segunda-feira, 6 de julho de 2009

RAABE... uma prostituta temente a Deus!?

Boa tarde Pessoal! Desejo que vcs tenham uma semana na Paz e Presença de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estive pensando e resolvi dar seguimento as histórias das cinco mulheres da genealogia de Jesus. Então, apartir dessa semana, estaremos conversando sobre mais quatro mulheres que constam nessa tão especial genealogia!
A primeira foi Tamar (de quem, como já afirmei antes, sou fã incondicional!...rsrs), as próximas, serão: Raabe, Rute, Betseba e por fim Maria, a mãe de Jesus!

Algumas curiosidades pra vcs pensarem: Na genealogia de Jesus, cinco mulhres são destacadas. Numa cultura totalmente machista isso não era nada comum. A segunda é que há um destaque especial pra Maria. Todas aparecem como: cuja mãe foi......, porém na de Maria, diz: José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus! Outra curiosidade, é que Maria é a única virgem! Todas as outras quatro já haviam sido de outros homens. Lembrem-se, a genealogia é de Jesus; não deveriam todas ser puras e imaculadas? Mas só a mãe de Jesus o é e tem um propósito divino muito claro pra isso. Interessante, não acham?
Bem, mas a história de hoje não é sobre Maria, desculpem, mas não resisti... é que acabei de prceber esses detalhes. rsrs...
Espero que assim como eu, vcs curtam e aprendam com cada uma dessas mulheres.
Que o Senhor Jesus acrescente a cada um que ler, uma mensagem pessoal ao seu coração, assim como tem feito com o meu. Essa é minha oração por vc.
Mas vamos a mulher dessa semana!

Ela é RAABE! Sua história, está registrada no livro de Josué, capítulos: 2, 5:13 ao cap. 6 inteiro.
Raabe era uma mulher que vivia nos muros da cidade de Jericó. E esta, era uma das cidades, que seria dada por Deus, ao povo israelita, como promessa, qdo foram libertados do Egito, através da liderança de Moisés.
Durante a caminhada de 40 anos desse povo pelo deserto, espalhou-se a notícia aos outros povos e cidades, de como eles haviam sido libertos do Egito. E de todos os milagres que os acompanhavam, o que trouxe grande temor e terror a todos que ouviam essas notícias.
Ouviram sobre a abertura do mar Vermelho e a destruição dos soldados egípcios, ouviram tb sobre as conquistas que eles já haviam realizado, enqto caminhavam pelo deserto. Sabiam que esse povo tinha um Deus forte e poderoso que era com eles. Que lutava e conquistava por eles. E assim, começa a história de nossa querida Raabe. Ela como os demais, tb conhecia todos esses prodígios, e tb estava apavorada com a proximidade dos israelitas.
O que seria dela e de sua família, se sua cidade fosse invadida pelos isrraelitas? Certamente seria o fim!
Mas, uma noite, o Rei é avisado, que seu reino fora invadido por dois espiões e que estes, haviam entrado na casa de Raabe. Agora, pense comigo; pq os homens estariam na casa de Raabe? Seria só pq sua casa ficava na entrada de Jericó? Claro que não. Raabe fora escolhida pq era uma protituta, sim, ela era de fato e de verdade uma prostituta, ao contrário de Tamar. Sua casa era aberta aos homens. E por isso maorava ali. Sendo assim, seria um bom esconderijo e não levantaria suspeitas, se eles ali entrassem, mas o rei, já sabia da presença deles e manda os soldados atrás deles, com uma ordem expressa, que Raabe os mandasse embora imediatamente.
Raabe não só os recebeu, como os escondeu em sua casa, pq qdo os soldados a interrogam sobre os espiões, ela, que não era tonta e nem nada, sabendo de quem se tratavam, mente para os soldados e diz: É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo e ao anoitecer, na hora de fechar os portões da cidade, eles partiram. Não sei onde foram, corram atrás deles, talvez os alcancem!
Ela porém, os tinha levado ao terraço e os escondeu sob os talos de linho. Os spiões, acreditaram e foram atrás deles, e logo que saíram as portas foram trancadas. Então os espias, passaram a noite ali.
Antes que dormissem, Raabe foi até eles, "ter um dedinho de prosa"! Ela vai direto ao ponto:
"Sei que o Senhor lhes deu essa terra. Vcs nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes dessa terra estão apavorados por causa de vcs. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vcs e do que fizeram com Seon e Ogue, os dois reis amorreus a quem vcs aniquilaram. Por causa de vcs, todos aqui, perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. (que declaração interessante, não acham?)
Vamos parar por aqui e pensar um pouco: Raabe era uma prostituta, mas é ali que os israelitas vão buscar esconderijo? Raabe era uma prostituta, mas que temia a Deus? Que reconhecia, embora não fosse o seu Deus, quão grande e temível Ele era? Raabe era uma protituta, mas tinha bom senso suficiente pra entender que não estava brincando com um deus qualquer?
E nós, pessoas "dignas e de ilibada moral", como estamos em relação ao nosso temor a Deus? E o nosso bom senso ou juizo? Como andam? Será que temos noção do perigo?! Sabemos por acaso com quem é que estamos lidando? Gostamos de pensar que vivemos no tempo da Graça, mas nos esquecemos que Ananias e Safira, tb viveram nesse período e tb se enganaram, assim como nós, achando que podiam mentir ao Espírito Santo de Deus, que nada iria lhes acontecer... resusltado?
Ambos mortos e enterrados!
A Bíblia nos adverte que terrível coisa é cair na mão do Deus vivo!
Então, considere essas questões diante do Senhor e veja como vc tem se comportado diante desse Grande e Temível Deus. Vc tem tido juízo como Raabe, ou tem brincado como Ananias e Safira?
Espero que o Senhor fale com vc sobre o seu temor a Ele, e que assim como Raabe vc rconheça diante de Quem vc se encontra...
Amanhã continuamos....

Um comentário:

  1. O problema é que muitas pessoas que estão na igreja hoje confundem a graça de Deus com indiferença por parte de Deus. Uma frase que sempre me deixa pasmo é aquela que pessoas dizem para se justificar: "É mas Deus sabe dessa minha fraqueza, ele sabe que eu sou mesmo assim." Incrível! Pois, Deus entregou seu Filho para nos transformar a imagem e semelhança dele e não para nos deixar assim como somos, só porque ele sabe que somos assim....

    ResponderExcluir