quarta-feira, 24 de março de 2010

Graça sim! Mas barata...Jamais! (parte 1)

Olá pessoal! Hoje vamos conversar sobre mais um texto que quase todo mundo já ouviu falar. É qdo Deus prova o amor e a obediência de Abraão!

O texto diz: Passado algum tempo, Deus pôs Abraão a prova, dizendo-lhe: "Abraão!" E Abraão lhe respondeu: "Eis-me aqui!"
Então disse Deus: "Tome seu filho, Isaque, a quem vc ama, vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto, num dos montes que lhe indicarei.

Olha só a ordem de Deus para Abraão... O que vc pensaria disso? O que vc faria depois de ouvir essa ordem? Vc passa a vida esperando um herdeiro e clamando a Deus que ouça o desejo de seu coração. Depois de velho e sem condição física e humana alguma de ver seu sonho realizado, Deus resolve atender o seu pedido, estando vc já com 100 anos, então, qdo vc começa a curtir a benção de ter o seu filho, o seu herdeiro, companheiro, etc... Vem Deus e te diz que quer que vc entregue o seu filho, a quem vc ama, em sacrifício a Ele?
E o que vc iria dizer a sua mulher? É, pq tb era filho de Sara e ela tb passou a vida toda esperando por isso e a impressão que tenho é que ela não tinha a mesma intimidade e o mesmo nível de relacionamento com Deus, que Abraão tinha. Como vc iria explicar isso a sua esposa ou esposo? À mãe da criança?
E pior, o que vc falaria pro seu próprio filho? Como vc lhe diria, que Deus pedira a vc para sacrificá-lo?

Tente se colocar no lugar deles, pode não ser um filho, mas pode ser algo que vc tenha pedido a Deus anos a fio e depois de muito tempo, já quase sem esperança, Deus resolve te dar. Vc fica muitíssimo feliz, vc cuida do presente como se fosse a sua própria vida. Zela por ele, pq este é demais precioso pra vc, então antes mesmo que o encanto passe, Deus chega e diz que vc deve devolver a Ele o seu presente!? Como vc reagiria?
Eu diria pra Ele: Fala sério!!! Deu tá dado, não pode ficar arrependido! haha (brincadeirinha)... mas falando pra valer, qual seria a sua resposta?

Bem, vamos ver o que fez Abraão? Diz o texto que, na manhã seguinte, Abraão, levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de preparar lenha para o sacrifício, partiu em direção ao local que Deus lhe havia indicado. Depois de três dias de viagem, Abraão viu o local indicado e disse aos seus servos: "Fiquem aqui com o jumento, enqto eu e o meu filho vamos até lá. Depois de adorarmos, Voltaremos!"
Abraão, pegou a lenha para o sacrifício e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca.
Enqto caminhavam, Isaque disse pro seu pai: "Meu pai! As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?"

Agora imaginem, vcs tendo que responder isso para os seus filhos tão amados... "Sabe o que é filho, é que vc é o cordeiro!" Imagine o seu coração, como estaria neste momento? Se é que vc teria a coragem de obedecer a ordem de ir. Eles andaram tres dias até chegar lá. Tres dias que que ele deve ter sofrido calado até este momento. E agora? Qual será a resposta de Abraão?
Ele respondeu: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o sacrifício, meu filho." E os dois continuaram a caminhar juntos.

Bem, por duas vezes, Abraão mostra que ele esperava que Deus o surpreendesse! Primeiro ele diz aos servos que iriam adorar e os dois voltariam. Depois ele diz a Isaque que Deus proveria o cordeiro. Mas ainda assim, ele sabia que o pedido de Deus era pra que sacrificasse o seu filho! Seu coração devia estar muito apertado, por outro lado, Deus prometera que Isaque seria aquele por meio de quem Deus lhe daria uma enorme descendência! Não fazia sentido esse pedido... Deus iria fazer um milagre! Penso que era nisso que Abraão cria! Ainda assim, ele teria de levantar as suas mãos contra o seu filhinho!

Bem, acho que este texto já está muito grande... então continuamos o restante deste episódio amanhã!

4 comentários:

  1. estou aguardando ansiosamente pelo restante da história, e não só por isso, mas pelo que Deus tem reservado para os próximos dias!!!
    bjos!!! amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Dificil!!! Acho que não conseguiria te a mesma atitude de Abrãao!
    Espero o final!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Sú, amei o texto. Bjos amo muuito vc e estou esperando o próximo.

    ResponderExcluir