quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Resposta de Maria!

Bom dia amigos e amigas de blog! Graça e Paz da parte de nosso Senhor a cada um!
Como já disse anteriormente, escrever sobre Maria, de fato é para mim muito difícil, pq querendo ou não, tudo passa pelo fato de ela ter sido mãe de Jesus e como sabemos, Jesus não era um qualquer. Jesus é o Filho de Deus. Mas vamos continuar e por favor me ajudem, interajam comigo nessa história ok?

Como vimos, o sonho de Maria agora, era uma promessa com dia e hora marcada, era só uma questão de meses. Mas isso traria muitas implicações humanas a Maria e todos que a cercavam.
Porém antes de pensarmos sobre isso, vamos ver como ela respondeu ao anjo Gabriel.
-"Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra." Então o anjo a deixou.
Maria não discute com o anjo, não faz perguntas ciêntíficas, não argumenta qual a possibilidade dessa promessa acontecer, não diz que não é digna da graça. Ela simplismente acolhe a notícia em seu coração e diz sim para o Senhor.
Como vc reagiria a essa notícia? Eu não consigo nem imaginar, mas se me conheço bem, eu acho que a primeira coisa que iria dizer é que não podia entender pq eu, já que Deus certamente teria tantas outras opções melhores pra colocar em meu lugar. Mas não era só isso. Apesar que acho que só depois que o anjo saiu é que Maria começou a pensar no que isso poderia significar em sua vida. Mas, pense comigo, Maria era virgem e prometida em casamento, numa sociedade onde engravidar fora do casamento significaria para ela a morte, literalmente! Mas se o pior não acontecesse, no mínimo ela ficaria falada pro resto de sua vida. Sofreria rejeição primeiro por parte de seu noivo e depois de sua própria família, que numa situação assim, seria tão humilhada qto ela. Mas Maria era obediente e submissa ao Senhor. Se essa era a Vontade de Deus para ela, quem era ela pra discutir? O resto era com o Senhor. Será que vc agiria assim como ela? Mesmo sabendo da infinidade de situações no mínimo constrangedoras que vc teria que enfrentar? Mesmo sabendo que isso poderia significar a sua execução em praça pública? Seja sincera(o), às vezes não temos nem coragem de testemunhar de Jesus, pelo simples fato de que podemos ser ridicularizados em nossa crença. Mas foi exatamente isso que ela fez.
Só que ela não poderia e nem teria como guardar isso em segredo de todos, ela tinha que contar isso a sua família e ao seu noivo. Outra situação muito difícil... Afinal, como ele reagiria a essa notícia? Será que José acreditaria nisso? Nunca, nada parecido tinha acontecido antes. Todos, só conheciam uma forma de deixar uma mulher grávida e sem dúvida não era essa que ela contou. Era no mínimo uma história inacreditável! Surpreendente! Impressionante! imagine, gravida de Deus! Era demais pra qquer pessoa acreditar!
No evangelho de Mateus, é dito que José era um homem Justo! Além disso, podemos ver que ele tb amava a sua noiva. A Bíblia não nos conta esses pormenores em detalhes, estou garimpando alguns detalhes entre os quatro evangelhos e mesmo assim, faltam detalhes que só podemos imaginar por conta de nossa própria vida, então não sabemos como Maria deu a notícia a sua família e muito menos, como José ficou sabendo que ela estava grávida, mas certamente, seja do jeito que for, ele não acreditou nela. Tanto assim, que ele se decidiu por anular o seu acordo de casamento com ela, mas para não expô-la a desonra pública, resolveu fazê-lo secretamente. Porém, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e vc deverá lhe dar o nome de Jesus, pq ele salvará o seu povo de seus pecados." José sabia, que essa promessa já havia sido dita pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco". Mas daí essa virgem ser justamente a sua Maria????!!!!!
Maria disse sim pro Senhor e ficou aguardando para ver como as coisas seriam feitas. Ela quase ficou sem seu marido, pq ele não podia acreditar em uma história assim tão fantástica. Mas Deus cuidou de convencer a José, de que ele deveria receber Maria e de que o único responsável pela gravidez de Maria, era Ele próprio. Qdo José acorda de seu sonho, ele obedece a ordem do anjo do Senhor e se casa com Maria, mas não tem relação com ela até que o bebê nascesse. E José colocou o nome no menino de Jesus.
Agora, eu creio que ele não tocou em Maria, até o bebê nascer, por respeito a Deus, mas lemos em livros e comentários que, talvez José tenha de fato esperado pra se certificar de que seria mesmo um menino e que o nome desse menino seria Jesus. O fato é que José obedece tanto qto Maria. Como podemos perceber, não foi só a mãe de Jesus que o Senhor escolheu a dedo, mas tb o marido de Maria. Afinal de contas, esse era o casal que iria educar Jesus nos caminhos de Deus!
Isso não é incrível? Mas sobre isso falaremos mais pra frente.
No nosso próximo encontro, veremos o encontro de Maria com Izebel, sua tia.

2 comentários:

  1. ô Su... que viagem demorada essa, heim!
    Maria tem que apressar os passos... quero saber a continuação dessa história... rsrsrs
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. ...conheço a história, mas estou aguardando o próximo passo como se nunca tivesse ouvido falar nisso...
    Você consegue realmente criar expectativas.
    Bjão.

    ResponderExcluir