sexta-feira, 5 de março de 2010

Sodoma e Gomorra...ou seria Brasil????

Olá pessoal, como disse, hoje falaríamos um pouco sobre essas duas cidades: Sodoma e Gomorra. Essas cidades estavam muito próximas uma da outra e sofriam ambas do mesmo mal. Elas estavam as duas totalmente perdidas em seus delitos e pecados.

"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz a morte". Prov.14:12
Ló foi para Sodoma, pq escolheu pelas aparências, pelo que seus olhos podiam ver de cima do monte, mas fez a pior escolha que poderia ter feito, pq escolheu para si e sua família, morar onde o mal reinava absoluto.
O que fico me perguntando é: Como, mesmo depois de lá ter chegado e visto o que lá acontecia, eles continuaram ali... afinal de contas, se vemos que um lugar não nos serve e nem tem a ver conosco, o que seria previsível é que de lá saíssemos o mais rápido possível, naõ é mesmo?
Errado! Pq Ló, assim como sua esposa e filhas, encontraram coisas e pessoas ali a quem se apegaram. Eles tinham ali, coisas que valorizavam tanto, que corriam o risco de permanecer só pra continuar tendo o que ali conseguiram. Não sabemos exatamente o que era, mas eram coisas que certamente valorizavam muito. As suas filhas por exemplo, estavam namorando com homens da cidade e segundo o relato bíblico a idéia é que se tornassem maridos de suas filhas.
Deveriam tb contar com alguns confortos, que achavam que fora dali não encontrariam.

Mas, e tudo que viam de errado? "-Ah! fazer o que? Afinal, não somos nós que fazemos, mas eles e não temos nada a ver com a vida deles". Tem até um dito popular que diz: Deus deu uma vida pra cada um, pra que cada um cuide da sua!
O problema é que tem um outro que diz: "Diga-me com quem andas e te direi quem és!
O certo é que, se não influenciamos, certamente é pq estamos sendo influenciados. Se não salgamos, é pq nosso sal já está corrompido, ou isólito. E pra nada mais serve, senão pra ser jogado fora! Pra vc ter uma idéia disso, veja como segue a história.

Os anjos do Senhor foram pra cidade para destruí-la, e lá chegando, foram recebidos justamente por Ló, que insistiu com eles para os hospedarem. Logo depois de te-los recebido, os homens da cidade, jovens ou velhos, se uniram e cercaram a casa de Ló e o chamaram dizendo que queriam saber dos visitantes que ele tinha recebido. Ló saiu para fora e pediu que os deixassem em paz, mas os homens estávam insandecidos, e disseram a Ló que ele deveria entregar os seus hóspedes na mãos deles.
Diz o testo bíblico: "Traga-os para nós aqui fora, para que tenhamos relações com eles!
Isso é bárbaro não é mesmo? Terrível!

Mas Ló, como anfitrião, tentou defendê-los e para isso, ofereceu as suas próprias filhas aos homens, pra que fizessem com elas o que bem quizessem. Isso, foi ainda pior! Como pode ter coragem pra fazer isso? Entregar as suas próprias filhas, com certeza elas seriam mortas por eles. Mas eles não aceitaram a oferta e o ameaçaram gritando: "Saia da frente! Este homem chegou aqui como estrangeiro e agora quer ser o juiz! Faremos a vc, pior do que a eles". Então empurraram Ló com violência e foram em direção a porta para arromba-la. Nisso, os dois visitantes puxaram Ló para dentro e fecharam a porta. Depois feriram de cegueira todos que estavam lá fora pra que não conseguissem entrar.

Ainda bem que eles eram anjos, ou estariam todos perdidos! Mas, o fato é que como vcs viram, Ló estava entre eles, e assim sendo, sujeito as regras deles. Subjulgado por eles e pelos valores deles, ou melhor, pela ausência de valores deles. Tanto assim, que se viu obrigado a oferecer as suas próprias filhas em sacrifício, pra tentar livrar os seus hóspedes.
E nós, como temos vivido a nossa vida? A bíblia diz que não devemos nos amoldar pelos padrões do mundo, mas sermos santos como Deus é Santo, no entanto, assim como Ló, temos nos sujeitado a muitas perversidades, imoralidades e corrupções. E pq?
Bem, pq emprego tá difícil de achar; ou pq eu ganho muito bem ali; ou pq o bbb é só um programa de tv, que mal pode nos fazer? Ah! ,ele rouba,...mas faz! Ou ainda: que posso fazer, eu nasci assim, cresci assim e vou ser sempre assim! A sindrome de Gabriela! Poderia fazer uma lista enorme, mas como vcs tb vivem aqui no Brasil, sei que vcs mesmos sabem do que estamos falando.

Não é Sosoma e nem Gomorra, é o Brasil, mas do jeito que as coisas caminham, penso que estamos iguais ou pior que elas. Cada dia que passa, maior é a violência e a maldade. Pior fica a falta de vergonha e brio. Mas o pior disso tudo, pelo menos pra nós que nos denominamos igreja de Jesus Cristo, é ver quão amoldada a própria igraja está. Cadê a nossa voz profética. Cadê a voz que clama: Arrependei-vos!? Ela é inaldível, pq a igreja se amoldou. Temos que ver no jornal Nacional, entre outros, indivíduos, agradecendo a deus, pelo sucesso de seus roubos!
Enfim, Deus tenha misericódia de nós e não nos dê o castigo que verdadeiramente merecemos.
Que Deus tenha piedade de nós, e nos capacite a sermos verdadeiros discípulos de Jesus, nesse mundo que jáz totalmente perdido em seus delitos e pecados.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pra isso fomos criados!

Bom dia amigos, hoje quero conversar um pouco sobre um acontecimento que todos já ouviram falar que foi a destruição de Sodoma e Gomorra. Na verdade, sobre a cidade, falaremos amanhã, hoje quero mesmo é mais uma vez falar desse relacionamento entre nós e Deus.

Abraão tinha um subrinho chamado Ló, este partira com ele qdo ele saiu de Ur dos Caudeus, mas num determinado momento, eles precisaram se separar, pq as discusões e discórdias entre os dois grupos eram grandes e frequentes. As duas famílias não se entendiam... Então Abraão achou por bem dizer a Ló que este escolhesse um lado pra seguir e assim escolhido, Abraão seguiria o lado oposto. Ló olhou todo o território de cima do monte e optou pelas campinas onde se encontravam duas cidades. Tudo pereceu-lhe muito bom e próspero. Uma cidade era chamada Sodoma e outra chamada Gomorra. E assim, Ló seguiu para lá, onde ele e sua família, estabeleceram moradia. Então o Senhor veio a Abraão e mostrou tudo que apartir dali, seria dado por Ele a Abraão.

Passado um bom tempo, qdo o Anjo do Senhor foi visitar Abraão e Sara, pra mais uma vez dizer que na primavera Sara teria um filho, ele resolveu tb contar a Abraão o que estava acontecendo com as cidades onde seu subrinho morava e o juízo que viria sobre elas.

Há um verssículo na bíblia que diz assim: "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."
É exatamente isso que Ele faz com Abraão. Ele diz: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Pois Eu o escolhi para que ordene aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito para que o Senhor faça vir a Abraão o que o Senhor lhe prometeu."

Não é lindo pensar nisso??? Um Deus, aliás O Deus único e todo poderoso, resolve se relacionar e contar Seus segredos a nós, míseros mortais e pecadores; se tão somente, fossemos fieis e tementes a Ele? E é assim que Ele faz com Abraão. Ele conta: "As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles tem feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei."

Os dois homens que estavam com o Anjo do Senhor, se despediram e partiram dali para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante da presença do Senhor, Abraão aproximou-se dele e disse: "Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinquenta justos na cidade, a destruirás e não poupará o lugar por amor aos cinquenta justos que ali estão? Longe de Ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de Ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"

OLHEM SÓ A OUSADIA DA PERGUNTA!!! Ele tb deve ter pensado em seu subrinho Ló, que ali estava com toda a sua família e que certamente seriam destruidos...
E vejam a resposta do Senhor: "Se eu encontrar cinquenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles."
Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, (ainda bem que ele reconhece...rsrs), eu que não passo de pó de cinza. Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco pra cinquenta justos, ainda assim destruirá a cidade por causa dos cinco?
E disse Deus: "Se encontrar ali 45 não os destruirei."
E se encotrar apenas 40? insistiu Abraão. E ele respondeu: "Por amor aos 40 não destruirei. Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas 30 forem encontrados ali? Ele Respondeu: "Não destruirei."
Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? Ele respondeu: "
Por amor aos vinte não a destruirei." Então Abraão disse ainda: " Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez: "E se apenas dez forem encontrados? E o Senhor respondeu: "Por amor aos dez não destruirei." Então tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.

Agora pensem comigo: Haja ousadia, qtas vezes Abraão insitiu com o Senhor e haja GRAÇA! Pq o Senhor respondeu a todas as vezes pacientemente. Como amigo de Abraão, e deixou que ele fosse até o fim. Mesmo assim, fico pensando no que aconteceria se ele fosse até o número Um. Mas Abraão deve ter achado que, pelo menos dentro dos dez, o seu subrinho já teria a chance de ser salvo. Entendo Tb, que essa conversa estava embaixo da soberania e dos planos de Deus. Então ele parou na verdade, onde Deus queria.

Mas o fato é que o Senhor sempre quiz estabelecer conosco uma relação de amizade, de amor e de graça. Uma relação de intimidade, de proximidade. Tudo que ele requer de nós, é só para o nosso bem. Pq ele nos ama e nos deseja ao seu lado. Isso é maravilhoso! Emanuel! Deus conosco! Mas tudo que queremos dele, na maioria das vezes, são os seus milagres e as suas ações, claro que estejam deacordo com a nossa vontade, e mais nada. Então, hoje a minha pergunta pra vc é? O que é que vc quer de Deus? Qual o seu verdadeiro interesse Nele?
Qto a mim, busco dessa intimidade, e meu maior desejo é que Ele me conte todos os seus segredos! Quero Dele, essa intimidade profunda e verdadeira. Quero ter com ele, essa mesma liberdade que Abraão tinha. Quero ser amiga Dele. E vc? Que nosso relacionamento seja cada vez mais transparente e íntegro!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ele vai além da nossa fé...

Olá queridos amigos, mais uma segunda feira e já início de março. O tempo voa, passa rapidamente, mas o ser humano continua o mesmo e graças a Deus, Ele tb...rsrs...

Mas vamos ver como Sara se comportou qdo receberam a visita do Senhor em sua tenda? O Senhor parece fazer questão de deixar muito claro e confirmado o fato de que ele faria de Abraão, pai e de Sara, uma mãe. Talvez, pq Abraão precisasse conhecer melhor o Senhor da promessa.
Fé tem a ver com confiança e confiança tem tudo a ver com conhecimento. Então o Senhor se revela a ele várias vezes e se comunica com ele de várias maneiras. Estabelece entre eles um relacionamento.

Mas tb fica claro que, apesar disso, o casal, ainda achava isso muito improvável de acontecer. Mas O Anjo do Senhor vem visitar o casal novamente e reafirma a Abraão que na primavera próxima sua esposa Sara lhe daria um filho! Sara, que estava dentro da tenda, ouve isso e ri, duvidando dessa possibilidade e diz pra si mesma:"Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, poderei eu ainda ter esse prazer?!"

Se, muitos anos antes disso, ela já tinha se cansado de esperar pela promessa do Senhor e por conta disso, resolveu ela mesmo dar um filho pra Abraão através de Hagar, agora então, acreditava menos ainda. Mas o Senhor que tudo vê e sabe, perguntou a Abraão: "Pq Sara disse: Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a vc, e Sara terá um filho."
E qdo Sara ouviu ele falar isso, ficou com medo e por isso mentiu: "Eu não ri". Mas o Senhor disse: Não negue, vc riu."

E como se não bastasse não acreditar, Sara ainda mente. Como se pudesse esconder o seu coração do Senhor.
Não é assim tb conosco? Confiamos mais nas circunstâncias do que no Senhor, medimos tudo pelo que vemos, sentimos, e tocamos, e por isso duvidamos do que não entendemos e que está fora de nossas experiências humanas e limitadas.
Não temos nem a dignidade de assumirmos a nossa incredulidade e ao invéz de nos arrependermos, ainda preferimos mentir ou tentar esconder o que de fato vai no nosso coração. Mas o Senhor conhece nosso coração melhor do que nós mesmos e sabe o que realmente se passa conosco. Não podemos esconder nada Dele, mesmo que queiramos.

Como vemos, Sara não teve um comportamento diferente de Abraão, assim como ele, ela tb duvidou, mas o que mais me chama a atenção nessa história, não é o fato de os dois terem duvidado, pq infelizmente isso é muito normal para todos nós, principalmente qdo o conhecemos superficialmente ou não o conhecemos. Mas apesar disso, Deus tem com eles e conosco, toda essa paciência e misericórdia, que são infinitas e renovadas diariamente. Se fossemos nós, não teríamos toda essa tolerância e paciência, nem com nós mesmos, mas ele tem e apesar de ele fazer questão de deixar claro que ele sabia muito bem o que ia no coração deles, ele os trata com amor e bondade.

Hoje li um post que falava de certa forma, exatamente disso, desse Deus todo poderoso, que escolheu viver entre nós, que escolheu andar conosco e nos chamar de amigos. O Deus Emanuel, o Deus conosco. O Deus que se envolve e se importa com nossos medos e com nossas crises. O Deus que se importa com nossa vunerabilidade e com nossas limitações. Eu amo esse Deus maravilhoso e profundamente gracioso. Que ele me capacite a sempre amá-lo com lealdade e fidelidade e principalmente com obediência, pq sei que isso lhe agrada, e lhe agradar é tudo que posso querer. Afinal é isso que ele faz comigo todo o tempo.

Espero que vc tb tenha o privilégio dessa amizade íntima e pessoal, mas se não tem, e deseja ter, é só vc dizer isso pra Jesus em oração e pedir que ele governe e faça a vontade dele em sua vida e história.

Temos ainda alguns assuntos pra conversarmos antes do nascimento do filho tão esperado deste casal, mas isso faremos apartir do nosso próximo encontro.