terça-feira, 8 de setembro de 2009

Maria cria que Jesus era de fato O Filho de Deus!

Olá pessoal, eis-me aqui outra vez... Como já disse, temos uma total ausência de informação bíblica sobre os anos de Jesus que vão dos 12 aos 30 anos, qdo ele oficialmente sai de casa para cumprir seu chamado e sua missão. E muitas são as especulações a respeito das expectativas que Maria poderia ter sobre Jesus, mas eu acredito que ela esperava mais dele, do que o restante das pessoas, mesmo antes de ele começar seus milagres, e penso isso justamente pelo fato de que de certa forma, é exatamente essa expectativa que gera o primeiro milagre de Jesus. Vamos ver isso em João 2.

Maria e seus filhos, incluindo Jesus, é claro, foram convidados para um casamento, e eles aceitaram o convite. Jesus levou com ele, tb os seus discípulos. Bem, eles estavam curtindo a festa... (é, pq Jesus tb gostava de ir à festas), quando Maria fica sabendo que o vinho tinha acabado. Imagino que ela fosse bem amiga dos noivos, primeiro por estar a par de uma situação crítica como essa, e tb, pq isso a incomoda a ponto de querer resolver a situação. Mas o que ela poderia fazer? Chamar o Chapolim Colorado? Claro que não! rsrs....

Ela poderia chamar Jesus! Certamente, ele poderia resolver essa situação. Eu não sei exatamente o que ela esperava que ele fizesse, mas certamente esperava que ele fizesse alguma coisa! Pq segundo o texto bíblico, ela comunica a Jesus: "Jesus, eles não tem mais vinho." E Jesus lhe responde: "Que temos nós em comum, mulher?" Ou em outras palavras: E eu kiko?rsrs... tô brincando, mas é mais ou menos isso. Ele diz: "Não é preciso me dizer o que fazer, se não fiz nada, é pq ainda não chegou a minha hora!" Ele tinha acabado de ser batizado e de chamar os seus discípulos, e nada mais, ninguém podia imaginar que ele pudesse fazer milagres, nem mesmo seus irmãos, mas Maria sabia muito bem, de quem ele era filho. Sabia que de comum ele não tinha nada. Ela cuidou dele e de seus outros filhos e via nitidamente, a diferença que havia entre ele e os outros.
Apesar da resposta de Jesus, que aliás nos parece até um pouco áspera, ela não se intimida e nem volta atrás, pelo contrário, ela diz aos servos da casa que estavam com ela: "Façam tudo que ele mandar." Essa resposta de Maria lhe parece a resposta de alguém que via em Jesus, um homem comum e que assim como ela, estava impotente diante de tal situação? A mim não parece. Pelo contrário, mostra que ela tinha convicção de que ele faria algo para resolver isso. Ela se mantem perseverante em seu pedido. É como se ela tivesse ouvido: "Claro mãe, vamos lá resolver isso já!
Ela entrega o seu problema a Jesus e fica esperando pela atitude dele. Eu imagino Jesus, ele deve te-la encarado nos olhos com um sorrisinho no canto da boca e aquela interrogação de... o que vc espera que eu faça???!!! Mas, Maria se mantem firme e Jesus não a decepciona. Ele diz aos servos: "Encham de água todas as vasilhas." Haviam seis vasilhas de 80 a 120 litros cada uma, não errei o tamanho não! É isso mesmo. E haja água, ou melhor, vinho! rsrs... E os servos, mesmo sem entender nada, vão e fazem exatamente como ele mandou. Então ficam esperando pela próxima ordem. E Jesus continua: "Agora, peguem um pouco e levem ao encarregado da festa." E eles obedecem. Nesse momento, o milagre já estava feito certo? Embora eu acredite que até eles oferecerem a taça ao encarregado, eles ainda deviam ver água na mesma. Mas qdo o servo estende o braço para o encarregado, aí a taça já mostra o vinho encorpado e cheiroso que ela continha. Pq qdo o encarregado recebe a taça, e a prova, já não era mais água, mas vinho. E além de beber, ele fica surpreso com a tremenda qualidade do vinho, então chama os noivos e diz: "Todos servem primeiro o melhor vinho e depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido, mas vcs guardaram o melhor até agora." Óbvio, foi Jesus quem o fez! E ele sempre nos dá o melhor! O encarregado disse isso, pq não fazia idéia de onde viera aquele vinho, e menos ainda sabiam os noivos. Mas os servos sabiam muito bem como tudo acontecera.

Assim, a festa estava salva e continuou animada e alegre, só que agora, com o melhor vinho que já haviam bebido. Feito por quem? Por Jesus. E Maria, deve ter dito pra si mesma: "Eu sabia que ele podia resolver o problema, eu tinha certeza! Uau!!!! Ela tb deve ter pensado: Esse é meu filho! Ah!... mamãe gostou!...rsrs... Seu coração deve ter exultado de alegria, e de satisfação por tb ter podido participar desse acontecimento. Maria, confiou em Jesus e no que ele podia fazer por ela e pelos noivos, entregou o seu problema a ele e perseverou, esperando pela resposta de Jesus. E Jesus não a decepcionou!
Mas e vc? Como tem reagido qdo lhe surgem problemas? Em quem tem buscado a solução dos mesmos? Vc crê que Jesus se importa com vc e quer te ajudar? Maria não duvidou, mas creu! Creia vc tb e entregue a ele os seus problemas e assim como Maria, vc não será decepcionado!

O texto que nos conta esse milagre, se encerra dizendo que este fora o primeiro sinal miraculoso que Jesus realizara. E diz tb que seus discípulos viram isso e creram nele. Maria tb creu. Eu tb creio! E vc?

4 comentários:

  1. ê Su...
    mas vc tá hilária hoje, heim!...rsrsrs
    graças a Deus que nos deu senso de humor e tb um coração desejoso em crer Nesse que sempre tem o melhor preparado para nós! e mais: Ele nunca decepciona!!!
    bjos... amo te!

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu post Sú. Realmente quando entregamos nossos problemas para Jesus ele nunca nos decepciona, pelo contrário ele sempre nos surpreende com suas respostas de amor e cuidado por nós. Amo vc. Um grande bjo

    ResponderExcluir
  3. O melhor de entregar tudo nas mãos de Jesus,é se surpreender com a maneira como ele faz...nunca somos decepcionados.
    Amo vc...Bjão.

    ResponderExcluir
  4. O.K., O.K. você está me vencendo...risos.
    Mas deixe-me fazer alguns comentários aqui. Primeiro, esperava-se que quando o Messias chegasse ele desse do melhor vinho ao povo. Gosto disso, há textos nos profetas que dizem que um dos feitos do Messias é conceder vinho da melhor qualidade no seu reinado. O primeiro sinal acontece em um casamento, casamento é contexto de aliança, Deus está mostrando que vai transformar a relação de aliança dele com seu povo, transformando essa relação como água para vinho. Mas, o mais importante nisso tudo, é que o texto diz, que "Jesus manifestou a eles (seus discípulos) sua glória" e seus discípulos creram nele. Isso é muito interessante, pois mostra que o objetivo do milagre não era apenas resolver um problema para os noivos, mas revelar quem Jesus é. Ai minha pergunta, para o pessoal que tem lido seu post, diante do que Jesus tem feito, quem ele é para você?
    E para você minha amada, é hora de escrever outro, não é não? Te amo!

    ResponderExcluir