sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A rainha Ester fica sabendo do decreto Real!

Qdo Mardoqueu ficou sabendo do decreto, ficou profundamente triste e angustiado, então rasgou suas roupas e vestiu pano de saco, e chorou e pranteou, fez jejum e foi para a praça de frente do palácio e ficou lá chorando em alta voz até que os serviçais do palácio levaram a notícia à Ester.
Como ele estava vestido de pano de saco, não podia entrar no palácio, então Ester mandou roupas pra ele se vestir e ir ter com ela mas ele se negou a usar as roupas.

Ester ficou muito preocupada com ele e então mandou seu servo Hatá ir saber exatamente o que estava acontecendo. Hatá perguntou a Mardoqueu e ele contou tudo que estava acontecendo nos mínimos detalhes e mandou um pedido a Ester; pra que ela intercedesse ao rei pelo povo.
Ester fora pega de surpresa com aquela notícia e sabia que era proibido a quqer um, inclusive a ela, mesmo sendo rainha, ir a presença do rei se não tivesse sido chamado por ele.
Então mandou Hatá responder ao seu primo que fazia mais de um mês que o rei não a chamava a sua presença.

A resposta de Mardoqueu foi dura e acertiva. Ele disse: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, vc será a única entre os judeus que escapará, pois, se vc ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas vc e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para este momento que vc chegou a posição de rainha?"
Conhecem o ditado?

"Se corro o bicho pega, se fico o bicho come!" rsrs... Essa era a situação de nossa querida rainha. Ester deve ter ficado apavorada. Certamente ela conhecia a história de Vasti. Tb sabia da lei que só poderia ir a presença do rei se fosse por ele chamada, sob pena de ser condenada a morte no descumprimento dessa lei, caso o rei não se agradasse da surpresa da visita! E o que lhe faria acreditar que com ela seria diferente?!
Todavia, ela agora teria que tomar uma decisão sem exitar e sem volta e então respondeu a Mardoqueu: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante tres dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vcs. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei."

Isso é que é coragem, não é mesmo? O que vc faria no lugar de Ester? Vc enfrentaria essa situação como ela o fez? Ciudado ao responder que sim... Pq vc pode dizer que sim, achando que afinal, a história de Ester nada tem a ver com a sua, mas não é bem assim. É verdade que não temos mais reis e nem rainhas, mas as perseguições continuam existindo. Jesus mesmo nos avisou que se ele era perseguido, qto mais os seus seguidores. E estamos vivendo dias maus, dias em que notícias da tv nos fazem lembrar constantemente da história de Ló em Sodoma e Gomorra. Nossa sociedade vive em grande confusão, nunca estivemos mais perdidos qto aos nossos valores e morais. O que era certo, hoje é errado. E temos lei pra garantir que o certo seja punido por conta da troca de valores e princípios. O pecado corre a solta em todos os hâmbitos de nossa sociedade.

Mas, a bíblia afirma que Deus não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente! O que isso significa? Significa que se formos verdadeiros discípulos de Jesus, estaremos correndo risco de morte cada vez mais. Parece um exagero? Mas não é. A bíblia nos fala do que Deus gosta e do que Deus detesta. Mas os homens caminham geralmente na direção oposta ao que Deus gosta e aprova. Significa que vc terá de escolher entre os homens e Deus. Se vc optar por Deus, já que é um discípulo de Jesus; o que vc acha que os homens farão? Não sabe? É só ler a bíblia e vc verá. Não só na história de Ester, mas em muitas outras incluindo a principal que é a de Jesus.
Jesus só fazia o bem, mas isso ia contra o entendimento e os interesses dos fariseus, então o que fizeram com ele? O cruscificarão! Vc está pronto pra ter uma vida como a de Paulo? Ele tem uma "senhora lista" de perseguições de deixar qquer um desesperado. rsrs... Mas ele venceu todas elas! E vc, está preparado para entrar nessa batalha? Pense nisto. Mas saiba que Jesus nos garantiu a vitória! Assim, como a vida eterna ao seu lado.
Se vc permanecer fiel, mesmo que seja necessário enfrentar a morte, vc será vitorioso. Deus nos abençõe e nos capacite a viver uma vida que esteja pronta a enfrentar o mal e nos contrapor a injustiça, mesmo que soframos por causa disso, as mais diversas injustiças. Como igreja, oro a Deus pra que façamos a diferença no mundo em que vivemos, custe o que custar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mardoqueu...o pior inimigo que Hamã poderia escolher para si!

Ester continuava cuidando pra que ninguém soubesse quem ela era e a que povo pertencia, confome as ordens de Mardoqueu. Qto a Mardoqueu, continuava cuiando de sua afilhada indo diariamente passear em volta do palácio para ter notícias dela.
Num desses dias, ele ouviu uma conversa entre dois homens, Bigtã e Teres, eles estavam irados com o rei Xerxes e então conspiravam entre eles, tramando matar o rei. Mas Mardoqueu que era judeu e justo, ouvido essa história, arrumou um meio rápido de contar a Ester o que estava acontecendo.

Ester por sua vez, não perdeu tempo, foi logo contar ao rei o que estava acontecendo. Então o rei mandou que seus oficiais verificassem a veracidade da acusação de Mardoqueu e viu que de fato havia mesmo essa conspiração. Mandou seus soldados prenderem os acusados e lhes deu sentença de morte. Os dois homens foram enforcados.
O rei tinha um livro que contava a história de seu reinado, tudo que acontecia ela mandava registrar nesse livro, então esse acontecimento, é claro que foi relatado ali, porque se tratava da vida do rei. Tb ficou relatado como ele descobriu a conspiração e o nome do responsável pela descoberta. Mardoqueu agora, era parte da história real.

A bíblia não diz pq e nem o grau de intimidade ou relacionamento que o rei tinha com um homem chamado Hamã, mas diz que depois do acontecido acima, o rei Xerxes, honrou Hamã, e lhe deu uma posição mais elevada do que a de todos os demais nobres do reino. Todos os oficiais do palácio curvavam e prostravam-se diante de Hamã, conforme as ordens do rei. Mardoqueu porém não se curvava nem se prostava diante dele. Então os oficiais inconformados com a postura de Mardoqueu, lhe perguntaram pq ele não procedia de igual forma. Dia a dia eles lhe perguntavam, mas Mardoqueu não lhes dava atenção e dizia apenas que era judeu. Então os fofoqueiros e intrigueiros de plantão, correram contar a Hamã, tudo que tinha acontecido e a postura de Mardoqueu.
Hamã era um homem, que de nobre só tinha o título, pq era ganancioso, invejoso e como dizia uma querida amiga minha, a Monique, ele sofria de um terrível mal que era o mal do "SE", ou melhor "se-achando"....rsrs... Vc tb está rindo? Mas este mal é bíblico, a bíblia diz que não devemos pensar sobre nós mesmos, nem além e nem aquém do que realmente somos, pq isso pode nos levar a ruína e a humilhação, mas Hamã não sabia disso e em sua imensa vaidade, se achava um verdadeiro deus.

Então, sabendo da atitude de Mardoqueu, ficou profundamente irado e irritado com ele e buscou saber quem ele era. Sabendo que se tratava de um judeu, resolveu que só matar Mardoqueu não seria uma vingança suficiente pra tamanha ofensa. Ele queria muito mais, resolveu que ele deveria exterminar todo o povo Judeu que vivia no território governado pelo rei Xerxes. Foi à presença do rei e contou a seguinte estória: "Existe certo povo disperso e espalhado entre os povos de todas as províncias do teu império, cujos custumes são diferentes de todos os outros povos e que não obedecem as leis do rei; (desculpem-me, esqueci de dizer que ele tb era mentiroso e manipulador), não convém ao rei tolerá-los. Se for do agrado do rei, se decrete a destruição deles, e eu colocarei trezentas e cinquenta toneladas de prata na tesouraria real à disposição pra que se execute o trabalho." Isso é que é pagar por uma vingança!

Em vista disso o rei tirou o seu anel-selo do dedo, deu-o a Hamã, inimigo dos judeus, e disse: "Fique com a prata e faça com o povo o que vc achar melhor." Emtão Hamã convocou rapidamente os secretários do rei e os ordenou a escreverem cartas com o decreto real na língua de cada povo e província, aos governadores e chefes de cada povo.Tudo foi escrito em nome do rei Xerxes e selado com seu anel. As cartas enviadas continham a ordem de exterminio total e completo de todo o povo judeu. Sem poupar ninguém, jovens, idosos, crianças, mulhres, todos exterminados em um único dia a ser marcado, e seus bens deveriam ser saqueados.

E enqto a ordem corria, e o povo vivia uma grande confusão, sem saber o pq da perseguição, o rei Xerxes, bebia tranquilamente em seu palácio.
Como pode ser tão irresponsável e cruel?!?! Ele não pensou por um segundo na vida das pessoas. Em nem um momento sequer ele pensou na quantidade de sangue inocente que ele estava prestes a derramar. Mas tudo bem, ele não pensou; mas Deus estava absolutamente no controle disso tudo e não iria deixar Hamã deitar e rolar em seu ódio. Pq Deus cuida de seu povo e os livra do mal. Hamã não sabia com Quem na verdade, ele estava mexendo. Ele pensou que seu inimigo era Mardoqueu, mal sabia ele, que na verdade ele comprara briga com o Deus todo poderoso. Senhor dos céus e da terra. Não avisaram pra ele que terrível coisa é cair na mão do DEUS VIVO! Mas ele iria sentir o tamanho do erro cometido!
E vc? Tem um inimigo de quem deseja se vingar? CUIDADO! Como diria o Chaves: "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!" rsrs.... E Deus nos diz na bíblia que a Ele pertence a vingança! Não nos cabe fazer justiça com as próprias mãos, além disso, podemos estar enganados qto a quem de fato é o nosso inimigo. E o preço pode ser muito alto, mas isso veremos mais pra frente...aguardem!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Procurando uma nova rainha!

Passada a ira machista do rei Xerxes, ele desejou ter uma nova rainha para o seu reino, (desejo esse, não menos machista),rsrs... então os seus conselheiros sugeriram que os emissários reais, buscassem por belas virgens para o rei e que estes levassem essas mulheres ao harém do rei na cidadela de Susã. Assim, elas estariam aos cuidados de Hegai, o oficial responsável pelo harém, e receberiam tratamento de beleza. A moça que mais agradasse o rei, seria rainha em lugar de Vasti. Claro que este conselho agradou o rei, e ele o colocou em execução. Assim, sairam os emissários atrás das lindas meninas.

Neste tempo, vivia na cidadela de Susã, um judeu chamado Mardoqueu, da tribo de Benjamim, filho de Jair, neto de Simei e bisneto de Quis. Ele fora levado de jeruzalém para o exilio por Nabucodonozor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros com Joaquim, rei de Judá.
Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça tb era conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, faria inveja as nossas mais lindas modelos! Mardoqueu a tomou como filha qdo seus pais morreram.

Qdo a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram levadas a cidadela de Susã e colocadas aos cuidados de Hegai. Ester tb foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, o responsável pelo harém. Qdo Hegai colocou os olhos em Ester, logo se encantou com ela e passou a tratá-la de uma maneira muito especial. Dando-lhe uma dieta especial e tratamento de beleza especial. Designou então sete moças do palácio e transfeiu-a, junto com suas jovens para o melhor lugar do harém.
Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem de sua família, por ordem de seu primo Mardoqueu. E Ester, não era um nome típico Judeu, então ela passou desapercebida qto a sua origem.
Diariamente ele caminhava de um lado pro outro perto do harém, para saber como Ester estava e o que estava acontecendo com ela.

Antes que qquer das moças fossem apresentadas ao rei, deveriam passar por um tipo de Spa e serem preparadas por um período de um ano. Com tratamentos explícitos de beleza para mulheres. Seis meses com óleo de mirra e mais seis meses com perfumes e cosméticos de "última geração", pra época.
Qdo ia apresentar-se ao rei, a moça recebia tudo que quizesse levar consigo ao paláciodo rei.
A tarde ela ia para o palácio e de manhã voltava para outra parte do harém, que ficava sob os cuiddos do oficial Saasgaz, responsável pelas comcumbinas (mulheres do rei, mas que não tinham a coroa). Ela não voltava ao rei a menos que dela ele se agradasse e a mandasse chamar pelo nome.

Qdo chegou a vez de Ester, ela só levou o que Hegai lhe havia sugerido. Ester causava boa impressão a todos os que a viam. Ela foi levada ao rei Xerxes, no décimo mês de tebete, no sétimo ano de seu reinado. O rei gostou de Ester, não! O rei amou Ester, ficou apaixonado por ela, Todas as demais perderam a graça; ele só pensava nela, amor a primeira vista! Ela se tornou especial para o rei e ganhou a aprovação do rei. Então ele colocou uma coroa real em sua cabeça e a tornou rainha no lugar de Vasti. Ele deu um grande banquete para Ester, convidando os seus nobres e oficiais, proclamou feriado Nacional e distribuiu presentes a todos os convidados por conta de sua generosidade. E assim, uma menina simples e orfã, sem nenhuma pretensão maior em sua vida, foi escolhida para ser rainha.

Agora vc diz: Essa é uma verdadeira história de conto de fadas! Na realidade, isso não acontece. Pois é, mas contos de fadas acontecem qdo Deus tem um propósito em nossas vidas e pode contar com nossa obediencia e humildade ao invez de nossa "ajuda, ansiedade e controle" sobre as coisas de nossa vida. O plano de Deus para nós é sempre o melhor. Vcs se lembram da história de Rute? Não significa que não venhamos a sofrer percalços no decorrer de nossas vidas, mas Jesus prometeu estar sempre conosco em todo o tempo se ao menos O obedecermos. Como tem sido a sua história? Um conto de fadas ou um verdadeiro pesadelo? Ou vc tem deixado que o Senhor Jesus a (o) governe? A vida de Ester como veremos, tb não foi fácil. Houve momentos de muitas decisões difíceis, mas ela venceu pq foi obediente. Obediência é a palavra chave em nossa relação com Deus. Como tem sido a sua vida? Vc tem obedecido, ou vivido do seu jeito? Pense nisso... Salmos 37: 4 Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração!
Até a próxima....