quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bate Seba, mais uma mulher amada por Deus!

Bom dia pessoal! Como estamos vendo, se tem uma coisa que Deus não é, é ser Machista! E nem feminista! Então vamos ver como termina essa história?

Pois é, depois que Davi tomara conhecimento da morte de seu filhinho, adorou a Deus. Depois, entrou dentro de sua casa para consolar sua mulher. A bíblia diz: "sua mulher". Agora ela já não era mais a mulher de Urias, mas era a mulher de Davi.
Agora imaginem a dor de Bate Seba; acabara de perder seu marido Urias de forma trágica e cruel, e talvez se sentisse inclusive culpada por essa morte, embora Deus não tenha lhe atribuído culpa alguma, (vemos isso pela história de Natã), mas agora, tb perde o seu filhinho! Filhinho que ela gerou com dores e lágrimas e que tb cuidou e acalentou em seus braços e por quem sofreu por vê-lo adoecer até morrer.
Imagine qtos sentimentos contraditóros e qtas dúvidas ela deve ter vivido. A bíblia não fala de sua vida com Deus, se ela O reconhecia ou não como o seu Deus pessoal, mas de qquer forma, ela deve ter se sentido muito só e muito perdida em meio a tudo isso. Inclusive com relação a Davi. Pq afinal foi ele quem mandou buscá-la em sua casa. Poderia culpá-lo por toda essa dor que estava sobrendo, mas talvez ela tenha, pela misericórdia de Deus, se apaixonado por ele e sido feliz daí pra frente, enqto esposa dele.
Mas tudo isso faz parte de nossa imaginação! O que sabemos com certeza é que Deus é um Deus Justo e por amor, redimiu a história deles. A bíblia diz que depois da morte do filho de Davi, ele se deita novamente com Bate Seba e desta relação, nasceu Salomão. E a Bíblia diz que o Senhor o amou! Tanto o amou, que Salomão virou o Rei Salomão. o perdão do Senhor, não só esquece o pecado cometido, mas restaura e renova a história do ser humano. Bate Seba, é mais uma das cinco mulheres que constam da genealogia do Senhor Jesus e Rei dos Reis. A genealogia descrita em Mateus, diz: "Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias!
Como Deus é Santo e Justo, ele mantêm o fato de que Bate Seba era a mulher de Urias, mas agora no passado. "Tinha sido"
Agora ela é a mulher do Rei Davi! Mãe de Salomão e parente de Jesus o nosso Senhor!
Vc cosegue entender a profundidade do Amor de Deus? Eu não consigo. Sei que jamais trataria Davi com tanta misericórdia e graça, principalmente se eu estivesse no lugar de Bate Seba, mas graças a Deus, eu não sou ele e por isso ele me ama como amou essa família. Como amou essa mulher, e ama vc.
Qual tem sido a resposta que vc tem dado ao amor de Deus por vc? Ele não merece nada menos que tudo que vc é e tudo que vc tem. Ele não merece nada menos do que governar a sua vida por inteiro.
Eu tenho pedido que Ele governe a minha vida todos os dias. Eu o tenho amado através de minha dependência e obediência a Ele.Claro que só o tenho feito através das mãos do Deus Espírito Santo. Mas e vc? Tb tem deixado o Espírito Santo fazer isso por vc?
Louvado seja o Senhor que me amou e me resgatou das trevas para sua maravilhosa luz!

Nossa próxima personagem é nada mais nada menos que a mãe de Jesus. E quero que saibam que estou orando e pedindo a Deus para escrever sobre ela, pq ela é sem dúvida alguém muitíssimo especial e não quero ser desleal em nenhum momento para com ela.
Então, orem comigo pra receber não só da sua palavra, mas do próprio Deus, a nossa próxima história!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Senhor é Deus Santo e Justo! Não importa o que façamos.

Olá pessoal, oro por misericórdia de Deus a cada um de nós.

Natã contou a Davi que ele fora perdoado por Deus e por isso não morreria, mas, ele iria sofrer algumas consequências de seu pecado. O primeiro é que o seu filhinho com Bate Seba não viveria.
Vc poderia dizer: "Mas isso não é justo! Foi Davi quem pecou e não o seu bebê. Pois é, Fomos nós quem pecamos e não Jesus, mas foi ele que foi para cruz em nosso lugar e morreu por nós. Foi ele que sofreu todas as dores que eram nossas. Então, devemos ter cuidado com o nosso senso de justiça. Se qdo Davi ficou sabendo da gravidez de Bate Seba, ele tivesse se arrependido e voltado atrás e posto tudo as claras, provavelmente seu filho não teria morrido, mas ele seguiu em frente em seu pecado... Urias era um homem totalmente inocente. Pq ele deveria ter morrido? Não foi Davi quem pecou contra ele?
Bem, Natã foi embora e o tempo passou e o bebê nasceu, mas logo em seguida; a bíblia diz que o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. E então, Davi implorou a Deus pela vida da criança. Ele jejuou e orou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quiz, e recusou comer. Assim ele continuou enqto a criança ainda tinha o sopro de vida; mas sete dias depois de ter adoecido, a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhes que a criança estava morta, e comentaram: "Enqto a criança estava viva, falamos com ele e ele não quiz nos escutar. Como vamos contar que a criança morreu? Ele poderá cometer uma loucura!" Mas Davi, percebendo que os conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu?" E eles confirmaram: "Sim, ela morreu."
Qual seria a sua reação a essa notícia? Revolta? Desespero? Murmuração?
Qdo Davi ouviu que o bebê havia morrido, ele levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se, e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e O adorou! E voltando ao palácio, pediu que lhe preparessem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe perguntaram: "Pq ages assim? Enqto a criança estava viva, jejuou e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes?!" E Davi respondeu: "Enqto a criança estava viva, jejuei e chorei pq eu pensava: "Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, pq deveria jejuar? Poderia eu traze-la de volta a vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará a mim. Não é incrível a reação de Davi? Isso o fazia, um homem segundo o coração de Deus! Ele era sempre, muito transparente e honesto com Deus, assim como era tb, humilde e submisso a vontade do Senhor, e reconhecia de coração e alma que o Senhor era sempre Justo Juiz! Ele era obediente ao Senhor não importava o que acontecesse. E nós? como nos comportaríamos diante de tudo isso? Como reagiríamos? Como Davi? Espero de coração que vc sempre se lembre de imitar Davi qdo, como ele, tiver feito o que não devia, e se arrependa como ele, e se submeta a ação de Deus sobre a sua vida. Oro para que o mesmo aconteça comigo!
Amanhã veremos como ficou a nossa personagem nessa história que aliás é dela....

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nenhum pecado passa desapercebido de Deus. Nem o de Davi!

Olá pessoal, tudo bem com vcs? Uma semana de Graça e Paz a cada um....
Hoje veremos como Deus lidou com essa triste situação de Davi...

E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar em Davi, Natã lhe contou uma estórinha: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro pobre. O rico possuia muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre."
Enquanto Davi ouvia essa estória, ia se enchendo de ira contra esse "rico" e disse a Natã: "Juro que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia."
Então para surpresa de Davi, Natã respondeu: "Vc é esse homem." E continuou: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: EU o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres de seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e de Judá. E se tudo não fosse suficente, EU lhe teria dado mais ainda. Por que vc desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova?
Vc matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois vc me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher. De sua própria família trarei desgraça sobre vc. Tomarei as suas mulheres diante de seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se se deitará com elas em plena luz do dia. Vc fez isso as escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia."
Como eu disse, qdo Deus faz juízo, ele faz questão de deixar isso bem claro! Ele dá nome aos Bois, se é que me entende!
Alto preço o de Davi, mas se Deus é Amor, tb é Justiça, e não deixa impune o pecado de ninguém! Isso inclui eu e vc! Vc pode estar pensando: "Bem, mas isso foi lá na época de Davi, agora não é mais assim"! Cuidado! Pq a Bíblia diz que Deus não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo amanhã. A injustiça continua sendo punida por Ele e sua única maneira de escapar da morte eterna por seus pecados é Jesus! Vc tb pode pensar: "mas eu não fiz nada parecido com o rei Davi". Não se iluda! Para Deus, pecado é pecado e todo pecado será punido por ele. Pq Ele é Santo!
Então Davi respondeu a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
Arre! parece que afinal, Davi acordou do pesadelo! Acordou e voltou a se lembrar, na marra, que ele estava todo o tempo diante do Senhor e que o que fizera era pecado!
Mas calma! Não se apresse em julgar e tripudiar sobre Davi, pq estamos no mesmo barco que ele e nem sempre reagimos com tanta humildade qto a dele.
Ou não é assim conosco tb? Vamos vivendo as nossas vidas para nós mesmos, do nosso jeito, pecando sem se importar com o Senhor que nos observa em todo o tempo. Aliás, como Davi, nos esquecemos em absoluto que o Senhor existe. Nos tornamos obstinados. E infelizmente, só nos lembramos qdo somos detidos por uma intervenção extra terrestre! As vezes essa intervenção pode ser como a de Davi, ou por outros meios, mas o Espírito Santo sempre nos avisa do nosso desastre iminente!
A questão é como reagimos a esse alerta de, Pare! e Volte!, por parte de nosso Senhor.
Será que temos a dignidade de reconhecermos o nosso pecado e nos convertermos ao certo outra vez, como fez Davi? Ou, mesmo sendo apanhados em nossos pecados ainda isistamos em negá-lo a Deus e aos homens?
Pensem nisso, Davi, não era o "homem segundo o coração de Deus ", pq não errava e não pecava; mas era segundo o coração de Deus, por que estava sempre pronto a se arrepender, se humilhar e começar denovo do jeito certo, sem nunca desistir do amor e da doce e Santa Presença do nosso Espírito Santo. Deus não espera de nós, resultados! Pq sabe melhor do que ninguém de nossa absoluta falência, e por isso nos deu Jesus, mas espera de nós, nosso coração quebrantado e arrependido. Pronto a ser corrigido por ele e restaurado. Espero de coração que vc se arrependa de seus pecados e como Davi os confesse ao Senhor. Pq qdo confessamos, o Senhor vem com sua maravilhosa graça e misericórdia, nos perdoa de todo pecado e nos purifica de toda injustiça.
Natã responde à confissão de Davi, dizendo que o Senhor lhe havia perdoado de seu pecado e por isso ele não iria morrer, entretanto, por que Davi havia insultado ao Senhor, o filho que Bate Seba esperava, não viveria.
É bom sabermos que, todo pecado tem consequências, e o de Davi tb teve, e foram muitas e todas muito doloridas. A primeira, é que o Senhor não deixa viver o primeiro filho de Bate Seba. Mas sobre elas falaremos amanhã....