segunda-feira, 22 de março de 2010

O Nascimento de Isaque e o Livramento de Ismael!

Enfim, o Nascimento de Isaque!!!! Embora, a história, graças a Sara, passe mais por Ismael do que pelo próprio Isaque! Bom dia povo!

O texto começa dizendo que o Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão lhe deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera e com oito anos ele foi circuncidado como Deus mandara. Abraão tinha cem anos qdo Isaque nasceu. E Sara disse: "Deus me encheu de riso e todos que souberem disso, rirão comigo." E Acrscentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo, eu lhe dei um filho em sua velhice!"

Pausa: Primeira consideração é que Deus sempre cumpre as suas promessas! Outra consideração é que, Sara estava muito feliz, e com razão! E talvez, só tenha expressado seu contentamento, mas, não foi ela que deu um filho a Abraão, mas Deus por seu intermédio! Pq estou me referindo a isso? Pq nos esquecemos rapidamente de Quem é o responsável por nossas vitórias! Pelo que veremos a seguir... Parece que Sara, apesar de tudo, continuava insegura e recalcada, pq olhem só como segue a história: O menino cresceu e foi desmamado. E por conta disso, Abraão lhe deu uma festa. Sara porém viu que o filho de Hagar, ria de Isaque, então disse a Abraão: "Livre-se daquela escrava e de seu filho, pq ele jamais será herdeiro com meu filho Isaque."

Ela arrumou um problema eterno pra ela e para os demais por falta de paciência e confiança em Deus e em sua promessa. Foi prescipitada em sua ação, achando que só ela poderia resolver e a descendencia de Abraão, jogou Hagar nos braços dele, arrumou o "filho" que ela tanto queria, e agora, manda que Abraão, se livre do menino e da mãe, como se fossem velhos objetos! Como pode ser tão egoísta? E mesquinha, pq em nenhum momento ela pensa no que iria acontecer aos dois. Aliás, pelo contrário, ela queria mesmo é que ambos morressem!
Qtas vezes não ajimos exatamente como ela? Cuidado! não se apresse em sair pela tangente, mas examine o seu coração em oração e depois responda pra si mesmo, se não tem ajido como ela.
Tem um texto em prov. onde Deus diz que o homem toma as suas próprias decisões e qdo dá errado, ele coloca a culpa em Deus! Não foi assim com Adão? E assim continua até hoje.

Abraão, ficou muito perturbado, pois se tratava de um filho seu. Pela primeira vez ele se dá conta de que era seu filho. Mas Deus lhe disse: "Não se perturbe por causa do menino e da escrava, pq será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser consuiderada. Mas tb, do filho da escrava farei um povo; pois ele é seu descendente."
Então, na manhã seguinte, Abraão pegou uma sacola com pães e uma vasilha cheia de água e deu a escrava e os despediu. Hagar e seu filho ficaram vagando pelo deserto de Berseba.
Qdo acabou a água da vasilha, ela deixou o menino de baixo de um arbusto e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, pq pensou: "Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto, começou a chorar. Imaginem o desespero e a tristeza de Hagar!!!

Mas, Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo, Deus ouvi o menino chorar, lá onde vc o deixou. Levante o menino e tome-o pela mão, pq dele farei um grande povo." Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino. Deus estava com o menino e ele cresceu forte e virou um flecheiro que vivia no deserto de Perã e sua mãe lhe conseguiu uma esposa da terra do egito.

Como podemos ver mais uma vez, os planos do Senhor jamais podem ser frustrados, mas nem por isso, ele desconsidera a dor e o desespero das pessoas, principalmente qdo essas são inocentes e vítimas de uma situação de injustiça. Deus é Amor! E cuida de cada um de nós com todo esse seu amor a despeito de nossos erros e pecados. E a melhor coisa que poderia ter feito por nós, foi nos mandar Jesus como nosso Senhor e Salvador. Através de Jesus, ele cuidou completamente de cada uma de nossas necessidades. E nos levou de volta, para junto de si. Tem coisa melhor do que isso? Voltar aos braços do Pai?

Deus cumpriu a sua promessa, apesar de Sara e agora, veremos no próximo post como ficará essa nova e tão sonhada e esperada família!

3 comentários:

  1. Sem palavras!
    A graça de Deus é demais!

    ResponderExcluir
  2. Pois é! E a atitude de Sara de fato expressa muitas vezes não apenas a nossa atitude pessoal, mas também a nossa atitude como igreja. Achamos que porque somos os "descendentes de Abraão", então, aqueles que não fazem parte da igreja, devem ser banidos e desconsiderados como foi Hagar e Isamael. Contudo, Deus cuida dos desamparados e nossa missão como igreja é lembrar que não devemos viver de modo egoísta, pensando apenas em nós mesmos, em como podemos ter bons programas que nos entretenham e agradem nossos filhos. Devemos nos lembrar que nós somos enviados ao mundo por Jesus, como o Pai enviou Jesus ao mundo. As pessoas que estão sedentas e morrendo, precisam ver na igreja o "poço de Deus" aonde encontrarão a água da Vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que os dois post acima disseram tudo...basta não esquecer qual é o nosso propósito aqui na terra.
    Bjos com amor.

    ResponderExcluir