quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O sofrimento de Maria está só começando!

Pessoal, estou tão envolvida nisso hoje que não consigo deixar de escrever, e como ficarei fora neste fim de semana, estou aproveitando pra deixar mais um pouco da história pra vcs irem curtindo até o meu retorno na semana que vem.

Logo depois da visita dos reis magos, Herodes descobre que eles o enganaram não voltando pra contar onde Jesus se encontrava. Afinal de contas ele era o rei. Como assim nasceu outro rei? Na verdade, Herodes estava se sentindo ameaçado e com medo de perder o trono pra outro. Então, o que ele de fato queria, era encontrar Jesus e dar um fim nele. Qdo percebe que os magos não voltariam ele fica furioso e dá uma ordem terrível para os seus soldados. Todos os meninos que tivessem até a idade de dois anos, deveriam ser mortos. Assim, mesmo sem saber quem era Jesus, o rei pensava se garantir, de que assim Jesus seria de uma vez exterminado!
Que ordem mais terrpivel! Mas essa não fora a primeira vez que um rei louco dera uma ordem assim. Qdo Moisés nasceu, o faraó do Egito tinha dado a mesma ordem. E grande foi o luto daquelas mães da época. Agora a tragédia se repete, mas antes que chegassem em Jesus, José tem um sonho e nele é advertido para figir imediatamente dali de onde estava com Maria e o menino e se esconderem no Egito até que recebesse uma nova ordem. Pois o rei Herodes estava procurando Jesus para o matar. Imediatamente José se levanta acorda Maria, pegam as suas coisas, o bebê, e fogem dali. Foi grande o choro e a lamentação de tantas mães que apartir daquele momento perderam seus bebezinhos. Vc pode se imaginar no lugar de uma delas? Seja como mãe ou como pai? Nem eu. E nem quero. Muito pelo contrário, oro a Deus para que livre os meus filhos de todo e qquer perigo todos os dias de minha vida!
Mas apesar do susto, Maria escapa a salvo com o seu bebê. E assim, Jesus ia crescendo. Vamos pensar um pouco agora sobre isso.
Maria foi escolhida pra ser a mãe de Jesus. Jesus nasceu como qquer outro bebê! Não andava, não falava, não se alimentava sózinho, era em tudo dependente de Maria para continuar vivo e bem. Ele chorava qdo tinha fome e tb qdo estava sujo ou molhado de xixi. Ele era uma criança como foi eu e vc. Sujeito aos mesmos perigos e cuidados e advertências de nossos pais.
Vc pode imaginar Maria dizendo assustada: "Cuidado! Jesus sai daí, vc vai cair! Não ponha isso na boca que faz mal! Beba devagar, ou vai se engasgar com essa água! Jesus era o seu filhinho! E cada dia que passava ela o sentia ainda mais dela! O seu amor por ele crescia de forma espantosa! Como poderia alguém amar tanto um ser, como ela amava Jesus? Afinal de contas, apesar de ser uma criança normal, Jesus era uma criança, obediente, amorosa e gentil. Era bom demais ser sua mãe. Ele não era teimoso e muito menos rebelde. Ele não tinha o pecado original impresso nele! Isso tb poderia gerar grandes conflitos em sua casa. A bíblia diz que Maria só ficou virgem até Jesus nascer! Depois disso, ela foi uma esposa como outra qquer para José. Ela teve relações com ele e dessas relações, deu filhos a José. Eu sei que tem muitas pessoas que insistem em falar que Maria foi uma eterna virgem, mas não é isso que a Bíblia diz. Inclusive, registra depois os nomes dos irmãos de Jesus por parte de mãe. Podemos inventar muitas coisas, bem diferentes do que a bíblia diz sobre tudo isso, pra satisfazer os nossos conceitos, mas isso não muda a verdade dos fatos. E sendo assim, é provável que Maria tivesse predileção por Jesus, ou, mesmo que não o fosse, é o que poderia parecer para os outros filhos de Maria. Talvez tenha havido, ciúmes ou coisa parecida. A bíblia não fala desses relacionamentos íntimos na família de Maria, mas seria bem coerente com a verdade, afinal de contas, seus outros filhos nasceram em pecado como qquer um de nós. Agora, não era só isso que poderia criar conflitos entre eles. Com o crescimento de Jesus, outras coisas foram acontecendo e deixando Maria em crise. Por exemplo, a viagem da família, para Jerusalém, por ocasião da páscoa. Esse era o custume deles e qdo Jesus fez doze anos, eles o levaram para apresentá-lo no templo.
Mas sobre isso conversaremos depois, qdo eu voltar... até lá então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário