sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Por isso, não pense de si mesmo, nem ALÉM e nem a quem do que convém!

Naquele dia, o do banquete, Hamã saiu alegre e contente do palácio do rei, afinal tinha ganho um banquete preparado pela própria rainha. Mas sua empáfia e vaidade eram tão grandes que logo lhe roubaram a alegria. Pq? Pq ao sair do palácio, deu de cara com Mardoqueu, que ali estava como de costume, mas claro, não lhe saudou e menos ainda se curvou em sua presença, aliás, ele estava sentado, e assim permaneceu. Isso deixou Hamã furioso, mas como a vingança é um prato que se come frio, ele se controlou e foi para casa.

Reunindo seus amigos e conselheiros e Zeres, sua mulher, ele vangloriou-se de sua grande riqueza, de seus muitos filhos e de como o rei o havia honrado e promovido acima de todos os outros nobres e oficiais. E acrescentou: "Além disso, sou o único, que a rainha Ester convidou para acompanhar o rei ao banquete que ela lhe ofereceu. Tb me convidou para ir com o rei amanhã. Mas, tudo isso não me dará satisfação, eqto eu vir aquele judeu Mardoqueu sentado junto a porta do palácio real."

Vejam, aonde chega a maldade e a ira obssecada de uma pessoa. Apesar de reconhecer e se vangloriar de tudo que tinha conquistado até o momento, nada disso era suficiente o bastante para ele. Maior era o ódio que sentia por Mardoqueu. E pq tanta ira? Pq se sentia afrontado por ele, já que ele era o único que não se curvava em sua presença.

Mas o pior ainda estava por vir... como um abismo chama outro abismo, seus amigos e sua mulher, não eram em nada diferentes de Hamã. Olhem só, o conselho que essas mentes "brilhantes" dão a Hamã: "Mande fazer uma forca de mais de vinte metros de altura, e logo pela manhã peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela. Assim vc poderá acompanhar o rei ao jantar e alegrar-se."

Claro que Hamã adorou a sugestão e não perdeu tempo, saiu imediatamente para mandar construir a forca para Mardoqueu.

Mas, naquela noite o rei não conseguiu dormir; por isso ordenou que trouxessem o livro das crônicas de seu reinado, e que o lessem pra ele. E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, estão lembrados? Aqueles que queriam assassinar o rei?
Então o rei pergutou aos seus oficiais, que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?
E estes responderam que nada fora feito.
Já era manhã, qdo o rei pergutou aos oficiais: "Quem está no pátio?
E me digam vcs, quem estava lá? Claro, Hamã, que madrugara pra pedir a cabeça de Mardoqueu ao rei, o mais cedo possível.

Agora eu pergunto pra vcs: Vcs acreditam mesmo em concidência? Eu NÃO! Como disse, Ester não estava sózinha nisso tudo. Deus estava com ela e depois da conversa de Hamã em sua casa, Deus resolveu dar uma "pequena" insônia ao rei, mas além da insônia , o fez desejar ler o livro do reino. Agora, imaginem quantas coisas escritas não haviam ali no livro... mas os oficiais foram ler justamente a história de Mardoqueu?! Isso pode ser coincidência? Claro que não, Deus estava fazendo sua parte nos mínimos detalhes... Enqto Ester descansava para o grande dia, Deus continuava trabalhando. Assim tb, Ele faz conosco.

Os oficiais disseram para o rei que era Hamã que estava ali, então o rei mandou que eles trouxessem Hamã a sua presença. Assim que ele entrou, o rei perguntou: "O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar?

Claro que Hamã em toda a sua soberba, orgulho e vaidade, pensou que ele era o homem, e disse para si mesmo: "A quem o rei teria o prazer de honrar, senão a mim?" E então, caprichou o máximo na resposta ao rei: " Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, que sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: "Isto é o que se faz ao homem que o rei deseja honrar!

O que vc achou? É pouco, ou quer mais? Ah..., mas vou te dar mais. Vou te dar, a resposta do rei para Hamã: "Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que vc surgeriu. "TOMÔ?" (hahaha....imaginem a cara de Hamã ao ouvir isto?!) e continuou o rei: "Ele está assentado junto à porta do palácio real. Não omita nada do que vc recomendou."
Fala sério! Só Deus pra dar uma resposta desta a sobreba de Hamã! Vc teria feito melhor? Mas não é por falta de aviso, a bíblia nos adverte: Não pense nem ALÉM e nem a quem do que vc é!
-Vc pode ser surpreendido de forma humilhante!(a conclusão é minha).

O que restou a Hamã fazer? Cumprir as ordens do rei! Então, ele pegou o manto, o cavalo, , vestiu Mardoqueu e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando a frente dele: "Isto é o que se faz ao homem a quem o rei tem o prazer de honrar!" Depois disso, Mardoqueu, voltou para a porta do palácio, e Hamã, correu pra sua casa com o rosto coberto, muito aborrecido e contou a Zeres e seus "amigos" o que lhe acontecera.
Então, os amigos, conselheiros e a mulher de Hamã, lhe disseram: "Visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, vc não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida, ficará arruinado!" Isso é que é uma palavra profética!

Mas Hamã, não tinha ouvidos para ouvir e enqto ainda conversavam, os oficiais de Ester, o buscaram correndo para o jantar que ela havia preparado...

E vc, tem ouvidos pra ouvir? Ou sutilmente o diabo foi tirando a sua capacidade de ouvir o que o Espírito Santo vem dizendo a vc? A única forma que conheço de não permitir que o diabo nos roube a audição, é mantermos o nosso relacionamento com Deus em temor e humildade. Sabendo que com Deus não se brinca e que Ele não está "lá em cima" apático as nossas atitudes aqui na terra. Um dia estaremos diante Dele, face a Face, e teremos que responder a ele, qto ao que fizemos da vida que ele nos deu. Assim como, do que fizemos com a vida dos outros a quem prejudicamos... Aqui na terra, pode até ser uma "pequena humilhação", mas lá, a realidade será outra!

Que Deus em sua misericórdia, nos dê a graça de ouvi-lo e obedecê-lo.

3 comentários:

  1. amei o post, Su...
    que nosso Pai continue te inspirando prá abençoar a vida de todos que passam por aqui!
    bjos... amo te!

    ResponderExcluir
  2. É isto mesmo meu amor.

    A soberba sempre precede a queda. E Deus nunca deixa de trabalhar, apenas nos juntamos ao que ele está fazendo.

    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Muito profundo tudo isto que vc expôs tão bem...que Deus continue usando sua vida, para nos abençoar e nos alertar quanto aos nossos atos.
    Bjos com amor.

    ResponderExcluir