quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fim de História? Ou apenas o início?

Bom dia a todos vcs que estão acompanhando essa história! Vamos ver se hoje conseguimos ver a Justiça dessa história tão dolorida!
O legal nessas histórias bíblicas, e vejam que são histórias com h e portanto verídicas, elas tem um Juiz que não se vende e nem se corrompe, mas que julga retamente. Isso para mim, é um grande consolo, pq apesar de vivermos num mundo onde a justiça e os juízes são facilmente corrompidos(não são todos, mas o número infelizmente vem aumentando), é bom saber que o Juiz de Tamar e sua causa, ainda é Juiz hoje, queiramos ou não reconhece-lo como tal, e continua julgando todos com retidão. Por isso cuidem que ele não tenha que vir contra vcs...
Tb queria dizer que o comentário do meu querido marido, foi muito apropriado. Judá continua descendo vertiginosamente as "escadas rolantes" sem nem se quer se dar conta disso. Apesar de ter como seu Deus o Deus de seus pais, agora ele se deita com uma "prostituta cultual". Ele pensa ser uma protituta, mas ela não o era. E o outro comentário é sobre o fato de que Deus não se conduz segundo nossas tradições, costumes e moral, mas faz sempre a verdadeira Justiça!
Bem, mas acho que vcs querem ver como essa história continua, não é mesmo?
Como disse no último post, Judá chama "a mulher"que encontra na estrada, pra se deitar com ela, sem se dar conta de quem ela era. Mas Tamar, dá sequência ao seu plano, perguntando o que ela ganharia dele pra fazer o que ele queria. Judá lhe promete que depois mandaria um cabritinho de seu rebanho. Como se a palavra dele valesse alguma coisa, não é mesmo? E como não valia de nada mesmo, Tamar lhe pergunta qual seria a garantia de que de fato ele lhe mandaria o cabritinho? Ele responde a pergunta de Tamar com outra pergunta: -O que devo lhe dar como garantia? Ao que Tamar prontamente responde: -O seu selo com o cordão, e o cajado que vc tem na mão. Tamar não deixa por menos, ela pede a ele a sua identidade, e Judá lhe entrega tudo sem fazer nenhuma restrição. Nem de longe, poderia imaginar o que ele havia acabado de fazer. Deu a faca e o queijo na mão de Tamar. Ela se dieta com ele, e volta para sua casa, tira o véu e coloca novamente a suas roupas de viúva, enqto espera pacientemente. Espera o que? Espera o cabritinho? Não! Ela espera pelo filho de Judá que estava agora em seu ventre! Judá manda seu amigo levar o cabritinho até ela, a fim de pegar suas coisas pessoais de volta, mas o amigo não a encontra. Claro, ela não era uma prostituta, ela era nada mais e nada menos que a nora abandonada e injustiçada de Judá. Seu amigo pergunta pela prostituta cultual e a resposta que obtem, é que ali não tinha nenhuma prostituta cultual. Ele volta a Judá, conta o que aconteceu e Judá manda deixar como está temendo que fosse zombado pelos outros. Esse era o único receio que lhe ocorreu, ser zombado. Mal sabia ele o que lhe aguardava!...
Mas continuando... passaram-se três meses e os fofoqueiros de plantão estão de volta a cena, correram contar a Judá, que Tamar havia se prostituido e estava grávida de sua prostituição!
E qual vc acha que foi a atitude de Judá? Mandou chamá-la, a acolheu novamente em sua casa, deu Selá por marido pra que ninguém lhe fizesse mal, pediu a ela perdão por sua conduta injusta a ponto de faze-la pecar? Escandalosamente NÃO! Pelo contrário, ele manda que a tragam pra fora de casa para que ela seja queimada viva! Que criatura horrorosa! Ele é repugnante! Fico indignada com esse sujeito. Assim como, fico indignada com as atrocidades, violências e injustiças que vemos todos os dias na tv. E vc, como se sente diante de tudo isso?
Pausa para as Coincidências absolutamente Divinas! Vc consegue perceber, quão arriscados eram os planos de Tamar e quão vulneráveis? As chances de dar errado eram muito grandes. Ela vai para estrada esperando que Judá a desejasse, mas isso podia não acontecer! Além disso, ela não se deita com ele, por saudades e muito menos por prazer ou senvergonhice. O objetivo dela é engravidar de Judá. Agora, convenhamos; ela não marcou o seu encontro com ele, não sabia se estaria em seu dia fértil. Ela poderia até estar menstruada qdo Judá resolve fazer essa viagem. Poderia ser descoberta, o véu poderia cair na hora H. Mas ela não perde a oportunidade. Nada era certo, muito pelo contrário! Ela pede dele, a sua identidade da época, que era o selo, o cordão e o cajado e ele dá. Poderia ter se negado a isso. Foi uma única vez e ela estava de fato grávida! Qtas mulheres ficam meses, as vezes anos, tentando engravidar sem conseguirem, mas ela precisou de uma única vez. Alguém duvida que Deus era com Tamar? Alguém tem dúvidas de que Deus participou ativamente de toda essa ação de Tamar? Tudo aconteceu exatamente como ela planejara, mas em nada do que aconteceu ela tinha controle. Tudo dependia de Deus. Como vcs virão, qdo ela é descoberta, as primeiras palavars são de juizo, condenação e pena de morte imediata. Judá não tem um segundo de compaixão ou mesmo de dúvida. Queimem-na viva!
Mas, pode ser que vc ainda duvide de que Deus pudesse apoiá-la nisso, então vejamos o final dessa história.
Qdo ela estava sendo levada para fora, ela manda o seguinte recado para judá: -Eu estou grávida do homem que é dono destas coisas. E acrescentou: Veja se o senhor reconhece a quem pertencem este selo, este cordão e este cajado. NA MOSCA! XEQUE MATE! BOOMMM!!!
Tamar pegou o seu sogro na curva! rsrs... Queria estar lá, só pra ver o susto que Judá levou com essa notícia! Então, novamente, por pura graça de Deus, Judá reconhece o mal que havia feito pra Tamar e responde: Ela é mais justa do que eu, pois eu devia te-la entregue ao meu filho Selá. Ele devia ter pedido pra que o queimassem vivo tb, vcs não acham? (eu tb sou má...eu sei)
O que importa é que ela enfim foi inocentada de toda a maledicencia e calúnia sofrida. Tb voltou para casa de seu sogro, ele cuidou dela, mas nunca mais a tocou e qdo ela deu a luz, deu a luz a gemeos, Perez e Zerá, um menino para cada filho morto de Judá!
Agora, o mais importante dessa historia sofrida e embelezada por nosso Deus, é que na genealogia de Jesus está escrito:" Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar". Tamar é a primeira mulher sitada na genealogia de Jesus! A Justiça do Senhor, prevaleceu sobe a injustiça de Judá. E assim, Deus escolheu exaltar Tamar até a eternidade.
Espero que tenham gostado dessa história e se apaixonado por Tamar assim como eu, mas principalmente, espero que tenham visto o imenso amor de Deus por Tamar! E se vc é uma mulher que tem sofrido violência e injustiça, busque em Deus a sua Justiça, eu tenho certeza que ele não irá te abandonar. Pq assim como ele amou e cuidou de Tamar, ele tb a ama e quer cuidar de vc, como tem cuidado de mim. Que Deus abençõe a cada muler que nessa hora busca Nele a sua Justiça! E que assim seja com vc como foi com Tamar.
Se vcs quizerem comentar, ou fazer alguma pergunta sobre essa história, fique a vontade, se a pergunta for muito difícil, eu encaminho para o blog Mosaico Missional...rsrs...
E não percam a próxima história! Vai ser tão linda qto essa.

6 comentários:

  1. amada amiga... AMEI!
    Amo esse Deus Santo, Justo Juiz!
    Amo saber que sou cuidada por Ele e que Seu amor por mim não permitirá que o mal venha me assolar em definitivo.

    Parabéns! assim como disse o Yuri, tinha esquecido de como vc escreve bem, e tendo Deus como inspiração a coisa fica melhor ainda!

    Espero ler e me emocionar, rir, refletir mais e mais histórias escritas por vc, que engrandecem nosso Deus Santo, gracioso e fiel!

    bjos... amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Querida Sú,
    Sensacional a história de Tamar contada por você! Parabéns! Realmente vc me fez ficar esperando ansiosamente cada capítulo. É maravilhoso saber que Deus nos ama e cuida de cada detalhe da nossa vida. Estou ansiosíssima pela próxima. Amo vc. Bjos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito bem escrito e com certeza abençoará muitas vezes, expor as palavras de vida sempre é uma atitude produtiva...

    ResponderExcluir
  4. Uma só palavra: FANTÁSTICO!!!!
    E depois diz que não sabe evangelizar....

    ResponderExcluir
  5. Oi amada Su... simplesmente MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  6. Oi Su!!!
    Consegui entrar hoje no seu Blog(finalmente) e apesar de conhecer esta historia, fiquei muito ansiosa para ver o final que vc deu lindamente. Amei!!! Amo vc...bjos.

    ResponderExcluir