem mesmo a morte de seu querido esposo. Maria acompanha a subida de Jesus ao monte do calvário. Cada chicotada em Jesus, parte e dilacera a sua alma e coração, cada humilhação, cada gota de sangue derramada de sua cabeça, dá a ela o desejo de trocar de lugar com o seu filho. Ele não merecia isso. Ela sabe ser tb responsável por essa morte. Sabe que ele está ali tb por causa dos pecados dela. Mas agora, não tinha mais volta, ele ia mesmo ser crucificado! Como ela podia carregar tanta dor. Pq ela não morria com ele ali?
Então eles chegam ao Gólgota. O Fim se aproxima, ela está de fato assistindo a morte de seu filho. A cruz é montada e Jesus é colocado nela. Amarrado e pior, pregado nela. Cravam pregos em suas mãos e tb em seus pés. A dor é smplismente insuportável, indefinível, como ele ainda não tinha desmaiado de tanta dor? Ela já não estava mais suportando a dor, só de assistir, imagine ele. Todavia, em meio a toda essa dor e sofrimento, ele ainda trouxe salvação a um dos ladrões que com ele era morto mas que ali se arrependera de seus pecados. E ainda se preocupa em deixar sua mãe amparada. Antes de entregar o seu Espírito nas mãos do Pai, ele entraga sua mãe aos cuidados de João, ele se preocupa com ela na hora de sua morte. E por fim, ele expira. Jesus morreu. Tudo acabou! Uma vida tão curta e tão sofrida. Qta injustiça!
Mas será que acabou? o que vc acha? Vamos ver isso no próximo post.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Você sabe quem são os irmãos e a mãe de Jesus???

Olá pessoal! Como vcs estão? Eu tenho passado por muitas experiências esses dias, com direito a LUTO inclusive, mas estou de volta.

Vimos na última vez, que Jesus atende ao pedido de Maria e faz a transformação de água em vinho, o que dá início aos seus milagres e tb a sua fama. Ali Ele começa a aparecer de uma forma especial, não só para os discíplulos mas para as multidões em geral.
Jesus começa apartir dali, a ficar falado e procurado pelas multidões e com isso, o dia de Jesus começa a ficar pequeno, pois o tempo todo ele estava em missão. Isso significa, que sua vida em "família," já não era mais comum e rotineira, ele já não era mais presente o tempo todo em sua casa, e muitas vezes, para Maria ver Jesus, ela tinha que ir até ele. Mesmo assim, nem sempre conseguia estar com ele.

Temos um texto em Mateus e que se repete em Lucas, contando sobre uma dessas ocasiões, onde a bíblia diz que Maria e os irmãos de Jesus vão procurá-lo, mas não conseguem chegar até ele por conta da multidão. Então, alguém diz a Jesus, que sua mãe e os seus irmãos o procuravam para falar com ele. Mas, a resposta de Jesus é muito diferente do que poderíamos esperar. Ele diz que seus irmãos e mãe são todos aqueles que ouviam a palavra dele e a praticavam. A princípio, podemos achar que essa resposta, não poderia ser chamada de uma resposta muito gentil ou amorosa por parte de Jesus pra com a sua família. E eu imagino, que Maria e os irmãos devem te-lo achado muito indelicado. Vc não concorda comigo? Como vc veria essa resposta, se fosse com vc? Eu acho que ficaria magoada com meu filho se ele fizesse isso comigo. Além de eu ter que ir procurá-lo se quizesse estar com ele, ainda recebo uma resposta dessas... Mas temos que entender que apartir dos seus trinta anos, Jesus deixa de ser o filho e o irmão, agora ele tinha uma missão a cumprir e não tinha tempo a perder. Ele não perdia nenhuma oportunidade de ensinar as pessoas sobre o Reino e sobre os propósitos de Deus Pai e sua vontade para todo ser humano. Ele era o Messias tão esperado, e precisava revelar isso aos homens. E é o que ele faz aqui. Pra começo de conversa, ele mostra que o relacionamento dele com as pessoas, vai muito além do trivial. Muito além dos laços de sangue ou das tradições, ele diz que todo aquele que ouve e pratica os seus ensinos e mandamentos, este sim, tem um verdadeiro relacionamento com ele. Um relacionamento que ultrapassa o núcleo da família consanguínea. Outra coisa que ele nos mostra claramente aí é que, Maria e seus irmãos, não eram em nada diferentes do restante das pessoas e da multidão. Só seriam especiais para Jesus se como os demais fossem obedientes a sua palavra. Se Maria e seus irmãos não O reconhecessem como Senhor em suas vidas, eles não seriam nada mais do que mais um, no meio da multidão. Isso nos faz ver que, se Maria não O recebesse como Senhor e Salvador pessoal, estaria sujeita ao inferno tanto qto todos nós. Ela tb era pecadora e carecia de Jesus como seu Salvador pessoal, assim como os irmãos de Jesus e como cada um de nós.

Mas para uma mãe, essa atitude de Jesus, poderia ser bastante dolorida. Tenho mais de uma amiga, que ficaria literalmente desolada com uma resposta como essa, por parte de seu filho ou filha. Mas Maria, não poderia se dar ao luxo de se magoar com isso, ela fora escolhida pra ser a mãe do Messias. Esse era só o começo dessa separação entre "mãe e filho", muito necessária à Maria daqui pra frente. Aliás, nessa atitude de Jesus, tb vemos o qto ele se importava com ela. Ele sabia, quão dura e dolorida, seria a vida de Maria daqui pra frente. Mas em meio a todas essas situações saturadas das mais diversas e intensas emoções, Maria guardava o seu coração do mal. Muitas vezes a bíblia faz questão de deixar isso claro. Mesmo qdo os acontecimentos pareciam confusos e contraditórios, Maria, pacientemente, acolhia todas essas coisas em seu coração e as levava ao Pai.

Agora, vamos trazer pra nós. Como ficamos qdo somos contrariados? Qual é o nosso comportamento? Ficamos injuriados e indgnados com a pessoa ou levamos a nossa causa ao Senhor e a colocamos aos seus pés? Mas, e qdo somos contrariados pelo próprio Senhor Jesus em nossas vontades? Aceitamos o fato de que ele sabe o que é melhor pra nós ou nos revoltamos contra a sua vontade?
Maria era uma serva humilde e submissa a vontade de Deus e por isso ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus.
E vc? Vc pode ser chamado por Jesus, de irmão(a) ou mãe de Jesus? Pode parecer o contrário disso, mas o que Jesus quer mostrar, é que podemos ser tão íntimos de Jesus, qto era Maria sua mãe. Mas pra isso, precisamos nos lembrar que, só seremos íntimos de Jesus, se formos obedientes a ele. Como anda esse seu relacionamento de intimidade e obediência com Jesus?
De irmão e mãe? Ou apenas mais um na multidão?

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Maria cria que Jesus era de fato O Filho de Deus!

Olá pessoal, eis-me aqui outra vez... Como já disse, temos uma total ausência de informação bíblica sobre os anos de Jesus que vão dos 12 aos 30 anos, qdo ele oficialmente sai de casa para cumprir seu chamado e sua missão. E muitas são as especulações a respeito das expectativas que Maria poderia ter sobre Jesus, mas eu acredito que ela esperava mais dele, do que o restante das pessoas, mesmo antes de ele começar seus milagres, e penso isso justamente pelo fato de que de certa forma, é exatamente essa expectativa que gera o primeiro milagre de Jesus. Vamos ver isso em João 2.

Maria e seus filhos, incluindo Jesus, é claro, foram convidados para um casamento, e eles aceitaram o convite. Jesus levou com ele, tb os seus discípulos. Bem, eles estavam curtindo a festa... (é, pq Jesus tb gostava de ir à festas), quando Maria fica sabendo que o vinho tinha acabado. Imagino que ela fosse bem amiga dos noivos, primeiro por estar a par de uma situação crítica como essa, e tb, pq isso a incomoda a ponto de querer resolver a situação. Mas o que ela poderia fazer? Chamar o Chapolim Colorado? Claro que não! rsrs....

Ela poderia chamar Jesus! Certamente, ele poderia resolver essa situação. Eu não sei exatamente o que ela esperava que ele fizesse, mas certamente esperava que ele fizesse alguma coisa! Pq segundo o texto bíblico, ela comunica a Jesus: "Jesus, eles não tem mais vinho." E Jesus lhe responde: "Que temos nós em comum, mulher?" Ou em outras palavras: E eu kiko?rsrs... tô brincando, mas é mais ou menos isso. Ele diz: "Não é preciso me dizer o que fazer, se não fiz nada, é pq ainda não chegou a minha hora!" Ele tinha acabado de ser batizado e de chamar os seus discípulos, e nada mais, ninguém podia imaginar que ele pudesse fazer milagres, nem mesmo seus irmãos, mas Maria sabia muito bem, de quem ele era filho. Sabia que de comum ele não tinha nada. Ela cuidou dele e de seus outros filhos e via nitidamente, a diferença que havia entre ele e os outros.
Apesar da resposta de Jesus, que aliás nos parece até um pouco áspera, ela não se intimida e nem volta atrás, pelo contrário, ela diz aos servos da casa que estavam com ela: "Façam tudo que ele mandar." Essa resposta de Maria lhe parece a resposta de alguém que via em Jesus, um homem comum e que assim como ela, estava impotente diante de tal situação? A mim não parece. Pelo contrário, mostra que ela tinha convicção de que ele faria algo para resolver isso. Ela se mantem perseverante em seu pedido. É como se ela tivesse ouvido: "Claro mãe, vamos lá resolver isso já!
Ela entrega o seu problema a Jesus e fica esperando pela atitude dele. Eu imagino Jesus, ele deve te-la encarado nos olhos com um sorrisinho no canto da boca e aquela interrogação de... o que vc espera que eu faça???!!! Mas, Maria se mantem firme e Jesus não a decepciona. Ele diz aos servos: "Encham de água todas as vasilhas." Haviam seis vasilhas de 80 a 120 litros cada uma, não errei o tamanho não! É isso mesmo. E haja água, ou melhor, vinho! rsrs... E os servos, mesmo sem entender nada, vão e fazem exatamente como ele mandou. Então ficam esperando pela próxima ordem. E Jesus continua: "Agora, peguem um pouco e levem ao encarregado da festa." E eles obedecem. Nesse momento, o milagre já estava feito certo? Embora eu acredite que até eles oferecerem a taça ao encarregado, eles ainda deviam ver água na mesma. Mas qdo o servo estende o braço para o encarregado, aí a taça já mostra o vinho encorpado e cheiroso que ela continha. Pq qdo o encarregado recebe a taça, e a prova, já não era mais água, mas vinho. E além de beber, ele fica surpreso com a tremenda qualidade do vinho, então chama os noivos e diz: "Todos servem primeiro o melhor vinho e depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido, mas vcs guardaram o melhor até agora." Óbvio, foi Jesus quem o fez! E ele sempre nos dá o melhor! O encarregado disse isso, pq não fazia idéia de onde viera aquele vinho, e menos ainda sabiam os noivos. Mas os servos sabiam muito bem como tudo acontecera.

Assim, a festa estava salva e continuou animada e alegre, só que agora, com o melhor vinho que já haviam bebido. Feito por quem? Por Jesus. E Maria, deve ter dito pra si mesma: "Eu sabia que ele podia resolver o problema, eu tinha certeza! Uau!!!! Ela tb deve ter pensado: Esse é meu filho! Ah!... mamãe gostou!...rsrs... Seu coração deve ter exultado de alegria, e de satisfação por tb ter podido participar desse acontecimento. Maria, confiou em Jesus e no que ele podia fazer por ela e pelos noivos, entregou o seu problema a ele e perseverou, esperando pela resposta de Jesus. E Jesus não a decepcionou!
Mas e vc? Como tem reagido qdo lhe surgem problemas? Em quem tem buscado a solução dos mesmos? Vc crê que Jesus se importa com vc e quer te ajudar? Maria não duvidou, mas creu! Creia vc tb e entregue a ele os seus problemas e assim como Maria, vc não será decepcionado!

O texto que nos conta esse milagre, se encerra dizendo que este fora o primeiro sinal miraculoso que Jesus realizara. E diz tb que seus discípulos viram isso e creram nele. Maria tb creu. Eu tb creio! E vc?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dos doze aos trinta!

Estive pensando um pouco nestes dezoito anos de Jesus, do qual não temos nenhuma notícia. Exeto pelo fato de que ficamos sabendo que foi neste período que José morreu. Mesmo assim, tb não sabemos como ou qdo exatamente.
Mas em todo esse tempo, Maria continuava a ser a mãe de Jesus e ele continuava tendo um lar e irmãos, então resolvi meditar um pouco sobre como teria sido esse tempo de bastidores na vida de Maria. Até aqui, usei apenas a bíblia como recurso, mas como estou escrevendo a história da vida de algumas mulheres, achei por bem pensar um pouco mais sobre esse período. Confesso porém, que tenho um pouco de dificuldades com minha imaginação às vezes. Sendo assim, recorri a alguém que é perfeita em fazer isso. A autora é Francine Rivers.
Hoje vamos conversar um pouco apartir da ótica de Francine, em seu livro: Maria - uma história de inocência e graça.

Vamos novamente pensar como devia ser duro pra Maria, um ser humano como quqer um(a) de nós, lidar com suas expectativas a respeito de Jesus. Se José morreu, é provável que tenha adoecido, pode ser que tenha tido um enfarto fulminante, ou quem sabe uma outra doença mais demorada. Não sabemos qual era a idade de Jesus qdo isso aconteceu, mas o fato é que aconteceu! Francine sugere uma idade de uns quinze anos pra Jesus, ainda um garoto, seja como for, ele era o Filho de Deus, mas Maria ficou viúva! Agora ela estava sem o seu esposo, seu companheiro de todas as horas, o seu amor. E pior; com uma casa cheia de filhos pra sustentar. Isso deve ter sido muito difícil para ela. Jesus, sua mãe e seus irmãos, enfrentaram a perda de um ente muito próximo e querido. Vcs já tinham pensado sobre isso antes? Que Jesus sofrera o luto daquele que cuidava dele desde o seu nascimento como um pai? Ele tb deve ter sofrido e chorado a partida de José. Esses detalhes acabam passando desapercebido de nossas mentes por conta da forma como a bíblia é escrita, mas é exatamente isso que aconteceu. A morte de seu amigo Lázaro, não fora sua primeira experiência de luto, antes houve a de José.

Maria deve ter esperado talvez que Jesus o curasse, o livrasse da morte, afinal ele não era o Filho de Deus? Jesus devia sofrer muitas pressões qto as expectativas de Maria. Pq ela devia acreditar que certamente ele teria poder para isso... Mas Jesus não fez nada para mudar essa situação. Já para seus irmãos, ele não passava de um ser como outro qquer. Ele era todo certinho, é verdade, mas daí a ser o próprio Messias... Isso deveria ser ilusão de seus pais, afinal de contas, todos esperavam pelo Messias, por que seria justamente o irmão deles? Qtas mulheres esperavam ser a mãe do Messias? Qtos anos de espera sem fim? E a própria Maria, qtas tentações e expectativas ela deve ter tido. Qtos momentos de frustração, esperando que Jesus enfim dissesse ao mundo a que veio. Os anos iam passando, mas Jesus continuava em sua casa, cuidando de seus irmãos e irmãs. Talvez tenha arrumado o casamento de suas irmãs antes de sair para o ínicio de seu ministério. Continuava trabalhando como carpinteiro pra sustentar sua família terrena. Mas não tocava no assunto de sua missão. Qtas vezes Maria deve ter se sentido angústiada como mãe. Afinal de contas, qdo ele ia libertar o seu povo da opressão dos romanos? Não foi pra isso que ele viera? Pq demorava tanto pra se iniciar?
Mas Jesus, sempre lhe respondia: "Ainda não é chegada a minha hora."
Afinal, Jesus só fazia o que via o Pai fazendo! Nem mais nem menos!

Agora, nós que conhecemos a história toda, sabemos que Maria não conseguia perceber realmente pra onde Jesus estava caminhando, ou como mãe, ela seria a primeira a querer segurar Jesus o máximo possível. Escondido do mundo pra que ele não viesse a sofrer como sofreu. É só vc se colocar no lugar dela um pouquinho, vc não iria querer retardar essa missão de Jesus ao máximo, se soubesse que sua missão o levava para a morte, se porventura vc fesse a mãe dele? No entanto, a visão que ela tinha de seu filho, era de um libertador político ou no máximo, outro libertador como Moisés, mas não o de um cordeiro que seria morto na sua frente.
Maria foi de fato agraciada, abençoada, bem-aventurada, honrada por ter sido escolhida pra ser mãe do Emanuel - Deus conosco! À ninguém foi dada maior honra, mas isso teve para ela como mãe, um alto preço.
E a questão de encarar Jesus como seu Senhor e Deus então? E não apenas como o seu filho?
Mas sobre isso, conversaremos no próximo post.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Primeira Versão do Filme "Esqueceram de Mim!" é essa aqui!

Demorei mas cheguei! Como vcs puderam perceber, a vida de nossa querida Maria é uma uma verdadeira aventura. Espero que continuem comigo até o final desta história.

Aos doze anos, Maria e José resolvem levar Jesus ao templo pela primeira vez... Um menino muito obediente e educado. Sempre gentil, certamente não iria lhes causar nenhum problema ou embaraço. Então arrumaram as suas coisas e sairam ainda de madrugada para chegarem a Jerusalém com calma e quem sabe até dar um passeio por lá antes de irem ao templo. Eles tinham dias de viagem e não sabiam, se não teriam algum imprevisto, então era bom não se atrasarem na saída. E assim foram pra Jerusalém.
Era um dia de grande festa e Jerusalém estava lotada de pessoas por causa dela. Era a festa da páscoa e o dia foi muito bom. Reviram amigos, conversaram e compartilharam suas últimas experiências, comeram juntos, cantaram e dançaram juntos e então a noite chegou, a festa acabou e cada qual junto com as suas caravanas, se arrumaram e voltaram para suas casas. Assim sendo, José e Maria voltaram tb. Todavia, pensavam que Jesus estivessem com as pessoas da sua caravana e seguiram em frente. Mas, no meio do caminho depois de já terem caminhado o dia inteiro, e não vendo Jesus com ninguém e em lugar nenhum, resolveram perguntar por ele, aos parentes e amigos. Mas ninguém sabia dele. Imaginem como Maria deve ter ficado nervosa. Cadê esse menino!? Onde ele foi parar? Será que estaria bem? Teria ficado até aquele momento sem se alimentar? O sentimento de culpa deve ter começado a crescer dentro dela. E se ela não achasse mais esse menino? Será que alguém o sequestrou? Bem, nos nossos dias atuais, esse seria um dos nossos primeiros medos. Eles resolvem então voltar pra Jerusalém e procurar o menino na cidade. Depois de três dias de total cansaço e desespero, numa procura sem resultados, eles se lembram de irem procurá-lo no templo. Aliás, esse deveria ter sido o primeiro lugar onde deveriam te-lo procurado, afinal de contas a festa não tinha sido lá? Mas por alguma razão, eles não pensaram nisso de imediato. E qdo o procuraram no templo, ficaram perplexos, pq o encontraram sentado entre muitos homens que estavam maravilhados com suas palavras de sabedoria, seu ensino, suas respostas e o conhecimento profundo que ele apresentava ter das escrituras. Eles estavam todos maravilhados com Jesus, que ali se encontrava totalmente tranquilo e sossegado.
Imagino eu, que enqto se sentiam aliviados por o terem encontrado, ao mesmo tempo deviam querer dar umas belas palmadas em Jesus. Onde já se viu, dar um susto desse tamanho em seus pais? Maria não sabia se ria ou chorava de alegria e alívio. Então Maria foi até ele e perguntou: "Filho pq vc nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura." Ao que Jesus sem nenhuma alteração em seu semblante respondeu: "Pq vcs estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? Eu ia perguntar pra ele se ele queria levar um cocão?rsrs... E a bíblia diz que seus pais não entenderam nada da resposta que ele lhes deu. Porém eu imagino que, talvez essa resposta tenha até incomodado os sentimentos paternos de José. Pq José tb o devia tratá-lo como filho e amá-lo como tal. Mas Jesus, sempre que se referia a seu Pai, não falava de José, mas de Deus. Por outro lado, pensem em Maria, toda aguniada, e ainda receber essa resposta de Jesus. A bíblia não conta se essa discusão continuou ou não, mas se fosse comigo, Jesus ia precisar de bem mais que isso pra me fazer entender pq me deixou tão aflita? Ela era a sua mãe! Merecia que ele tivesse no mínimo comunicado a ela que ele iria ficar ali por mais um tempo. E além disso, Jesus tinha apenas doze anos, um garotinho em sua primeira viagem e se tivesse acontecido algo de mal a ele? Enfim, Jesus voltou com eles pra Nazaré e era sempre obediente a eles. Sua mãe porém, ia guardando tudo isso que lhes aconteciam em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Essa deve ter sido a primeira de muitas outras experiências parecidas, mas é claro que Maria agora, sabia bem, onde procurar por Jesus em primeiro lugar. Isso só podemos imaginar, pq depois desse episódio no templo, só voltamos a ter notícias de Jesus qdo ele já estava com seus trintas anos. Isso acontece qdo ele procura João, o seu primo, para batizá-lo. E claro, só daí pra frente, ouvimos tb falar em sua mãe e irmãos. Mas isso conversremos depois.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O sofrimento de Maria está só começando!

Pessoal, estou tão envolvida nisso hoje que não consigo deixar de escrever, e como ficarei fora neste fim de semana, estou aproveitando pra deixar mais um pouco da história pra vcs irem curtindo até o meu retorno na semana que vem.

Logo depois da visita dos reis magos, Herodes descobre que eles o enganaram não voltando pra contar onde Jesus se encontrava. Afinal de contas ele era o rei. Como assim nasceu outro rei? Na verdade, Herodes estava se sentindo ameaçado e com medo de perder o trono pra outro. Então, o que ele de fato queria, era encontrar Jesus e dar um fim nele. Qdo percebe que os magos não voltariam ele fica furioso e dá uma ordem terrível para os seus soldados. Todos os meninos que tivessem até a idade de dois anos, deveriam ser mortos. Assim, mesmo sem saber quem era Jesus, o rei pensava se garantir, de que assim Jesus seria de uma vez exterminado!
Que ordem mais terrpivel! Mas essa não fora a primeira vez que um rei louco dera uma ordem assim. Qdo Moisés nasceu, o faraó do Egito tinha dado a mesma ordem. E grande foi o luto daquelas mães da época. Agora a tragédia se repete, mas antes que chegassem em Jesus, José tem um sonho e nele é advertido para figir imediatamente dali de onde estava com Maria e o menino e se esconderem no Egito até que recebesse uma nova ordem. Pois o rei Herodes estava procurando Jesus para o matar. Imediatamente José se levanta acorda Maria, pegam as suas coisas, o bebê, e fogem dali. Foi grande o choro e a lamentação de tantas mães que apartir daquele momento perderam seus bebezinhos. Vc pode se imaginar no lugar de uma delas? Seja como mãe ou como pai? Nem eu. E nem quero. Muito pelo contrário, oro a Deus para que livre os meus filhos de todo e qquer perigo todos os dias de minha vida!
Mas apesar do susto, Maria escapa a salvo com o seu bebê. E assim, Jesus ia crescendo. Vamos pensar um pouco agora sobre isso.
Maria foi escolhida pra ser a mãe de Jesus. Jesus nasceu como qquer outro bebê! Não andava, não falava, não se alimentava sózinho, era em tudo dependente de Maria para continuar vivo e bem. Ele chorava qdo tinha fome e tb qdo estava sujo ou molhado de xixi. Ele era uma criança como foi eu e vc. Sujeito aos mesmos perigos e cuidados e advertências de nossos pais.
Vc pode imaginar Maria dizendo assustada: "Cuidado! Jesus sai daí, vc vai cair! Não ponha isso na boca que faz mal! Beba devagar, ou vai se engasgar com essa água! Jesus era o seu filhinho! E cada dia que passava ela o sentia ainda mais dela! O seu amor por ele crescia de forma espantosa! Como poderia alguém amar tanto um ser, como ela amava Jesus? Afinal de contas, apesar de ser uma criança normal, Jesus era uma criança, obediente, amorosa e gentil. Era bom demais ser sua mãe. Ele não era teimoso e muito menos rebelde. Ele não tinha o pecado original impresso nele! Isso tb poderia gerar grandes conflitos em sua casa. A bíblia diz que Maria só ficou virgem até Jesus nascer! Depois disso, ela foi uma esposa como outra qquer para José. Ela teve relações com ele e dessas relações, deu filhos a José. Eu sei que tem muitas pessoas que insistem em falar que Maria foi uma eterna virgem, mas não é isso que a Bíblia diz. Inclusive, registra depois os nomes dos irmãos de Jesus por parte de mãe. Podemos inventar muitas coisas, bem diferentes do que a bíblia diz sobre tudo isso, pra satisfazer os nossos conceitos, mas isso não muda a verdade dos fatos. E sendo assim, é provável que Maria tivesse predileção por Jesus, ou, mesmo que não o fosse, é o que poderia parecer para os outros filhos de Maria. Talvez tenha havido, ciúmes ou coisa parecida. A bíblia não fala desses relacionamentos íntimos na família de Maria, mas seria bem coerente com a verdade, afinal de contas, seus outros filhos nasceram em pecado como qquer um de nós. Agora, não era só isso que poderia criar conflitos entre eles. Com o crescimento de Jesus, outras coisas foram acontecendo e deixando Maria em crise. Por exemplo, a viagem da família, para Jerusalém, por ocasião da páscoa. Esse era o custume deles e qdo Jesus fez doze anos, eles o levaram para apresentá-lo no templo.
Mas sobre isso conversaremos depois, qdo eu voltar... até lá então.

Maria e José recebem as primeiras visitas feita a Jesus!

Bom dia pessoal! Passei essa noite toda envolvida nesta linda história de Amor! E agora, tudo que desejo é continuar exatamente de onde parei. Então vamos em frente.

Enqto Maria tinha o seu bebezinho, os anjos proclamavam o seu nascimento e assim contaram a alguns pastores próximos dali, que finalmente o nosso tão esperado Salvador acabara de nascer.
O anjo mandou que os pastores seguissem a Estrela de Davi e assim encontrariam o menino. Logo que saiu da presença dos pastores, estes se apressaram em conferir com os próprios olhos tão maravilhoso nascimento e seguiram a Estrela. Maria nem mesmo tinha se recuperado do seu trabalho de parto e já estava recebendo visitas. Sei que ainda hoje, pra algumas mulheres, mesmo com todo o conforto e cuidado de que dispõem, elas fogem de serem visitadas nesse momento seja lá por quem quer que seja. Tudo que desejam é paz e sossego, mas Maria, era mãe do Salvador! Como poderia evitar que o mundo tomasse parte em sua história? E com toda a alegria e humildade que lhe era peculiar, ela recebe junto com José, a visita dos pastores em sua casa. Eles ficam profundamente admirados de contemplar o Salvador e contaram ao casal como ficaram sabendo da notícia e do endereço atual do menino Jesus. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. E os pastores voltaram glorificando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. Ainda no dia do nascimento, três magos que admiravam as estrelas, percebem tb a presença de uma estrela especial. E podemos concluir, que eles conheciam a professia sobre o nascimento do Rei Jesus, pq eles tb saem ao encontro do menino e vão buscar por ele no palácio do rei Herodes, mas não O encontraram ali, então continuam seguindo a estrela. Pela narrativa bíblica, podemos entender que logo após o nascimento de Jesus, José e Maria, arrumaram uma casa para ali ficarem por um tempo. Mas a mesma estrela os leva até onde estava o menino. Chegando à casa de José, eles são tomados de alegria. Qdo Maria os recebe e apresenta-lhes o bebê, eles caem prostrados de joelhos em adoração diante do rei menino e depositam diante dele, três presentes de grande valor. A Bíblia diz que eles abrem diante de Jesus os seus tesouros e lhes entregam de presente: ouro, insenso e mirra. Depois disso, são advertidos por sonhos, para não voltarem à presença do rei Herodes e então voltam para suas casas.
Vamos outra vez tentar entrar na intimidade daquele casal. Depois que eles se foram, quais devem ter sido as conversas entre José e Maria sobre uma visita tão especial? O que diria vc nessa ocasião? Quantas seriam as interrogações em sua mente? Pensem um pouco em José, que até pouco tempo, queria abandonar sua noiva em secreto, achando que ela poderia te-lo enganado. E agora? Agora, ele devia pensar no imenso privilégio do qual estava participando. Pensar que ele poderia ter perdido isso!... Ainda bem que ele obedecera ao anjo! Se fossem como eu, eles não iam cansar de repetir: "E não é que a professia está se cumprindo mesmo? E é aqui em casa. O Messias está em nossos braços. Nós fomos os escolhidos para cuidar dele. Ele foi entregue à nós!... Isso não é incrível!?" Neste exato momento, eu estou tomada de um profundo constrangimento e as lágrimas tomam conta de meus olhos, por me dar conta do infinito Amor encarnado que invadiu o planeta com esse nascimento; e do qual tb fui alvo. Nesse momento preciso tb parar e adorar ao meu Senhor e Salvador. Emanuel! Deus conosco! Isso é simplismente Tremendo! Depois continuamos....

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma Maternidade para Maria!

Meus amigos e amigas, espero que cada um de vcs que me acompanham, tenham a alegria de conhecer pessoalmente o Filho de Deus a quem Maria deu à luz.

Mas vamos ao episódio de hoje.
José obedeceu ao anjo de seu sonho e recebeu Maria como sua esposa, mas como já disse antes, a bíblia diz com todas as letras que ele não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz seu filho.
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento em todo império romano. E todos iriam para sua cidade natal, afim de alistar-se. Assim, José tb foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, pq pertencia à casa e a linhagem de Davi. Ele foi afim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enqto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, pq não havia lugar para eles na hospedaria.
Vamos conversar um pouco sobre tudo isso...
Maria estava esperando um bebê. Se vc é mulher e já engravidou, vc sabe muito bem como ficam as grávidas. Ficamos muito mais senssíveis, choronas, emotivas. Passamos o dia sonhando com o nosso bebê, com o seu rostinho, pensando com quem ele se parecerá. Pedindo a Deus que o bebê nasça perfeito e que nada saia de errado. Qto a nós, passamos pedindo que tudo saia bem na hora do parto, que não haja complicações e se vc for como eu, pedindo que acabe logo e que eu sofra o mínimo possível. Vamos atrás de um bom ginecologista, fazemos um bom pré-natal e procuramos uma boa maternidade para nos acolher no momento do nascimento, para que pessoas treinadas e preparadas, possam cuidar de nós neste momento tão ímpar.
E o enxoval então, ficamos totalmente envolvidas com aquelas roupinhas em miniatura, e cobertores e mantas e mamadeiras. Mas e o carrinho, o bercinho, a banheirinha? Tudo precisa estar pronto, limpo e cheirosinho, enfim, em ordem pra chegada do bebê.
Agora, imaginem Maria, uma menina ainda, grávida, prestes a dar à luz, viajando em cima de um burrinho, numa estrada empoeirada, cansada de tanto sacolejar em cima do animal e embaixo de um sol quente. Devem ter viajado o dia todo e chegado ao anoitecer, loucos, os dois, pra encontrarem um lugar num hotel, numa hospedaria, numa pensão. Um quarto que fosse, pra chegarem e descansarem, tomarem um gostoso banho, jantarem e cairem em uma cama aconchegante e limpinha. Mas ao contrário disso, em cada porta que buscam por abrigo, saem desanimados, pq não havia um lugar sequer disponível para eles se hospedarem. O pior, é que Maria começa a passar mal e percebe que o neném está prestes a nascer. E agora, ela pensa, onde vou dar à luz? José desesperado com a situação, continua procurando um lugar e então chegam numa pequena hospedaria implorando a Deus que enfim arrumassem um lugar. Mas, uma vez mais ele ouve que não há lugar, então qdo já estava saindo, o dono da hospedaria, compadecido da triste situação do casal, resolve dizer a eles que apesar de não ter um quarto, ele tinha uma estrebaria. Não era o melhor lugar, mas pelo menos era coberto, ficariam a sós, poderiam descansar e Maria poderia então dar à luz num lugar mais reservado e fora das ruas. Estando ali, tb poderiam receber algum alimento e alguma ajuda por parte do dono do lugar. Em vista da situação, José não pensou duas vezes. Foi logo aceitando a oferta com o coração agradecido por pelo menos ter este lugar pra ficar. Mas imagine vc nessa situação... Coloque-se no lugar de Maria, se puder, por alguns instantes. Como vc se sentiria nessa situação? Maria porém, pacientemente, aguardava o nascimento de seu bebê.
E finalmente ela dá à luz o seu bebêzinho. Ela está exausta e nem pode acreditar no que está acontecendo com ela, mas ao mesmo tempo, seu coração está inundado de emoção e expectativa. Ela está encantada de olhar para aquele bebezinho, tão pequenininho, tão indefeso, tão lindinho!
Ele era perfeito! Os dedinhos, a boquinha, os olhinhos, aquele narizinho! Ela não podia parar de dizer pra si mesmo: " Olha o meu filhinho, ele não é lindo?" E chorando de emoção, (pq eu acho que não tem mulher que não chore nesse momento), ela arruma uns panos para cobrir o seu pequenino bebê. Em seguida, pede a José que separe uma manjedoura da estrebaria e a transforme num bercinho para o seu bebê. O que José se apressa em providenciar. Então, ela o coloca deitado ali e depois vai se deitar um pouco para descansar e se recuperar. Imaginem como a cabeça dela está... Ela olha pra José ao seu lado fazendo o possível para ajudá-la a se acomodar da melhor maneira possível, sente todo o seu carinho e cuidado com ela e com o seu bebê, mas ao mesmo tempo, pensa que ele não é o pai do seu bebê. E quem é o pai? Ah, o pai é o próprio Deus! E assim com esses pensamentos e um coração cheio de alegria, adormece.
Isso não é incrível? Fantástico? Maravilhoso? Tem no mundo todo, uma história que se compare a essa? Definitivamente NÃO! Essa história é única. Mas enqto Maria descansa, vamos tb tirar um tempo pra meditar sobre esse grnde momento! E então continuaremos a nossa história.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Cântico de Maria! Sua resposta para Isabel...

Aqui está então, a resposta de Maria para Isabel, para vc, eu e o mundo! Espero que esta abençõe a cada um de vcs.

Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para humildade de sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão de bem aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome.
A sua misericordia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com o seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.
Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se de sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados."
Vamos as considerações: Em primeiro lugar, qdo leio esse texto, o meu desejo é de exaltar ao Senhor junto com minha irmã Maria. E dizer a Deus o qto eu O amo por tudo que Ele é e por tudo o que Ele fez e ainda faz por cada um de nós.
Mas vamos ao cântico. Maria tinha em Deus o seu Senhor e o seu Salvador e considerava a si mesma como uma serva desse Deus a quem ela engrandecia. Ela diz que o Poderoso fez grandes coisas em seu favor. Diz que a misericórdia do Senhor se estendeu até ela, sua humilde serva e com os seus antepassados. Em nenhum momento Maria se mostra alguém com algum poder ou participação no que aconteceu com ela, mas reconhece que Deus estava derramando de sua maravilhosa Graça sobre a vida dela. E ela por sua vez, sem nenhuma resistência ou dúvidas, disse sim para o tremendo presente que Deus estava lhe dando. Afinal de contas, apesar de totalmente humana, tão carente da graça de Deus como outro ser qquer, ela fora escolhida por ele para ser mãe de Jesus. Mas esse presente é para vc tb. Vc sabia disso? Jesus é presente para vc. Vc precisa dizer sim como Maria, para o presente e ele será seu tb.
E assim, com o coração explodindo de alegria e de gratidão, Maria se hospeda em sua tia por volta de três meses. Qdo ela volta para sua casa, já está praticamente na hora do nascimento de João e ele nasce! Um menino forte e saudável. Qdo o levaram ao templo ao oitavo dia de vida como era de costume, para o apresentar ao Senhor e o circuncidar, os que ali estavam queriam dar a ele o nome do pai, mas Isabel gritou dizendo que não! Que o nome dele seria João. Os sacerdotes retrucaram dizendo que ninguém na família deles tinha esse nome, e resolveram então perguntar ao pai qual seria o nome do menino. Bem, Zacarias ainda estava mudo, então pediu uma tábua onde escrever o nome do menino e escreveu: seu nome será João. No mesmo momento, os seus lábios se abriram e ele voltou a falar. Todos ficaram admirados com todas essas coisas e com a tamanha misericórdia de Deus para com Isabel e Zacarias e comentavam entre si: "Quem será este menino no futuro? Pois a mão do Senhor estava com ele.
Seu pai Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: "Louvado seja o Senhor o Deus de Israel, pq visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem de seu servo Davi. Salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam,para mostrar a sua misericordia aos nossos antepassdos e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão. E vc menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da Salvação, mediante o perdão de seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus." E João crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.
Zacarias ficou mudo por nove meses, mas qdo abriu a boca, foi para ser usado pelo Senhor anunciando a poderosa benção que ele estava nos entregando apartir daquele momento. Ele foi o primeiro a anunciar publicamente que o Messias estava chegando. Finalmente estavamos dentro do ano do Senhor! Depois de tantas gerações e de tanta espera, era chegada a hora oportuna. A hora da nossa Salvação! Vc já conhece Jesus? Já ouviu a sua história? Sabe o que ele veio fazer entre nós? Sabe que ele é um presente de Deus para cada um de nós? Mas como todo presente, se o desejarmos, temos de aceitá-lo. Continue comigo e vou te contar quem é ele.

Chegada de Maria na casa de Isabel!

Então amigos, prontos pra ir com Maria visitar Isabel?
Vamos ficar de longe só olhando o que aconteceu qdo Maria chega na casa de Isabel saudando a sua tia.

A bíblia diz o seguinte: Qdo Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Esírito Santo. Então, ela gritou: "Bendita é vc entre as mulheres, e bendito é o filho que vc dará à luz! Mas pq sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cuprirá aquilo que o Senhor lhe disse!"
Olhem só, que coisa mais linda! Um bebezinho de seis meses de gestação, reconhece que o Senhor Jesus havia acabado de chegar em sua casa e em sua história, bem como a sua mãe. E não se contem de felicidade dentro de Isabel. Qto a Jesus, pelo que a Bíblia conta, não deveria ter nem três meses ainda de gestação no ventre de Maria. Mas já era considerado e reconhecido como o Senhor de Isabel, assim como do próprio João. Isso não te leva a pensar um pouco sobre a questão do aborto? Jesus não estava nem formado ainda, e já era Senhor. Como pode alguém achar que um feto não é ainda uma criança? Como pode alguém pensar, que tem o direito de se desfazer de um ser humano, só pq segundo as suas conveniências geralmente egoístas, ou sua irresponsabilidade, resolve que não é assim tão apropriado o momento, ou que essa pessoa não planejou isso e etc? Será mesmo, que só pq Deus nos abençoou com o poder de gerar um filho, temos a pretensão de acharmos que ele tb nos deu o direito de decidir sobre a vida deste ser que ali está sendo gerado? O que vc pensa sobre isso? Eu penso que o Senhor é absolutamente soberano sobre a vida. Mas, reconheço tb, que há situações que são terrivelmente desesperadoras para nós humanos lidarmos com elas, como o caso de um estupro por ex. Então, em nenhum momento estou aqui pra julgar vc, caso tenha feito a opção por um aborto, mas se ainda não o concretizou, devo lhe dizer que não o faça, por mais difícli que isso possa lhe parecer, pq o Senhor tem um propósito em permitir que a concepção acontecesse. Eu não estou dizendo que Deus foi responsável pela violência sofrida, ou pela deformação ocorrida; isso é culpa do pecado e consequência da queda, mas se ainda assim, ele deixou que esse feto existisse e que ele continuasse o processo de formação, esperando pelo momento de nascer, é pq ele tem um plano determinado para aquela vida ali, e temos muitos exemplos disso. Além é claro, de ter um propósito para a sua própria vida. Apesar das circunstâncias, Deus pode vir a abençõar a sua vida de uma forma tremenda e maravilhosa! Creia nisso! Pq o Senhor tem o poder de transformar a dor e as lagrimas em alegria e regozijo!
Sei que esse é, e sempre será um assunto muito polêmico, mas em vista do texto bíblico abordado hoje, não poderia ignorar a questão e ficar em cima do muro. É assim que eu creio, pq creio na bíblia como vontade escrita e expressa de Deus para nós. E conforme os Salmos 139, Deus tem um plano pra cada ser gerado, mesmo antes de a concepção se realizar. Portanto, entregue sua dor ao Senhor, e espere pelo milagre que ele fará em sua história e na história deste bebê que está dentro de vc sendo formado! Essa é minha oração por qquer pessoa que sofra com o drama dessa escolha nesse momento. Ele pode e quer, transformar sua dor em alegria, dê uma oportunidade pra que Ele te surpreenda.
Mais tarde falaremos sobre a resposta de Maria à saudação maravilhosa de Isabel!
Espero que continuem comigo nessa história maravilhosa! Pq é a história de nosso Senhor e Salvador!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma visita mais que Especial!!!

Olá amigos queridos, como eu disse, para mim é um parto escrever sobre Maria. Por mais real que seja o fato de ela ser exatamente uma mulher como eu, sujeita as mesmas dificuldades e tentações que qquer outro ser humano, acho muito difícil de descrever como a vejo. Além disso, os escritores não dão a menor ênfase nela e muito menos em José, pq afinal de contas, o objetivo dos evangelhos era contar a história de Jesus, o Filho de Deus e do que ele fez por amor a nós, o que aliás, incluia Maria. E mesmo sem essa ênfase e maiores detalhes, os homens valorizam mais os seus iguais e insistem em fazer dos mesmos, deuses para si, no lugar do Deus único e verdadeiro.

Mas vamos lá.... continuando a nossa história, Maria vai visitar sua tia Isabel. A bíblia não diz se se foi imediatamente ao fato de ter recebido a visita do anjo Gabriel, ou algum tempo depois de ter contado a notícia a sua família e a José. Talvez tenha aproveitado pra se recolher ao lado de alguém que estava vivendo uma experiência tão especial qto a dela. Guardando as devidas proporções, é claro. Afinal, Maria esperava pelo Filho de Deus, o Messias.
O fato é que ela fica com sua tia Isabel por três meses. E ao chegar lá, algo muito especial acontece.
Bem, mas vamos começar do início, ou seja, pela história de Isabel, outra mulher pra lá de agraciada por Deus e igualmente sofredora no que tange a vida e morte de seu filho. Pra quem não sabe, a bíblia nos conta que Isabel e seu marido Zacarias eram descendentes de Arão, e que ambos eram igualmente justos aos olhos de Deus, (detalhe insiginificante esse não é mesmo?) obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, pq Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Zacarias era sacerdote e um dia por sorteio ele fora escolhido para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso como era do costume. Então um anjo do Senhor lhe apareceu e o deixou tomado pelo medo, mas o anjo lhe disse que não temesse e que ele estava ali pq a oração de Zacarias tinha sido ouvida por Deus. E continuou dizendo que Isabel iria lhe dar um filho e que esse filho seria chamado de João. Ainda disse mais. Disse que João traria alegria a eles e muitos outros que o conheceriam pq ele seria grande aos olhos do Senhor. Ele seria separado pelo Senhor para uma missão muito especial. Por isso jamais tomaria vinho e nem bebida fermentada e seria cheio do Espírito Santo de Deus, desde antes de seu nascimento. Seria responsável pela volta de muitos israelitas para o Senhor, o seu Deus. E ele iria adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para voltar o coração dos pais aos seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para a chegada do Senhor.
Considerações: Primeiro, pensem em como Deus os via. Justos, obedientes e irrepreensíveis. Como vc acha que Deus a(o) vê? Eu gostaria que assim fosse comigo tb, mas sei que não conseguiria isso por mim mesma. Todavia, Ele me vê exatamente assim, só que é pq ele me vê através de seu Filho Jesus. Graças a Deus! E o mesmo pode acontecer com vc.
Por conta disso, Deus os escolhe pra serem os pais de João. Mas esse João não seria qquer João, seria alguém grande aos olhos de Deus. E sua missão, nada mais, nada menos, que preparar o caminho para a chegada de Jesus. Isso não é demais? Isabel foi ou não privilegiada? Além de ser curada da sua esterilidade, ainda foi mãe de alguém pra lá de especial. É, Deus nunca deixa por menos. Ele sempre supera qquer uma de nossas expectativas.
Mas, qdo Zacarias ouve a notícia, ele duvida em seu coração que isso pudesse de fato acontecer, afinal, eles eram velhos e Isabel ainda era estéril, não lhe parecia possível que isso pudesse acontecer. Acho que ele se esqueceu de onde estava e quem estava lhe fazendo essa promessa. Então, o anjo o repreende e lhe diz que apartir daquele momento, ele ficaria mudo até que seu filhinho nascesse. E assim aconteceu. Zacarias sai do santuário completamente mudo. O povo que estava do lado de fora esperando por ele, vendo que ele saíra mudo de lá, logo imaginaram que Zacarias havia tido uma visão. Zacarias terminou o seu período de serviço no templo e então voltou para sua casa. Logo em seguida, Isabel engravidou. E ficou dentro de casa por cinco meses, sem sair pra nada, ela estava extasiada e encantada, só conseguia pensar: "Isso é obra do Senhor! Ele resolveu desfazer minha humilhação perante o povo."
No sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel vai visitar Maria; e isso já vimos como aconteceu. Em seguida, vemos que Maria resolve ir até sua tia e por lá se hospedar. O que nos leva de volta pro início de nosso texto de hoje, mas, quanto ao acontecido na chegada de Maria, veremos no próximo post.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Resposta de Maria!

Bom dia amigos e amigas de blog! Graça e Paz da parte de nosso Senhor a cada um!
Como já disse anteriormente, escrever sobre Maria, de fato é para mim muito difícil, pq querendo ou não, tudo passa pelo fato de ela ter sido mãe de Jesus e como sabemos, Jesus não era um qualquer. Jesus é o Filho de Deus. Mas vamos continuar e por favor me ajudem, interajam comigo nessa história ok?

Como vimos, o sonho de Maria agora, era uma promessa com dia e hora marcada, era só uma questão de meses. Mas isso traria muitas implicações humanas a Maria e todos que a cercavam.
Porém antes de pensarmos sobre isso, vamos ver como ela respondeu ao anjo Gabriel.
-"Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra." Então o anjo a deixou.
Maria não discute com o anjo, não faz perguntas ciêntíficas, não argumenta qual a possibilidade dessa promessa acontecer, não diz que não é digna da graça. Ela simplismente acolhe a notícia em seu coração e diz sim para o Senhor.
Como vc reagiria a essa notícia? Eu não consigo nem imaginar, mas se me conheço bem, eu acho que a primeira coisa que iria dizer é que não podia entender pq eu, já que Deus certamente teria tantas outras opções melhores pra colocar em meu lugar. Mas não era só isso. Apesar que acho que só depois que o anjo saiu é que Maria começou a pensar no que isso poderia significar em sua vida. Mas, pense comigo, Maria era virgem e prometida em casamento, numa sociedade onde engravidar fora do casamento significaria para ela a morte, literalmente! Mas se o pior não acontecesse, no mínimo ela ficaria falada pro resto de sua vida. Sofreria rejeição primeiro por parte de seu noivo e depois de sua própria família, que numa situação assim, seria tão humilhada qto ela. Mas Maria era obediente e submissa ao Senhor. Se essa era a Vontade de Deus para ela, quem era ela pra discutir? O resto era com o Senhor. Será que vc agiria assim como ela? Mesmo sabendo da infinidade de situações no mínimo constrangedoras que vc teria que enfrentar? Mesmo sabendo que isso poderia significar a sua execução em praça pública? Seja sincera(o), às vezes não temos nem coragem de testemunhar de Jesus, pelo simples fato de que podemos ser ridicularizados em nossa crença. Mas foi exatamente isso que ela fez.
Só que ela não poderia e nem teria como guardar isso em segredo de todos, ela tinha que contar isso a sua família e ao seu noivo. Outra situação muito difícil... Afinal, como ele reagiria a essa notícia? Será que José acreditaria nisso? Nunca, nada parecido tinha acontecido antes. Todos, só conheciam uma forma de deixar uma mulher grávida e sem dúvida não era essa que ela contou. Era no mínimo uma história inacreditável! Surpreendente! Impressionante! imagine, gravida de Deus! Era demais pra qquer pessoa acreditar!
No evangelho de Mateus, é dito que José era um homem Justo! Além disso, podemos ver que ele tb amava a sua noiva. A Bíblia não nos conta esses pormenores em detalhes, estou garimpando alguns detalhes entre os quatro evangelhos e mesmo assim, faltam detalhes que só podemos imaginar por conta de nossa própria vida, então não sabemos como Maria deu a notícia a sua família e muito menos, como José ficou sabendo que ela estava grávida, mas certamente, seja do jeito que for, ele não acreditou nela. Tanto assim, que ele se decidiu por anular o seu acordo de casamento com ela, mas para não expô-la a desonra pública, resolveu fazê-lo secretamente. Porém, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e vc deverá lhe dar o nome de Jesus, pq ele salvará o seu povo de seus pecados." José sabia, que essa promessa já havia sido dita pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco". Mas daí essa virgem ser justamente a sua Maria????!!!!!
Maria disse sim pro Senhor e ficou aguardando para ver como as coisas seriam feitas. Ela quase ficou sem seu marido, pq ele não podia acreditar em uma história assim tão fantástica. Mas Deus cuidou de convencer a José, de que ele deveria receber Maria e de que o único responsável pela gravidez de Maria, era Ele próprio. Qdo José acorda de seu sonho, ele obedece a ordem do anjo do Senhor e se casa com Maria, mas não tem relação com ela até que o bebê nascesse. E José colocou o nome no menino de Jesus.
Agora, eu creio que ele não tocou em Maria, até o bebê nascer, por respeito a Deus, mas lemos em livros e comentários que, talvez José tenha de fato esperado pra se certificar de que seria mesmo um menino e que o nome desse menino seria Jesus. O fato é que José obedece tanto qto Maria. Como podemos perceber, não foi só a mãe de Jesus que o Senhor escolheu a dedo, mas tb o marido de Maria. Afinal de contas, esse era o casal que iria educar Jesus nos caminhos de Deus!
Isso não é incrível? Mas sobre isso falaremos mais pra frente.
No nosso próximo encontro, veremos o encontro de Maria com Izebel, sua tia.