sexta-feira, 24 de julho de 2009

Boaz tb era astuto! Mas era por uma boa causa!

Novamente vemos Deus brincando com nossas "coincidências e casualidades".


A Bíblia nos conta que Boaz sobe à porta da cidade e senta-se ali exatamente qdo o resgatador que ele havia mencionado estava passando. (Segue versão atualizada da Susy). Boaz o chamou e disse:"Oi caro amigo, tudo bem com vc? Qto tempo... Que bom te encontrar, eu precisava mesmo falar com vc. Sente-se aqui um pouco". Neste momento, reuniu dez líderes da cidade e pediu que tb se sentassem ali com eles. Então disse ao resgatador: "Noemi, que voltou de Moabe,


está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. Pensei que devia lhe apresentar o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir-lhe que adquira o terreno".


Pausa!!!! Vcs acreditam na lábia de Boaz? Ele sugere que o outro compre a terra! E depois continua: "Se quizer resgatar essa propriedade, resgate-a, se não diga-me pra que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito a não ser vc e depois eu."


E o outro respondeu: "Eu a resgatarei." Mas Boaz prosseguiu: "No dia em que vc adquirir as terras de Noemi e da Moabita Rute, estará adquirindo tb a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança. Diante disso, o resgatador respondeu: "Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a vc mesmo. Eu não poderei fazê-lo!".


Não é muito esperto, esse Boaz?


Pra começar, ele faz questão de mostrar pro resgatador, que ele não tem segundas intenções em relação ao negócio exeto pela terra em si, mas que reconhece o direito do outro de resgatar primeiro. E como ele já esperava, o outro resolve que quer a terra, então, ele, que conhecia bem com quem ele estava lidando, continua o seu discurso. Fala da responsabilidade que o outro teria que assumir com Noemi. Ele fala o mínimo possível sobre Rute e enfoca em Noemi. Ele sabia, que tudo que interessava ao outro era aumentar as suas posses, mas, desde que isso não comprometesse o que ele já possuia. Boaz tb sabia, que o outro não se preocupava nem um pouco com o futuro de Noemi e seu bem estar. Portanto, agora era tudo ou nada! A sorte estava lançada! E...Bingo! De fato o outro pulou fora imediatamente, sem pensar duas vezes!


Como era de costume entre eles, pra que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava as sadálias e dava ao outro. Assim oficializavam os negócios. Qdo o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a vc mesmo!, tirou a sandália. Então, Boaz anunciou aos líderes e a todo povo ali presente: "Vcs hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, Quiliom e de Malom". E aí ele deu o Xeque-mate! Continuou dizendo: "Tb estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio de sua família ou do registro de sua cidade. Vcs hoje são testemunhas disso!" Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas!" E os abençoaram dizendo: "Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá!" Vejam só, quem aparece aqui tb... nada mais e nada menos que: TAMAR!


Neste momento, Rute entra tb pra genealogia de Jesus. Não é muito lindo? Deus não é um artesão de Classe? Ele vai tecendo as histórias e construindo lindas e ricas histórias de Amor! Pq afinal, Deus é Amor! Assim diz em sua Palavra! Mas voltando a nossa história, Boaz, como apostou Noemi, realmente não perdeu tempo e nem a oportunidade de ficar com o grande amor de sua vida! Ele foi a luta, mas com muito caráter e respeito. Fez tudo nos conformes, crendo que o Senhor seria por ele no resultado final e assim se fez!


Mas a nossa história não acaba aqui, tem mais... não percam a festa!!!! (corrigir!)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

E o grande encontro acontece......!

Anciosos pela continuação da nossa história?

Vamos ver se Rute já terminou o seu Banho?



SIM! Ela tomara o seu delicioso e caprichado banho, e enquanto o fazia, ficava pensando em como seria esse seu encontro... Será que ele a receberia bem? Será que ela correria o risco de ser humilhada? E se alguém a visse? E se Boaz a rejeitasse? Mas, por outro lado, tb devia estar pensando: "E se der certo? Pensando bem, ele era mais velho sim, mas não era de se jogar fora;

até que era um coroa bem sarado. Além do mais, era um homem bom e cheio de qualidades, entre elas, era gentil e honesto, respeitador, generoso, justo e correto em seus negócios. Um homem bem sucedido, que a tratara bem desde o início. E aprovado por sua querida sogra... Poderia ser a sua grande chance de ser feliz! É; valia a pena correr os riscos e obedecer Noemi.

Então, depois de pronta, ela sai em direção a eira de Boaz. Lá chegando, ela se esconde como o combinado e fica esperando até a hora certa de ir se deitar aos pés de Boaz. Qdo Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Boaz adormece... é chegada a hora de colocar os planos em ação. O coração de Rute, agora bate tão rápido e tão forte, que ela teme até que alguém ouça as suas batidas e o seu compasso. Mas, respira fundo e vai até o seu resgatador. Deita-se bem devagar, no mais absoluto silêncio, pra que ninguém a note ali, descobre os pés de Boaz e fica esperando, enquanto isso, procurava controlar a sua respiração ofegante de tanta ansiedade... Sua adrenalina devia estar no limite! A minha certamente estaria!

No meio da noite, Boaz acorda derepente. Ele se virou e se assustou ao ver uma mulher deitada a seus pés. E sussurrando, ele lhe pergunta: "Quem é vc?" E Rute, lhe responde: "Eu sou sua serva Rute. Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador."



Muito esperta Noemi! Ela bem sabia, que Boaz não era o único e nem o primeiro em direito, mas, ainda assim, orienta sua nora a procurar por ele. Certamente, apostava no interesse de Boaz, acreditava que ele faria qquer coisa pra ser o único resgatador possível na vida de Rute! E....não deu outra!!!!!

Boaz respondeu a Rute: " O Senhor a abençõe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois vc poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora minha filha, não tenha medo; farei por vc tudo o que vc me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que vc é mulher VIRTUOSA! UAUUUUUU!!!!!

Acabamos de descobrir que afinal, a mulher descrita em Provérbios 31, era real, de carne e osso; ela era Rute! Vcs já sabiam disso? Não é demais saber disso? Leia Provérbios 31 e veja o que Boaz pensava de Rute. Veja o tamanho do elogio que essa palavra, VIRTUOSA, esconde dentro de seu significado! Em outras palavras, Boaz estava dizendo pra Rute, que ela era demais! Ela era PERFEITA! Única! Que ele não tinha conhecido ninguém que se pudesse comparar a ela! Não é incrível? Ele declarou a ela todo o seu amor! Estou até arrepiada!!!!rsrs...

Mas, ele continua dizendo a ela, que apesar de sua alegria por ver que ela o escolhera, e de ser verdade que ele era seu resgatador, tinha um porém.... AHHHHHH!!!!!! É, meus amigos, sempre tem um porém.... não é mesmo? Boaz diz que ele não era o único, e que o outro estava a frente dele em direito. Mas, antes que ela saísse correndo, ele diz: "Passe a noite aqui comigo, e amanhã veremos: se ele quizer resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quizer, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã! E ali ela ficou, até de manhã, mas saiu cedinho, antes mesmo de clarear, pra que ninguém a pudesse reconhecer.

E Boaz pensou consigo: Ninguém deve saber que ela passou a noite aqui comigo na eira. Então para disfarçar, pediu que ela segurasse o manto dele em suas mãos e o encheu de cevada e a mandou para casa. Ou seja, se alguém a visse, veria ela segurando uma trouxa de cevada e mais nada.

O manto era o símbolo de seu compromisso e promessa com Rute. E ainda não era o momento certo de deixar isso público.

Imediatamente a saída de Rute, ele tb se retirou pra cidade!

Rute voltou pra casa de Noemi que a esperava anciosa por novidades. E ela perguntou: "Então Rute, como foi? Me conte tudo nos mínimos detalhes!" (Essa última frase é mais minha que de Noemi....rsrs). E Rute lhe entregando o manto cheio de cevada, lhe disse: "Ele me deu isso e disse:"Não volte para sua sogra de mãos vazias". Em seguida lhe contou tudo que tinha acontecido. Ao que Noemi lhe disse: "Agora espere minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo."

Eu não disse que Noemi apostou nisso? Pois é, ela sabia do interesse de Boaz. Tinha certeza de que ele faria o impossível pra ficar com Rute.

Que sogra, heim? Vc conhece uma sogra assim!?... É pra cupido nenhum botar defeito!

Sendo assim, vamos pacientemente, esperar junto de Rute e Noemi, o que Boaz fará, pra resolver a sua história de amor!

Aguardem....

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rute se prepara para o grande encontro!

Bom dia queridos!
Podemos continuar a nossa História?

Vimos que Noemi ficou curiosa em saber onde Rute havia trabalhado e então Rute lhe disse que tinha sido com um homem chamado Boaz. Rute não tinha idéia de quem era Boaz, mas Noemi o conhecia muito bem. Então ela disse a Rute: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal com os vivos e com os mortos!" E acrescentou: "Aquele homem é nosso parente, ele é um de nossos resgatadores!" Então Rute contou tudo que havia acontecido e tudo que ouvira de Boaz desde o princípio e de como ela havia se impressionado com a gentileza dele para com ela. Noemi ouvindo tudo com atenção, concluiu a conversa das duas por aquele dia, dizendo que na verdade, era realmente muito prudente que Rute continuasse somente trabalhando ali, já que seria protegida e não correria o risco de ser molestada por ninguém em qualquer outro campo. Assim, Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. Meses se passaram e Rute continuava morando com sua sogra. Vcs estão lembrados que eu disse que elas haviam arrumado um lugar pra se instalarem? Pois é, na verdade, Noemi tinha lá em Belém, um pedaço de terra, herança de seu falecido marido. E apartir de agora, esse é um detalhe bastante importante em nossa história!
A Bíblia não nos diz claramente que Noemi tenha contado pra Rute o que era um resgatador, mas é claro que ela contou. Assim como, ensinou tudo que pode sobre os costumes e cultura de seu povo e principalmente sobre as leis do Senhor pra com Israel. E Rute, guardava tudo em seu coração!
Em Levíticos, livro bíblico, que trata sobre as leis, vemos a lei do resgatador. Essa lei tinha a ver com as terras da família. Deus sendo Justo e Santo, sabia que precisava deixar uma lei sobre isso aos homens, que aliás, não eram nem justos e nem santos, pra que um não explorasse o outro por qualquer situação adversa que esse viesse a sofrer.
Se tiverem curiosidade, depois vejam em Levíticos 25. Vale a pena! É muito interessante, pq mostra mais uma vez o cuidado de Deus conosco. E se fossemos regidos pelas leis de Deus, tenha certeza que seríamos muitíssimo mais felizes, prósperos e menos explorados. Mas a questão é que, em caso dessa terra ser de uma viúva, o parente deveria tb assimir a viúva.
Vcs se lembram da história de Tamar? É mais ou menos como aquela situação, mas tb envolvendo terras e propriedades.
Durante todo esse tempo em que durou a colheita, Boaz foi ficando cada vez mais interessado em Rute. Começou a ficar apaixonado por ela, pode ser até que tenha sido amor a primeira vista, é só lembrarmos do primeiro encontro deles e da maneira como ele a tratou logo de início. Mas, quem pode culpá-lo? Afinal, ele não era cego e muito menos idiota! Rute tinha tantas qualidades especiais que não dava pra passar desapercebido. Rute era uma mulher jovem, linda, leal e fiel aos seus relacionamentos, trabalhadora destemida, corajosa e determinada, humilde, honesta e correta em tudo que fazia. Como ele poderia não reparar nela?
Por outro lado, Boaz era um homem já adulto e maduro, bem sucedido, honesto, cheio de temor ao Senhor, e a espera "daquela" o faria deixar de ser solteiro e lhe daria uma família. Era "a mosca no mel"! rsrs... Mas, como era um homem respeitador, nem se atrevia a demonstrar seus sentimentos, ele nem mesmo acreditava que ela fosse querer qualquer coisa com ele. "Era muita areia pro caminhãozinho dele!"rsrs... Além disso, ele tb sabia que não era o único resgatador de Noemi.
Então, manteve-se discreto e provavelmente só falasse isso com o Senhor em oração.
Eu imagino, a bíblia não diz isso, mas podemos deduzir, que Noemi, tb já havia reparado no interesse de Boaz por sua nora. Penso isso, pq como disse, Boaz não era o único resgatador que Noemi tinha, mas ela investe em Boaz...
Então, certo dia, Noemi disse a Rute: "Minha filha, tenho que procurar um lugar seguro, para sua felicidade. Boaz é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. (Versão atualizada da Susy)... Tome um banho bem gostoso, caprichado, fique bem cheirosa com aquele seu perfume especial, coloque a sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba vc até que ele tenha comido e bebido. Qdo ele for dormir, note bem o lugar em que ele for se deitar. Depois que ele dormir, vá, descubra os seus pés e deite-se ali. Ele lhe dirá o que fazer".
Perceba que nessa frase de Noemi, podemos entender que Boaz, não estava na eira sózinho. Ai meu Deus!!!!! Agora imagine a cena e pense em vc no lugar de Rute. Não dá um calafrio na espinha, só de pensar?!
Primeiro que, na eira não deveria ser um luar muito cheiroso, afinal, cheirava homens suados de um dia inteiro de trabalho, ela ainda tinha que se deitar aos pés de Boaz, (e o chulé, coitadinha????),rsrs, eu sou terrívelmente chata com esse tipo de odores... Além, é claro, do cheiro de mato, cevada e trigo. Ou seja, uma mulher exalando perfume nesse lugar, eu imagino, não iria passar desapercebido mesmo! Sem contar a sensualidade da cena. Imagine: Vc toda produzida, cheirosa, indo se deitar ao lado de um homem e ainda por cima, se fazendo notar pelo fato de propositalmente descobrir os seus pés?!?! Fora o constrangimento, e se alguém mais, a visse fazendo isso?
Rute deve ter suspirado fundo naquele momento! Mas, como era tb obediente, respondeu a Noemi: "Farei tudo o que vc está me dizendo".
E foi tomar seu banho, que não deve ter sido assim tão rápido, então, qdo ela terminar, continuamos a nossa história!
Aguardem comigo, ok?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

RUTE...uma história de Generosidade!

Bom Dia amigos e amigas! Companheiros de histórias! Graça e Paz pra vc nesta semana que Deus está nos dando!

Boaz está muito curioso por saber quem é a "ESTRANHA" recolhendo em seu campo. E seu capataz o informa que ela é a Moabita que veio com Noemi. Conta tb que ela chegou bem cedo e lhe pediu pra recolher espigas atrás do ceifeiro. E uma vez permitido, ela começou a trabalhar duro desde cedo, até aquela hora em que Boaz havia chegado; só parando por um pouco embaixo do abrigo. Então, Boaz se dirige a Rute e lhe dá algumas orientações. Ele diz: "Ouça bem, minha filha, não vá colher em outra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes pra que não toquem em vc. Qdo tiver sede, beba das jarras que os rapazes encheram".
Rute ficou curiosa por saber o pq de tanto cuidado com ela e inclinando-se, prostrada, rosto em terra, exclamou: "Pq achei favor aos seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?" E Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que vc tem feito por sua sogra, depois que vc perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que vc não conhecia bem. O Senhor lhe retribua o que vc tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas vc veio buscar refúgio!" E disse ela: "Continue eu a ser bem acolhida, meu senhor! O senhor me deu ânimo e encorajou sua serva e eu sequer sou uma de suas servas!"
Considerações: Boaz sabia quem era Noemi e portanto, sabia quem era a Moabita. Mas Rute não sabia quem era Boaz. Ele se admira com a história de Rute e seu despreendimento por amor a sua sogra Noemi. Então, uma vez que ela fora parar justo ali em seus campos, ele resolve cuidar dela, protege-la e ajudá-la no que fosse possível. Outra coisa muito interessante, é que ele a abençoa e ora a Deus pra que ela seja ricamente recompensada, mas ele não fica esperando que Deus use outra pessoa pra fazer isso, ele mesmo se dispõe a ser o instrumento de Deus para abençoa-la. Boaz não era ganancioso ou sovina, pelo contrário, ele era muito generoso e sabia tb qual o seu papel e responsabilidade diante de tudo que o Senhor estava lhe dando. Boaz era um homem rico e entendia que tudo que tinha, vinha de Deus.
Como vc tem agido com as bençãos que Deus tem dado a vc? Como Boaz, com generosidade? Ou tem sido egoísta, achando que tudo é fruto de seu próprio trabalho e que é seu direito ter tudo que vc tem e portanto, não tem pq dividir nada com ninguém? Boaz me faz pensar em como eu tenho usado os recursos que o Senhor tem me dado. E o qto eu posso melhorar nisso. A Bíblia diz que devemos provar ao Senhor nisso. E Ele promete, que se formos generosos pra com os necessitados, ele nos abençoará sempre, muito mais do que temos condições de abençoar. Assim, podemos concluir, que nunca nos arrependeremos por sermos generosos, pq o Senhor cuidará ainda mais de nós. Não é o que está acontecendo com Rute? Rute era uma mulher generosa e mais que isso, era himilde. Afinal ela larga tudo pra estar junto de Noemi. Ela é prova incontestável de que vale a pena sermos generosos, pq veremos o qto a oração abençoadora de Boaz por ela foi respondida. Já começou pelos cuidados de Boaz, logo nas apresentações, mas não para por aí. Na hora da refeição, Boaz lhe chama para perto dele e diz: "Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe no vinagre". Qdo ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz tb lhe ofereceu grãos torrados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou. E então voltou ao seu trabalho. Depois que ela saiu, Boaz ordenou as seus servos que fossem ainda mais generosos com ela, deixando de propósito, que mais espigas boas caíssem no chão, pra que ela pudesse recolhe-las todas. Mandou que a deixassem livre e assim, Rute colheu na lavoura até o entardecer. Depois debulhou o que tinha ajuntado. Quase uma arroba de cevada! E levou para Noemi que ficou admirada com a quantidade que Rute havia colhido e lhe perguntou: "Onde vc colheu hoje? Onde vc trabalhou? Bendito seja aquele que se importou com vc.!"
Noemi sabia que não era normal aquela quantidade de cevada! Primeiro porque Rute era estrangeira, depois, porque não sobrava tudo aquilo e de tão boa qualidade assim no chão e ainda tinham outros disputando com ela. É natural que ela tenha ficado curiosa em saber onde Rute fora colher espigas. Mas, sobre a resposta de Rute, falaremos mais tarde....