sexta-feira, 19 de junho de 2009

TAMAR

Vocês já ouviram falar de uma mulher da Bíblia chamada Tamar?
A história de Tamar é uma história bem atual e relevante, como aliás qualquer outra da Bíblia. E apesar de ser de uma época muito antiga e também de costmes e cultura muito diferentes da nossa; ela aborda um tema muito atual que é a violência contra a mulher. Ela é a primeira mulher sitada na genealogia de Jesus, o que significa que o ápse desta história, não está centrada na violência, mas no grande amor e cuidado de Deus por nós mulheres.
Podemos achar essa história lá no primeiro livro da bíblia, chamado Genesis, no capítulo 38.
Como era costume daquela época, e talvez ainda o seja, não sei dizer, mas vou procurar me informar sobre isso, Tamar foi escolhida ainda bem menina para ser esposa do primeiro filho de Judá. Judá, é interessante que se diga, era um dos 12 filhos de Jacó e havia acabado de participar de uma grande violência familiar. Ele, junto com seus outros nove irmãos, venderam seu irmão caçula para os mercadores, por inveja, e fizeram seu pai Jacó pensar que o menino havia sido morto por um animal feroz. Talvez, pelo peso do remorso, ele tenha saído do meio de seus irmãos e ido morar em Adulão, onde se casou e teve com sua mulher três filhos. Quando achou apropriado, escolheu uma mulher, como de costume, para casar o seu primogênito. Seu nome era Er. E com esse triste casamento começamos a história da pequena Tamar.
Tamar, certamente, era uma menina amada e bem cuidada por sua família, devia ter alguma posse, além de ser bonita e saudável, ou não teria sido escolhida por Judá para esposar o seu filho. A Bíblia não diz se ela gostou da escolha de seus pais ou não, mesmo pq, o que ela queria não era relevante, mas com certeza, seus pais também não a casaram para que ela fosse infeliz. Todavia, já na lua de mel, ou melhor, de fel, ela começa a conhecer o péssimo carater de seu marido. Ele era tão ruim, que sem maiores detalhes a biblia apenas nos conta que Deus reprovou a conduta perversa de Er e o matou. Imaginem, ela nem havia ainda se tornado uma mulher, e já estava vivendo toda essa desilusão.
Pesnsem, alguém gostaria de estar no lugar dela?
Continuaremos essa conversa depois... não percam...

Quem são essas mulheres?

Criei este espaço pra podermos compartilhar um pouco sobre essas mulheres! Mas quem são mesmo essas mulheres? São aquelas que viveram a muito, muito tempo, ou outras tantas que não são assim tão antigas, mas que tb já se foram, mas essas tb não são as únicas, quero tb compartilhar sobre essas mulheres que vivem agora em nosso meio e que assim como as demais, tem muito pra acrescentar em nossa própria história de vida.
Nomes? Poderia ser Sara, Agar, Tamar, Ester, Maria e Marta, ou ainda, Susana, Joanna, Teresa, entre muitas outras incluindo vc e eu. Mulheres que tem compartilhado Segredos com o seu Senhor! Mulheres que não se cansam de declarar o seu Amor por Jesus.
Essas Mulheres;bem, essas mulheres somos todas nós, que através de cada dia de vida, temos buscado o verdadeiro Amor. Aquele Amor que vence o medo e todas as barreiras. Aquele Amor que nos dá sentido pra viver e vencer. Aquele Amor que nos faz confiantes e inteiras. Compartilhar sobre essas mulheres que choram e ralam, riem e comemoram, que lutam, que acertam e que erram, mas continuam cheias de esperança, pq essa esperança está na fonte inesgotável do mais puro Amor, O Amor da Cruz.
Meu desejo: aprender com cada uma delas, com suas vidas e experiencias, e compartilhar aquilo que tenho aprendido com elas, e se for possível, com vc. Se isso te interessar... venha e junte-se a mim nesta caminhada....