sábado, 6 de fevereiro de 2010

Uma história de família!

Olá pessoal, confesso que ainda não desci do Monte, isso me deixa com uma certa dificuldade em escrever, pq tudo me remete aos dias vividos no Acampamento. Mas vamos lá.
Bem, estive pensando em quem seria a minha próxima vítima...rsrs... e resolvi que vou escrever desta vez sobre a família de Abraão. Assim sendo, as duas primeiras serão Sara e Agar. Mulheres de Abraão. É claro que "eles" terão que que entrar nessa história tb, então teremos muito que contar; e conto com a presença de todos vcs que me acompamham, pra dar sua opinião, comentário ou crítica. Vcs são sempre muito bem-vindos e qdo contribuem com o meu texto, me motivam a continuar.

Mas chega de bla...bla...bla, e vamos ao que interessa: Que entre nossa amiga Sara!
A história de Sara, se encontra na Bíblia, apartir do capítulo 15, Qdo Deus, através de uma visão, procura por Abrão e lhe faz uma promessa. A de lhe abençoar e lhe fazer pai de uma grande nação. Mas Abrão, invéz de ouvir a Deus em silêncio, foi logo retrucando e se queixando, dizendo que até aquele momento Deus não tinha lhe dado nenhum herdeiro. E questionou qto ao que ele ainda poderia esperar de Deus, visto que herdeiro ele não possuia nenhum. E choramingou: "O jeito será colocar um servo meu como herdeiro.
Seria engraçado se não fosse trágico; o fato de que nada mudou de lá pra cá. Aqui, Abrão é apenas o espelho do que continuamos sendo. Apressados em reclamar e sem nenhuma paciência de ouvir ou esperar pelo que Deus tem a falar ou nos dar.
Mas graças a Deus, Deus tb continua o mesmo! Com uma paciência infinita! Ele diz pra Abrão: "Não Abrão; seu servo não será seu herdeiro, um filho gerado por vc mesmo será o seu herdeiro. Uau! por essa Abrão não esperava.
Pela reclamação de Abrão, percebemos que Abrão já era casado a um bom tempo com Sara e que estavam desanimados de esperar por um filho.
Mas Deus continua lhe falando: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las." E prosseguiu, "Assim será sua descendência." Então sem mais retrucar, a bíblia conta que Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

E Deus continuou falando com ele: "Eu sou o Senhor, que o tirou de Ur dos caldeus p/ dar-lhes esta terra como herança." Então Abrão lhe perguntou: "Ó Soberano Senhor, como posso saber que tomarei posse dela?" E o Senhor lhe respondeu fazendo uma aliança com ele: "Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates. E relatou a Abrão, todos os povos que abitavam nessa região.

Bem, Abrão conta tudo isso a Sarai, mas o tempo passa e ela não engravida, ela está anciosa e impaciente, afinal, já eram passados 10 anos desde que Abrão chegou em Canaã e recebeu a promessa. A cada ano que passava, ela ficava mais descrente de ser mãe, então, Sarai dá a Abrão uma péssima idéia. Ela o chama e diz: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua minha serva egípcia, a Hagar, talvez eu possa formar família por meio dela." E Abrão atendeu imediatamente ao pedido de Sarai.

Pausa para reflexão: Vejamos: Deus não disse a Abrão que daria um filho a ele? Ele não creu nisso? Então, pq agora eles resolveram dar uma ajuda a Deus para cumprir Sua promessa?
Por um acaso Deus disse que o meio seria por conta deles? Não! Mas Sarai não podia esperar, ela estava envelhecendo e já que Deus "estava demorando", ela resolveu a questão do jeito dela. E claro, Abrão atendeu prontamente. Vcs já virão isso antes? Se lembram de Adão e Eva? Pois é, a história se repete. Não era pra Abrão dizer não a Sarai? Não era pra ele dizer: Olha, eu prefiro esperar pela orientação de Deus. Afinal ele falou que daria, então vamos esperar, tenha paciência. Mas não, ele foi logo aceitando. Hagar era uma linda serva; era jovem e fértil, e afinal, Deus lhe prometeu uma descendência, então foi logo cedendo a proposta indecente de Sarai.
Enfim, ele se deitou com Hagar e esta engravidou de Abrão. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo pra sua senhora.
Claro, Hagar era uma escrava! Mas graças a precipitada decisão de Sarai, agora, ela seria a mãe do herdeiro de Abrão. Ela estava gravida do seu Senhor, enqto que Sarai, jamais ficaria. Pelo menos é o que todos pensavam, inclusive Abrão. E novamente foram enganados, desta vez pelas circunstâncias e pelo tempo.

Sarai por sua vez, ficava cada vez mais irritada com a situação e se sentia cada dia mais humilhada por Hagar. Resultado, chamou a Abrão e lhe disse: "Caia sobre vc a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços e agora que ela engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e vc.
Ainda bem que, pelo menos ela reconhecia que ela própria tinha feito a besteira, não é? Mesmo assim, ela não exitou em colocar Abrão no paredão. Ela não fez por menos, colocou Deus como seu Juiz! Isso é que é apelar! rsrs...

Mas no que isso vai dar, veremos no próximo post.

3 comentários:

  1. ai, ai... estava com saudades dos seus posts...
    bjos... espero pelo próximo! ;)

    ResponderExcluir
  2. É isso que chamam de "versão Revista e Atualiza pela (Susy) MPC!!! rsrs

    Legal!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Susy!
    Muito boa essa reflexão!

    Uma vez conversei com uma amiga que escreveu um texto chamado "Síndrome de Sara", que falava sobre essa nossa necessidade de "dar uma mãozinha pra Deus e que sempre traz algum problema.

    Como é difícil simplesmente confiar que Deus sabe a hora e o tempo de agir, né? Nossa vida seria muito mais fácil se apenas fizéssemos a nossa parte e deixássemos todo o resto com Deus!

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir