sexta-feira, 26 de junho de 2009

Eu era feliz e não sabia!

Eu era feliz e não sabia! Certamente vcs já ouviram falar dessa expressão não é mesmo? Pois desta vez eu quero falar sobre felicidade e satisfação pessoal.
O que te satisfaz? Já parou pra pensar sobre isso? O que te faz feliz? Do que vc precisa pra ser feliz e realizada(o)?
Quero compartilhar um pouco hoje sobre Eva. É essa mesma, a primeira mulher da face da terra!
Pensem comigo, uma mulher que era a obra prima da criação. Deus a fez especialmente para suprir e completar, dar sentido a vida de Adão. Preencher-lhe a necessidade de um igual! Alguém que lhe fosse semelhante e com quem pudesse partilhar a sua vida. Alguém com quem Adão poderia se relacionar, sorrir, cantar, brincar, curtir a vida que Deus lhe deu.
Imaginem Deus pensando em dar esse "Presente" para Adão!
Deus pensou nos mínimos detalhes... e então criou a Mulher! Uma mulher encantadora, carinhosa, amável, bonita, inteligente, gentil e formosa. Sem uma celulite ou estria!rsrs... Perfeita!
Uma mulher que era amada por seu marido, tinha toda a atenção dele, ele não tinha segredos pra ela! Ela nem se quer tinha sogra!...rsrs brincadeirinha, mesmo pq eu serei sogra três vezes! Vivia no Paraíso, literalmente! Um lugar perfeito, sem pragas, sem baratas, sem pernilongos ou doenças. Sem desastres naturais ou catastrofes. O clima ideal. Um lugar sem violência, um lugar onde todos os animais eram mansos e gentis... ou quase todos... E principalmente, ela tinha a
a visita pessoal de seu Criador todas as tardes em seu jardim.
Diz pra mim, alguém em sã conciência poderia querer mais alguma coisa pra ser feliz? Eu sei... eu sei que vcs devem estar pensando num shopping...rsrs, mas ela não sabia disso ainda, o que os olhos não veem....o coração não sente!rsrs.... Enfim, ela tinha tudo, tudo mesmo, pra ser absolutamente feliz e satisfeita, mas isso não foi suficiente para ela. Um dia, uma serpente apareceu por entre as árvores, e lhe chamou a atenção com uma pergunta maliciosa e mentirosa:" Foi isso mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim? ao que ela respondeu: Podemos comer das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele, do contrário morrerão." MENTIRA! Mentira da serpente e mentira de Eva, porque Deus não disse que não poderiam tocar na árvore ou nos frutos, disse sim, que não poderiam comer, ou morreriam. Eva dá ouvidos a um estranho e já vai se vendendo na primeira resposta dada. Então, a serpente continua: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vcs como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.
Pronto, o estrago estava feito! Pela primeira vez ela reparou cuidadosamente na árvore. Quando ela viu, que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejavel para dela se obter discernimento, pegou o fruto, comeu e ainda deu ao seu marido que tb, o comeu!
Agora eu te pergunto, ela precisava ter a única coisa que Deus lhe proibiu? Ela já não era feliz o suficente pra ter que desobedecer a Deus? Aí se instalava o desejo insaciável do ser humano pra desgraça nossa. Um poço sem fundo. O terrível desejo de ser indepedente de Deus. Pra que? E pq? Ela era amada, cuidada, protegida, mimada por seu Criador, tinha um marido maravilhoso, morava no melhor lugar do mundo, tinha tudo de que precisava, mas não estava satisfeita!
Resultado...MORTE! Separação de Deus, separação de seu marido, separação dos animais, separação da terra. Todos agora pareciam seus inimigos. Ninguém mais tinha intimidade. A terra estava ali, amaldiçoada. E ela, ela agora estava totalmente infeliz! O que lhe restou desse seu desejo descabido? DOR! SOFRIMENTO! Nada mais seria como era antes. Eva era feliz, mas não sabia! E vc? E eu? Estamos satisfeitos com o que temos recebido diariamente da mão de Deus? Ou vamos dar ouvidos a Serpente que, todo dia vem nos ascediar com o desejo de ter mais e mais e mais? A bíblia diz que se tivermos o que comer ou beber, já devemos estar satisfeitos e agradecidos a Deus por isso! Mas Ele não tem nos dado muito mais do que isso, todos oa dias?
Então, o que nos falta para sermos felizes? Como diz minha melhor amiga: Cuidado!
Não queira tanto que amanhã tenha que dizer a si mesmo: Eu era feliz e não sabia!!!!
Que Deus abençoe o seu final de semana com a Santa Presença Dele!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fim de História? Ou apenas o início?

Bom dia a todos vcs que estão acompanhando essa história! Vamos ver se hoje conseguimos ver a Justiça dessa história tão dolorida!
O legal nessas histórias bíblicas, e vejam que são histórias com h e portanto verídicas, elas tem um Juiz que não se vende e nem se corrompe, mas que julga retamente. Isso para mim, é um grande consolo, pq apesar de vivermos num mundo onde a justiça e os juízes são facilmente corrompidos(não são todos, mas o número infelizmente vem aumentando), é bom saber que o Juiz de Tamar e sua causa, ainda é Juiz hoje, queiramos ou não reconhece-lo como tal, e continua julgando todos com retidão. Por isso cuidem que ele não tenha que vir contra vcs...
Tb queria dizer que o comentário do meu querido marido, foi muito apropriado. Judá continua descendo vertiginosamente as "escadas rolantes" sem nem se quer se dar conta disso. Apesar de ter como seu Deus o Deus de seus pais, agora ele se deita com uma "prostituta cultual". Ele pensa ser uma protituta, mas ela não o era. E o outro comentário é sobre o fato de que Deus não se conduz segundo nossas tradições, costumes e moral, mas faz sempre a verdadeira Justiça!
Bem, mas acho que vcs querem ver como essa história continua, não é mesmo?
Como disse no último post, Judá chama "a mulher"que encontra na estrada, pra se deitar com ela, sem se dar conta de quem ela era. Mas Tamar, dá sequência ao seu plano, perguntando o que ela ganharia dele pra fazer o que ele queria. Judá lhe promete que depois mandaria um cabritinho de seu rebanho. Como se a palavra dele valesse alguma coisa, não é mesmo? E como não valia de nada mesmo, Tamar lhe pergunta qual seria a garantia de que de fato ele lhe mandaria o cabritinho? Ele responde a pergunta de Tamar com outra pergunta: -O que devo lhe dar como garantia? Ao que Tamar prontamente responde: -O seu selo com o cordão, e o cajado que vc tem na mão. Tamar não deixa por menos, ela pede a ele a sua identidade, e Judá lhe entrega tudo sem fazer nenhuma restrição. Nem de longe, poderia imaginar o que ele havia acabado de fazer. Deu a faca e o queijo na mão de Tamar. Ela se dieta com ele, e volta para sua casa, tira o véu e coloca novamente a suas roupas de viúva, enqto espera pacientemente. Espera o que? Espera o cabritinho? Não! Ela espera pelo filho de Judá que estava agora em seu ventre! Judá manda seu amigo levar o cabritinho até ela, a fim de pegar suas coisas pessoais de volta, mas o amigo não a encontra. Claro, ela não era uma prostituta, ela era nada mais e nada menos que a nora abandonada e injustiçada de Judá. Seu amigo pergunta pela prostituta cultual e a resposta que obtem, é que ali não tinha nenhuma prostituta cultual. Ele volta a Judá, conta o que aconteceu e Judá manda deixar como está temendo que fosse zombado pelos outros. Esse era o único receio que lhe ocorreu, ser zombado. Mal sabia ele o que lhe aguardava!...
Mas continuando... passaram-se três meses e os fofoqueiros de plantão estão de volta a cena, correram contar a Judá, que Tamar havia se prostituido e estava grávida de sua prostituição!
E qual vc acha que foi a atitude de Judá? Mandou chamá-la, a acolheu novamente em sua casa, deu Selá por marido pra que ninguém lhe fizesse mal, pediu a ela perdão por sua conduta injusta a ponto de faze-la pecar? Escandalosamente NÃO! Pelo contrário, ele manda que a tragam pra fora de casa para que ela seja queimada viva! Que criatura horrorosa! Ele é repugnante! Fico indignada com esse sujeito. Assim como, fico indignada com as atrocidades, violências e injustiças que vemos todos os dias na tv. E vc, como se sente diante de tudo isso?
Pausa para as Coincidências absolutamente Divinas! Vc consegue perceber, quão arriscados eram os planos de Tamar e quão vulneráveis? As chances de dar errado eram muito grandes. Ela vai para estrada esperando que Judá a desejasse, mas isso podia não acontecer! Além disso, ela não se deita com ele, por saudades e muito menos por prazer ou senvergonhice. O objetivo dela é engravidar de Judá. Agora, convenhamos; ela não marcou o seu encontro com ele, não sabia se estaria em seu dia fértil. Ela poderia até estar menstruada qdo Judá resolve fazer essa viagem. Poderia ser descoberta, o véu poderia cair na hora H. Mas ela não perde a oportunidade. Nada era certo, muito pelo contrário! Ela pede dele, a sua identidade da época, que era o selo, o cordão e o cajado e ele dá. Poderia ter se negado a isso. Foi uma única vez e ela estava de fato grávida! Qtas mulheres ficam meses, as vezes anos, tentando engravidar sem conseguirem, mas ela precisou de uma única vez. Alguém duvida que Deus era com Tamar? Alguém tem dúvidas de que Deus participou ativamente de toda essa ação de Tamar? Tudo aconteceu exatamente como ela planejara, mas em nada do que aconteceu ela tinha controle. Tudo dependia de Deus. Como vcs virão, qdo ela é descoberta, as primeiras palavars são de juizo, condenação e pena de morte imediata. Judá não tem um segundo de compaixão ou mesmo de dúvida. Queimem-na viva!
Mas, pode ser que vc ainda duvide de que Deus pudesse apoiá-la nisso, então vejamos o final dessa história.
Qdo ela estava sendo levada para fora, ela manda o seguinte recado para judá: -Eu estou grávida do homem que é dono destas coisas. E acrescentou: Veja se o senhor reconhece a quem pertencem este selo, este cordão e este cajado. NA MOSCA! XEQUE MATE! BOOMMM!!!
Tamar pegou o seu sogro na curva! rsrs... Queria estar lá, só pra ver o susto que Judá levou com essa notícia! Então, novamente, por pura graça de Deus, Judá reconhece o mal que havia feito pra Tamar e responde: Ela é mais justa do que eu, pois eu devia te-la entregue ao meu filho Selá. Ele devia ter pedido pra que o queimassem vivo tb, vcs não acham? (eu tb sou má...eu sei)
O que importa é que ela enfim foi inocentada de toda a maledicencia e calúnia sofrida. Tb voltou para casa de seu sogro, ele cuidou dela, mas nunca mais a tocou e qdo ela deu a luz, deu a luz a gemeos, Perez e Zerá, um menino para cada filho morto de Judá!
Agora, o mais importante dessa historia sofrida e embelezada por nosso Deus, é que na genealogia de Jesus está escrito:" Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar". Tamar é a primeira mulher sitada na genealogia de Jesus! A Justiça do Senhor, prevaleceu sobe a injustiça de Judá. E assim, Deus escolheu exaltar Tamar até a eternidade.
Espero que tenham gostado dessa história e se apaixonado por Tamar assim como eu, mas principalmente, espero que tenham visto o imenso amor de Deus por Tamar! E se vc é uma mulher que tem sofrido violência e injustiça, busque em Deus a sua Justiça, eu tenho certeza que ele não irá te abandonar. Pq assim como ele amou e cuidou de Tamar, ele tb a ama e quer cuidar de vc, como tem cuidado de mim. Que Deus abençõe a cada muler que nessa hora busca Nele a sua Justiça! E que assim seja com vc como foi com Tamar.
Se vcs quizerem comentar, ou fazer alguma pergunta sobre essa história, fique a vontade, se a pergunta for muito difícil, eu encaminho para o blog Mosaico Missional...rsrs...
E não percam a próxima história! Vai ser tão linda qto essa.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mais um casamento...será?

Olá Amigas e amigos,
Conseguiram se colocar no lugar de Tamar só um pouquinho?
Então, que tal agora conhecermos mais uma parte dessa terrível, porém linda história de amor. Amor de Deus por Tamar.
Hoje, iremos a mais um casamento de Tamar! Vcs se lembram que Tamar tinha dois cunhados? O último era o caçula chamado Selá. Quem,sabe, ele fará de Tamar uma esposa feliz e mãe respeitada?
Mas vejam só que surpresa, não vai haver mais casamento?! Como assim? Não era o costume, um irmão assumir o lugar do outro que faleceu pra lhe dar uma descendência?
Contudo, vejam o que Juda resolve fazer depois de Onã morrer.
Ele manda a sua nora Tamar, ir morar com seus pais como viuva, até que seu filho cresça. Não que ele já não pudesse cumprir com sua obrigação, mas Judá resolve agora, colocar a culpa da morte de seus "preciosos" filhos em cima de Tamar. Ele deveria reconhecer que se alguém era culpado pelo fim trágico de seus filhos, esse culpado era ele e não sua nora, que na verdade, era a única vítma de tudo isso. Mas ao contrário disso ele prefere pensar que ela causou a morte e seus dois filhos. E sendo assim, o próximo a morrer seria o seu caçula. A Bíblia diz que ele faz isso, pq fica com medo de tb perder o seu último filho.
Tamar deve ter sido uma das primeiras "viuvas negras" da história, pelo menos era assim que devia pensar o seu sogro Judá. E assim sendo, voltou Tamar a morar com seus pais. Imagine só, qto falatório não ouve por conta desta volta de Tamar pra casa de seus pais. Mais uma vez ela foi humilhada e caluniada e desprezada por seu povo e até mesmo dentro da casa de seus pais. Afinal de contas, o lugar dela era na casa de seu sogro, casada com seu filho Selá. Mas Judá, preferiu abandoná-la e esquece-la lá na casa de seus pais. A bíblia diz que tempos depois; não se sabe qto é esse tempo, a esposa de Juda morre, e passado o tempo que deveria cumprir de seu luto, ele resolve ir junto com seu amigo até Timna, lugar onde morava a família de Tamar. Ele quer ir até lá, para tosquiar as suas ovelhas. Essa novidade se espalhou e é claro que não poderia faltar alguém que corresse contar pra Tamar que o seu sogro estava indo pra lá, ou... talvez, ela mesma estivesse ansiosamente esperando por essa oportunidade; (eu estaria...rsrs), e tenha pedido a conhecidos que se soubessem qquer coisa sobre seu sogro, fosse contar a ela. Pense, quantas noites em claro e indgnada, ela deve ter passado pensando na injustiça de sua história de vida e no desejo de ser inocentada e absolvida de toda essa injustiça. O fato é que assim que ela fica sabendo da vinda de seu sogro, ela toma uma atitude corajosa, destemida e muito arriscada qto a sua situação. É exatamente nessa parte da história que Tamar me conquista de vez. Todas as vezes que leio essa parte da história fico a ponto de aplaudi-la em alto e bom som, pq a bíblia diz que assim que ela fica sabendo, imediatamente ela troca as suas roupas de luto por roupas coloridas, coloca um véu pra se disfarçar e vai se sentar na entada de Enaim, que ficava a caminho de Timna para esperar por seu sogro. Mas espera aí, roupas de luto? Como assim? Se a mãe de Onã, havia morrido muito depois dele e Judá já tinha saído de ambos os lutos? Mas Tamar, ainda estava presa ao seu compromisso com Judá.
A bíblia faz questão de explicar, que ela faz isso por ver, que embora Selá já fosse crescido, ela não lhe tinha sido dada em casamento. Quando Judá a vê na estrada, ele pensa se tratar de uma prostituta, ( que aliás, é bom reforçar, ela não era!), porque ela estava com o rosto coberto e não a reconhece pelo mesmo motivo. Além disso, jamais iria passar pela cabeça dele que essa mulher pudesse ser a sua nora abandonada e esquecida por ele na casa de seus pais. Se fosse no Brasil, iam dizer que essa mulher só poderia ser Paraíbana! rsrs... Eita mulher arretada sô! Mas os riscos que Tamar estava correndo era grande demais. Se ela fosse descoberta, ela seria apedrejada por "justa" causa! Não é o fim? Pode, tanta injustiça? Pois é, mas, ela não aguenta mais ser passada pra trás e resolve que agora era tudo ou nada! O que ela não sabia, é que Deus era com ela em tudo isso e que ele iria dar a ela vitória em sua causa! Então, não percam o final dessa história!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sentindo a dor de Tamar

Uma pausa na história pra tentarmos imaginar como Tamar deveria se sentir. Vcs já pensaram nisso? Não?!!! Então pare um pouquinho, feche os seus olhos e veja a história de Tamar acontecendo bem diante de vc. Imagine.... Uma menina ainda, que nunca havia saido de debaixo dos olhos protetores de seus pais, sempre cuidada com zelo e amor, de uma hora pra outra, é arrancada de sua casa, de seu quarto, de seus pertences, de sua identidade; e levada para uma casa etranha de costumes e vida diferente da sua, com pessoas que não tinham nenhum sentimento por ela. Ela não passa de uma estranha, assim como para ela tb o eram, todos estranhos, com o agravante pra ela, que agora ela tinha muitos deveres pra com esse povo e nenhum direito. Ela tem que se tornar uma mulher e pior, uma mulher desiludida e infeliz.
Qual, vc acha, que era a visão que Tamar teria do texto de Genises, onde Deus fala sobre se unir e se tornar uma só carne e do desejo de Tamar ser só para o seu marido....bla bla bla....bla bla bla...? Ela iria achar tudo isso no mínimo, um conto de fadas, e que passou muito longe da sua própria história. Lembrem-se, que Judá era o filho de Jacó, o grande patriarca. Qdo as pessoas queriam falar de Deus, diziam: ah! é O Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Tudo bem que parou em Jacó, rsrs... mas Judá certamente aprendeu desde pequeno sobre esse Deus lindo, maravilhoso e pessoal, Deus libertador, que era Amor e Justiça. Um Deus pessoal que desde Adão e Eva, sempre procurou ter um profundo relacionamento de amor com os homens que ele mesmo criou. Contar isso pra Tamar, era no mínimo, lhe contar uma grande mentira. Que Deus seria esse, que compartilharia de atitudes tão vis e mesquinhas como dessa família? O testemunho que ela tinha desse Deus, através dessas pessoas não poderia ser pior! E talvez, essa tenhasido uma das razões pra Deus entrar nessa história, por amor ao seu próprio Nome! Além é claro de sua Justiça e do amor e cuidado que Ele tinha por Tamar. Mas voltando a nossa imaginação, como diria alguns amigos queridos meus, pense! O que ela deveria pensar sobre o Amor por ex.? Sobre construir uma família? Ela deve ter se sentido profundamente humilhada, desprezada, judiada, jogada fora, um lixo! Qual seria o tamanho de sua auto-estima no lugar de Tamar? Como vc se sentiria, entrando numa casa dessa? Quais seriam os seus ais a cada despertar? Eu provavelmente, estaria pedindo a morte a cada manhã. Eu não sei vc, mas, eu detesto me sentir explorada, usurpada, desrespeitada, injuriada, caluniada e outros adas semelhantes... Eu me perguntaria o tempo todo, até qdo Senhor? Até quando? Qdo Er morreu, ela deve ter sentido um
profundo alívio! E quem sabe uma pontinha de esperança? Mas ao contrário disso, ela tem que engolir um outro que era igual ou pior que o primeiro. Sinceramente????!!!! Ninguém merece!!

TAMAR - e a história continua...

Bom dia a todos que como eu, está ancioso pra ver mais dessa história que só começou....
Minha oração é pra que vc seja muito abençoado enqto estiver lendo e curtindo a mesma.
Bem, paramos da última vez, exatamente qdo Deus faz o grande favor a Tamar de deixá-la viuva! É, infelizmente, é só o que podemos dizer em vista de ela ter se casado justo com Er, um homen tão terrivelmente perverso a ponto de Deus simplismente o arrancar da face da terra sem chance de arrependimento. Pois é, o problema é que a história não termina com a morte de Er, afinal, Judá tinha mais dois filhos e segundo o costume, qdo a mulher ficava viuva e não tinha filhos, mas tinha cunhado, esse tinha como sua responsabilidade e obrigação, assumir o lugar do seu irmão, dando a ele uma descendencia. Ou seja, se casaria com ela e os filhos que viessem seriam como filhos de Er e não de Onã, seu irmão. E como desgraça pouca é bobagem, pra "alegria" de Tamar, o irmão de Er era igualzinho a ele ou seja sem nenhum escrúpulo, nenhum carater e puro egoismo! Se a descendencia não seria dele, então ele não via sentido algum em ter filhos. Logo, a coitadinha de Tamar, passou a ser um mero objeto de brinquedo nas mãos de Onã.
É, eu sei.... vcs devem estar exclamando: Credo que horror! Que história terrível! E é claro que eu concordo com vcs, e por isso virei defensora numero dois de Tamar, já que seu maior e melhor Defensor era nada mais, nem menos que nosso próprio Deus.
Mas vamos em frente. Onã, muito espertinho, procurava sua esposa, se divertia com ela e na hora H!... ele, como diz a própria bíblia, (não possuindo um preservativo), derramava o seu sêmen fora de Tamar. Resultado disso, Tamar não podia engravidar! Agora, não se esqueçam de qdo e onde vivia Tamar; vcs acham que alguém diria ou imaginaria que Tamar não tinha filhos por culpa exclusiva de Onã? Claro que não! A culpa era de Tamar, ela não era saudável, ou melhor ela tinha o ventre seco; pois já era seu segundo marido e ela não engravidava. A culpa só poderia ser dela!
Imaginem a sogra dela, que tb não era flor que se cheirasse, o que não devia falar dela e contra ela. E Judá então, que foi quem escolheu a esposa pro seu "estimado filho", no mínimo se sentiu enganado pelos pais de Tamar.
Embora, eu duvide muito que Judá não soubesse exatamente quem eram de fato os seus queridos filhos... ele não iria jamais colocar a culpa neles. Então, só restava Deus entrar denovo nessa história em defesa de Tamar e da Justiça! A bíblia diz: O Senhor reprovou o que ele fazia, e por isso o matou também. (negrito por minha conta).
Ufa!, que trágico, mas tb que alívio! Tamar estava livre de mais um traste! Será que agora ela será feliz? Será que agora a sua sorte iria mudar?
Não percam a próxima postagem....