sexta-feira, 24 de julho de 2009

Boaz tb era astuto! Mas era por uma boa causa!

Novamente vemos Deus brincando com nossas "coincidências e casualidades".


A Bíblia nos conta que Boaz sobe à porta da cidade e senta-se ali exatamente qdo o resgatador que ele havia mencionado estava passando. (Segue versão atualizada da Susy). Boaz o chamou e disse:"Oi caro amigo, tudo bem com vc? Qto tempo... Que bom te encontrar, eu precisava mesmo falar com vc. Sente-se aqui um pouco". Neste momento, reuniu dez líderes da cidade e pediu que tb se sentassem ali com eles. Então disse ao resgatador: "Noemi, que voltou de Moabe,


está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. Pensei que devia lhe apresentar o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir-lhe que adquira o terreno".


Pausa!!!! Vcs acreditam na lábia de Boaz? Ele sugere que o outro compre a terra! E depois continua: "Se quizer resgatar essa propriedade, resgate-a, se não diga-me pra que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito a não ser vc e depois eu."


E o outro respondeu: "Eu a resgatarei." Mas Boaz prosseguiu: "No dia em que vc adquirir as terras de Noemi e da Moabita Rute, estará adquirindo tb a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança. Diante disso, o resgatador respondeu: "Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a vc mesmo. Eu não poderei fazê-lo!".


Não é muito esperto, esse Boaz?


Pra começar, ele faz questão de mostrar pro resgatador, que ele não tem segundas intenções em relação ao negócio exeto pela terra em si, mas que reconhece o direito do outro de resgatar primeiro. E como ele já esperava, o outro resolve que quer a terra, então, ele, que conhecia bem com quem ele estava lidando, continua o seu discurso. Fala da responsabilidade que o outro teria que assumir com Noemi. Ele fala o mínimo possível sobre Rute e enfoca em Noemi. Ele sabia, que tudo que interessava ao outro era aumentar as suas posses, mas, desde que isso não comprometesse o que ele já possuia. Boaz tb sabia, que o outro não se preocupava nem um pouco com o futuro de Noemi e seu bem estar. Portanto, agora era tudo ou nada! A sorte estava lançada! E...Bingo! De fato o outro pulou fora imediatamente, sem pensar duas vezes!


Como era de costume entre eles, pra que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava as sadálias e dava ao outro. Assim oficializavam os negócios. Qdo o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a vc mesmo!, tirou a sandália. Então, Boaz anunciou aos líderes e a todo povo ali presente: "Vcs hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, Quiliom e de Malom". E aí ele deu o Xeque-mate! Continuou dizendo: "Tb estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio de sua família ou do registro de sua cidade. Vcs hoje são testemunhas disso!" Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas!" E os abençoaram dizendo: "Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá!" Vejam só, quem aparece aqui tb... nada mais e nada menos que: TAMAR!


Neste momento, Rute entra tb pra genealogia de Jesus. Não é muito lindo? Deus não é um artesão de Classe? Ele vai tecendo as histórias e construindo lindas e ricas histórias de Amor! Pq afinal, Deus é Amor! Assim diz em sua Palavra! Mas voltando a nossa história, Boaz, como apostou Noemi, realmente não perdeu tempo e nem a oportunidade de ficar com o grande amor de sua vida! Ele foi a luta, mas com muito caráter e respeito. Fez tudo nos conformes, crendo que o Senhor seria por ele no resultado final e assim se fez!


Mas a nossa história não acaba aqui, tem mais... não percam a festa!!!! (corrigir!)

Um comentário: