sexta-feira, 31 de julho de 2009

O preço de escolher estar no lugar errado e na hora errada!

Oi companheiros de blog, Deus abençõe a cada um de vcs com saúde e paz!

Bem, Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte Davi o convidou para comer, beber e o embriagou. A tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa.
Mais uma vez o "infeliz" atrapalhou os planos do rei Davi. Como assim, foi dormir de novo com os guardas? Nem bêbado ele foi pra casa... O jeito era mudar de estratégia e fazer outra coisa pra resolver o seu problema! Pensou... e maquinou... e chegou a conclusão que só lhe restava uma solução.
Não era o que ele queria, mas afinal de contas,ele tentou de tudo e Urias não colaborou!... Não restava outra saída, senão ser drástico e radical! Então pela manhã, ele enviou uma carta a Joabe por meio do próprio Urias dizendo: "Ponha Urias na linha e frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra!" Vcs acreditam nisso? Pode alguém ir tão longe em seu pecado a esse ponto? Claro que pode! Não é o que temos visto todos os dias nas tvs? Não vemos a violência explodindo o tempo todo ao nosso redor? PECADO! Isso se chama PECADO! Mas vamos traduzir o pecado de Davi em outras palavras.... Egoísmo! Ele começou deixando de estar onde deveria estar. Simplismente pq resolveu ficar em sua casa, enqto seu exército estava em guerra. E depois disso, foi só caindo e caindo... Ficou totalmente cego pra realidade que estava vivendo. Ou seria morrendo? Ele perdeu o seu foco! Ele se esqueceu completamente de seu Senhor. Esqueceu de tudo e só tinha um alvo, livrar-se de seu "problema", que ele traduziu pelo nome de Urias!
Pobre e inocente Urias! Mal sabia ele que, por conta de sua total lealdade ele levava em suas próprias mãos, a sua sentença de morte. Isso é que é TRAIÇÃO! Usar o próprio alvo pra levar sua sentença de morte. E Davi não fez por menos; ele disse com todas as letras qual era de fato o seu objetivo com aquela ordem terrível! Não foi nada sutil. Ele disse: "Pra que ele seja ferido e morra!"
Bom, agora era uma ordem do rei ao seu comandante de guerra. E esse obedeceu ao seu rei imediatamente, colocando Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. Qdo os homens da cidade atacada por eles, saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e entre eles estava tb URIAS! Joabe enviou a Davi um relatório completo da batalha, dizendo inclusive que oficiias chegados ao rei haviam morrido e prevendo que talvez Davi se indignasse contra Joabe, deu a seguinte instrução ao mensageiro: "Qdo acabar de dar seu relatório ao rei, diga em seguida que entre eles morreu tb o servo dele Urias." Assim fez o mensageiro, e sabe qual foi a resposta cínica de Davi? Pasmen... Davi mandou dizer a Joabe: "Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar. Reforce o ataque a cidade até destruí-la." E ainda insistiu com o mensageiro que o encorajasse.
Enfim, seu plano fora concluido! Davi assassinara Urias para tentar esconder o seu próprio pecado. E vcs pensam que ele depois disso ele caiu em si e se arrependeu e se lastimou pelo que fizera? De jeito nenhum! Ele resolveu acreditar na mentira que ele próprio criou para sí, de que a morte de Urias assim como de outros, tinha sido por causa da fatalidade da guerra. E assim, continuou a sua vida!
Mas e a nossa personagem principal? Como é que fica nisso tudo? Bem, durante toda essa maquinação de Davi contra Urias, a bíblia mantem Bate Seba, totalmente afastada da cena! Podemos imaginar que ela ouvira comentários do que se passava no palácio. Da visita de seu marido ao rei, de sua lealdade ao rei, em não voltar para o conforto de sua casa e tb de sua volta
para o campo de batalha. Mas nada disso é descrito na bíblia. Não podemos afirmar nem que sim e nem que não, qto ao conhecimento dela sobre os sórdidos planos de Davi. Só voltamos a ouvir sobre Bate Seba, qdo afinal ela é informada oficialmente da morte de seu marido. E o que a bíblia nos conta é que ela chorou por seu marido e cumpriu todo o seu período de luto. Mas pelas muitas histórias que há na bíblia e pela maneira como Deus agiu em todas elas, ou seja, com seu justo juizo, podemos crer que ela não soubesse, ou, acredito eu, que certamente Deus deixaria isso registrado. O que importa é que ela chorou por seu marido e depois de seu luto, Davi manda chamá-la ao palácio e Bate Seba torna-se sua mulher e tem um filho com ele. Mas a bíblia registra que, o que Davi fez desagradou o Senhor! A bíblia não diz que o que eles dois fizeram, desagradou o Senhor, mas o que Davi fez! Não quero de forma alguma tirar qquer responsabilidade que Bate Seba tenha tido nessa história, mas a verdade é que Davi fora escolhido por Deus e ele sabia disso, Davi conhecia a justiça de Deus e sabia muito bem o que era certo e o que era errado. Davi era responsável desde o início por tudo que tinha acontecido. Ele escolheu estar concientemente com a mulher de Urias, e apesar disso, em nem um momento ele cai em si. Onde estava Deus neste triste momento da vida de Davi? Davi o perdeu de vista completamente! E nós? Como temos reagido qdo fazemos escolhas erradas que nos levam a pecar contra Deus? O que temos feito a respeito de nosso pecado? Temos agido como Davi? Tentando desesperadamente enfiar a sujeira pra debaixo do tapete? Normalmente e infelizmente, é assim que tentamos agir, e o pior é que sózinhos não temos outra escolha a não ser nos tornarmos assassinos como Davi, mas a boa notícia é que, através de Jesus podemos dar um basta nesse processo de pecado que nos leva ao abismo. Através do Santo Espírito de Deus, podemos ser impedidos de nos auto-destruirmos. E Davi, o que fez Deus com o pecado de Davi? Será que Deus o abandonou a sua própria sorte? Veremos isso no próximo post.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um abismo chama outro abismo!

Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo a todos vcs que acompaham nossas histórias...

Naquela época, por uma questão de infraestrutura precária e por razões de higiene, Deus deu ao povo uma lei que dizia que ninguém deveria chegar perto e muito menos tocar em uma mulher menstruada, ou se tornaria impuro como ela. Passado os dias da menstruação, ela, tomava então, o banho da purificação e aí poderia voltar ao convívio com todos os demais.
Diz na história de Bata Seba, que qdo ela foi chamada pelo rei, ela tinha acabado de tomar o seu banho de purificação. Aliás, banho esse que atraiu os olhares cobiçosos do rei Davi. Isso fica claro na história, pra mostrar que ela estava em período fértil e......bingo! Uma única vez e ela engravidou.
OBS:
Tantas mulheres querem ter filhos e se submetem a mil tratamentos e dão todo dinheiro que possuem ou não pra poder ter a chance de engravidar, e Bate Seba, na primeira vez que se deita com Davi fica gravida. Se bem que, como vimos na história de nossa querida Tamar, qdo Deus quer nos dar filhos, não importam as circunstâncias... tudo coopera pra que a gravidez ocorra.
E nesse caso, acredito que tb teve as mãos de Deus nessa gravidez, pq tinha a ver com a Justiça de Deus sobre o pecado de Davi.
Mas vamos ver como se desenrola essa nossa história.....

Qdo Bate Seba se dá conta de que engravidara, ela manda imediatamente que um mensageiro leve a notícia a Davi. Qdo Davi fica sabendo disso, a primeira coisa de que ele se lembra é que afinal Bate Seba tem um marido. Então, a forma mais fácil de acabar com essa situação inoportuna é trazer Urias de volta pra casa. Ele manda uma mensagem a Joabe, pra que este mandasse Urias de volta. E claro, foi prontamente atendido. Qdo Urias chegou, foi direto a presença do rei que fez algumas perguntas sobre a situação de Joabe e dos soldados, da guerra....
manja?; aquelas perguntas que fazemos sem nenhum real interesse nas respostas, só pra chegar onde realmente importa???!!! E assim procedeu Davi, dizendo a Urias: "Vá descansar um pouco em sua casa." (Quanta generosidade!!!!!) E assim que Urias saiu do palácio, o rei lhe enviou um presente. Mas Urias, não foi para casa. Dormiu a noite toda com os soldados de seu senhor.
Na manhã seginte, Davi estava em cólicas (rsrs), pra saber sobre a noite de Urias e se seus planos tinham sido bem sucedidos. Só que pra sua surpresa, seus servos lhe contam que Urias não havia dormido em casa. No mesmo instante, o rei Davi manda chamar de volta a sua presença, seu "amigo" Urias e lhe pergunta: "Depois da viagem que vc fez, pq não foi para sua casa?" E Urias lhe respondeu: "A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com a minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessa!"
Mas que audácia do inocente Urias acabar assim com os planos sórdidos do rei!!!!

Vcs podem imaginar o significado de uma resposta dessas? A lealdade e fidelidade desse homem está cada vez mais rara hoje em dia. Em respeito e pelo compromisso assumido com seu Deus e seus companheiros de guerra, ele não se sente com nenhum direito de usufruir de um conforto e um prazer que os outros estavam totalmente impedidos de ter por conta da guerra.
Agora pensem no REI DAVI; ele estava atoa e entediado no palácio sem ter o que fazer, deitado até tarde em sua confortável cama, sendo servido de conforto o tempo todo, comendo e bebendo do bom e do melhor, enquanto deveria estar junto de seu exército na guerra, como se não bastasse isso, ele seduz a mulher de Urias o seu leal e fiel soldado e amigo sem nenhum constragimento ou remorso, aproveitando da sua ausência. Mas ainda tem mais, em vista da situação desconfortável da gravidez, ele o trai mais uma vez tentando fazer com que Urias se deitasse com sua mulher e então, a gravidez lhe seria atribuida sem nenhum escrúpulo. O problema é que ele não contava com o caráter íntegro e reto de seu soldado e amigo fiel.
E vcs acham que em vista disso ele caiu em si e se arrependeu? Claro que não! Ele estava caindo vertiginosamente e não conseguia perceber isso. Não é assim, que muitas vezes acontece conosco tb? Vamos cada vez nos afundando mais em nossos erros e pecados e não nos damos conta de nossa real situação. Nos enganamos a nós mesmos achando que estamos de fato no controle da situação.

Então Davi lhe disse: "Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta" E mais uma vez Urias acatou as ordens do rei, mas no dia seguinte, Davi continuou com seu terrível plano que veremos mais tarde....

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bate Seba... Heroína ou Vilã?

Hoje começamos com a história de Bate Seba. Vcs já ouviram falar muito dela! Mesmo que não estejam lembrados, mas logo vcs irão recordar...



Essa história não começa com Bate Seba, mas com o Rei Davi, que estava no lugar errado, na hora errada, fazendo a coisa errada! Não fosse todos esses erros de Davi e outros que vamos conhecer mais pra frente, e o provável, é que nem mesmo saberíamos que essa mulher existiu!



Mas apesar desta afirmação, vou continuar te perguntando; se vc fosse um(a) juiz(a), qual seria a sua sentença qto a ela? Culpada ou inocente?



Tudo começa no capítulo 11 de II Samuel, nos contando algo muito importante. Diz lá: "Na primavera, época em que os reis saíam para guerra, (o rei) Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas (o rei) Davi permaneceu em Jerusalém." ( grifo meu)



Todos sabemos quem é o famoso rei Davi, certo? Então, prestem atenção aos detalhes do texto ok? Davi não deveria estar em casa nesta ocasião, mas deveria ter saído junto com seu exército pra guerrear. Porém, ele preferiu estar em casa, enqto os seus soldados estavam de frente com a morte. Sendo assim, num dia de puro tédio, em que ele passou quase o dia todo deitado sem ter o que fazer, já no período da tarde e já cansado de não fazer nada, ele se levanta de sua cama e resolve passear pelo terraço de seu palácio. Com certeza, esse terraço ficava no alto do palácio e deveria ter uma vasta e ampla visão de todo o derredor do palácio, até por medida de segurança. Assim, olhando a esmo, a vista do terraço, ele derepente se detem em um um lugar em especial. Ele olha pra baixo e vê a casa de um de seus súditos. Mas não é na casa que ele está interessado. E sim, no que ele avistou dentro da casa. (outro erro... ele olhou pro que não devia, e invez de mudar seus olhos de rumo, prosseguiu no erro). De lá de cima ele repara que nessa casa, havia uma mulher se banhando. E demora o suficiente em sua observação, pra repar tb que se trata de uma linda mulher! Tão linda a ponto de atiçar os seus desejos. Então, uma vez interessado no que via, manda que um servo seu vá saber e depois lhe informar, quem era a mulher que morava naquela casa. Qdo seu servo volta, lhe conta que a mulher era Bate Seba, filha de Eliã. Mas não para aí, diz tb que era a mulher de Urias, o hitita. Bem, quem pergunta o que quer, ouve o que não quer! Ou pelo menos é assim que deveria ter recebido essa resposta. Afinal, que pena, apesar de ela ser linda, era tb casada e mais que isso, era casada com Urias. Alguém que Davi conhecia muitíssimo bem. Urias era um de seus mais leais soldados e pq não dizer, de seus amigos. Que aliás, naquele momento de tédio de Davi, estava em guerra, arriscando a sua própria vida por Israel e pelo Rei.

Mas pasmem!!! Davi simplismente ignora a informação de seu servo e imediatamente a esta, manda que seu servo traga Bate Seba à sua presença! Aliás, deve ter considerado bem oportuno, o fato de Urias estar na guerra e sua mulher estar absolutamente só.

Neste momento, é importante pensarmos: Davi é rei! Como diz meu amigo e irmão Marcelo:"Manda quem pode e obedece quem tem Juízo"! Ele mandou que trouxessem a moça à sua presença! Fim de papo. Não considerou o fato de lea ser casada. Não se importou nem um segundo com o seu amigo Urias. Não quiz saber se ela queria ir até ele, ou não. Não pensou em nada. Ele só pensou em satisfazer os seus desejos. Não considerou consequências, afinal ele era o Rei! Ele não deu escolha. Ele deu uma ordem.

Diante disso, claro que Bate Seba é levada a sua presença.

Agora vamos imaginar o que poderia ter se passado na cabeça de Bate Seba. A primeira coisa, seria a curiosidade de saber pq o Rei lhe havia chamado. Ela não sabia que estava sendo examinada de lá do terraço do palácio pelo próprio Rei, enqto se banhava. Talvez estivesse até surpresa por saber que o Rei estava no palácio, já que seu marido e amigo do Rei, estava fora guerreando. Talvez, e essa pra mim é a razão mais provável, ela tenha pensado que era pra dar notícias de seu marido.

A priori, essa seria as razões que me passam pela cabeça. Talvez vc tenha outras, mas não se apresse. Ele não contou antecipadamente, o que queria com ela.

Ela é levada a presença do Rei e ao chegar lá, dá de cara com um homem, que no abuso de sua autoridade, lhe havia chamado com a única intenção de a possuir. A bíblia nos mostra em seu relato, apenas os imperativos do Rei, se duvida, vá vc mesmo ler o texto e veja por si só. Em nenhum momento, dá a entender que Bate Seba, o tenha provocado, ou que ela tenha se insinuado, ou diz que ela chegando lá, foi logo se atirando em seus braços! Talvez, e eu disse talvez, ela tenha gostado do assédio do Rei. Afinal de contas, ela estava sendo desejada pelo Rei Davi. Não era qquer homem. Era o Rei Davi. Além disso, diz a história, que além de tudo, ele não era de se jogar fora! Era um homem bonito, fora todos os outros atributos. Ele era um guerreiro poderoso. Era valente e vitorioso, era o menino que venceu o gigante Golias! Muitas coisas poderiam atraí-la para os braços de Davi, por livre e espontânea vontade, mas a bíblia em nenhum momento deixa isso nas entre linhas. É claro que, se ela se entregou voluntariamente, ela tb errou, pq afinal de contas, ela mais do que ninguém, sabia ser casada e comprometida. Agora, é bom lembrar, que dessa decisão, provavelmente dependia a sua própria vida. Cuidado! Não se apresse em julgá-la, pense que poderia ser vc no lugar dela... o que vc faria? Diria não ao Rei? Mesmo sabendo que seu pescoço estava a prêmio? Cuidado!

Mas isso não vem ao caso, pq não podemos afirmar o que não foi escrito! O fato é que a biblia diz que Davi a chamou e se deitou com ela. E em seguida, a mandou de volta pra sua casa. Assim mesmo; curto e grosso! Em nenhum momento, há a sugestão de que houve romance e envolvimento. Davi a desejou e por isso a possuiu! Uma vez satisfeito, a mandou embora!

Pensem um pouco sobre isso, e depois continuamos essa história.

terça-feira, 28 de julho de 2009

RUTE E BOAZ SE CASAM!!!

Olá pessoal, estive viajando mas cheguei a tempo pra irmos juntos ao casamento de Rute!

Como vimos anteriormente, Boaz não perdeu tempo! E conseguiu o direito de ter Rute como sua esposa. Depois de ter feito tudo nos conformes, correu até Rute e disse que poderiam então marcar o casamento. Rute o aceitou com todo o seu coração e marcaram então o casamento imediatamente. Boaz não se continha de tanta felicidade. Finalmente a sua princesa chegara! A Festa foi longa como era de costume e linda, o casamento dos sonhos de qquer casal apaixonado. Agora, Rute não era mais a serva de Boaz, mas sim a esposa. A dona e senhora da casa, das propriedades, e do coração de Boaz. Mas não é só isso, logo após a sua lua de Mel ela engravida de Boaz. Agora, ela tb é mãe. Mãe de um filho de Boaz! Boaz não era apenas o Resgatador? Pois é, mas quiz Deus que fosse o nome de Boaz, o registrado. O que nos mostra, que Deus sempre nos honra e nos recompensa, qdo somos fiéis e leais a vontade dele e a sua justiça. Vcs podem imaginar como seria a história de vida dos filhos de Judá se eles tivessem se comportado com justiça pra com Tamar?Como diz o Aslam, isso nunca saberemos! Mas com certeza, teria sido muito melhor do que fora descrito na história de Tamar. Assim foi com Noemi, Rute e Boaz. Podemos ter certeza disso, através do texto de Prov. 31, que Rute foi uma mulher virtuosa, ativa, saudável e muito feliz! Tanto qto o seu marido e todos aqueles que viveram ao seu lado.
Qto a Noemi, que tb fora morar com Rute, agora era chamada, pelas mulheres de sua cidade, de bem-aventurada, pq elas diziam: "Louvado seja o Senhor que hoje não a deixou sem resgatador. Que seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos!"
Noemi, se achava amaldiçoada e castigada por Deus. Mas olha só, o que o Senhor Deus, fez na vida de Noemi! Não é maravilhosa a história de Noemi? É verdade, ela sofreu três grandes perdas em sua vida, mas em compensação, ela foi honrada e mais que isso, tb deixou de ser uma mulher qquer, pra ser uma mulher lembrada até a eternidade como Bem Aventurada. De Mara=Amarga como ela disse que deveria ser chamada, ela passou a Bem Aventurada=Feliz! Como quiz o Senhor!
O livro de Rute, termina dizendo que Noemi pôs no colo o menino e passou a cuidar dele. E as mulheres celebraram o seu nome dizendo: "Noemi tem um filho! E lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. Abaixo vem então a genealogia de Davi que começa assim: "Essa é a história dos antepassados de Davi, desde Perez. (Perez, filho de.... Tamar).
E Rute? Rute foi então a bisavó do rei Davi e mais... Ela é a terceira mulher registrada na genealogia de Jesus.
Assim como eu e vc, se vc quizer. Pq?
Porque qdo aceitamos o sacrifício de Jesus por nós na cruz, lugar que era pra nós estarmos, e o recebemos como nosso Salvador pessoal e como o único Senhor governante de nossa vida, tb passamos a ser legítimos filhos de Deus Pai e irmãos de Jesus. Já pensou nisso?
Existe por acaso uma família de maior estirpe que essa? Existe uma família "quatrocentona" mais chique e famosa que ter como sobrenome A TRINDADE?
Rute fez questão de ser parte dessa família, vcs se lembram qdo ela falou com Noemi? "O seu Deus será o meu Deus!
Eu tb faço parte dessa família. E vc? Faça hoje, agora, a sua escolha e seja tb um rei ou uma rainha de Nárnia!!!!

Espero que tenham gostado tanto qto eu, e que não percam a próxima história. Dessa vez a nossa menina será a famosa Bete Seba! A amada de Davi!