sexta-feira, 12 de março de 2010

Que fria! Mas Deus estava no controle!

Vamos ver hoje, Sara em mais uma fria, por causa do nosso amigo Abraão! Ainda bem que ele amava Sara...haha...

Enqto tudo isso acontecia com Ló, Abraão, esperava por seu filho, mas em movimento. Ele partiu para Neguebe, e foi viver entre Cades e Sur. E depois, morou algum tempo em Gerar.
Ele dizia pra todo mundo que Sara era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e a tomou para si.
Certa noite, Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: "Você morrerá! A mulher que vc tomou é casada. Mas Abimeleque que ainda não havia tocado nela disse: "Senhor, destruirias um povo inocente?Não foi ele que me disse: "Ela é minha irmã"? E ela tb não disse: "Ele é meu irmão"? O que fiz foi de coração puro e mãos limpas.
Então Deus lhe disse no sonho: "Sim, eu sei que vc fez isso de coração puro. Eu mesmo o impedi que vc pecasse contra mim, e por isso não lhe permiti tocá-la. Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta e orara em seu favor para que não morra. Mas se não a devolver, esteja certo que vc e todos os seus morrerão.

Agora vejam só a confusão de morte que Abraão colocou o rei de Gerar, por pura covardia. Ele entregava a própria esposa na mão de outro qquer, só pra não correr o risco de morrer por causa da beleza de Sara. Isso é incrível, vcs não acham? Como pode? "Mas esse é o Pai da Fé"
Eu sempre acho muito bom ter conciência disso, pq isso não só nos estimula a prosseguir, pq afinal se Abraão, aprontava umas como essa, e ainda foi chamado de o Pai da Fé, então eu tb tenho chance de ser no mínimo como ele. Mas por outro lado, tb nos responsabiliza ainda mais, pq tira de nós qquer desculpa de que somos mais fracos que o Pai da Fé. Em Jesus, podemos todas as coisas.

Mas vamos em frente: Na manhã seguinte, o rei chamou todos os seus conselheiros e lhes contou tudo que sonhara e eles ficaram todos com muito medo, então, Abimeleque mandou chamar Abraão e lhe disse:"O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti pra que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste, não se faz a ninguém! E perguntou a Abraão:"O que te levou a fazer isto?"
Agora olhem a tremenda resposta de Abraão: "Eu disse a mim mesmo: "Certamente ninguém teme a Deus neste lugar e irão matar-me por causa de minha mulher. E qdo Deus me fez sair errante da terra de meu pai, eu disse a ela: "Assim vc me provará sua lealdade, em qquer lugar a onde formos, diga que sou seu irmão."

Agora vamos refletir; em primeiro lugar, vamos nos lembrar que Sara tinha quase 100 anos, vcs conseguem imaginar a beleza dessa mulher? Eu é que queria ter essa idade e ser bonita a esse ponto...hahahaha...
Certamente, ninguém temia a Deus ali, nem ele, né? Pq se ele temia a Deus, como podia fazer uma coisa dessas? A começar pela mentira, depois colocando a própria Sara nessa roubada e como se não bastasse, pondo em risco de morte, um reino inteiro por conta de sua covardia. Ele realmente achou que Deus iria deixar isso assim mesmo?
Por outro lado, novamente devemos ter a conciência, que nem mesmo os nossos maiores absurdos, pode frustar qquer um dos planos de Deus. Ele tem o controle absoluto sobre toda a história. Ele salvou Sara, o rei e cada um do seu reino, apesar da loucura de Abraão.
E a bíblia diz que Ele é o MESMO, ONTEM, HOJE E O SERÁ ETERNAMENTE.

Deus continua tendo o controle sobre tudo e todos. Não devemos nos iludir de que passamos desapercebidos dele, pq Ele tem cada momento de vida nosso em suas mãos e diante de seus olhos. Ele aje com justiça, e julga a todos com equidade. Ele diz que todos nós teremos de dar conta de cada um de nossos dias e que ele retribuirá a cada um segundo as nossas obras. É claro que aqui não entra a questão do juízo, pra aqueles que se renderam a Jesus, mas tb não anula a nossa responsabilidade diante de Deus qto a nossa vida e atitudes. E com certeza, não será nada confortável, ter dar contas de nossa vida, a um Deus Santo. E como isso será feito, tb não sei, mas quero viver em obediência a Ele o máximo que puder, pq o amo e tudo que quero é agradá-lo.

Bem, essa parte da história, termina com muito prejuizo financeiro para o rei Abimeleque, que deu muitos presentes a Abraão e ao irmão de Sara. Mas o fez feliz, pq por pouco não perde sua vida. UFA!!!! Qto a Abraão e Sara, bem, eles continuavam vivendo suas vidas e esperando o famoso herdeiro...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jesus, nossa única fulga segura e verdadeira!

Como vimos anteriormente, os anjos tiveram de intervir ou Ló não teria tido nem chance de fugir da cidade. Mas pasmem... A bíblia diz que na hora da fulga, Ló hesitou! Verso 16... pode conferir...
Precisou ser agarrado pelos anjos e levado na marra pra fora da cidade. Vcs acreditam nisso?
Costumamos falar da mulher dele, mas ele próprio, mesmo depois do ataque da noite anterior, ainda exitava em sair dali. Mesmo sabendo que seriam todos destruidos, ele ainda reluta.
Isso mostra quão apegados ao pecado nós somos. Parece que o pecado é parte do nosso próprio corpo e qdo tentamos nos afastar dele, causa muita dor e no mínimo, muito desconforto. Gostamos do que não presta. Assim como drogados, sofremos absurdamente, por tentarmos deixar pra trás aquilo que nos destrói, o nosso pecado.

Mas vamos a diante, depois de sairem da cidade, os anjos os advertem, que não olhassem pra trás, que fossem embora de uma vez por todas. E assim eles seguem para a cidade que mais uma vez, foi escolhida por Ló para estarem morando. Qdo chegam a Zoar, o sol já tinha nascido sobre a terra, então, a bíblia diz que: O Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim ele destruiu, aquelas cidades e toda planicie, com todos os habitantes das cidades e até a vegetação. Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.
Mais do que justo, não concordam? Na verdade, fica claro que Deus só salvou Ló e sua família, por causa de Abraão, e não pq eles fossem justos. Na realidade, não havia um justo sequer, a começar do próprio Ló. Mas depopis de serem orientados e advertidos a não olharem pra trás, a mulher de Ló, ainda sente pelo que estava perdendo e olha para trás. E claro, sofre as consequencias fatais de sua desobediência.

Qdo leio esta história, fico muito triste, pq infelizmente, não se trata de um acontecimento do passado, mas de nossa história no presente. Assim é conosco. Nós lamentamos profundamente, qdo temos de deixar pra trás os nossos pecados tão queridos. Mesmo sabendo que estes nos levarão a destruição e que eles são fatais, não queremos deixá-los pra trás. E aqui, não estou falando de matar, ou roubar, ou qquer um desses que consideramos como grandes pecados! Estou falando sim, daqueles que na maioria das vezes, não queremos nem se quer aceitar chamá-los de pecados. Como por exemplo, o nosso orgulho, o nosso egoísmo, a nossa vaidade, a nossa ganância e a nossa inveja. Nosso desejo de controle e poder. A nossa independência de Deus! Aliás, foi exatamente este último que nos trouxe a experiência da morte. Castigo esse com o qual jamais nos conformaremos, mas nem por isso somos mais arrependidos ou mais santos.

Vcs já pensaram, no que seria de nós, caso essa história se repetisse? E Deus resolvesse descer e ver o que de fato acontece entre nós e então, nos julgar conforme o que ele encontrasse? Pra onde iríamos fugir? E quem poderia figir? Vc poderia fugir? Vc acha que o Anjo do Senhor o deixaria escapar de sua santa ira?
Eu tenho certeza, que eu seria a primeira a ser destruida. Mas o amor de Deus por nós, pode nos salvar de sua Justa ira. Através de seu Filho Jesus, ele nos deu a chance de fugirmos! Nós mereciamos a morte, mas ele nos deu Jesus pra morrer em nosso lugar e pagar por nossos pecados. Ele nos ofereceu em Jesus, a oportunidade de ficarmos livre da destruição. Só por isso, eu estou livre de ser destruida. Pq um dia eu entendi o qto eu merecia a destruição e o qto Jesus me amou a ponto de morrer em meu lugar. Então, humildimente recebi o seu presente e me submeti inteiramente ao seu governo sobre a minha vida. Ele oferece esse presente a vc tb. O que vc vai fazer com esse presente? Vai relutar em aceitar a oferta, como fez Ló? Ou vai se lamentar por ter aceito a oferta, como fez a mulher de Ló, que não resistindo, olhou pra trás?

Que o Senhor te dê a graça de estar entre os que receberam a oportunidade de escapar a destruição. E agora vivem pra agradar Aquele, que por amor a eles, morreu e ressuscitou.