terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maria...A escolhida de Deus!

Olá pessoal, espero que não tenham desistido de me esperar. Eu estive impedida de escrever estes dias por uma forte gripe, mas agora estou de novo a postos! rsrs....

Chegamos a última mulher citada na genealogia de Jesus e é claro que se trata de Maria, a mãe de Jesus!
Ela era uma menina entre tantas outras que devia sonhar com a possiblidade de vir a ser mãe do Messias prometido. Ela tinha grandes chances, pq pra começar ela era descendente do rei Davi, de onde viria o Messias segundo a Bíblia, mas ainda assim, penso eu, que para ela, não passava de um sonho. Sem contar que, em nenhum momento eu acho que alguém pensou que seria da forma como Deus fez.
Essa é uma história única e sem comparação. A história mais bela e mais fantástica que nos aconteceu desde a fundação do mundo! E Maria faz parte dela!
O Messias que esperavam, era nada mais que um líder político. Alguém que viesse e tivesse poder para derrubar o poder dos Romanos sobre eles e por outro lado, que tb lhes desse um grande poder como Nação. Mas Deus deu muito mais que isso. Ele deu o SALVADOR!
Maria não devia ser uma menina comum, como outra qualquer, com crises de adolecência, uma menina teimosa ou rebelde, que vivia no mundo da lua. Muito pelo contrário, embora fosse totalmente humana, de pai e mãe humanos, e é smpre bom nos lembrarmos disso, era humilde, tinha um coração puro e temente a Deus. Tinha um espírito obediente e submisso. Fora ensinada a amar a Deus sobre todas as coisas e de fato temia ao Senhor de todo coração. Ela era a filha que toda mãe gostaria de ter. Não que ela fosse perfeita. Não era, pq era humana como todas nós, era tb uma pecadora carente de um Salvador, assim como os seus pais, ou como eu e vc. Mas ainda assim, uma menina especial. Como podemos afirmar tudo isso? Veremos no decorrer da história dela, tanto os pontos positivos qto os pontos negativos.
Como era de costume entre o seu povo e época, os pais escolhiam com quem os filhos iriam se casar, às vezes antes mesmo de nascerem. Eles faziam acordo entre famílias e assim firmavam compromisso de casamento para seus filhos. Não foi diferente com Maria. Embora fosse ainda novinha, já estava prometida para um rapaz chamado José, com quem deveria se casar. Tudo se encaminhava para isso e cada qual se comprometia com a parte que lhe cabia pra que esse casamento se realizasse. Maria aprendia com sua mãe como ser uma boa esposa, boa mãe, boa dona de sua casa. A cada dia que passava, mais bonito ficava o enxoval que vinha preparando já há muito tempo. Ela estava feliz pq sabia que tinham escolhido alguém muito especial para ela.
José era um carpinteiro assim como o seu pai. Era um homem senssível, amoroso, gentil, justo e honesto, que tinha aprendido a ser tb um servo temente ao Senhor Deus e que era zeloso em sua fé e prática. Alguém que estava disposto a formar com ela uma família honrada e feliz! Além disso, ele era assim como ela, descendente da tribo do próprio rei Davi. Portanto, mais um ponto positivo pra que eles talvez fossem os pais do Messias... Mal sabia ela, que as suas expectativas estavam bem próximas de se tornar realidade. Só não seria da forma como ela imaginara que seria. Pois nada se compara a essa história!
Um belo dia, Maria está em seu quarto, quando de repente é visitada por um Anjo. Isso é que é uma visita inesperada não é mesmo?
Ou vc costuma receber visita de anjos em sua casa com frequência?
Embora, a bíblia nos avise que praticando a hospitalidade, poderemos estar recebendo anjos em nossa casa, mesmo sem sabermos.
Mas vamos enfrente; a príncipio ela fica assustada, quem não ficaria? Ele chega em seu quarto saudando-a assim: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com vc!" Ela fica perturbada com essas palavras sem saber o que isso significava. Então o Anjo lhe disse: Não tenha medo Maria; vc foi agraciada por Deus! Vc ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo! o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim."
Agora imagine vc mulher, (e os homens que me desculpem, mas essa benção, Deus reservou só para uma mulher); recebendo uma declaração como essa... No lugar de Maria, eu teria surtado! Desmaio?!, seria pouco. Era pra qualquer mulher cair dura!
E claro; ela faz a pergunta óbvia: "Como acontecerá isso se sou virgem?" Maria estava prometida em casamento, mas era virgem e ainda solteira; pergunta lógica, como ela iria engravidar?
Mas a resposta que o anjo dá a seguir é ainda mais impressionante. Ele diz: "O Espírito Santo virá sobre vc, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Assim, aquele que há de nascer, será chamado Santo, Filho de Deus."
Isso não é simplismente tremendo!? Eu tento imaginar como Maria deve ter se sentido naquele momento, mas claro, isso, nunca vou saber. Deve ter sido indescritível! Maria ia ficar grávida do Espírito Santo de Deus!!! Pode isso caber na cabeça de um ser humano? É pq, Maria era totalmente humana, assim como eu e vc.
Medite um pouco sobre isso e depois veremos qual foi a reação de Maria a essa notícia fantástica.

2 comentários:

  1. oi Su querida!
    adoro o seu jeito de contar a história... é uma delícia de ler!!!
    ainda acho que vc deveria escrever um livro! ^^
    bjos!!! te amo!

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Fran...Poderia fazer um livro para ser usado em grupos pequenos.. Eu seria a 1ª a adotá-lo...como dizem algumas pesoas...pennnse...com carinho

    ResponderExcluir