segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sentindo a dor de Tamar

Uma pausa na história pra tentarmos imaginar como Tamar deveria se sentir. Vcs já pensaram nisso? Não?!!! Então pare um pouquinho, feche os seus olhos e veja a história de Tamar acontecendo bem diante de vc. Imagine.... Uma menina ainda, que nunca havia saido de debaixo dos olhos protetores de seus pais, sempre cuidada com zelo e amor, de uma hora pra outra, é arrancada de sua casa, de seu quarto, de seus pertences, de sua identidade; e levada para uma casa etranha de costumes e vida diferente da sua, com pessoas que não tinham nenhum sentimento por ela. Ela não passa de uma estranha, assim como para ela tb o eram, todos estranhos, com o agravante pra ela, que agora ela tinha muitos deveres pra com esse povo e nenhum direito. Ela tem que se tornar uma mulher e pior, uma mulher desiludida e infeliz.
Qual, vc acha, que era a visão que Tamar teria do texto de Genises, onde Deus fala sobre se unir e se tornar uma só carne e do desejo de Tamar ser só para o seu marido....bla bla bla....bla bla bla...? Ela iria achar tudo isso no mínimo, um conto de fadas, e que passou muito longe da sua própria história. Lembrem-se, que Judá era o filho de Jacó, o grande patriarca. Qdo as pessoas queriam falar de Deus, diziam: ah! é O Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Tudo bem que parou em Jacó, rsrs... mas Judá certamente aprendeu desde pequeno sobre esse Deus lindo, maravilhoso e pessoal, Deus libertador, que era Amor e Justiça. Um Deus pessoal que desde Adão e Eva, sempre procurou ter um profundo relacionamento de amor com os homens que ele mesmo criou. Contar isso pra Tamar, era no mínimo, lhe contar uma grande mentira. Que Deus seria esse, que compartilharia de atitudes tão vis e mesquinhas como dessa família? O testemunho que ela tinha desse Deus, através dessas pessoas não poderia ser pior! E talvez, essa tenhasido uma das razões pra Deus entrar nessa história, por amor ao seu próprio Nome! Além é claro de sua Justiça e do amor e cuidado que Ele tinha por Tamar. Mas voltando a nossa imaginação, como diria alguns amigos queridos meus, pense! O que ela deveria pensar sobre o Amor por ex.? Sobre construir uma família? Ela deve ter se sentido profundamente humilhada, desprezada, judiada, jogada fora, um lixo! Qual seria o tamanho de sua auto-estima no lugar de Tamar? Como vc se sentiria, entrando numa casa dessa? Quais seriam os seus ais a cada despertar? Eu provavelmente, estaria pedindo a morte a cada manhã. Eu não sei vc, mas, eu detesto me sentir explorada, usurpada, desrespeitada, injuriada, caluniada e outros adas semelhantes... Eu me perguntaria o tempo todo, até qdo Senhor? Até quando? Qdo Er morreu, ela deve ter sentido um
profundo alívio! E quem sabe uma pontinha de esperança? Mas ao contrário disso, ela tem que engolir um outro que era igual ou pior que o primeiro. Sinceramente????!!!! Ninguém merece!!

Um comentário:

  1. É....
    O que é muito interessante nessa história é ver que nada disso passou desapercebido aos olhos de Deus. Hoje as pessoas acham que podem fazer o que bem entenderem e que vão ficar impunes. Mas, eu me pergunto, será que de vez em quando Deus não continua tirando algumas pessoas da Terra tamanha a sua maldade? Será que não?

    ResponderExcluir