quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O sofrimento de Maria está só começando!

Pessoal, estou tão envolvida nisso hoje que não consigo deixar de escrever, e como ficarei fora neste fim de semana, estou aproveitando pra deixar mais um pouco da história pra vcs irem curtindo até o meu retorno na semana que vem.

Logo depois da visita dos reis magos, Herodes descobre que eles o enganaram não voltando pra contar onde Jesus se encontrava. Afinal de contas ele era o rei. Como assim nasceu outro rei? Na verdade, Herodes estava se sentindo ameaçado e com medo de perder o trono pra outro. Então, o que ele de fato queria, era encontrar Jesus e dar um fim nele. Qdo percebe que os magos não voltariam ele fica furioso e dá uma ordem terrível para os seus soldados. Todos os meninos que tivessem até a idade de dois anos, deveriam ser mortos. Assim, mesmo sem saber quem era Jesus, o rei pensava se garantir, de que assim Jesus seria de uma vez exterminado!
Que ordem mais terrpivel! Mas essa não fora a primeira vez que um rei louco dera uma ordem assim. Qdo Moisés nasceu, o faraó do Egito tinha dado a mesma ordem. E grande foi o luto daquelas mães da época. Agora a tragédia se repete, mas antes que chegassem em Jesus, José tem um sonho e nele é advertido para figir imediatamente dali de onde estava com Maria e o menino e se esconderem no Egito até que recebesse uma nova ordem. Pois o rei Herodes estava procurando Jesus para o matar. Imediatamente José se levanta acorda Maria, pegam as suas coisas, o bebê, e fogem dali. Foi grande o choro e a lamentação de tantas mães que apartir daquele momento perderam seus bebezinhos. Vc pode se imaginar no lugar de uma delas? Seja como mãe ou como pai? Nem eu. E nem quero. Muito pelo contrário, oro a Deus para que livre os meus filhos de todo e qquer perigo todos os dias de minha vida!
Mas apesar do susto, Maria escapa a salvo com o seu bebê. E assim, Jesus ia crescendo. Vamos pensar um pouco agora sobre isso.
Maria foi escolhida pra ser a mãe de Jesus. Jesus nasceu como qquer outro bebê! Não andava, não falava, não se alimentava sózinho, era em tudo dependente de Maria para continuar vivo e bem. Ele chorava qdo tinha fome e tb qdo estava sujo ou molhado de xixi. Ele era uma criança como foi eu e vc. Sujeito aos mesmos perigos e cuidados e advertências de nossos pais.
Vc pode imaginar Maria dizendo assustada: "Cuidado! Jesus sai daí, vc vai cair! Não ponha isso na boca que faz mal! Beba devagar, ou vai se engasgar com essa água! Jesus era o seu filhinho! E cada dia que passava ela o sentia ainda mais dela! O seu amor por ele crescia de forma espantosa! Como poderia alguém amar tanto um ser, como ela amava Jesus? Afinal de contas, apesar de ser uma criança normal, Jesus era uma criança, obediente, amorosa e gentil. Era bom demais ser sua mãe. Ele não era teimoso e muito menos rebelde. Ele não tinha o pecado original impresso nele! Isso tb poderia gerar grandes conflitos em sua casa. A bíblia diz que Maria só ficou virgem até Jesus nascer! Depois disso, ela foi uma esposa como outra qquer para José. Ela teve relações com ele e dessas relações, deu filhos a José. Eu sei que tem muitas pessoas que insistem em falar que Maria foi uma eterna virgem, mas não é isso que a Bíblia diz. Inclusive, registra depois os nomes dos irmãos de Jesus por parte de mãe. Podemos inventar muitas coisas, bem diferentes do que a bíblia diz sobre tudo isso, pra satisfazer os nossos conceitos, mas isso não muda a verdade dos fatos. E sendo assim, é provável que Maria tivesse predileção por Jesus, ou, mesmo que não o fosse, é o que poderia parecer para os outros filhos de Maria. Talvez tenha havido, ciúmes ou coisa parecida. A bíblia não fala desses relacionamentos íntimos na família de Maria, mas seria bem coerente com a verdade, afinal de contas, seus outros filhos nasceram em pecado como qquer um de nós. Agora, não era só isso que poderia criar conflitos entre eles. Com o crescimento de Jesus, outras coisas foram acontecendo e deixando Maria em crise. Por exemplo, a viagem da família, para Jerusalém, por ocasião da páscoa. Esse era o custume deles e qdo Jesus fez doze anos, eles o levaram para apresentá-lo no templo.
Mas sobre isso conversaremos depois, qdo eu voltar... até lá então.

Maria e José recebem as primeiras visitas feita a Jesus!

Bom dia pessoal! Passei essa noite toda envolvida nesta linda história de Amor! E agora, tudo que desejo é continuar exatamente de onde parei. Então vamos em frente.

Enqto Maria tinha o seu bebezinho, os anjos proclamavam o seu nascimento e assim contaram a alguns pastores próximos dali, que finalmente o nosso tão esperado Salvador acabara de nascer.
O anjo mandou que os pastores seguissem a Estrela de Davi e assim encontrariam o menino. Logo que saiu da presença dos pastores, estes se apressaram em conferir com os próprios olhos tão maravilhoso nascimento e seguiram a Estrela. Maria nem mesmo tinha se recuperado do seu trabalho de parto e já estava recebendo visitas. Sei que ainda hoje, pra algumas mulheres, mesmo com todo o conforto e cuidado de que dispõem, elas fogem de serem visitadas nesse momento seja lá por quem quer que seja. Tudo que desejam é paz e sossego, mas Maria, era mãe do Salvador! Como poderia evitar que o mundo tomasse parte em sua história? E com toda a alegria e humildade que lhe era peculiar, ela recebe junto com José, a visita dos pastores em sua casa. Eles ficam profundamente admirados de contemplar o Salvador e contaram ao casal como ficaram sabendo da notícia e do endereço atual do menino Jesus. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. E os pastores voltaram glorificando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. Ainda no dia do nascimento, três magos que admiravam as estrelas, percebem tb a presença de uma estrela especial. E podemos concluir, que eles conheciam a professia sobre o nascimento do Rei Jesus, pq eles tb saem ao encontro do menino e vão buscar por ele no palácio do rei Herodes, mas não O encontraram ali, então continuam seguindo a estrela. Pela narrativa bíblica, podemos entender que logo após o nascimento de Jesus, José e Maria, arrumaram uma casa para ali ficarem por um tempo. Mas a mesma estrela os leva até onde estava o menino. Chegando à casa de José, eles são tomados de alegria. Qdo Maria os recebe e apresenta-lhes o bebê, eles caem prostrados de joelhos em adoração diante do rei menino e depositam diante dele, três presentes de grande valor. A Bíblia diz que eles abrem diante de Jesus os seus tesouros e lhes entregam de presente: ouro, insenso e mirra. Depois disso, são advertidos por sonhos, para não voltarem à presença do rei Herodes e então voltam para suas casas.
Vamos outra vez tentar entrar na intimidade daquele casal. Depois que eles se foram, quais devem ter sido as conversas entre José e Maria sobre uma visita tão especial? O que diria vc nessa ocasião? Quantas seriam as interrogações em sua mente? Pensem um pouco em José, que até pouco tempo, queria abandonar sua noiva em secreto, achando que ela poderia te-lo enganado. E agora? Agora, ele devia pensar no imenso privilégio do qual estava participando. Pensar que ele poderia ter perdido isso!... Ainda bem que ele obedecera ao anjo! Se fossem como eu, eles não iam cansar de repetir: "E não é que a professia está se cumprindo mesmo? E é aqui em casa. O Messias está em nossos braços. Nós fomos os escolhidos para cuidar dele. Ele foi entregue à nós!... Isso não é incrível!?" Neste exato momento, eu estou tomada de um profundo constrangimento e as lágrimas tomam conta de meus olhos, por me dar conta do infinito Amor encarnado que invadiu o planeta com esse nascimento; e do qual tb fui alvo. Nesse momento preciso tb parar e adorar ao meu Senhor e Salvador. Emanuel! Deus conosco! Isso é simplismente Tremendo! Depois continuamos....

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma Maternidade para Maria!

Meus amigos e amigas, espero que cada um de vcs que me acompanham, tenham a alegria de conhecer pessoalmente o Filho de Deus a quem Maria deu à luz.

Mas vamos ao episódio de hoje.
José obedeceu ao anjo de seu sonho e recebeu Maria como sua esposa, mas como já disse antes, a bíblia diz com todas as letras que ele não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz seu filho.
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento em todo império romano. E todos iriam para sua cidade natal, afim de alistar-se. Assim, José tb foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, pq pertencia à casa e a linhagem de Davi. Ele foi afim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enqto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, pq não havia lugar para eles na hospedaria.
Vamos conversar um pouco sobre tudo isso...
Maria estava esperando um bebê. Se vc é mulher e já engravidou, vc sabe muito bem como ficam as grávidas. Ficamos muito mais senssíveis, choronas, emotivas. Passamos o dia sonhando com o nosso bebê, com o seu rostinho, pensando com quem ele se parecerá. Pedindo a Deus que o bebê nasça perfeito e que nada saia de errado. Qto a nós, passamos pedindo que tudo saia bem na hora do parto, que não haja complicações e se vc for como eu, pedindo que acabe logo e que eu sofra o mínimo possível. Vamos atrás de um bom ginecologista, fazemos um bom pré-natal e procuramos uma boa maternidade para nos acolher no momento do nascimento, para que pessoas treinadas e preparadas, possam cuidar de nós neste momento tão ímpar.
E o enxoval então, ficamos totalmente envolvidas com aquelas roupinhas em miniatura, e cobertores e mantas e mamadeiras. Mas e o carrinho, o bercinho, a banheirinha? Tudo precisa estar pronto, limpo e cheirosinho, enfim, em ordem pra chegada do bebê.
Agora, imaginem Maria, uma menina ainda, grávida, prestes a dar à luz, viajando em cima de um burrinho, numa estrada empoeirada, cansada de tanto sacolejar em cima do animal e embaixo de um sol quente. Devem ter viajado o dia todo e chegado ao anoitecer, loucos, os dois, pra encontrarem um lugar num hotel, numa hospedaria, numa pensão. Um quarto que fosse, pra chegarem e descansarem, tomarem um gostoso banho, jantarem e cairem em uma cama aconchegante e limpinha. Mas ao contrário disso, em cada porta que buscam por abrigo, saem desanimados, pq não havia um lugar sequer disponível para eles se hospedarem. O pior, é que Maria começa a passar mal e percebe que o neném está prestes a nascer. E agora, ela pensa, onde vou dar à luz? José desesperado com a situação, continua procurando um lugar e então chegam numa pequena hospedaria implorando a Deus que enfim arrumassem um lugar. Mas, uma vez mais ele ouve que não há lugar, então qdo já estava saindo, o dono da hospedaria, compadecido da triste situação do casal, resolve dizer a eles que apesar de não ter um quarto, ele tinha uma estrebaria. Não era o melhor lugar, mas pelo menos era coberto, ficariam a sós, poderiam descansar e Maria poderia então dar à luz num lugar mais reservado e fora das ruas. Estando ali, tb poderiam receber algum alimento e alguma ajuda por parte do dono do lugar. Em vista da situação, José não pensou duas vezes. Foi logo aceitando a oferta com o coração agradecido por pelo menos ter este lugar pra ficar. Mas imagine vc nessa situação... Coloque-se no lugar de Maria, se puder, por alguns instantes. Como vc se sentiria nessa situação? Maria porém, pacientemente, aguardava o nascimento de seu bebê.
E finalmente ela dá à luz o seu bebêzinho. Ela está exausta e nem pode acreditar no que está acontecendo com ela, mas ao mesmo tempo, seu coração está inundado de emoção e expectativa. Ela está encantada de olhar para aquele bebezinho, tão pequenininho, tão indefeso, tão lindinho!
Ele era perfeito! Os dedinhos, a boquinha, os olhinhos, aquele narizinho! Ela não podia parar de dizer pra si mesmo: " Olha o meu filhinho, ele não é lindo?" E chorando de emoção, (pq eu acho que não tem mulher que não chore nesse momento), ela arruma uns panos para cobrir o seu pequenino bebê. Em seguida, pede a José que separe uma manjedoura da estrebaria e a transforme num bercinho para o seu bebê. O que José se apressa em providenciar. Então, ela o coloca deitado ali e depois vai se deitar um pouco para descansar e se recuperar. Imaginem como a cabeça dela está... Ela olha pra José ao seu lado fazendo o possível para ajudá-la a se acomodar da melhor maneira possível, sente todo o seu carinho e cuidado com ela e com o seu bebê, mas ao mesmo tempo, pensa que ele não é o pai do seu bebê. E quem é o pai? Ah, o pai é o próprio Deus! E assim com esses pensamentos e um coração cheio de alegria, adormece.
Isso não é incrível? Fantástico? Maravilhoso? Tem no mundo todo, uma história que se compare a essa? Definitivamente NÃO! Essa história é única. Mas enqto Maria descansa, vamos tb tirar um tempo pra meditar sobre esse grnde momento! E então continuaremos a nossa história.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Cântico de Maria! Sua resposta para Isabel...

Aqui está então, a resposta de Maria para Isabel, para vc, eu e o mundo! Espero que esta abençõe a cada um de vcs.

Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para humildade de sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão de bem aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome.
A sua misericordia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com o seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.
Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se de sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados."
Vamos as considerações: Em primeiro lugar, qdo leio esse texto, o meu desejo é de exaltar ao Senhor junto com minha irmã Maria. E dizer a Deus o qto eu O amo por tudo que Ele é e por tudo o que Ele fez e ainda faz por cada um de nós.
Mas vamos ao cântico. Maria tinha em Deus o seu Senhor e o seu Salvador e considerava a si mesma como uma serva desse Deus a quem ela engrandecia. Ela diz que o Poderoso fez grandes coisas em seu favor. Diz que a misericórdia do Senhor se estendeu até ela, sua humilde serva e com os seus antepassados. Em nenhum momento Maria se mostra alguém com algum poder ou participação no que aconteceu com ela, mas reconhece que Deus estava derramando de sua maravilhosa Graça sobre a vida dela. E ela por sua vez, sem nenhuma resistência ou dúvidas, disse sim para o tremendo presente que Deus estava lhe dando. Afinal de contas, apesar de totalmente humana, tão carente da graça de Deus como outro ser qquer, ela fora escolhida por ele para ser mãe de Jesus. Mas esse presente é para vc tb. Vc sabia disso? Jesus é presente para vc. Vc precisa dizer sim como Maria, para o presente e ele será seu tb.
E assim, com o coração explodindo de alegria e de gratidão, Maria se hospeda em sua tia por volta de três meses. Qdo ela volta para sua casa, já está praticamente na hora do nascimento de João e ele nasce! Um menino forte e saudável. Qdo o levaram ao templo ao oitavo dia de vida como era de costume, para o apresentar ao Senhor e o circuncidar, os que ali estavam queriam dar a ele o nome do pai, mas Isabel gritou dizendo que não! Que o nome dele seria João. Os sacerdotes retrucaram dizendo que ninguém na família deles tinha esse nome, e resolveram então perguntar ao pai qual seria o nome do menino. Bem, Zacarias ainda estava mudo, então pediu uma tábua onde escrever o nome do menino e escreveu: seu nome será João. No mesmo momento, os seus lábios se abriram e ele voltou a falar. Todos ficaram admirados com todas essas coisas e com a tamanha misericórdia de Deus para com Isabel e Zacarias e comentavam entre si: "Quem será este menino no futuro? Pois a mão do Senhor estava com ele.
Seu pai Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: "Louvado seja o Senhor o Deus de Israel, pq visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem de seu servo Davi. Salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam,para mostrar a sua misericordia aos nossos antepassdos e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão. E vc menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da Salvação, mediante o perdão de seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus." E João crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.
Zacarias ficou mudo por nove meses, mas qdo abriu a boca, foi para ser usado pelo Senhor anunciando a poderosa benção que ele estava nos entregando apartir daquele momento. Ele foi o primeiro a anunciar publicamente que o Messias estava chegando. Finalmente estavamos dentro do ano do Senhor! Depois de tantas gerações e de tanta espera, era chegada a hora oportuna. A hora da nossa Salvação! Vc já conhece Jesus? Já ouviu a sua história? Sabe o que ele veio fazer entre nós? Sabe que ele é um presente de Deus para cada um de nós? Mas como todo presente, se o desejarmos, temos de aceitá-lo. Continue comigo e vou te contar quem é ele.

Chegada de Maria na casa de Isabel!

Então amigos, prontos pra ir com Maria visitar Isabel?
Vamos ficar de longe só olhando o que aconteceu qdo Maria chega na casa de Isabel saudando a sua tia.

A bíblia diz o seguinte: Qdo Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Esírito Santo. Então, ela gritou: "Bendita é vc entre as mulheres, e bendito é o filho que vc dará à luz! Mas pq sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cuprirá aquilo que o Senhor lhe disse!"
Olhem só, que coisa mais linda! Um bebezinho de seis meses de gestação, reconhece que o Senhor Jesus havia acabado de chegar em sua casa e em sua história, bem como a sua mãe. E não se contem de felicidade dentro de Isabel. Qto a Jesus, pelo que a Bíblia conta, não deveria ter nem três meses ainda de gestação no ventre de Maria. Mas já era considerado e reconhecido como o Senhor de Isabel, assim como do próprio João. Isso não te leva a pensar um pouco sobre a questão do aborto? Jesus não estava nem formado ainda, e já era Senhor. Como pode alguém achar que um feto não é ainda uma criança? Como pode alguém pensar, que tem o direito de se desfazer de um ser humano, só pq segundo as suas conveniências geralmente egoístas, ou sua irresponsabilidade, resolve que não é assim tão apropriado o momento, ou que essa pessoa não planejou isso e etc? Será mesmo, que só pq Deus nos abençoou com o poder de gerar um filho, temos a pretensão de acharmos que ele tb nos deu o direito de decidir sobre a vida deste ser que ali está sendo gerado? O que vc pensa sobre isso? Eu penso que o Senhor é absolutamente soberano sobre a vida. Mas, reconheço tb, que há situações que são terrivelmente desesperadoras para nós humanos lidarmos com elas, como o caso de um estupro por ex. Então, em nenhum momento estou aqui pra julgar vc, caso tenha feito a opção por um aborto, mas se ainda não o concretizou, devo lhe dizer que não o faça, por mais difícli que isso possa lhe parecer, pq o Senhor tem um propósito em permitir que a concepção acontecesse. Eu não estou dizendo que Deus foi responsável pela violência sofrida, ou pela deformação ocorrida; isso é culpa do pecado e consequência da queda, mas se ainda assim, ele deixou que esse feto existisse e que ele continuasse o processo de formação, esperando pelo momento de nascer, é pq ele tem um plano determinado para aquela vida ali, e temos muitos exemplos disso. Além é claro, de ter um propósito para a sua própria vida. Apesar das circunstâncias, Deus pode vir a abençõar a sua vida de uma forma tremenda e maravilhosa! Creia nisso! Pq o Senhor tem o poder de transformar a dor e as lagrimas em alegria e regozijo!
Sei que esse é, e sempre será um assunto muito polêmico, mas em vista do texto bíblico abordado hoje, não poderia ignorar a questão e ficar em cima do muro. É assim que eu creio, pq creio na bíblia como vontade escrita e expressa de Deus para nós. E conforme os Salmos 139, Deus tem um plano pra cada ser gerado, mesmo antes de a concepção se realizar. Portanto, entregue sua dor ao Senhor, e espere pelo milagre que ele fará em sua história e na história deste bebê que está dentro de vc sendo formado! Essa é minha oração por qquer pessoa que sofra com o drama dessa escolha nesse momento. Ele pode e quer, transformar sua dor em alegria, dê uma oportunidade pra que Ele te surpreenda.
Mais tarde falaremos sobre a resposta de Maria à saudação maravilhosa de Isabel!
Espero que continuem comigo nessa história maravilhosa! Pq é a história de nosso Senhor e Salvador!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma visita mais que Especial!!!

Olá amigos queridos, como eu disse, para mim é um parto escrever sobre Maria. Por mais real que seja o fato de ela ser exatamente uma mulher como eu, sujeita as mesmas dificuldades e tentações que qquer outro ser humano, acho muito difícil de descrever como a vejo. Além disso, os escritores não dão a menor ênfase nela e muito menos em José, pq afinal de contas, o objetivo dos evangelhos era contar a história de Jesus, o Filho de Deus e do que ele fez por amor a nós, o que aliás, incluia Maria. E mesmo sem essa ênfase e maiores detalhes, os homens valorizam mais os seus iguais e insistem em fazer dos mesmos, deuses para si, no lugar do Deus único e verdadeiro.

Mas vamos lá.... continuando a nossa história, Maria vai visitar sua tia Isabel. A bíblia não diz se se foi imediatamente ao fato de ter recebido a visita do anjo Gabriel, ou algum tempo depois de ter contado a notícia a sua família e a José. Talvez tenha aproveitado pra se recolher ao lado de alguém que estava vivendo uma experiência tão especial qto a dela. Guardando as devidas proporções, é claro. Afinal, Maria esperava pelo Filho de Deus, o Messias.
O fato é que ela fica com sua tia Isabel por três meses. E ao chegar lá, algo muito especial acontece.
Bem, mas vamos começar do início, ou seja, pela história de Isabel, outra mulher pra lá de agraciada por Deus e igualmente sofredora no que tange a vida e morte de seu filho. Pra quem não sabe, a bíblia nos conta que Isabel e seu marido Zacarias eram descendentes de Arão, e que ambos eram igualmente justos aos olhos de Deus, (detalhe insiginificante esse não é mesmo?) obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, pq Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Zacarias era sacerdote e um dia por sorteio ele fora escolhido para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso como era do costume. Então um anjo do Senhor lhe apareceu e o deixou tomado pelo medo, mas o anjo lhe disse que não temesse e que ele estava ali pq a oração de Zacarias tinha sido ouvida por Deus. E continuou dizendo que Isabel iria lhe dar um filho e que esse filho seria chamado de João. Ainda disse mais. Disse que João traria alegria a eles e muitos outros que o conheceriam pq ele seria grande aos olhos do Senhor. Ele seria separado pelo Senhor para uma missão muito especial. Por isso jamais tomaria vinho e nem bebida fermentada e seria cheio do Espírito Santo de Deus, desde antes de seu nascimento. Seria responsável pela volta de muitos israelitas para o Senhor, o seu Deus. E ele iria adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para voltar o coração dos pais aos seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para a chegada do Senhor.
Considerações: Primeiro, pensem em como Deus os via. Justos, obedientes e irrepreensíveis. Como vc acha que Deus a(o) vê? Eu gostaria que assim fosse comigo tb, mas sei que não conseguiria isso por mim mesma. Todavia, Ele me vê exatamente assim, só que é pq ele me vê através de seu Filho Jesus. Graças a Deus! E o mesmo pode acontecer com vc.
Por conta disso, Deus os escolhe pra serem os pais de João. Mas esse João não seria qquer João, seria alguém grande aos olhos de Deus. E sua missão, nada mais, nada menos, que preparar o caminho para a chegada de Jesus. Isso não é demais? Isabel foi ou não privilegiada? Além de ser curada da sua esterilidade, ainda foi mãe de alguém pra lá de especial. É, Deus nunca deixa por menos. Ele sempre supera qquer uma de nossas expectativas.
Mas, qdo Zacarias ouve a notícia, ele duvida em seu coração que isso pudesse de fato acontecer, afinal, eles eram velhos e Isabel ainda era estéril, não lhe parecia possível que isso pudesse acontecer. Acho que ele se esqueceu de onde estava e quem estava lhe fazendo essa promessa. Então, o anjo o repreende e lhe diz que apartir daquele momento, ele ficaria mudo até que seu filhinho nascesse. E assim aconteceu. Zacarias sai do santuário completamente mudo. O povo que estava do lado de fora esperando por ele, vendo que ele saíra mudo de lá, logo imaginaram que Zacarias havia tido uma visão. Zacarias terminou o seu período de serviço no templo e então voltou para sua casa. Logo em seguida, Isabel engravidou. E ficou dentro de casa por cinco meses, sem sair pra nada, ela estava extasiada e encantada, só conseguia pensar: "Isso é obra do Senhor! Ele resolveu desfazer minha humilhação perante o povo."
No sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel vai visitar Maria; e isso já vimos como aconteceu. Em seguida, vemos que Maria resolve ir até sua tia e por lá se hospedar. O que nos leva de volta pro início de nosso texto de hoje, mas, quanto ao acontecido na chegada de Maria, veremos no próximo post.