segunda-feira, 20 de julho de 2009

RUTE...uma história de Generosidade!

Bom Dia amigos e amigas! Companheiros de histórias! Graça e Paz pra vc nesta semana que Deus está nos dando!

Boaz está muito curioso por saber quem é a "ESTRANHA" recolhendo em seu campo. E seu capataz o informa que ela é a Moabita que veio com Noemi. Conta tb que ela chegou bem cedo e lhe pediu pra recolher espigas atrás do ceifeiro. E uma vez permitido, ela começou a trabalhar duro desde cedo, até aquela hora em que Boaz havia chegado; só parando por um pouco embaixo do abrigo. Então, Boaz se dirige a Rute e lhe dá algumas orientações. Ele diz: "Ouça bem, minha filha, não vá colher em outra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes pra que não toquem em vc. Qdo tiver sede, beba das jarras que os rapazes encheram".
Rute ficou curiosa por saber o pq de tanto cuidado com ela e inclinando-se, prostrada, rosto em terra, exclamou: "Pq achei favor aos seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?" E Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que vc tem feito por sua sogra, depois que vc perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que vc não conhecia bem. O Senhor lhe retribua o que vc tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas vc veio buscar refúgio!" E disse ela: "Continue eu a ser bem acolhida, meu senhor! O senhor me deu ânimo e encorajou sua serva e eu sequer sou uma de suas servas!"
Considerações: Boaz sabia quem era Noemi e portanto, sabia quem era a Moabita. Mas Rute não sabia quem era Boaz. Ele se admira com a história de Rute e seu despreendimento por amor a sua sogra Noemi. Então, uma vez que ela fora parar justo ali em seus campos, ele resolve cuidar dela, protege-la e ajudá-la no que fosse possível. Outra coisa muito interessante, é que ele a abençoa e ora a Deus pra que ela seja ricamente recompensada, mas ele não fica esperando que Deus use outra pessoa pra fazer isso, ele mesmo se dispõe a ser o instrumento de Deus para abençoa-la. Boaz não era ganancioso ou sovina, pelo contrário, ele era muito generoso e sabia tb qual o seu papel e responsabilidade diante de tudo que o Senhor estava lhe dando. Boaz era um homem rico e entendia que tudo que tinha, vinha de Deus.
Como vc tem agido com as bençãos que Deus tem dado a vc? Como Boaz, com generosidade? Ou tem sido egoísta, achando que tudo é fruto de seu próprio trabalho e que é seu direito ter tudo que vc tem e portanto, não tem pq dividir nada com ninguém? Boaz me faz pensar em como eu tenho usado os recursos que o Senhor tem me dado. E o qto eu posso melhorar nisso. A Bíblia diz que devemos provar ao Senhor nisso. E Ele promete, que se formos generosos pra com os necessitados, ele nos abençoará sempre, muito mais do que temos condições de abençoar. Assim, podemos concluir, que nunca nos arrependeremos por sermos generosos, pq o Senhor cuidará ainda mais de nós. Não é o que está acontecendo com Rute? Rute era uma mulher generosa e mais que isso, era himilde. Afinal ela larga tudo pra estar junto de Noemi. Ela é prova incontestável de que vale a pena sermos generosos, pq veremos o qto a oração abençoadora de Boaz por ela foi respondida. Já começou pelos cuidados de Boaz, logo nas apresentações, mas não para por aí. Na hora da refeição, Boaz lhe chama para perto dele e diz: "Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe no vinagre". Qdo ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz tb lhe ofereceu grãos torrados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou. E então voltou ao seu trabalho. Depois que ela saiu, Boaz ordenou as seus servos que fossem ainda mais generosos com ela, deixando de propósito, que mais espigas boas caíssem no chão, pra que ela pudesse recolhe-las todas. Mandou que a deixassem livre e assim, Rute colheu na lavoura até o entardecer. Depois debulhou o que tinha ajuntado. Quase uma arroba de cevada! E levou para Noemi que ficou admirada com a quantidade que Rute havia colhido e lhe perguntou: "Onde vc colheu hoje? Onde vc trabalhou? Bendito seja aquele que se importou com vc.!"
Noemi sabia que não era normal aquela quantidade de cevada! Primeiro porque Rute era estrangeira, depois, porque não sobrava tudo aquilo e de tão boa qualidade assim no chão e ainda tinham outros disputando com ela. É natural que ela tenha ficado curiosa em saber onde Rute fora colher espigas. Mas, sobre a resposta de Rute, falaremos mais tarde....

Um comentário:

  1. O que acho muito lindo nessa parte é saber que na Lei, Deus ordenou que o que caísse no chão quando estivesse sendo colhido não poderia ser recolhido pelos trabalhadores ou dono da terra, deveria ficar ali para que o pobre pudesse pegar. Já pensou se isso funcionasse assim em nosso país?

    ResponderExcluir