terça-feira, 7 de julho de 2009

Raabe... uma prostituta com fé em Deus?

Bom Dia! Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo a todos vcs que estão comigo!

Ontem vimos a visão que Raabe tinha do nosso Deus, embora não fosse o Deus dela, ainda! Espero que ela possa ter feito vc pensar na sua tb.

Mas voltemos ao "dedinho de prosa" dela com os espias!
Depois de declarar quem Deus era, e mostrar a eles que ela tinha total compreensão do perigo que corria, ela apela pro único nome que poderia lhe garantir a vida. Ela continua dizendo: "Jurem-me pelo Senhor que, assim como fui bondosa com vcs, vcs tb serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs, e de tudo que lhes pertence. Livrem-nos da morte!"
Raabe não perdeu tempo! tratou logo de se garantir! Mas não foi egoísta, pediu tb por toda a sua família. Estamos vivendo dias maus, tão maus, que pedir por nossa família, embora "nossa", já deixou de ser egoísmo! Ultimamente, o ditado que diz: Cada um por si e Deus por todos", está cada dia mais real e literal em nossas vidas e relacionamentos!
Raabe, não só tinha uma família, como esta, era grande. Ela os amava e se importava com eles. Não deixou ninguém pra tráz. Talvez a recíproca nem fosse verdadeira, mas agora, quem iria deixar de estar com ela por préconceitos ou qquer outra razão? Para a família, ela passou de uma reles prostituta, a "salvadora"!
E não é assim em nossa sociedade tb? Nossa moral vai até onde nos é conviniente. Somos por demais hipócritas! Fingimos qquer coisa, qdo é nossa pele que está em risco! E com a mesma boca que abençoamos, tb amaldiçoamos o nosso próximo, sem o menor remorso ou temor!
Bem, mas vcs devem estar ansiosos pela resposta dos espias a Raabe, não é mesmo?
A resposta foi: "Nossa vida pela de vcs!" (Uau! A resposta não poderia ter sido melhor! rsrs...) -"Se vc não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade qdo o Senhor nos der a terra."
Valeu a pena o risco que ela correu pra salvar os dois espias! É; pq ela tb estava arriscando a pele, dando guarida pra dois invasores e procurados pelo rei. Pq ela faria isso por dois estranhos? Nem se quer eram do seu povo. Quem lhe garantiria que eles iriam cumprir com a palavra deles?
Pela fé, Raabe sabia que a vitória dos israelitas, era certa. Ela entendeu, que o Senhor Deus, era na verdade, quem iria dar a terra aos espias e seu povo.
Fico pensando, qtos de nós acredita em Deus a esse ponto? Nós nos dizemos cristãos, mas o que vc seria capaz de enfrentar por saber que o Senhor "seu" Deus é com vc? Vc teria a mesma fé de Raabe, a prostituta?
Continuando a história... Raabe os ajuda a descer a janela por uma corda, pois a casa em que ela morava, fazia parte do muro da cidade. E os orientou que caminho seguir pra que não fossem pegos pelos soldados. Mas antes de partirem, os espias lhe deram uma ordem condicional, para que ela e sua família fossem salvas. Eles disseram:
"Estaremos livres do juramento que vc nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, vc não tiver amarrado esse cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e não tiver trazido pra sua casa toda a sua família. Qualquer pessoa que sair da casa, será responsável por sua própria morte; nós seremos inocente. Mas seremos responsáveis pela morte de quem estiver na casa com vc, caso alguém toque nessa pessoa!" (isso é que é fiador! Já não se fazem mais fiadores como antigamente...rsrs) -"E se vc contar o que estamos fazendo, estaremos livres do juramento que vc nos levou a fazer."
Ao que Raabe prontamente respondeu: "Seja como vcs disseram". Assim ela os despediu, e eles partiram. Depois ela amarrou o cordão vermelho na janela.
Assim tb, fez Deus conosco, ele nos deu um cordão vermelho tb. Que é o sangue de Jesus na cruz! Nos dando a reconciliação e o seu perdão, e nos livrando de uma eternidade separados Dele. Ele disse que Jesus é a Porta. O único caminho de volta para casa. Se entrarmos por essa porta estaremos totalmente seguros, mas se não entrarmos, Deus está totalmente livre da promessa que nos fez e a responsabilidade de nossa morte eterna, será só nossa! Até aqui, Raabe creu! E vc?
Amanhã veremos no que isso deu!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

RAABE... uma prostituta temente a Deus!?

Boa tarde Pessoal! Desejo que vcs tenham uma semana na Paz e Presença de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estive pensando e resolvi dar seguimento as histórias das cinco mulheres da genealogia de Jesus. Então, apartir dessa semana, estaremos conversando sobre mais quatro mulheres que constam nessa tão especial genealogia!
A primeira foi Tamar (de quem, como já afirmei antes, sou fã incondicional!...rsrs), as próximas, serão: Raabe, Rute, Betseba e por fim Maria, a mãe de Jesus!

Algumas curiosidades pra vcs pensarem: Na genealogia de Jesus, cinco mulhres são destacadas. Numa cultura totalmente machista isso não era nada comum. A segunda é que há um destaque especial pra Maria. Todas aparecem como: cuja mãe foi......, porém na de Maria, diz: José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus! Outra curiosidade, é que Maria é a única virgem! Todas as outras quatro já haviam sido de outros homens. Lembrem-se, a genealogia é de Jesus; não deveriam todas ser puras e imaculadas? Mas só a mãe de Jesus o é e tem um propósito divino muito claro pra isso. Interessante, não acham?
Bem, mas a história de hoje não é sobre Maria, desculpem, mas não resisti... é que acabei de prceber esses detalhes. rsrs...
Espero que assim como eu, vcs curtam e aprendam com cada uma dessas mulheres.
Que o Senhor Jesus acrescente a cada um que ler, uma mensagem pessoal ao seu coração, assim como tem feito com o meu. Essa é minha oração por vc.
Mas vamos a mulher dessa semana!

Ela é RAABE! Sua história, está registrada no livro de Josué, capítulos: 2, 5:13 ao cap. 6 inteiro.
Raabe era uma mulher que vivia nos muros da cidade de Jericó. E esta, era uma das cidades, que seria dada por Deus, ao povo israelita, como promessa, qdo foram libertados do Egito, através da liderança de Moisés.
Durante a caminhada de 40 anos desse povo pelo deserto, espalhou-se a notícia aos outros povos e cidades, de como eles haviam sido libertos do Egito. E de todos os milagres que os acompanhavam, o que trouxe grande temor e terror a todos que ouviam essas notícias.
Ouviram sobre a abertura do mar Vermelho e a destruição dos soldados egípcios, ouviram tb sobre as conquistas que eles já haviam realizado, enqto caminhavam pelo deserto. Sabiam que esse povo tinha um Deus forte e poderoso que era com eles. Que lutava e conquistava por eles. E assim, começa a história de nossa querida Raabe. Ela como os demais, tb conhecia todos esses prodígios, e tb estava apavorada com a proximidade dos israelitas.
O que seria dela e de sua família, se sua cidade fosse invadida pelos isrraelitas? Certamente seria o fim!
Mas, uma noite, o Rei é avisado, que seu reino fora invadido por dois espiões e que estes, haviam entrado na casa de Raabe. Agora, pense comigo; pq os homens estariam na casa de Raabe? Seria só pq sua casa ficava na entrada de Jericó? Claro que não. Raabe fora escolhida pq era uma protituta, sim, ela era de fato e de verdade uma prostituta, ao contrário de Tamar. Sua casa era aberta aos homens. E por isso maorava ali. Sendo assim, seria um bom esconderijo e não levantaria suspeitas, se eles ali entrassem, mas o rei, já sabia da presença deles e manda os soldados atrás deles, com uma ordem expressa, que Raabe os mandasse embora imediatamente.
Raabe não só os recebeu, como os escondeu em sua casa, pq qdo os soldados a interrogam sobre os espiões, ela, que não era tonta e nem nada, sabendo de quem se tratavam, mente para os soldados e diz: É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo e ao anoitecer, na hora de fechar os portões da cidade, eles partiram. Não sei onde foram, corram atrás deles, talvez os alcancem!
Ela porém, os tinha levado ao terraço e os escondeu sob os talos de linho. Os spiões, acreditaram e foram atrás deles, e logo que saíram as portas foram trancadas. Então os espias, passaram a noite ali.
Antes que dormissem, Raabe foi até eles, "ter um dedinho de prosa"! Ela vai direto ao ponto:
"Sei que o Senhor lhes deu essa terra. Vcs nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes dessa terra estão apavorados por causa de vcs. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vcs e do que fizeram com Seon e Ogue, os dois reis amorreus a quem vcs aniquilaram. Por causa de vcs, todos aqui, perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. (que declaração interessante, não acham?)
Vamos parar por aqui e pensar um pouco: Raabe era uma prostituta, mas é ali que os israelitas vão buscar esconderijo? Raabe era uma prostituta, mas que temia a Deus? Que reconhecia, embora não fosse o seu Deus, quão grande e temível Ele era? Raabe era uma protituta, mas tinha bom senso suficiente pra entender que não estava brincando com um deus qualquer?
E nós, pessoas "dignas e de ilibada moral", como estamos em relação ao nosso temor a Deus? E o nosso bom senso ou juizo? Como andam? Será que temos noção do perigo?! Sabemos por acaso com quem é que estamos lidando? Gostamos de pensar que vivemos no tempo da Graça, mas nos esquecemos que Ananias e Safira, tb viveram nesse período e tb se enganaram, assim como nós, achando que podiam mentir ao Espírito Santo de Deus, que nada iria lhes acontecer... resusltado?
Ambos mortos e enterrados!
A Bíblia nos adverte que terrível coisa é cair na mão do Deus vivo!
Então, considere essas questões diante do Senhor e veja como vc tem se comportado diante desse Grande e Temível Deus. Vc tem tido juízo como Raabe, ou tem brincado como Ananias e Safira?
Espero que o Senhor fale com vc sobre o seu temor a Ele, e que assim como Raabe vc rconheça diante de Quem vc se encontra...
Amanhã continuamos....