quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Resposta de Maria!

Bom dia amigos e amigas de blog! Graça e Paz da parte de nosso Senhor a cada um!
Como já disse anteriormente, escrever sobre Maria, de fato é para mim muito difícil, pq querendo ou não, tudo passa pelo fato de ela ter sido mãe de Jesus e como sabemos, Jesus não era um qualquer. Jesus é o Filho de Deus. Mas vamos continuar e por favor me ajudem, interajam comigo nessa história ok?

Como vimos, o sonho de Maria agora, era uma promessa com dia e hora marcada, era só uma questão de meses. Mas isso traria muitas implicações humanas a Maria e todos que a cercavam.
Porém antes de pensarmos sobre isso, vamos ver como ela respondeu ao anjo Gabriel.
-"Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra." Então o anjo a deixou.
Maria não discute com o anjo, não faz perguntas ciêntíficas, não argumenta qual a possibilidade dessa promessa acontecer, não diz que não é digna da graça. Ela simplismente acolhe a notícia em seu coração e diz sim para o Senhor.
Como vc reagiria a essa notícia? Eu não consigo nem imaginar, mas se me conheço bem, eu acho que a primeira coisa que iria dizer é que não podia entender pq eu, já que Deus certamente teria tantas outras opções melhores pra colocar em meu lugar. Mas não era só isso. Apesar que acho que só depois que o anjo saiu é que Maria começou a pensar no que isso poderia significar em sua vida. Mas, pense comigo, Maria era virgem e prometida em casamento, numa sociedade onde engravidar fora do casamento significaria para ela a morte, literalmente! Mas se o pior não acontecesse, no mínimo ela ficaria falada pro resto de sua vida. Sofreria rejeição primeiro por parte de seu noivo e depois de sua própria família, que numa situação assim, seria tão humilhada qto ela. Mas Maria era obediente e submissa ao Senhor. Se essa era a Vontade de Deus para ela, quem era ela pra discutir? O resto era com o Senhor. Será que vc agiria assim como ela? Mesmo sabendo da infinidade de situações no mínimo constrangedoras que vc teria que enfrentar? Mesmo sabendo que isso poderia significar a sua execução em praça pública? Seja sincera(o), às vezes não temos nem coragem de testemunhar de Jesus, pelo simples fato de que podemos ser ridicularizados em nossa crença. Mas foi exatamente isso que ela fez.
Só que ela não poderia e nem teria como guardar isso em segredo de todos, ela tinha que contar isso a sua família e ao seu noivo. Outra situação muito difícil... Afinal, como ele reagiria a essa notícia? Será que José acreditaria nisso? Nunca, nada parecido tinha acontecido antes. Todos, só conheciam uma forma de deixar uma mulher grávida e sem dúvida não era essa que ela contou. Era no mínimo uma história inacreditável! Surpreendente! Impressionante! imagine, gravida de Deus! Era demais pra qquer pessoa acreditar!
No evangelho de Mateus, é dito que José era um homem Justo! Além disso, podemos ver que ele tb amava a sua noiva. A Bíblia não nos conta esses pormenores em detalhes, estou garimpando alguns detalhes entre os quatro evangelhos e mesmo assim, faltam detalhes que só podemos imaginar por conta de nossa própria vida, então não sabemos como Maria deu a notícia a sua família e muito menos, como José ficou sabendo que ela estava grávida, mas certamente, seja do jeito que for, ele não acreditou nela. Tanto assim, que ele se decidiu por anular o seu acordo de casamento com ela, mas para não expô-la a desonra pública, resolveu fazê-lo secretamente. Porém, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e vc deverá lhe dar o nome de Jesus, pq ele salvará o seu povo de seus pecados." José sabia, que essa promessa já havia sido dita pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco". Mas daí essa virgem ser justamente a sua Maria????!!!!!
Maria disse sim pro Senhor e ficou aguardando para ver como as coisas seriam feitas. Ela quase ficou sem seu marido, pq ele não podia acreditar em uma história assim tão fantástica. Mas Deus cuidou de convencer a José, de que ele deveria receber Maria e de que o único responsável pela gravidez de Maria, era Ele próprio. Qdo José acorda de seu sonho, ele obedece a ordem do anjo do Senhor e se casa com Maria, mas não tem relação com ela até que o bebê nascesse. E José colocou o nome no menino de Jesus.
Agora, eu creio que ele não tocou em Maria, até o bebê nascer, por respeito a Deus, mas lemos em livros e comentários que, talvez José tenha de fato esperado pra se certificar de que seria mesmo um menino e que o nome desse menino seria Jesus. O fato é que José obedece tanto qto Maria. Como podemos perceber, não foi só a mãe de Jesus que o Senhor escolheu a dedo, mas tb o marido de Maria. Afinal de contas, esse era o casal que iria educar Jesus nos caminhos de Deus!
Isso não é incrível? Mas sobre isso falaremos mais pra frente.
No nosso próximo encontro, veremos o encontro de Maria com Izebel, sua tia.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maria...A escolhida de Deus!

Olá pessoal, espero que não tenham desistido de me esperar. Eu estive impedida de escrever estes dias por uma forte gripe, mas agora estou de novo a postos! rsrs....

Chegamos a última mulher citada na genealogia de Jesus e é claro que se trata de Maria, a mãe de Jesus!
Ela era uma menina entre tantas outras que devia sonhar com a possiblidade de vir a ser mãe do Messias prometido. Ela tinha grandes chances, pq pra começar ela era descendente do rei Davi, de onde viria o Messias segundo a Bíblia, mas ainda assim, penso eu, que para ela, não passava de um sonho. Sem contar que, em nenhum momento eu acho que alguém pensou que seria da forma como Deus fez.
Essa é uma história única e sem comparação. A história mais bela e mais fantástica que nos aconteceu desde a fundação do mundo! E Maria faz parte dela!
O Messias que esperavam, era nada mais que um líder político. Alguém que viesse e tivesse poder para derrubar o poder dos Romanos sobre eles e por outro lado, que tb lhes desse um grande poder como Nação. Mas Deus deu muito mais que isso. Ele deu o SALVADOR!
Maria não devia ser uma menina comum, como outra qualquer, com crises de adolecência, uma menina teimosa ou rebelde, que vivia no mundo da lua. Muito pelo contrário, embora fosse totalmente humana, de pai e mãe humanos, e é smpre bom nos lembrarmos disso, era humilde, tinha um coração puro e temente a Deus. Tinha um espírito obediente e submisso. Fora ensinada a amar a Deus sobre todas as coisas e de fato temia ao Senhor de todo coração. Ela era a filha que toda mãe gostaria de ter. Não que ela fosse perfeita. Não era, pq era humana como todas nós, era tb uma pecadora carente de um Salvador, assim como os seus pais, ou como eu e vc. Mas ainda assim, uma menina especial. Como podemos afirmar tudo isso? Veremos no decorrer da história dela, tanto os pontos positivos qto os pontos negativos.
Como era de costume entre o seu povo e época, os pais escolhiam com quem os filhos iriam se casar, às vezes antes mesmo de nascerem. Eles faziam acordo entre famílias e assim firmavam compromisso de casamento para seus filhos. Não foi diferente com Maria. Embora fosse ainda novinha, já estava prometida para um rapaz chamado José, com quem deveria se casar. Tudo se encaminhava para isso e cada qual se comprometia com a parte que lhe cabia pra que esse casamento se realizasse. Maria aprendia com sua mãe como ser uma boa esposa, boa mãe, boa dona de sua casa. A cada dia que passava, mais bonito ficava o enxoval que vinha preparando já há muito tempo. Ela estava feliz pq sabia que tinham escolhido alguém muito especial para ela.
José era um carpinteiro assim como o seu pai. Era um homem senssível, amoroso, gentil, justo e honesto, que tinha aprendido a ser tb um servo temente ao Senhor Deus e que era zeloso em sua fé e prática. Alguém que estava disposto a formar com ela uma família honrada e feliz! Além disso, ele era assim como ela, descendente da tribo do próprio rei Davi. Portanto, mais um ponto positivo pra que eles talvez fossem os pais do Messias... Mal sabia ela, que as suas expectativas estavam bem próximas de se tornar realidade. Só não seria da forma como ela imaginara que seria. Pois nada se compara a essa história!
Um belo dia, Maria está em seu quarto, quando de repente é visitada por um Anjo. Isso é que é uma visita inesperada não é mesmo?
Ou vc costuma receber visita de anjos em sua casa com frequência?
Embora, a bíblia nos avise que praticando a hospitalidade, poderemos estar recebendo anjos em nossa casa, mesmo sem sabermos.
Mas vamos enfrente; a príncipio ela fica assustada, quem não ficaria? Ele chega em seu quarto saudando-a assim: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com vc!" Ela fica perturbada com essas palavras sem saber o que isso significava. Então o Anjo lhe disse: Não tenha medo Maria; vc foi agraciada por Deus! Vc ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo! o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim."
Agora imagine vc mulher, (e os homens que me desculpem, mas essa benção, Deus reservou só para uma mulher); recebendo uma declaração como essa... No lugar de Maria, eu teria surtado! Desmaio?!, seria pouco. Era pra qualquer mulher cair dura!
E claro; ela faz a pergunta óbvia: "Como acontecerá isso se sou virgem?" Maria estava prometida em casamento, mas era virgem e ainda solteira; pergunta lógica, como ela iria engravidar?
Mas a resposta que o anjo dá a seguir é ainda mais impressionante. Ele diz: "O Espírito Santo virá sobre vc, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Assim, aquele que há de nascer, será chamado Santo, Filho de Deus."
Isso não é simplismente tremendo!? Eu tento imaginar como Maria deve ter se sentido naquele momento, mas claro, isso, nunca vou saber. Deve ter sido indescritível! Maria ia ficar grávida do Espírito Santo de Deus!!! Pode isso caber na cabeça de um ser humano? É pq, Maria era totalmente humana, assim como eu e vc.
Medite um pouco sobre isso e depois veremos qual foi a reação de Maria a essa notícia fantástica.