sexta-feira, 5 de março de 2010

Sodoma e Gomorra...ou seria Brasil????

Olá pessoal, como disse, hoje falaríamos um pouco sobre essas duas cidades: Sodoma e Gomorra. Essas cidades estavam muito próximas uma da outra e sofriam ambas do mesmo mal. Elas estavam as duas totalmente perdidas em seus delitos e pecados.

"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz a morte". Prov.14:12
Ló foi para Sodoma, pq escolheu pelas aparências, pelo que seus olhos podiam ver de cima do monte, mas fez a pior escolha que poderia ter feito, pq escolheu para si e sua família, morar onde o mal reinava absoluto.
O que fico me perguntando é: Como, mesmo depois de lá ter chegado e visto o que lá acontecia, eles continuaram ali... afinal de contas, se vemos que um lugar não nos serve e nem tem a ver conosco, o que seria previsível é que de lá saíssemos o mais rápido possível, naõ é mesmo?
Errado! Pq Ló, assim como sua esposa e filhas, encontraram coisas e pessoas ali a quem se apegaram. Eles tinham ali, coisas que valorizavam tanto, que corriam o risco de permanecer só pra continuar tendo o que ali conseguiram. Não sabemos exatamente o que era, mas eram coisas que certamente valorizavam muito. As suas filhas por exemplo, estavam namorando com homens da cidade e segundo o relato bíblico a idéia é que se tornassem maridos de suas filhas.
Deveriam tb contar com alguns confortos, que achavam que fora dali não encontrariam.

Mas, e tudo que viam de errado? "-Ah! fazer o que? Afinal, não somos nós que fazemos, mas eles e não temos nada a ver com a vida deles". Tem até um dito popular que diz: Deus deu uma vida pra cada um, pra que cada um cuide da sua!
O problema é que tem um outro que diz: "Diga-me com quem andas e te direi quem és!
O certo é que, se não influenciamos, certamente é pq estamos sendo influenciados. Se não salgamos, é pq nosso sal já está corrompido, ou isólito. E pra nada mais serve, senão pra ser jogado fora! Pra vc ter uma idéia disso, veja como segue a história.

Os anjos do Senhor foram pra cidade para destruí-la, e lá chegando, foram recebidos justamente por Ló, que insistiu com eles para os hospedarem. Logo depois de te-los recebido, os homens da cidade, jovens ou velhos, se uniram e cercaram a casa de Ló e o chamaram dizendo que queriam saber dos visitantes que ele tinha recebido. Ló saiu para fora e pediu que os deixassem em paz, mas os homens estávam insandecidos, e disseram a Ló que ele deveria entregar os seus hóspedes na mãos deles.
Diz o testo bíblico: "Traga-os para nós aqui fora, para que tenhamos relações com eles!
Isso é bárbaro não é mesmo? Terrível!

Mas Ló, como anfitrião, tentou defendê-los e para isso, ofereceu as suas próprias filhas aos homens, pra que fizessem com elas o que bem quizessem. Isso, foi ainda pior! Como pode ter coragem pra fazer isso? Entregar as suas próprias filhas, com certeza elas seriam mortas por eles. Mas eles não aceitaram a oferta e o ameaçaram gritando: "Saia da frente! Este homem chegou aqui como estrangeiro e agora quer ser o juiz! Faremos a vc, pior do que a eles". Então empurraram Ló com violência e foram em direção a porta para arromba-la. Nisso, os dois visitantes puxaram Ló para dentro e fecharam a porta. Depois feriram de cegueira todos que estavam lá fora pra que não conseguissem entrar.

Ainda bem que eles eram anjos, ou estariam todos perdidos! Mas, o fato é que como vcs viram, Ló estava entre eles, e assim sendo, sujeito as regras deles. Subjulgado por eles e pelos valores deles, ou melhor, pela ausência de valores deles. Tanto assim, que se viu obrigado a oferecer as suas próprias filhas em sacrifício, pra tentar livrar os seus hóspedes.
E nós, como temos vivido a nossa vida? A bíblia diz que não devemos nos amoldar pelos padrões do mundo, mas sermos santos como Deus é Santo, no entanto, assim como Ló, temos nos sujeitado a muitas perversidades, imoralidades e corrupções. E pq?
Bem, pq emprego tá difícil de achar; ou pq eu ganho muito bem ali; ou pq o bbb é só um programa de tv, que mal pode nos fazer? Ah! ,ele rouba,...mas faz! Ou ainda: que posso fazer, eu nasci assim, cresci assim e vou ser sempre assim! A sindrome de Gabriela! Poderia fazer uma lista enorme, mas como vcs tb vivem aqui no Brasil, sei que vcs mesmos sabem do que estamos falando.

Não é Sosoma e nem Gomorra, é o Brasil, mas do jeito que as coisas caminham, penso que estamos iguais ou pior que elas. Cada dia que passa, maior é a violência e a maldade. Pior fica a falta de vergonha e brio. Mas o pior disso tudo, pelo menos pra nós que nos denominamos igreja de Jesus Cristo, é ver quão amoldada a própria igraja está. Cadê a nossa voz profética. Cadê a voz que clama: Arrependei-vos!? Ela é inaldível, pq a igreja se amoldou. Temos que ver no jornal Nacional, entre outros, indivíduos, agradecendo a deus, pelo sucesso de seus roubos!
Enfim, Deus tenha misericódia de nós e não nos dê o castigo que verdadeiramente merecemos.
Que Deus tenha piedade de nós, e nos capacite a sermos verdadeiros discípulos de Jesus, nesse mundo que jáz totalmente perdido em seus delitos e pecados.

4 comentários:

  1. É verdade Su!
    Isso as vezes é tão sutil que mal percebemos!
    Que o Senhor tenha misericóridia de mim, e que eu possa ser um verdadeiro discipulo!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha misericórdia de nós, mesmo!!!!!! Senão, estaremos lascados...e que nosso Pai nos ajude a ser cada vez mais um verdadeiro discípulo.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida.

    Mais uma vez você foi muito feliz em seu raciocínio. É lamentável, mas preciso concordar que, a igreja, que é a reposta de Deus para tudo isto, está amoldada ao presente século. As pessoas ficam satisfeitas com seus desempenhos religiosos e se esquecem que existimos para levar adiante a missão de representarmos o Reino de Deus na terra.

    Um beijo especial!

    ResponderExcluir
  4. Perfeita comparação! Como vc msm disse, a comunidade sodomista está ganhando mais e mais adeptos e o BBB é gd parceiro nisso, e nós, cristãos, achamos td tão normal...

    -Deus, põe novamenteno coração do teu povo aquele fogo, aquele zelo da inconformidade de que tanto falou o salmista!

    ResponderExcluir