sexta-feira, 26 de março de 2010

Continuação

Então, vamos ver o final dessa história?

Qdo chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou o seu filho Isaque e colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o seu filho!

Vcs conseguem imaginar essa cena? Eu fico pensando qual foi a atitude de Isaque naquele momento, um verdadeiro cordeirinho inocente diante de seu próprio sacrifício. O que será que ele pensou sobre seu pai...???? Ele devia ter por volta dos seus doze anos, a idade do meu caçula, e sinceramente, fico pensando no meu filho e acho que ele não aceitaria essa situação pacificamente. E Abraão, que coragem de fazer isso olhando para o seu filho... Imagino a sua dor em fazer aquilo. Mas a bíblia diz que ele foi obediente e fez como o Senhor Deus lhe pedira. Pq ele cria no Deus a quem servia. Ele não sabia o que iria acontecer, mas cria numa ação de Deus sobre isso.
Por muito, mas muito menos mesmo, deixamos de obedecer a Deus, qdo ele nos manda por ex., corrigir nossos filhos e não o fazemos, pq vamos nos aborrecer, ou pq ele vai ficar triste com a gente, ou emburrado. Somos desobedientes e negligentes. Mas Abraão, foi a té o fim. Ele de fato levantou a sua mão contra a vida de seu único filho pra obedecer a Deus.
Sinceramente, eu gostaria muito de acreditar que faria o mesmo, mas sou obrigada a confessar que não faria, pq eu tb sou mãe e sei o qto erro em educar meus filhos por não querer magoá-los ou aborrece-los. O que aliás é muito pior pra eles e egoismo meu, mas ainda assim, muitas vezes, faço a opção de me omitir. Deus tenha misericórdia de mim! Mas, vamos ver o que acontece?

Assim que Abraão, ergue sua mão, O Anjo do Senhor, o chama: Abraão! E Abraão!" E Abraão responde: "Eis-me aqui."
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que vc teme a Deus, pq não me negou seu filho, o seu único filho." E Abraão, erguendo os olhos viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo e o sacrifcou como holocausto em lugar de seu filho. UFA!!!!
Que alívio Abraão deve ter sentido! E Isaque então??? Que alegria em ver aquele animal! Que paz em ouvir a voz de Deus o impedindo! Pq apesar da dor ele fora obediente, mas Deus não lhe tirara o seu filho.
E por isso Abraão deu àquele lugar o nome de "O SENHOR PROVERÁ". Por isso, até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".

Então, pela segunda vez o Senhor lhe chamou e disse: "Juro por mim mesmo que por ter feito o que fez, não me negando o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e por meio dela, todos os povos da terra serão abençoados, pq vc me obedceu."
Então Abraão e Isaque voltaram aos seus servos, e juntos partiram pra Berseba, lugar onde passou a viver.

Apesar do tamanho do acontecimento, não vemos nada sobre Sara qto a isso; não sabemos qdo ela ficou sabendo disso, e como ela reagiu a tudo isso, mas o fato é que NUNCA nos arrependemos por obedecer a Deus, assim como, sempre nos arrependemos de não faze-lo. Em nossa história, muitos são os nossos "Isaques", mas normalmente nos agarramos a cada um deles como a nossa própria vida e não queremos entregá-los a ninguém, nem mesmo a Deus. Por isso nossa vida é como é! Se tão somente cressêmos como Abraão o fez, e obedecêssemos a Deus, certamente seriamos muito mais felizes do que somos. Mas qdo se trata de nossa suposta "felicidade", queremos nós mesmos cuidar dela e por isso, via de regra, somos pessoas infelizes e insatisfeitas.
Minha oração por vc e por mim nesta manhã, é que Deus tenha misericórdia de nós e nos capacite a obedecê-Lo, mesmo em meio a dor, a confusão ou no caos de nossa vida. Que possamos crer, que de fato Deus nos ama muito mais do que nós mesmos. E cuidará muito melhor do que nos é precioso, desde que Ele, O SENHOR, seja a nossa ÚNICA razão de viver e de existir. Desde que, nada e nem ninguém ocupe em nossa vida, o lugar que é só do nosso Senhor. Que assim seja!!!!
Um bom dia a todos, na graça e na paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Graça sim! Mas barata...Jamais! (parte 1)

Olá pessoal! Hoje vamos conversar sobre mais um texto que quase todo mundo já ouviu falar. É qdo Deus prova o amor e a obediência de Abraão!

O texto diz: Passado algum tempo, Deus pôs Abraão a prova, dizendo-lhe: "Abraão!" E Abraão lhe respondeu: "Eis-me aqui!"
Então disse Deus: "Tome seu filho, Isaque, a quem vc ama, vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto, num dos montes que lhe indicarei.

Olha só a ordem de Deus para Abraão... O que vc pensaria disso? O que vc faria depois de ouvir essa ordem? Vc passa a vida esperando um herdeiro e clamando a Deus que ouça o desejo de seu coração. Depois de velho e sem condição física e humana alguma de ver seu sonho realizado, Deus resolve atender o seu pedido, estando vc já com 100 anos, então, qdo vc começa a curtir a benção de ter o seu filho, o seu herdeiro, companheiro, etc... Vem Deus e te diz que quer que vc entregue o seu filho, a quem vc ama, em sacrifício a Ele?
E o que vc iria dizer a sua mulher? É, pq tb era filho de Sara e ela tb passou a vida toda esperando por isso e a impressão que tenho é que ela não tinha a mesma intimidade e o mesmo nível de relacionamento com Deus, que Abraão tinha. Como vc iria explicar isso a sua esposa ou esposo? À mãe da criança?
E pior, o que vc falaria pro seu próprio filho? Como vc lhe diria, que Deus pedira a vc para sacrificá-lo?

Tente se colocar no lugar deles, pode não ser um filho, mas pode ser algo que vc tenha pedido a Deus anos a fio e depois de muito tempo, já quase sem esperança, Deus resolve te dar. Vc fica muitíssimo feliz, vc cuida do presente como se fosse a sua própria vida. Zela por ele, pq este é demais precioso pra vc, então antes mesmo que o encanto passe, Deus chega e diz que vc deve devolver a Ele o seu presente!? Como vc reagiria?
Eu diria pra Ele: Fala sério!!! Deu tá dado, não pode ficar arrependido! haha (brincadeirinha)... mas falando pra valer, qual seria a sua resposta?

Bem, vamos ver o que fez Abraão? Diz o texto que, na manhã seguinte, Abraão, levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de preparar lenha para o sacrifício, partiu em direção ao local que Deus lhe havia indicado. Depois de três dias de viagem, Abraão viu o local indicado e disse aos seus servos: "Fiquem aqui com o jumento, enqto eu e o meu filho vamos até lá. Depois de adorarmos, Voltaremos!"
Abraão, pegou a lenha para o sacrifício e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca.
Enqto caminhavam, Isaque disse pro seu pai: "Meu pai! As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?"

Agora imaginem, vcs tendo que responder isso para os seus filhos tão amados... "Sabe o que é filho, é que vc é o cordeiro!" Imagine o seu coração, como estaria neste momento? Se é que vc teria a coragem de obedecer a ordem de ir. Eles andaram tres dias até chegar lá. Tres dias que que ele deve ter sofrido calado até este momento. E agora? Qual será a resposta de Abraão?
Ele respondeu: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o sacrifício, meu filho." E os dois continuaram a caminhar juntos.

Bem, por duas vezes, Abraão mostra que ele esperava que Deus o surpreendesse! Primeiro ele diz aos servos que iriam adorar e os dois voltariam. Depois ele diz a Isaque que Deus proveria o cordeiro. Mas ainda assim, ele sabia que o pedido de Deus era pra que sacrificasse o seu filho! Seu coração devia estar muito apertado, por outro lado, Deus prometera que Isaque seria aquele por meio de quem Deus lhe daria uma enorme descendência! Não fazia sentido esse pedido... Deus iria fazer um milagre! Penso que era nisso que Abraão cria! Ainda assim, ele teria de levantar as suas mãos contra o seu filhinho!

Bem, acho que este texto já está muito grande... então continuamos o restante deste episódio amanhã!

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Nascimento de Isaque e o Livramento de Ismael!

Enfim, o Nascimento de Isaque!!!! Embora, a história, graças a Sara, passe mais por Ismael do que pelo próprio Isaque! Bom dia povo!

O texto começa dizendo que o Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão lhe deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera e com oito anos ele foi circuncidado como Deus mandara. Abraão tinha cem anos qdo Isaque nasceu. E Sara disse: "Deus me encheu de riso e todos que souberem disso, rirão comigo." E Acrscentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo, eu lhe dei um filho em sua velhice!"

Pausa: Primeira consideração é que Deus sempre cumpre as suas promessas! Outra consideração é que, Sara estava muito feliz, e com razão! E talvez, só tenha expressado seu contentamento, mas, não foi ela que deu um filho a Abraão, mas Deus por seu intermédio! Pq estou me referindo a isso? Pq nos esquecemos rapidamente de Quem é o responsável por nossas vitórias! Pelo que veremos a seguir... Parece que Sara, apesar de tudo, continuava insegura e recalcada, pq olhem só como segue a história: O menino cresceu e foi desmamado. E por conta disso, Abraão lhe deu uma festa. Sara porém viu que o filho de Hagar, ria de Isaque, então disse a Abraão: "Livre-se daquela escrava e de seu filho, pq ele jamais será herdeiro com meu filho Isaque."

Ela arrumou um problema eterno pra ela e para os demais por falta de paciência e confiança em Deus e em sua promessa. Foi prescipitada em sua ação, achando que só ela poderia resolver e a descendencia de Abraão, jogou Hagar nos braços dele, arrumou o "filho" que ela tanto queria, e agora, manda que Abraão, se livre do menino e da mãe, como se fossem velhos objetos! Como pode ser tão egoísta? E mesquinha, pq em nenhum momento ela pensa no que iria acontecer aos dois. Aliás, pelo contrário, ela queria mesmo é que ambos morressem!
Qtas vezes não ajimos exatamente como ela? Cuidado! não se apresse em sair pela tangente, mas examine o seu coração em oração e depois responda pra si mesmo, se não tem ajido como ela.
Tem um texto em prov. onde Deus diz que o homem toma as suas próprias decisões e qdo dá errado, ele coloca a culpa em Deus! Não foi assim com Adão? E assim continua até hoje.

Abraão, ficou muito perturbado, pois se tratava de um filho seu. Pela primeira vez ele se dá conta de que era seu filho. Mas Deus lhe disse: "Não se perturbe por causa do menino e da escrava, pq será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser consuiderada. Mas tb, do filho da escrava farei um povo; pois ele é seu descendente."
Então, na manhã seguinte, Abraão pegou uma sacola com pães e uma vasilha cheia de água e deu a escrava e os despediu. Hagar e seu filho ficaram vagando pelo deserto de Berseba.
Qdo acabou a água da vasilha, ela deixou o menino de baixo de um arbusto e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, pq pensou: "Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto, começou a chorar. Imaginem o desespero e a tristeza de Hagar!!!

Mas, Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo, Deus ouvi o menino chorar, lá onde vc o deixou. Levante o menino e tome-o pela mão, pq dele farei um grande povo." Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino. Deus estava com o menino e ele cresceu forte e virou um flecheiro que vivia no deserto de Perã e sua mãe lhe conseguiu uma esposa da terra do egito.

Como podemos ver mais uma vez, os planos do Senhor jamais podem ser frustrados, mas nem por isso, ele desconsidera a dor e o desespero das pessoas, principalmente qdo essas são inocentes e vítimas de uma situação de injustiça. Deus é Amor! E cuida de cada um de nós com todo esse seu amor a despeito de nossos erros e pecados. E a melhor coisa que poderia ter feito por nós, foi nos mandar Jesus como nosso Senhor e Salvador. Através de Jesus, ele cuidou completamente de cada uma de nossas necessidades. E nos levou de volta, para junto de si. Tem coisa melhor do que isso? Voltar aos braços do Pai?

Deus cumpriu a sua promessa, apesar de Sara e agora, veremos no próximo post como ficará essa nova e tão sonhada e esperada família!