segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Maria passa por sua pior dor...A morte de seu filho!

Bem pessoal, demorou, mas estou de volta. Tive que dar mais atençao a leitura dos quatro evangelhos dessa vez pra poder escrever essa parte da história de Maria. E confesso que continuo tendo dificuldades em como vou fazer isso.
Chegamos agora, a parte da história onde o filho de Maria é preso. Vcs podem imaginar o que é ter o seu filho preso? E pior, injustamente?

Maria é avisada da prisão de Jesus e junto com Maria Madalena, com João e outros, começam a acompanhar os acontecimentos da prisão de Jesus. E estão, apartir daí, sempre o mais perto possível de onde Jesus está, acompanhando cada um de seus passos.
O momento é de muita apreensão e preocupação. Fico imaginando a angústia de Maria por ver seu filho preso e maltratado por aqueles homens injustos e crueis. Apartir desse momento, deve ter começado um filme em sua mente desde o dia em que fora visitada pelo anjo Gabriel e recebido a notícia de que ela fora a escolhida para ser mãe de Jesus. Deve ter se lembrado de cada momento e de cada emoção vivida desde aquele instante. Lembrando de Jesus ainda um bebê, tão indefeso e dependente de seus cuidados, depois, já um menininho, brincando ao redor dela enqto ela trabalhava fazendo o almoço ou lavando a roupa. As vezes em que ele a ajudou nos serviços da casa e foi um pequeno e fiel companheiro de sua mãe. Um filho sempre amoroso e gentil, embora nem sempre fosse muito fácil de entende-lo ou de compreender o que lhe passava no coração e mente, como qdo ele ficou no templo, com apenas doze aninhos, mas já ensinando os mestres da Lei. Afinal ele era sem dúvida nenhuma tão diferente dos outros filhos que tivera. Mas agora ele fora preso e as expectativas dessa prisão não eram nada boas pra quem conhecia as professias sobre o Messias.
Seu coração estava muito apertado e sua respiração, custava fluir. Era preciso um esforço para respirar e os suspiros saiam um atrás do outro cheio de ansiedade. O que seria de seu filho agora? Mas ela tb sabia que Jesus era muito mais que um filho e que sua missão ia muito além do entendimento de qquer um. Ele viera pra morrer no lugar de Maria. Para levar Maria de volta ao encontro do Pai. Mas não só a Maria, tb para reconciliar os seus irmãos e amigos, bem como seus inimigos, estendendo graça e compaixão a todos que o recebesse como o Messias prometido.
Não só da época de Maria, mas a todos antes de Maria, e depois de Maria. Jesus veio para o mundo que existiu, existia e ainda iria existir. Mas nesse momento, nada disso importava, ela só
conseguia pensar no seu filho e não no Messias. Pq estavam fazendo aquilo com ele? O que ele fizera de ruim pra merecer aquilo? Tudo que ele fez foi alimentar as multidões, curar os doentes, acolher os rejeitados, amar os pequeninos, cuidar dos feridos... não dava pra entender pq de tanto ódio. Ele fora até recebido como Rei qdo chegou em Jeruzalém, por toda a multidão que cantava: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Rei de Israel!" Mas, em meio de todas essas recordações, ela é acordada em meios aos gritos da multidão, que agora gritava: "Mata! Mata! Crucifica-o! Crucifica-o!" Não tinha jeito, o pior iria menmo acontecer. Como ela deve ter pedido a Deus Pai que livrasse seu filho de passar por tudo isso, mas parece que Deus estava surdo ou ausente, pq, por mais que pedisse, Jesus estava a cada instante mais perto da morte. Em fim, sai a sentença: Barrabás, o ladrão, é liberto, e Jesus, o Justo, é condenado a morte! A pior morte, morte de cruz!
Começa a pior caminhada de sua vida. Nada poderia ser comparado ao que ela vivia nesse momento, nem mesmo a morte de seu querido esposo. Maria acompanha a subida de Jesus ao monte do calvário. Cada chicotada em Jesus, parte e dilacera a sua alma e coração, cada humilhação, cada gota de sangue derramada de sua cabeça, dá a ela o desejo de trocar de lugar com o seu filho. Ele não merecia isso. Ela sabe ser tb responsável por essa morte. Sabe que ele está ali tb por causa dos pecados dela. Mas agora, não tinha mais volta, ele ia mesmo ser crucificado! Como ela podia carregar tanta dor. Pq ela não morria com ele ali?
Então eles chegam ao Gólgota. O Fim se aproxima, ela está de fato assistindo a morte de seu filho. A cruz é montada e Jesus é colocado nela. Amarrado e pior, pregado nela. Cravam pregos em suas mãos e tb em seus pés. A dor é smplismente insuportável, indefinível, como ele ainda não tinha desmaiado de tanta dor? Ela já não estava mais suportando a dor, só de assistir, imagine ele. Todavia, em meio a toda essa dor e sofrimento, ele ainda trouxe salvação a um dos ladrões que com ele era morto mas que ali se arrependera de seus pecados. E ainda se preocupa em deixar sua mãe amparada. Antes de entregar o seu Espírito nas mãos do Pai, ele entraga sua mãe aos cuidados de João, ele se preocupa com ela na hora de sua morte. E por fim, ele expira. Jesus morreu. Tudo acabou! Uma vida tão curta e tão sofrida. Qta injustiça!
Mas será que acabou? o que vc acha? Vamos ver isso no próximo post.

2 comentários:

  1. Realmente, por mais que tentemos, não conseguiremos expressar a dor que ela sentiu...mas acho que Deus foi dando discernimento a ela do que estava ocorrendo...e com muita dor, só restava a ela esperar que a vontade do Pai se cumprisse na vida de seu filho...mesmo achando que era uma injustiça. Mas não acabou...e sim, tudo começa a partir daí...
    Bjos...amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Meu amor!!!!

    Você se superou....

    Seu texto ficou tremendo.... amo você!

    ResponderExcluir