quinta-feira, 4 de março de 2010

Pra isso fomos criados!

Bom dia amigos, hoje quero conversar um pouco sobre um acontecimento que todos já ouviram falar que foi a destruição de Sodoma e Gomorra. Na verdade, sobre a cidade, falaremos amanhã, hoje quero mesmo é mais uma vez falar desse relacionamento entre nós e Deus.

Abraão tinha um subrinho chamado Ló, este partira com ele qdo ele saiu de Ur dos Caudeus, mas num determinado momento, eles precisaram se separar, pq as discusões e discórdias entre os dois grupos eram grandes e frequentes. As duas famílias não se entendiam... Então Abraão achou por bem dizer a Ló que este escolhesse um lado pra seguir e assim escolhido, Abraão seguiria o lado oposto. Ló olhou todo o território de cima do monte e optou pelas campinas onde se encontravam duas cidades. Tudo pereceu-lhe muito bom e próspero. Uma cidade era chamada Sodoma e outra chamada Gomorra. E assim, Ló seguiu para lá, onde ele e sua família, estabeleceram moradia. Então o Senhor veio a Abraão e mostrou tudo que apartir dali, seria dado por Ele a Abraão.

Passado um bom tempo, qdo o Anjo do Senhor foi visitar Abraão e Sara, pra mais uma vez dizer que na primavera Sara teria um filho, ele resolveu tb contar a Abraão o que estava acontecendo com as cidades onde seu subrinho morava e o juízo que viria sobre elas.

Há um verssículo na bíblia que diz assim: "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."
É exatamente isso que Ele faz com Abraão. Ele diz: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Pois Eu o escolhi para que ordene aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito para que o Senhor faça vir a Abraão o que o Senhor lhe prometeu."

Não é lindo pensar nisso??? Um Deus, aliás O Deus único e todo poderoso, resolve se relacionar e contar Seus segredos a nós, míseros mortais e pecadores; se tão somente, fossemos fieis e tementes a Ele? E é assim que Ele faz com Abraão. Ele conta: "As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles tem feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei."

Os dois homens que estavam com o Anjo do Senhor, se despediram e partiram dali para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante da presença do Senhor, Abraão aproximou-se dele e disse: "Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinquenta justos na cidade, a destruirás e não poupará o lugar por amor aos cinquenta justos que ali estão? Longe de Ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de Ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"

OLHEM SÓ A OUSADIA DA PERGUNTA!!! Ele tb deve ter pensado em seu subrinho Ló, que ali estava com toda a sua família e que certamente seriam destruidos...
E vejam a resposta do Senhor: "Se eu encontrar cinquenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles."
Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, (ainda bem que ele reconhece...rsrs), eu que não passo de pó de cinza. Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco pra cinquenta justos, ainda assim destruirá a cidade por causa dos cinco?
E disse Deus: "Se encontrar ali 45 não os destruirei."
E se encotrar apenas 40? insistiu Abraão. E ele respondeu: "Por amor aos 40 não destruirei. Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas 30 forem encontrados ali? Ele Respondeu: "Não destruirei."
Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? Ele respondeu: "
Por amor aos vinte não a destruirei." Então Abraão disse ainda: " Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez: "E se apenas dez forem encontrados? E o Senhor respondeu: "Por amor aos dez não destruirei." Então tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.

Agora pensem comigo: Haja ousadia, qtas vezes Abraão insitiu com o Senhor e haja GRAÇA! Pq o Senhor respondeu a todas as vezes pacientemente. Como amigo de Abraão, e deixou que ele fosse até o fim. Mesmo assim, fico pensando no que aconteceria se ele fosse até o número Um. Mas Abraão deve ter achado que, pelo menos dentro dos dez, o seu subrinho já teria a chance de ser salvo. Entendo Tb, que essa conversa estava embaixo da soberania e dos planos de Deus. Então ele parou na verdade, onde Deus queria.

Mas o fato é que o Senhor sempre quiz estabelecer conosco uma relação de amizade, de amor e de graça. Uma relação de intimidade, de proximidade. Tudo que ele requer de nós, é só para o nosso bem. Pq ele nos ama e nos deseja ao seu lado. Isso é maravilhoso! Emanuel! Deus conosco! Mas tudo que queremos dele, na maioria das vezes, são os seus milagres e as suas ações, claro que estejam deacordo com a nossa vontade, e mais nada. Então, hoje a minha pergunta pra vc é? O que é que vc quer de Deus? Qual o seu verdadeiro interesse Nele?
Qto a mim, busco dessa intimidade, e meu maior desejo é que Ele me conte todos os seus segredos! Quero Dele, essa intimidade profunda e verdadeira. Quero ter com ele, essa mesma liberdade que Abraão tinha. Quero ser amiga Dele. E vc? Que nosso relacionamento seja cada vez mais transparente e íntegro!

2 comentários:

  1. Su!
    Ontem estava refletindo a respeito... Que massa!
    Desejo realmente ser amiga do Senhor.

    "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."
    Maravilhoso!!

    Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe que este versículo é o meu versículo...e procuro cada dia mais, vivê-lo.
    Amo vc. Bjos.

    ResponderExcluir