quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Você sabe quem são os irmãos e a mãe de Jesus???

Olá pessoal! Como vcs estão? Eu tenho passado por muitas experiências esses dias, com direito a LUTO inclusive, mas estou de volta.

Vimos na última vez, que Jesus atende ao pedido de Maria e faz a transformação de água em vinho, o que dá início aos seus milagres e tb a sua fama. Ali Ele começa a aparecer de uma forma especial, não só para os discíplulos mas para as multidões em geral.
Jesus começa apartir dali, a ficar falado e procurado pelas multidões e com isso, o dia de Jesus começa a ficar pequeno, pois o tempo todo ele estava em missão. Isso significa, que sua vida em "família," já não era mais comum e rotineira, ele já não era mais presente o tempo todo em sua casa, e muitas vezes, para Maria ver Jesus, ela tinha que ir até ele. Mesmo assim, nem sempre conseguia estar com ele.

Temos um texto em Mateus e que se repete em Lucas, contando sobre uma dessas ocasiões, onde a bíblia diz que Maria e os irmãos de Jesus vão procurá-lo, mas não conseguem chegar até ele por conta da multidão. Então, alguém diz a Jesus, que sua mãe e os seus irmãos o procuravam para falar com ele. Mas, a resposta de Jesus é muito diferente do que poderíamos esperar. Ele diz que seus irmãos e mãe são todos aqueles que ouviam a palavra dele e a praticavam. A princípio, podemos achar que essa resposta, não poderia ser chamada de uma resposta muito gentil ou amorosa por parte de Jesus pra com a sua família. E eu imagino, que Maria e os irmãos devem te-lo achado muito indelicado. Vc não concorda comigo? Como vc veria essa resposta, se fosse com vc? Eu acho que ficaria magoada com meu filho se ele fizesse isso comigo. Além de eu ter que ir procurá-lo se quizesse estar com ele, ainda recebo uma resposta dessas... Mas temos que entender que apartir dos seus trinta anos, Jesus deixa de ser o filho e o irmão, agora ele tinha uma missão a cumprir e não tinha tempo a perder. Ele não perdia nenhuma oportunidade de ensinar as pessoas sobre o Reino e sobre os propósitos de Deus Pai e sua vontade para todo ser humano. Ele era o Messias tão esperado, e precisava revelar isso aos homens. E é o que ele faz aqui. Pra começo de conversa, ele mostra que o relacionamento dele com as pessoas, vai muito além do trivial. Muito além dos laços de sangue ou das tradições, ele diz que todo aquele que ouve e pratica os seus ensinos e mandamentos, este sim, tem um verdadeiro relacionamento com ele. Um relacionamento que ultrapassa o núcleo da família consanguínea. Outra coisa que ele nos mostra claramente aí é que, Maria e seus irmãos, não eram em nada diferentes do restante das pessoas e da multidão. Só seriam especiais para Jesus se como os demais fossem obedientes a sua palavra. Se Maria e seus irmãos não O reconhecessem como Senhor em suas vidas, eles não seriam nada mais do que mais um, no meio da multidão. Isso nos faz ver que, se Maria não O recebesse como Senhor e Salvador pessoal, estaria sujeita ao inferno tanto qto todos nós. Ela tb era pecadora e carecia de Jesus como seu Salvador pessoal, assim como os irmãos de Jesus e como cada um de nós.

Mas para uma mãe, essa atitude de Jesus, poderia ser bastante dolorida. Tenho mais de uma amiga, que ficaria literalmente desolada com uma resposta como essa, por parte de seu filho ou filha. Mas Maria, não poderia se dar ao luxo de se magoar com isso, ela fora escolhida pra ser a mãe do Messias. Esse era só o começo dessa separação entre "mãe e filho", muito necessária à Maria daqui pra frente. Aliás, nessa atitude de Jesus, tb vemos o qto ele se importava com ela. Ele sabia, quão dura e dolorida, seria a vida de Maria daqui pra frente. Mas em meio a todas essas situações saturadas das mais diversas e intensas emoções, Maria guardava o seu coração do mal. Muitas vezes a bíblia faz questão de deixar isso claro. Mesmo qdo os acontecimentos pareciam confusos e contraditórios, Maria, pacientemente, acolhia todas essas coisas em seu coração e as levava ao Pai.

Agora, vamos trazer pra nós. Como ficamos qdo somos contrariados? Qual é o nosso comportamento? Ficamos injuriados e indgnados com a pessoa ou levamos a nossa causa ao Senhor e a colocamos aos seus pés? Mas, e qdo somos contrariados pelo próprio Senhor Jesus em nossas vontades? Aceitamos o fato de que ele sabe o que é melhor pra nós ou nos revoltamos contra a sua vontade?
Maria era uma serva humilde e submissa a vontade de Deus e por isso ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus.
E vc? Vc pode ser chamado por Jesus, de irmão(a) ou mãe de Jesus? Pode parecer o contrário disso, mas o que Jesus quer mostrar, é que podemos ser tão íntimos de Jesus, qto era Maria sua mãe. Mas pra isso, precisamos nos lembrar que, só seremos íntimos de Jesus, se formos obedientes a ele. Como anda esse seu relacionamento de intimidade e obediência com Jesus?
De irmão e mãe? Ou apenas mais um na multidão?

6 comentários:

  1. Nossa Sú, destruiu hein....rs.. Só posso dizer que eu quero e estou buscando ter uma intimidade cada vez maior com Jesus, e é muito legal pensar que podemos ter a mesma intimidade que Maria tinha, ou como diria o Reisy: " muuuito loooco"! Um grande bjo e continue escrevendo assim para abençoar nossas vidas. AMO VC.

    ResponderExcluir
  2. VÈÈÈÈÈSHHHHHHHHHHHHH

    Muito loko
    Espero que o meu caminhe para o de um familiar...
    Na verdade, tenho sentido muita vontade de me relacionar com Ele... mas muitas vezes por algum motivo idiota eeu mesmo com vontade deixo pra depois.
    Vai entender né!?
    Post rox

    ResponderExcluir
  3. M u i t o b o m !!!!
    Como sempre, Jesus nos ensina, até através das mágoas. Tenho procurado cada vez mais não ser mais uma na multidão...
    Bjão...amo vc.

    ResponderExcluir
  4. como costumo dizer, AMO esse blog!
    Su, vc tem abençoado muito minha vida com as palavras que escreve! obrigada!
    e amém, amém e amém, pros 3 coments de cima!
    bjos... amo te!

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer os comentários e dizer que eles me estimulam a prosseguir nesse desafio de contar histórias... Meu desejo é que vcs continuem sendo muito abençoados por meio delas... obrigado

    ResponderExcluir
  6. Meu amor....
    É muito bom ver como Deus cumpre através de você a missão dele de se fazer conhecido e de se deixar conhecer.
    Te amo!

    ResponderExcluir