quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mais um casamento...será?

Olá Amigas e amigos,
Conseguiram se colocar no lugar de Tamar só um pouquinho?
Então, que tal agora conhecermos mais uma parte dessa terrível, porém linda história de amor. Amor de Deus por Tamar.
Hoje, iremos a mais um casamento de Tamar! Vcs se lembram que Tamar tinha dois cunhados? O último era o caçula chamado Selá. Quem,sabe, ele fará de Tamar uma esposa feliz e mãe respeitada?
Mas vejam só que surpresa, não vai haver mais casamento?! Como assim? Não era o costume, um irmão assumir o lugar do outro que faleceu pra lhe dar uma descendência?
Contudo, vejam o que Juda resolve fazer depois de Onã morrer.
Ele manda a sua nora Tamar, ir morar com seus pais como viuva, até que seu filho cresça. Não que ele já não pudesse cumprir com sua obrigação, mas Judá resolve agora, colocar a culpa da morte de seus "preciosos" filhos em cima de Tamar. Ele deveria reconhecer que se alguém era culpado pelo fim trágico de seus filhos, esse culpado era ele e não sua nora, que na verdade, era a única vítma de tudo isso. Mas ao contrário disso ele prefere pensar que ela causou a morte e seus dois filhos. E sendo assim, o próximo a morrer seria o seu caçula. A Bíblia diz que ele faz isso, pq fica com medo de tb perder o seu último filho.
Tamar deve ter sido uma das primeiras "viuvas negras" da história, pelo menos era assim que devia pensar o seu sogro Judá. E assim sendo, voltou Tamar a morar com seus pais. Imagine só, qto falatório não ouve por conta desta volta de Tamar pra casa de seus pais. Mais uma vez ela foi humilhada e caluniada e desprezada por seu povo e até mesmo dentro da casa de seus pais. Afinal de contas, o lugar dela era na casa de seu sogro, casada com seu filho Selá. Mas Judá, preferiu abandoná-la e esquece-la lá na casa de seus pais. A bíblia diz que tempos depois; não se sabe qto é esse tempo, a esposa de Juda morre, e passado o tempo que deveria cumprir de seu luto, ele resolve ir junto com seu amigo até Timna, lugar onde morava a família de Tamar. Ele quer ir até lá, para tosquiar as suas ovelhas. Essa novidade se espalhou e é claro que não poderia faltar alguém que corresse contar pra Tamar que o seu sogro estava indo pra lá, ou... talvez, ela mesma estivesse ansiosamente esperando por essa oportunidade; (eu estaria...rsrs), e tenha pedido a conhecidos que se soubessem qquer coisa sobre seu sogro, fosse contar a ela. Pense, quantas noites em claro e indgnada, ela deve ter passado pensando na injustiça de sua história de vida e no desejo de ser inocentada e absolvida de toda essa injustiça. O fato é que assim que ela fica sabendo da vinda de seu sogro, ela toma uma atitude corajosa, destemida e muito arriscada qto a sua situação. É exatamente nessa parte da história que Tamar me conquista de vez. Todas as vezes que leio essa parte da história fico a ponto de aplaudi-la em alto e bom som, pq a bíblia diz que assim que ela fica sabendo, imediatamente ela troca as suas roupas de luto por roupas coloridas, coloca um véu pra se disfarçar e vai se sentar na entada de Enaim, que ficava a caminho de Timna para esperar por seu sogro. Mas espera aí, roupas de luto? Como assim? Se a mãe de Onã, havia morrido muito depois dele e Judá já tinha saído de ambos os lutos? Mas Tamar, ainda estava presa ao seu compromisso com Judá.
A bíblia faz questão de explicar, que ela faz isso por ver, que embora Selá já fosse crescido, ela não lhe tinha sido dada em casamento. Quando Judá a vê na estrada, ele pensa se tratar de uma prostituta, ( que aliás, é bom reforçar, ela não era!), porque ela estava com o rosto coberto e não a reconhece pelo mesmo motivo. Além disso, jamais iria passar pela cabeça dele que essa mulher pudesse ser a sua nora abandonada e esquecida por ele na casa de seus pais. Se fosse no Brasil, iam dizer que essa mulher só poderia ser Paraíbana! rsrs... Eita mulher arretada sô! Mas os riscos que Tamar estava correndo era grande demais. Se ela fosse descoberta, ela seria apedrejada por "justa" causa! Não é o fim? Pode, tanta injustiça? Pois é, mas, ela não aguenta mais ser passada pra trás e resolve que agora era tudo ou nada! O que ela não sabia, é que Deus era com ela em tudo isso e que ele iria dar a ela vitória em sua causa! Então, não percam o final dessa história!

2 comentários:

  1. Um detalhe interessante é que as prostitutas naquela região eram prostitutas cultuais, ou seja, elas serviam algum dos deuses cananeus. Então, Judá, além de falhar com Tamar, também falha, novamente com seu Deus, por se deitar com uma representante de outro deus. Não que Tamar o fosse, mas ela estava fingindo ser. O que acho mais fantástico nessa história é ver como a graça de Deus está acima de nossa moral hipócrita.

    ResponderExcluir
  2. Já disse que sou fã de vcs dois???
    Mas antes disso, sou fã do Deus que vcs servem!
    bjo! amooo!

    ResponderExcluir