quinta-feira, 16 de julho de 2009

Casualidades e Coincidências, ou a VONTADE de DEUS?!

Meus amigos queridos, oro pra que o Senhor os alcance em Graça e Misericórdia no dia de hoje!

Eu sempre gosto de pensar que, Noemi era a "oportunidade de Rute, enquanto que Rute era a força de Noemi! E isso vamos ver claramente daqui pra frente no decorrer da história que o Senhor escreveu pras duas!

Mas antes de começar, eu preciso pedir a ajuda de vcs. Preciso que exercitem a imaginação de vcs, para que possam visualizar as cenas a seguir, o mais próximo possível da realidade de vcs.

O que quero dizer é que, Rute e Noemi acabaram de chegar de mudança. O que acontece qdo chegamos de mudança? Precisamos de uma casa, precisamos de um emprego pra pagar essa casa, o nosso alimento e sustento em geral, precisamos de mobilias, etc...
Mesmo que tenhamos recebido de presente um lugar pra ficar; se nos fecharmos lá dentro e ficarmos esperando que tudo e todos venham bater a nossa porta, o que é que vai acontecer?
Provavelmente vamos morrer ali dentro mesmo! Literalmente! Certo?
E quem sabe, depois que já estivermos cheirando muito mal, alguém nos descubra e resolva nos enterrar. Então vamos em frente....

Pelo relato bíblico, podemos deduzir que Noemi e Rute arrumam um lugar pra ficar. Doado, emprestado, alugado, ou de parentes, bem, isso a bíblia não fala, mas arrumaram. Parece tb, que Rute tinha plena conciência dessa necessidade de se mover em pró de seu sustento e de Noemi, pq assim que elas chegam, Rute diz a Noemi que vai sair pra recolher espigas no campo daquele que lhe permitir. Ela não chega, senta e pensa: "O que será que Noemi vai fazer pra nos sustentar"? Ela sai em busca de trabalho e comida.

Rute fica sabendo que chegaram no início da colheita da cevada, tb sabe que era costume entre o povo, na época de colheita; aqueles que não tinham recursos terem permissão de recolher pra si o que os ceifeiros deixaram pra trás. E Rute diz a Noemi que vai buscar esse campo e essa permissão! Entraria em "qualquer" campo que lhe permitisse fazer isso. Ao que Noemi lhe responde: "Vá, minha filha". Então, ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Lembrem-se: qualquer campo. Começou no primeiro que viu!

Noemi tinha lá, um parente por parte do marido, que era rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se BOAZ!
Prestem atenção aos detalhes que a bíblia vai revelando! Lá diz assim: "Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz"! Casualmente!!! Haja concidênca não é mesmo?!
Mas continua... segue o texto: "Naquele exato momento(não parece coisa de Novela? rsrs), Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vcs!" E eles responderam: "O Senhor te abençõe!" Então, Boaz perguntou ao capataz: "A quem pertence aquela moça?"

Tempo para considerações: Em minha opinião, Deus sabe e gosta de contar uma novela, ops, acalmem-se!...rsrs, quero dizer; uma linda história de amor! Vcs não acham? Cheinhas de concidências e casualidades! E tb, haja observação! Boaz chega e a primeira coisa que faz depois de cumprimentar os ceifeiros, é reparar na "estranha" que estava ali no meio de tantos outros...?!

Bem, mas o que o capataz respondeu; nós só veremos mais tarde, pq agora tenho de dar almoço pra minha família! Ossos do ofício!

Declarações de Grande Peso!

Bom dia meus amigos e companheiros de Blog, hoje começaremos realmente a conhecer essa "Moabita" tão especial!



Quero começar dizendo, que estaremos falando hoje de uma das declarações de amor mais belas e tremendas que já ouvimos falar. E o mais impressonante, é que passaria muito bem por uma declaração de amor ao namorado ou marido, ou talvez, ao pai ou, a mãe. Mas pasmem, é a declaração de Amor de uma NORA por sua SOGRA! rsrs...

Depois me digam se vcs fariam a mesma declaração a sua sogra? Brincadeirinha.... ninguéum precisa me dizer nada tá? Não me comprometam.....rsrs



Em contra-partida, veremos tb uma declaração que expressa muito bem a dor, o sofrimento e a amargura de um ser humano que sofre as suas perdas.



Como vcs viram anteriormente, Noemi estava convicta e determinada a mandar suas noras de volta pra casa e convenhamos, os seus argumentos foram bem convincentes e bem realistas. Não é atoa que Orfa, resolve obedecer Noemi e voltar pra sua casa em Moabe. Mas como vimos, Rute

continua firme ao lado de Noemi. Então, mais uma vez, Noemi aconselha Rute dizendo: "Veja, a sua cunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!"

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe.

Aonde fores irei, onde ficares ficarei!

O teu povo será o meu povo e o TEU DEUS será o MEU DEUS!

Aonde morreres morrerei, eali serei sepultada.

Que o Senhor me castigue com todo o rigor,

se outra coisa que não a morte me separar de ti!"

(Os negritos são por minha conta.)

UAU! Vcs viram isso? Podem imaginar vcs no lugar de Rute fazendo essa declaração pra sua "Noemi"? Fala sério!... se essa não é a dclaração que vcs gostariam de ouvir de seus maridos ou esposas? Ou quem sabe, daquele que vc considera seu melhor amiga(o)? Que dirá de uma nora! Ou de sua sogra!

Incrível! Eu acho simplismente maravilhosa! "Rute não é fraca não!" rsrs.....



Depois da declaração de Rute, Noemi desistiu de insistir com ela, pq viu que nada iria faze-la mudar de idéia. E assim prosseguiram as duas até Belém. Qdo chegaram, provocaram um grande alvoroço. Perguntavam todos uns aos outros se era Noemi?, ao que ela respondeu:

"Não me chamem Noemi, melhor que me chamem de Mara,

pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga.

De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Pq me chamam de Noemi? O Senhor colocou-se contra mim!

O Todo-poderoso me trouxe desgraça!"



Não é impressionante a imensa diferença entre as duas declarações? Não se esqueçam que ambas estavam de luto. Ambas haviam perdido pessoas a quem amavam, mas olhem pra diferençade postura de uma e de outra. A primeira; cheia de amor, de garra, determinação, compromisso e cumplicidade. Rute rompe com tudo que tinha vivido em Moabe. Inclusive com os seus deuses e suas crenças. Mostra pra Noemi, que está pronta pro que der e vier!

Já Noemi, está totalmente deprimida e cheia de amargura. Ela havia perdido toda a sua esperança, estava desacreditada e pior, sentia-se culpada e castigada. E é claro, como não poderia deixar de ser, colocou toda a culpa de seu sofrimento em quem? Pasmem.... em seu Deus!

Mas afianal, quem era a Moabita? Não era a Rute? Era...mas assim como Raabe, Rute vê que valia a pena crer no Deus de Noemi, não importando o preço a ser pago pra isso. Porém Noemi, a "crente" de quem se esperava uma postura de fé e de coragem, se comporta como se nunca tivesse ouvido falar no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O Deus que abriu o mar Vermelho, que entregou Jericó nas mãos de Josué, que abençoou a Raabe.

Não é assim que tb analisamos as dores daqueles que passam por nós? Com parcialidade e nenhuma compaixão? E se fosse conosco? Qtas vezes paramos pra se colocar no lugar do outro?

Nem sempre ragimos todos da mesma forma. Cada um tem o seu tempo de luto e de superação.

É claro que ficamos empolgadíssimos com a postura de Rute. Eu sou sua fã numero um! Mas ao nosso redor, temos pessoas diferentes umas das outras e assim devem ser tratadas. Não é assim que gostaríamos de ser tratados?

Noemi, envolta em toda a sua dor, não podia ver o amor de Deus por ela, mas ele estava lá, ao lado dela, trabalhando por ela, a começar pelo fato de ter levado Rute junto com ela. Deus nunca nos abandona! Teria Ele abandonado Noemi?

Que esse amor tremendo de nosso Deus esteja tb com vc!

terça-feira, 14 de julho de 2009

RUTE...uma linda história de Amor e Graça!

Olá meus companheiros de blog. Hoje começamos a história de Rute, outra mulher que deveria estar longe da genealogia de Jesus, mas que Deus escolheu pra ser parte especial da mesma!



A história de Rute começa muito antes de ela mesma aparecer na mesma! Aliás, como a de todos nós. Não é o que o salmista nos mostra no salmo 139? "Senhor tu me sondas e me conheces desde antes de eu ser formado no ventre de minha mãe"?!!!!!



Então, a história de Rute é exatamente assim! Apesar, de ela ser uma gentia, ou seja, não fazer parte do povo "escolhido" de Deus e não ser uma israelita ou judia. Rute, definitivamente não era "crente"! rsrs....



A história de Rute tb está na bíblia. Mas onde?.... Em Rute! Pois é, ela tem um livro só com a história dela, o que significa que essa é uma história rica de detalhes e cheia de encantos e efeitos especiais e que teremos muito tempo juntos curtindo Rute! Mas tenho certeza que vcs vão amar, pq essa é daquelas históras de amor de tirar o fôlego!



Na história de Rute, vamos tb aprender e conhecer outras duas mulheres, Noemi e Orfa. Não temos como contar sua história sem conhecer essas duas mulheres.

E para iniciarmos, começaremos falando justamente de Noemi. E começa assim: " Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quilion. Eles eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram em Moabe e lá ficaram".
Vamos começar aqui. Parece que ele encontrou o que foi buscar em Moabe, pq como diz o texto, eles ficaram lá.

Elimeleque era um homem que conhecia a Deus e que fazia parte do povo "escolhido" de Deus, assim como sua mulher e seus filhos. Mas eles são assaltados por uma crise de fome e miséria no lugar onde moravam e então, ele toma a decisão de sair do meio de seu povo e ir buscar uma melhor situação em outro lugar e no meio de outro povo que não o seu.

Pelas leis judaicas, ele deveria ter ficado lá, até que o Senhor viesse lhes socorrer. E jamais se misturar com um povo pagão e gentio, fosse qual fosse a situação, mas ele faz exatamente o contrário disso. Ele e sua família saem de sua terra e vão buscar uma vida menos sofrida em outro lugar.

A princípio, o texto dá a entender que era uma decisão bem provisória, mas o texto diz que eles lá ficaram. O que sujere que a fome se estendeu por muito mais tempo que o que eles imaginavam, ou então, aconteceu que eles lá chegando, estabeleceram novos vínculos de relacionamentos e amizades e de uma nova vida que lhes agradou e por isso eles foram ficando. O que significa, que de alguma forma, eles se encaixaram à cultura dos moabitas e seus costumes. Porém os moabitas eram um povo com uma cultura muito diferente da deles a começar pela religião! Eles eram um povo politeísta e portanto, tinham muitos deuses e nenhum que fosse especial. Diferentemente do povo judeu que tinha um único e verdadeiro Deus a quem conheciam, temiam, obedeciam e adoravam com exclusividade. Ou pelo menos, é assim que deveria ser! E essa obediencia passava por exemplo, por não se misturarem com outros povos que tivessem outros deuses. Mas a crise veio e Elimeleque se mudou!

Agora pense; se vc é mãe ou pai, e se vc visse seus filhos passando necessidade e fome, o que vc faria? Vc tb não iria pensar em alternativas que pudessem mudar essa situação e dar aos seus filhos uma melhor condição de vida? Quais seriam os seus critérios pra tomar uma decisão tão séria como essa e que teria para vc e sua família, tantas implicações vitais e "definitivas"?
Vc se mudaria tb para Moabe? Mesmo sabendo que vc estaria correndo o risco de estar rompendo de vez sua relação com seu povo e pior; com o seu Deus!?!?
Pergunta difícil de responder não é mesmo? Eu não vou responder isso por vc, e espero que eu nunca escolha qquer coisa que me separe do meu Deus, nem mesmo por minha família, mas vou te confessar uma coisa; o trabalho que mais amo fazer dentro de casa é guardar compras de supermercado! rsrs... É, eu tô rindo, mas tb estou falando muito sério! Me angustia profundamente, qdo vejo que minha dispensa está cada vez mais vazia e não vejo possibilidades de enche-la novamente. Como mãe e administradora do lar que Deus me deu, é terrível ter de ir para a cozinha preparar a refeição para os meus quatro homens, meu marido e meus três filhos, e não ter o alimento disponível no armário ou na geladeira para prepará-lo.

E vc? Já passou por isso alguma vez? Se não passou, agradeça a Deus que tem te presentiado com a graça da provisão todos os dias. Agora, se vc já passou, sabe muito bem o qto essa experiência é doída, então, agradeça tb a Deus, que tem te socorrido em seus momentos de angústia e necessidade.

Mas se vc não tem visto ninguém que te socorra e está na pior, quero que saiba que Deus se importa tb com vc e deixou na terra um grupo de pessoas a quem deu o nome de igreja responsável pra te ajudar nesse momento. Então, busque uma igreja perto de vc e busque pelo socorro de Deus ali.



Amanhã continuaremos essa maravilhosa história de Amor e de amor! Não percam! E participem, acrecentando, concordando, discordando, compartilhando ou apenas comentando o que vc está achando dessa história?

Até amanhã se Deus quizer!!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

RAABE...uma prostituta abençoada por Deus?!?!

Bom dia pessoal! Infelizmente estive ausente por uns dias mas espero que vcs leiam o final da linda história de Raabe.

Como vimos no final do último post, os espias conseguiram fugir dos soldados de Jericó, por causa da ajuda de Raabe, mas tb ficaram comprometidos com ela.
De volta ao acampamento dos israelitas, os dois contaram a Josué tudo que tinha lhes acontecido. Disseram que o povo da cidade estava aterrorizado com as notícias sobre Israel e suas conquistas e livramentos, mas tb contaram como ficaram por fiadores de uma prostituta e toda a sua família. Da ajuda que ela lhes deu para escaparem dos soldados e de tudo que ela falou sobre o Deus de Israel e do seu pedido de socorro. Josué honrou a palavra empenhada a Raabe e comunicou a todos os guerreiros, que a casa de Raabe com todos os seus parentes e pertences, deveria ser poupada e livre da destruição.
Disse tb Josué a todos os soldados: "Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trobetas. Qdo as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver".
Agora, vcs podem imaginar a cena? Podem imaginar o terror de todos que estavam do lado de dentro da muralha? E como deveria estar se sentindo Raabe? O tamanho de suas expectativas? E a família dela? Pq como vimos, ela cria no Deus e no poder dele tanto pra destruir a cidade, qto pra salvar a ela e sua família, mas provavelmente, não devia ser assim com toda a sua família. Eles estavam fiados na palavra de Raabe. Sem contar, que vcs já pensaram onde morava Raabe? Na muralha. Esse seria o primeiro lugar a ser destrído pra que eles pudessem entrar. E segundo Josué, as muralhas cairiam aos pés dos israelitas após o grito. O que significa que teoricamente, a casa de Raabe tb deveria ruir. Mas ao contrário disso, essa foi a única parte da muralha que não caiu. Como sabemos disso? Bem, depois de destruida a cidade e de terem sidos todos mortos, eles retirarão Raabe e sua família de lá, todos salvos, e os colocaram do lado de fora do acampamento de Israel. Então queimaram toda a cidade como tinha lhes sido ordenado.
Qto a Raabe, ela não ficou do lado de fora do acampamento por muito tempo, pq essa história acaba dizendo que: "Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje". Perceberam? Ela viveu entre eles. Mas não é só isso que sabemos de Raabe, em Mateus 1, na geneologia de Jesus, vemos em uma frase só, toda uma vida nova. Lá no verso 5 diz: "Salmon gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe". Ou seja: Ela ganhou uma nova identidade. Deixou em Jericó a sua vida de prostituta. Agora, ela era casada com Salmon, tinha um filho, um povo, um Nome, pq tinha o Deus verdadeiro como o seu Deus. Raabe fora transformada e sua história restaurada. Toda a sua família fora abençoada com ela.
SIM! Raabe foi uma prostituta abençoada por Deus com uma nova vida. E como se não bastasse, Deus lhe deu o grande presente, qual seja: ela ser uma das únicas cinco mulheres que constam da genealogia de Jesus. Tendo assim, perpetuada a sua história até o dia da volta de Cristo.
Raabe foi uma prostituta que temeu ao Senhor, creu Nele e por isso tb fora muitíssimo abençoada por Ele. E vc? Qual é a sua história? Ela tem semelhança com a história de Raabe? Não?.... Isso não importa. O que importa é que vc tem sua história e seja ela qual for, Deus quer entrar nela e te abençoar tb. Vc crê nisso? Vc teme ao Semhor?
Oro pra que se vc ainda não tem a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, vc pare agora e peça a ele que entre em sua vida e seja o seu Salvador e seu Senhor. Então será abençoado por Deus, assim como foi Raabe.

Amanhã começaremos a história de Rute! Rute é a minha personagem feminina preferida em toda a bíblia.
Então, até amanhã se Deus quizer!