segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma visita mais que Especial!!!

Olá amigos queridos, como eu disse, para mim é um parto escrever sobre Maria. Por mais real que seja o fato de ela ser exatamente uma mulher como eu, sujeita as mesmas dificuldades e tentações que qquer outro ser humano, acho muito difícil de descrever como a vejo. Além disso, os escritores não dão a menor ênfase nela e muito menos em José, pq afinal de contas, o objetivo dos evangelhos era contar a história de Jesus, o Filho de Deus e do que ele fez por amor a nós, o que aliás, incluia Maria. E mesmo sem essa ênfase e maiores detalhes, os homens valorizam mais os seus iguais e insistem em fazer dos mesmos, deuses para si, no lugar do Deus único e verdadeiro.

Mas vamos lá.... continuando a nossa história, Maria vai visitar sua tia Isabel. A bíblia não diz se se foi imediatamente ao fato de ter recebido a visita do anjo Gabriel, ou algum tempo depois de ter contado a notícia a sua família e a José. Talvez tenha aproveitado pra se recolher ao lado de alguém que estava vivendo uma experiência tão especial qto a dela. Guardando as devidas proporções, é claro. Afinal, Maria esperava pelo Filho de Deus, o Messias.
O fato é que ela fica com sua tia Isabel por três meses. E ao chegar lá, algo muito especial acontece.
Bem, mas vamos começar do início, ou seja, pela história de Isabel, outra mulher pra lá de agraciada por Deus e igualmente sofredora no que tange a vida e morte de seu filho. Pra quem não sabe, a bíblia nos conta que Isabel e seu marido Zacarias eram descendentes de Arão, e que ambos eram igualmente justos aos olhos de Deus, (detalhe insiginificante esse não é mesmo?) obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, pq Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Zacarias era sacerdote e um dia por sorteio ele fora escolhido para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso como era do costume. Então um anjo do Senhor lhe apareceu e o deixou tomado pelo medo, mas o anjo lhe disse que não temesse e que ele estava ali pq a oração de Zacarias tinha sido ouvida por Deus. E continuou dizendo que Isabel iria lhe dar um filho e que esse filho seria chamado de João. Ainda disse mais. Disse que João traria alegria a eles e muitos outros que o conheceriam pq ele seria grande aos olhos do Senhor. Ele seria separado pelo Senhor para uma missão muito especial. Por isso jamais tomaria vinho e nem bebida fermentada e seria cheio do Espírito Santo de Deus, desde antes de seu nascimento. Seria responsável pela volta de muitos israelitas para o Senhor, o seu Deus. E ele iria adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para voltar o coração dos pais aos seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para a chegada do Senhor.
Considerações: Primeiro, pensem em como Deus os via. Justos, obedientes e irrepreensíveis. Como vc acha que Deus a(o) vê? Eu gostaria que assim fosse comigo tb, mas sei que não conseguiria isso por mim mesma. Todavia, Ele me vê exatamente assim, só que é pq ele me vê através de seu Filho Jesus. Graças a Deus! E o mesmo pode acontecer com vc.
Por conta disso, Deus os escolhe pra serem os pais de João. Mas esse João não seria qquer João, seria alguém grande aos olhos de Deus. E sua missão, nada mais, nada menos, que preparar o caminho para a chegada de Jesus. Isso não é demais? Isabel foi ou não privilegiada? Além de ser curada da sua esterilidade, ainda foi mãe de alguém pra lá de especial. É, Deus nunca deixa por menos. Ele sempre supera qquer uma de nossas expectativas.
Mas, qdo Zacarias ouve a notícia, ele duvida em seu coração que isso pudesse de fato acontecer, afinal, eles eram velhos e Isabel ainda era estéril, não lhe parecia possível que isso pudesse acontecer. Acho que ele se esqueceu de onde estava e quem estava lhe fazendo essa promessa. Então, o anjo o repreende e lhe diz que apartir daquele momento, ele ficaria mudo até que seu filhinho nascesse. E assim aconteceu. Zacarias sai do santuário completamente mudo. O povo que estava do lado de fora esperando por ele, vendo que ele saíra mudo de lá, logo imaginaram que Zacarias havia tido uma visão. Zacarias terminou o seu período de serviço no templo e então voltou para sua casa. Logo em seguida, Isabel engravidou. E ficou dentro de casa por cinco meses, sem sair pra nada, ela estava extasiada e encantada, só conseguia pensar: "Isso é obra do Senhor! Ele resolveu desfazer minha humilhação perante o povo."
No sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel vai visitar Maria; e isso já vimos como aconteceu. Em seguida, vemos que Maria resolve ir até sua tia e por lá se hospedar. O que nos leva de volta pro início de nosso texto de hoje, mas, quanto ao acontecido na chegada de Maria, veremos no próximo post.

Um comentário:

  1. Graças a Deus somos vistos como justos por ele...porque por mim mesma, sou fraca e cheia de erros...
    Muito bom!!
    Bjinhos...

    ResponderExcluir