segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nenhum pecado passa desapercebido de Deus. Nem o de Davi!

Olá pessoal, tudo bem com vcs? Uma semana de Graça e Paz a cada um....
Hoje veremos como Deus lidou com essa triste situação de Davi...

E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar em Davi, Natã lhe contou uma estórinha: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro pobre. O rico possuia muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre."
Enquanto Davi ouvia essa estória, ia se enchendo de ira contra esse "rico" e disse a Natã: "Juro que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia."
Então para surpresa de Davi, Natã respondeu: "Vc é esse homem." E continuou: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: EU o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres de seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e de Judá. E se tudo não fosse suficente, EU lhe teria dado mais ainda. Por que vc desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova?
Vc matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois vc me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher. De sua própria família trarei desgraça sobre vc. Tomarei as suas mulheres diante de seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se se deitará com elas em plena luz do dia. Vc fez isso as escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia."
Como eu disse, qdo Deus faz juízo, ele faz questão de deixar isso bem claro! Ele dá nome aos Bois, se é que me entende!
Alto preço o de Davi, mas se Deus é Amor, tb é Justiça, e não deixa impune o pecado de ninguém! Isso inclui eu e vc! Vc pode estar pensando: "Bem, mas isso foi lá na época de Davi, agora não é mais assim"! Cuidado! Pq a Bíblia diz que Deus não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo amanhã. A injustiça continua sendo punida por Ele e sua única maneira de escapar da morte eterna por seus pecados é Jesus! Vc tb pode pensar: "mas eu não fiz nada parecido com o rei Davi". Não se iluda! Para Deus, pecado é pecado e todo pecado será punido por ele. Pq Ele é Santo!
Então Davi respondeu a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
Arre! parece que afinal, Davi acordou do pesadelo! Acordou e voltou a se lembrar, na marra, que ele estava todo o tempo diante do Senhor e que o que fizera era pecado!
Mas calma! Não se apresse em julgar e tripudiar sobre Davi, pq estamos no mesmo barco que ele e nem sempre reagimos com tanta humildade qto a dele.
Ou não é assim conosco tb? Vamos vivendo as nossas vidas para nós mesmos, do nosso jeito, pecando sem se importar com o Senhor que nos observa em todo o tempo. Aliás, como Davi, nos esquecemos em absoluto que o Senhor existe. Nos tornamos obstinados. E infelizmente, só nos lembramos qdo somos detidos por uma intervenção extra terrestre! As vezes essa intervenção pode ser como a de Davi, ou por outros meios, mas o Espírito Santo sempre nos avisa do nosso desastre iminente!
A questão é como reagimos a esse alerta de, Pare! e Volte!, por parte de nosso Senhor.
Será que temos a dignidade de reconhecermos o nosso pecado e nos convertermos ao certo outra vez, como fez Davi? Ou, mesmo sendo apanhados em nossos pecados ainda isistamos em negá-lo a Deus e aos homens?
Pensem nisso, Davi, não era o "homem segundo o coração de Deus ", pq não errava e não pecava; mas era segundo o coração de Deus, por que estava sempre pronto a se arrepender, se humilhar e começar denovo do jeito certo, sem nunca desistir do amor e da doce e Santa Presença do nosso Espírito Santo. Deus não espera de nós, resultados! Pq sabe melhor do que ninguém de nossa absoluta falência, e por isso nos deu Jesus, mas espera de nós, nosso coração quebrantado e arrependido. Pronto a ser corrigido por ele e restaurado. Espero de coração que vc se arrependa de seus pecados e como Davi os confesse ao Senhor. Pq qdo confessamos, o Senhor vem com sua maravilhosa graça e misericórdia, nos perdoa de todo pecado e nos purifica de toda injustiça.
Natã responde à confissão de Davi, dizendo que o Senhor lhe havia perdoado de seu pecado e por isso ele não iria morrer, entretanto, por que Davi havia insultado ao Senhor, o filho que Bate Seba esperava, não viveria.
É bom sabermos que, todo pecado tem consequências, e o de Davi tb teve, e foram muitas e todas muito doloridas. A primeira, é que o Senhor não deixa viver o primeiro filho de Bate Seba. Mas sobre elas falaremos amanhã....

Um comentário:

  1. oi Su amada... é bom estar de volta!
    que Deus me dê a cada dia um coração quebrantando prá que eu possa reconhecer que eu mim nada há de bom e o que há é porque vem totalmente dEle...
    bjos... te amo!

    ResponderExcluir