sexta-feira, 31 de julho de 2009

O preço de escolher estar no lugar errado e na hora errada!

Oi companheiros de blog, Deus abençõe a cada um de vcs com saúde e paz!

Bem, Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte Davi o convidou para comer, beber e o embriagou. A tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa.
Mais uma vez o "infeliz" atrapalhou os planos do rei Davi. Como assim, foi dormir de novo com os guardas? Nem bêbado ele foi pra casa... O jeito era mudar de estratégia e fazer outra coisa pra resolver o seu problema! Pensou... e maquinou... e chegou a conclusão que só lhe restava uma solução.
Não era o que ele queria, mas afinal de contas,ele tentou de tudo e Urias não colaborou!... Não restava outra saída, senão ser drástico e radical! Então pela manhã, ele enviou uma carta a Joabe por meio do próprio Urias dizendo: "Ponha Urias na linha e frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra!" Vcs acreditam nisso? Pode alguém ir tão longe em seu pecado a esse ponto? Claro que pode! Não é o que temos visto todos os dias nas tvs? Não vemos a violência explodindo o tempo todo ao nosso redor? PECADO! Isso se chama PECADO! Mas vamos traduzir o pecado de Davi em outras palavras.... Egoísmo! Ele começou deixando de estar onde deveria estar. Simplismente pq resolveu ficar em sua casa, enqto seu exército estava em guerra. E depois disso, foi só caindo e caindo... Ficou totalmente cego pra realidade que estava vivendo. Ou seria morrendo? Ele perdeu o seu foco! Ele se esqueceu completamente de seu Senhor. Esqueceu de tudo e só tinha um alvo, livrar-se de seu "problema", que ele traduziu pelo nome de Urias!
Pobre e inocente Urias! Mal sabia ele que, por conta de sua total lealdade ele levava em suas próprias mãos, a sua sentença de morte. Isso é que é TRAIÇÃO! Usar o próprio alvo pra levar sua sentença de morte. E Davi não fez por menos; ele disse com todas as letras qual era de fato o seu objetivo com aquela ordem terrível! Não foi nada sutil. Ele disse: "Pra que ele seja ferido e morra!"
Bom, agora era uma ordem do rei ao seu comandante de guerra. E esse obedeceu ao seu rei imediatamente, colocando Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. Qdo os homens da cidade atacada por eles, saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e entre eles estava tb URIAS! Joabe enviou a Davi um relatório completo da batalha, dizendo inclusive que oficiias chegados ao rei haviam morrido e prevendo que talvez Davi se indignasse contra Joabe, deu a seguinte instrução ao mensageiro: "Qdo acabar de dar seu relatório ao rei, diga em seguida que entre eles morreu tb o servo dele Urias." Assim fez o mensageiro, e sabe qual foi a resposta cínica de Davi? Pasmen... Davi mandou dizer a Joabe: "Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar. Reforce o ataque a cidade até destruí-la." E ainda insistiu com o mensageiro que o encorajasse.
Enfim, seu plano fora concluido! Davi assassinara Urias para tentar esconder o seu próprio pecado. E vcs pensam que ele depois disso ele caiu em si e se arrependeu e se lastimou pelo que fizera? De jeito nenhum! Ele resolveu acreditar na mentira que ele próprio criou para sí, de que a morte de Urias assim como de outros, tinha sido por causa da fatalidade da guerra. E assim, continuou a sua vida!
Mas e a nossa personagem principal? Como é que fica nisso tudo? Bem, durante toda essa maquinação de Davi contra Urias, a bíblia mantem Bate Seba, totalmente afastada da cena! Podemos imaginar que ela ouvira comentários do que se passava no palácio. Da visita de seu marido ao rei, de sua lealdade ao rei, em não voltar para o conforto de sua casa e tb de sua volta
para o campo de batalha. Mas nada disso é descrito na bíblia. Não podemos afirmar nem que sim e nem que não, qto ao conhecimento dela sobre os sórdidos planos de Davi. Só voltamos a ouvir sobre Bate Seba, qdo afinal ela é informada oficialmente da morte de seu marido. E o que a bíblia nos conta é que ela chorou por seu marido e cumpriu todo o seu período de luto. Mas pelas muitas histórias que há na bíblia e pela maneira como Deus agiu em todas elas, ou seja, com seu justo juizo, podemos crer que ela não soubesse, ou, acredito eu, que certamente Deus deixaria isso registrado. O que importa é que ela chorou por seu marido e depois de seu luto, Davi manda chamá-la ao palácio e Bate Seba torna-se sua mulher e tem um filho com ele. Mas a bíblia registra que, o que Davi fez desagradou o Senhor! A bíblia não diz que o que eles dois fizeram, desagradou o Senhor, mas o que Davi fez! Não quero de forma alguma tirar qquer responsabilidade que Bate Seba tenha tido nessa história, mas a verdade é que Davi fora escolhido por Deus e ele sabia disso, Davi conhecia a justiça de Deus e sabia muito bem o que era certo e o que era errado. Davi era responsável desde o início por tudo que tinha acontecido. Ele escolheu estar concientemente com a mulher de Urias, e apesar disso, em nem um momento ele cai em si. Onde estava Deus neste triste momento da vida de Davi? Davi o perdeu de vista completamente! E nós? Como temos reagido qdo fazemos escolhas erradas que nos levam a pecar contra Deus? O que temos feito a respeito de nosso pecado? Temos agido como Davi? Tentando desesperadamente enfiar a sujeira pra debaixo do tapete? Normalmente e infelizmente, é assim que tentamos agir, e o pior é que sózinhos não temos outra escolha a não ser nos tornarmos assassinos como Davi, mas a boa notícia é que, através de Jesus podemos dar um basta nesse processo de pecado que nos leva ao abismo. Através do Santo Espírito de Deus, podemos ser impedidos de nos auto-destruirmos. E Davi, o que fez Deus com o pecado de Davi? Será que Deus o abandonou a sua própria sorte? Veremos isso no próximo post.

Um comentário:

  1. Graças a Deus, temos Jesus...senão estaríamos lascados...e muitas pessoas não percebem esta maravilha.

    ResponderExcluir