quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Primeira Versão do Filme "Esqueceram de Mim!" é essa aqui!

Demorei mas cheguei! Como vcs puderam perceber, a vida de nossa querida Maria é uma uma verdadeira aventura. Espero que continuem comigo até o final desta história.

Aos doze anos, Maria e José resolvem levar Jesus ao templo pela primeira vez... Um menino muito obediente e educado. Sempre gentil, certamente não iria lhes causar nenhum problema ou embaraço. Então arrumaram as suas coisas e sairam ainda de madrugada para chegarem a Jerusalém com calma e quem sabe até dar um passeio por lá antes de irem ao templo. Eles tinham dias de viagem e não sabiam, se não teriam algum imprevisto, então era bom não se atrasarem na saída. E assim foram pra Jerusalém.
Era um dia de grande festa e Jerusalém estava lotada de pessoas por causa dela. Era a festa da páscoa e o dia foi muito bom. Reviram amigos, conversaram e compartilharam suas últimas experiências, comeram juntos, cantaram e dançaram juntos e então a noite chegou, a festa acabou e cada qual junto com as suas caravanas, se arrumaram e voltaram para suas casas. Assim sendo, José e Maria voltaram tb. Todavia, pensavam que Jesus estivessem com as pessoas da sua caravana e seguiram em frente. Mas, no meio do caminho depois de já terem caminhado o dia inteiro, e não vendo Jesus com ninguém e em lugar nenhum, resolveram perguntar por ele, aos parentes e amigos. Mas ninguém sabia dele. Imaginem como Maria deve ter ficado nervosa. Cadê esse menino!? Onde ele foi parar? Será que estaria bem? Teria ficado até aquele momento sem se alimentar? O sentimento de culpa deve ter começado a crescer dentro dela. E se ela não achasse mais esse menino? Será que alguém o sequestrou? Bem, nos nossos dias atuais, esse seria um dos nossos primeiros medos. Eles resolvem então voltar pra Jerusalém e procurar o menino na cidade. Depois de três dias de total cansaço e desespero, numa procura sem resultados, eles se lembram de irem procurá-lo no templo. Aliás, esse deveria ter sido o primeiro lugar onde deveriam te-lo procurado, afinal de contas a festa não tinha sido lá? Mas por alguma razão, eles não pensaram nisso de imediato. E qdo o procuraram no templo, ficaram perplexos, pq o encontraram sentado entre muitos homens que estavam maravilhados com suas palavras de sabedoria, seu ensino, suas respostas e o conhecimento profundo que ele apresentava ter das escrituras. Eles estavam todos maravilhados com Jesus, que ali se encontrava totalmente tranquilo e sossegado.
Imagino eu, que enqto se sentiam aliviados por o terem encontrado, ao mesmo tempo deviam querer dar umas belas palmadas em Jesus. Onde já se viu, dar um susto desse tamanho em seus pais? Maria não sabia se ria ou chorava de alegria e alívio. Então Maria foi até ele e perguntou: "Filho pq vc nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura." Ao que Jesus sem nenhuma alteração em seu semblante respondeu: "Pq vcs estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? Eu ia perguntar pra ele se ele queria levar um cocão?rsrs... E a bíblia diz que seus pais não entenderam nada da resposta que ele lhes deu. Porém eu imagino que, talvez essa resposta tenha até incomodado os sentimentos paternos de José. Pq José tb o devia tratá-lo como filho e amá-lo como tal. Mas Jesus, sempre que se referia a seu Pai, não falava de José, mas de Deus. Por outro lado, pensem em Maria, toda aguniada, e ainda receber essa resposta de Jesus. A bíblia não conta se essa discusão continuou ou não, mas se fosse comigo, Jesus ia precisar de bem mais que isso pra me fazer entender pq me deixou tão aflita? Ela era a sua mãe! Merecia que ele tivesse no mínimo comunicado a ela que ele iria ficar ali por mais um tempo. E além disso, Jesus tinha apenas doze anos, um garotinho em sua primeira viagem e se tivesse acontecido algo de mal a ele? Enfim, Jesus voltou com eles pra Nazaré e era sempre obediente a eles. Sua mãe porém, ia guardando tudo isso que lhes aconteciam em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Essa deve ter sido a primeira de muitas outras experiências parecidas, mas é claro que Maria agora, sabia bem, onde procurar por Jesus em primeiro lugar. Isso só podemos imaginar, pq depois desse episódio no templo, só voltamos a ter notícias de Jesus qdo ele já estava com seus trintas anos. Isso acontece qdo ele procura João, o seu primo, para batizá-lo. E claro, só daí pra frente, ouvimos tb falar em sua mãe e irmãos. Mas isso conversremos depois.

2 comentários:

  1. gostei da 1ª versão do " esqueceram de mim"...
    Só vc mesmo para lembrar nisso...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Você foi muito criativa na relação que fez da história de Jesus com o filme "Esqueceram de mim". O caminho para comunicar com essa nossa geração é esse mesmo.

    ResponderExcluir