quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rute se prepara para o grande encontro!

Bom dia queridos!
Podemos continuar a nossa História?

Vimos que Noemi ficou curiosa em saber onde Rute havia trabalhado e então Rute lhe disse que tinha sido com um homem chamado Boaz. Rute não tinha idéia de quem era Boaz, mas Noemi o conhecia muito bem. Então ela disse a Rute: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal com os vivos e com os mortos!" E acrescentou: "Aquele homem é nosso parente, ele é um de nossos resgatadores!" Então Rute contou tudo que havia acontecido e tudo que ouvira de Boaz desde o princípio e de como ela havia se impressionado com a gentileza dele para com ela. Noemi ouvindo tudo com atenção, concluiu a conversa das duas por aquele dia, dizendo que na verdade, era realmente muito prudente que Rute continuasse somente trabalhando ali, já que seria protegida e não correria o risco de ser molestada por ninguém em qualquer outro campo. Assim, Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. Meses se passaram e Rute continuava morando com sua sogra. Vcs estão lembrados que eu disse que elas haviam arrumado um lugar pra se instalarem? Pois é, na verdade, Noemi tinha lá em Belém, um pedaço de terra, herança de seu falecido marido. E apartir de agora, esse é um detalhe bastante importante em nossa história!
A Bíblia não nos diz claramente que Noemi tenha contado pra Rute o que era um resgatador, mas é claro que ela contou. Assim como, ensinou tudo que pode sobre os costumes e cultura de seu povo e principalmente sobre as leis do Senhor pra com Israel. E Rute, guardava tudo em seu coração!
Em Levíticos, livro bíblico, que trata sobre as leis, vemos a lei do resgatador. Essa lei tinha a ver com as terras da família. Deus sendo Justo e Santo, sabia que precisava deixar uma lei sobre isso aos homens, que aliás, não eram nem justos e nem santos, pra que um não explorasse o outro por qualquer situação adversa que esse viesse a sofrer.
Se tiverem curiosidade, depois vejam em Levíticos 25. Vale a pena! É muito interessante, pq mostra mais uma vez o cuidado de Deus conosco. E se fossemos regidos pelas leis de Deus, tenha certeza que seríamos muitíssimo mais felizes, prósperos e menos explorados. Mas a questão é que, em caso dessa terra ser de uma viúva, o parente deveria tb assimir a viúva.
Vcs se lembram da história de Tamar? É mais ou menos como aquela situação, mas tb envolvendo terras e propriedades.
Durante todo esse tempo em que durou a colheita, Boaz foi ficando cada vez mais interessado em Rute. Começou a ficar apaixonado por ela, pode ser até que tenha sido amor a primeira vista, é só lembrarmos do primeiro encontro deles e da maneira como ele a tratou logo de início. Mas, quem pode culpá-lo? Afinal, ele não era cego e muito menos idiota! Rute tinha tantas qualidades especiais que não dava pra passar desapercebido. Rute era uma mulher jovem, linda, leal e fiel aos seus relacionamentos, trabalhadora destemida, corajosa e determinada, humilde, honesta e correta em tudo que fazia. Como ele poderia não reparar nela?
Por outro lado, Boaz era um homem já adulto e maduro, bem sucedido, honesto, cheio de temor ao Senhor, e a espera "daquela" o faria deixar de ser solteiro e lhe daria uma família. Era "a mosca no mel"! rsrs... Mas, como era um homem respeitador, nem se atrevia a demonstrar seus sentimentos, ele nem mesmo acreditava que ela fosse querer qualquer coisa com ele. "Era muita areia pro caminhãozinho dele!"rsrs... Além disso, ele tb sabia que não era o único resgatador de Noemi.
Então, manteve-se discreto e provavelmente só falasse isso com o Senhor em oração.
Eu imagino, a bíblia não diz isso, mas podemos deduzir, que Noemi, tb já havia reparado no interesse de Boaz por sua nora. Penso isso, pq como disse, Boaz não era o único resgatador que Noemi tinha, mas ela investe em Boaz...
Então, certo dia, Noemi disse a Rute: "Minha filha, tenho que procurar um lugar seguro, para sua felicidade. Boaz é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. (Versão atualizada da Susy)... Tome um banho bem gostoso, caprichado, fique bem cheirosa com aquele seu perfume especial, coloque a sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba vc até que ele tenha comido e bebido. Qdo ele for dormir, note bem o lugar em que ele for se deitar. Depois que ele dormir, vá, descubra os seus pés e deite-se ali. Ele lhe dirá o que fazer".
Perceba que nessa frase de Noemi, podemos entender que Boaz, não estava na eira sózinho. Ai meu Deus!!!!! Agora imagine a cena e pense em vc no lugar de Rute. Não dá um calafrio na espinha, só de pensar?!
Primeiro que, na eira não deveria ser um luar muito cheiroso, afinal, cheirava homens suados de um dia inteiro de trabalho, ela ainda tinha que se deitar aos pés de Boaz, (e o chulé, coitadinha????),rsrs, eu sou terrívelmente chata com esse tipo de odores... Além, é claro, do cheiro de mato, cevada e trigo. Ou seja, uma mulher exalando perfume nesse lugar, eu imagino, não iria passar desapercebido mesmo! Sem contar a sensualidade da cena. Imagine: Vc toda produzida, cheirosa, indo se deitar ao lado de um homem e ainda por cima, se fazendo notar pelo fato de propositalmente descobrir os seus pés?!?! Fora o constrangimento, e se alguém mais, a visse fazendo isso?
Rute deve ter suspirado fundo naquele momento! Mas, como era tb obediente, respondeu a Noemi: "Farei tudo o que vc está me dizendo".
E foi tomar seu banho, que não deve ter sido assim tão rápido, então, qdo ela terminar, continuamos a nossa história!
Aguardem comigo, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário