sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Por isso, não pense de si mesmo, nem ALÉM e nem a quem do que convém!

Naquele dia, o do banquete, Hamã saiu alegre e contente do palácio do rei, afinal tinha ganho um banquete preparado pela própria rainha. Mas sua empáfia e vaidade eram tão grandes que logo lhe roubaram a alegria. Pq? Pq ao sair do palácio, deu de cara com Mardoqueu, que ali estava como de costume, mas claro, não lhe saudou e menos ainda se curvou em sua presença, aliás, ele estava sentado, e assim permaneceu. Isso deixou Hamã furioso, mas como a vingança é um prato que se come frio, ele se controlou e foi para casa.

Reunindo seus amigos e conselheiros e Zeres, sua mulher, ele vangloriou-se de sua grande riqueza, de seus muitos filhos e de como o rei o havia honrado e promovido acima de todos os outros nobres e oficiais. E acrescentou: "Além disso, sou o único, que a rainha Ester convidou para acompanhar o rei ao banquete que ela lhe ofereceu. Tb me convidou para ir com o rei amanhã. Mas, tudo isso não me dará satisfação, eqto eu vir aquele judeu Mardoqueu sentado junto a porta do palácio real."

Vejam, aonde chega a maldade e a ira obssecada de uma pessoa. Apesar de reconhecer e se vangloriar de tudo que tinha conquistado até o momento, nada disso era suficiente o bastante para ele. Maior era o ódio que sentia por Mardoqueu. E pq tanta ira? Pq se sentia afrontado por ele, já que ele era o único que não se curvava em sua presença.

Mas o pior ainda estava por vir... como um abismo chama outro abismo, seus amigos e sua mulher, não eram em nada diferentes de Hamã. Olhem só, o conselho que essas mentes "brilhantes" dão a Hamã: "Mande fazer uma forca de mais de vinte metros de altura, e logo pela manhã peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela. Assim vc poderá acompanhar o rei ao jantar e alegrar-se."

Claro que Hamã adorou a sugestão e não perdeu tempo, saiu imediatamente para mandar construir a forca para Mardoqueu.

Mas, naquela noite o rei não conseguiu dormir; por isso ordenou que trouxessem o livro das crônicas de seu reinado, e que o lessem pra ele. E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, estão lembrados? Aqueles que queriam assassinar o rei?
Então o rei pergutou aos seus oficiais, que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?
E estes responderam que nada fora feito.
Já era manhã, qdo o rei pergutou aos oficiais: "Quem está no pátio?
E me digam vcs, quem estava lá? Claro, Hamã, que madrugara pra pedir a cabeça de Mardoqueu ao rei, o mais cedo possível.

Agora eu pergunto pra vcs: Vcs acreditam mesmo em concidência? Eu NÃO! Como disse, Ester não estava sózinha nisso tudo. Deus estava com ela e depois da conversa de Hamã em sua casa, Deus resolveu dar uma "pequena" insônia ao rei, mas além da insônia , o fez desejar ler o livro do reino. Agora, imaginem quantas coisas escritas não haviam ali no livro... mas os oficiais foram ler justamente a história de Mardoqueu?! Isso pode ser coincidência? Claro que não, Deus estava fazendo sua parte nos mínimos detalhes... Enqto Ester descansava para o grande dia, Deus continuava trabalhando. Assim tb, Ele faz conosco.

Os oficiais disseram para o rei que era Hamã que estava ali, então o rei mandou que eles trouxessem Hamã a sua presença. Assim que ele entrou, o rei perguntou: "O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar?

Claro que Hamã em toda a sua soberba, orgulho e vaidade, pensou que ele era o homem, e disse para si mesmo: "A quem o rei teria o prazer de honrar, senão a mim?" E então, caprichou o máximo na resposta ao rei: " Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, que sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: "Isto é o que se faz ao homem que o rei deseja honrar!

O que vc achou? É pouco, ou quer mais? Ah..., mas vou te dar mais. Vou te dar, a resposta do rei para Hamã: "Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que vc surgeriu. "TOMÔ?" (hahaha....imaginem a cara de Hamã ao ouvir isto?!) e continuou o rei: "Ele está assentado junto à porta do palácio real. Não omita nada do que vc recomendou."
Fala sério! Só Deus pra dar uma resposta desta a sobreba de Hamã! Vc teria feito melhor? Mas não é por falta de aviso, a bíblia nos adverte: Não pense nem ALÉM e nem a quem do que vc é!
-Vc pode ser surpreendido de forma humilhante!(a conclusão é minha).

O que restou a Hamã fazer? Cumprir as ordens do rei! Então, ele pegou o manto, o cavalo, , vestiu Mardoqueu e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando a frente dele: "Isto é o que se faz ao homem a quem o rei tem o prazer de honrar!" Depois disso, Mardoqueu, voltou para a porta do palácio, e Hamã, correu pra sua casa com o rosto coberto, muito aborrecido e contou a Zeres e seus "amigos" o que lhe acontecera.
Então, os amigos, conselheiros e a mulher de Hamã, lhe disseram: "Visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, vc não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida, ficará arruinado!" Isso é que é uma palavra profética!

Mas Hamã, não tinha ouvidos para ouvir e enqto ainda conversavam, os oficiais de Ester, o buscaram correndo para o jantar que ela havia preparado...

E vc, tem ouvidos pra ouvir? Ou sutilmente o diabo foi tirando a sua capacidade de ouvir o que o Espírito Santo vem dizendo a vc? A única forma que conheço de não permitir que o diabo nos roube a audição, é mantermos o nosso relacionamento com Deus em temor e humildade. Sabendo que com Deus não se brinca e que Ele não está "lá em cima" apático as nossas atitudes aqui na terra. Um dia estaremos diante Dele, face a Face, e teremos que responder a ele, qto ao que fizemos da vida que ele nos deu. Assim como, do que fizemos com a vida dos outros a quem prejudicamos... Aqui na terra, pode até ser uma "pequena humilhação", mas lá, a realidade será outra!

Que Deus em sua misericórdia, nos dê a graça de ouvi-lo e obedecê-lo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

É chegada a hora do grande encontro!...

Olá pessoal, aproveitaram estes três dias em que estive ausente pra tb jejuarem por Ester? rsrs... (brincadeirinha!) Mas agora é hora de ver como as coisas andam lá no palácio do Rei Xerxes e sua rainha Ester...

Três dias se passaram e então ester foi se arrumar, tomou um gostoso banho, vestiu suas roupas de rainha, se produziu e ficou tão linda qto podia e foi ver o rei no seu trono.
Ao chegar ao salão do trono, o rei logo a viu e com misericórdia, lhe estendeu o cetro de ouro, então Ester com toda humildade, tocou na pontinha do cetro de ouro e o rei lhe perguntou: "O que vc deseja rainha Ester? Diga-me qual é o seu pedido e lhe darei nem que seja metade do meu reino." Ao que Ester lhe respondeu: "Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei." Disse o rei aos seus serviçais: "tragam Hamã imediatamente, pra que ele atenda ao pedido de Ester."
E assim foram ao banquete de Ester, o rei e Hamã. Enquanto bebiam vinho, o rei tornou a perguntar para Ester: "Qual é o seu pedido? Vc será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja metade do meu reino lhe será concedido." E Ester lhe respondeu dizendo: " Este é o meu pedido e o meu desejo: Se o rei tem consideração por mim, e se lhe agrada atender e conceder o meu pedido, que o rei e Hamã, venham amanhã ao banquete que lhes preparei. Então responderei a pergunta do rei."

Pausa para refletir: se fosse vc, ficaria enrolando pra falar qual a sua razão de estar ali com o rei, ou iria direto ao assunto? Sinceramente eu não sei o que faria, mas acho que não iria ter essa paciência de Ester, aliás, é bom pensar que ela já tinha ganho o direito de viver, pq o rei poderia nem tê-la ouvido e lhe sentenciar a morte. Além de viver, de receber uma resposta como essa do rei: peça e até metade do reino eu lhe darei, ainda ficou enrolando... acho que não pensava duas vezes pra lhe contar tudo e me livrar logo do problema... eita ansiedade danada!...rsrs...

Pois é, mas Ester, teve domínio e controle de toda a sua ansiedade, ela soube discernir a maneira e o tempo em que deveria falar com o rei. Ela não se prescipitou, mas foi sábia e cautelosa pra cumprir com a sua missão. E nós, como temos agido em meio as decisões que nos deixam perplexas? Temos entregado tudo nas mãos do Senhor? Ester orou e jejuou por três dias, e agora ela estava colocando em prática, os resultados deste tempo que ela teve aos pés do Senhor, não podia fazer besteira justo agora. E a nossa paciência, como temos exercitado, a nossa paciencia? Aliás, qdo nos deparamos com nossos problemas, a primeira coisa que fazemos é entregá-los nas mãos do Senhor, em oração, ou tentamos de todas as formas, resolver sozinhos e do nosso jeito primeiro, e qdo vemos que não temos mais o que fazer, aí recorremos a "nossa última alternativa" que é clamar por socorro ao Senhor?
Ester começou da forma correta, e por isso podia seguir em frente, com calma e confiança, porque estava certa de contar com a ajuda e orientação do Senhor. Ela não estava só nesta missão. Nós tb não estamos sós. A menos que optemos por isso, podemos contar sempre com nosso Senhor Jesus. Eu espero e oro, pra que possamos ser sábios como Ester, e fazer tudo em nossas vidas, cobertos pela proteção da oração ao Senhor, que prometeu que nunca nos abandonaria. E como Ele é fiel e não pode mentir, podemos descansar em sua palavra.
Um bom dia pra vcs e até nosso próximo encontro...