terça-feira, 7 de julho de 2009

Raabe... uma prostituta com fé em Deus?

Bom Dia! Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo a todos vcs que estão comigo!

Ontem vimos a visão que Raabe tinha do nosso Deus, embora não fosse o Deus dela, ainda! Espero que ela possa ter feito vc pensar na sua tb.

Mas voltemos ao "dedinho de prosa" dela com os espias!
Depois de declarar quem Deus era, e mostrar a eles que ela tinha total compreensão do perigo que corria, ela apela pro único nome que poderia lhe garantir a vida. Ela continua dizendo: "Jurem-me pelo Senhor que, assim como fui bondosa com vcs, vcs tb serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs, e de tudo que lhes pertence. Livrem-nos da morte!"
Raabe não perdeu tempo! tratou logo de se garantir! Mas não foi egoísta, pediu tb por toda a sua família. Estamos vivendo dias maus, tão maus, que pedir por nossa família, embora "nossa", já deixou de ser egoísmo! Ultimamente, o ditado que diz: Cada um por si e Deus por todos", está cada dia mais real e literal em nossas vidas e relacionamentos!
Raabe, não só tinha uma família, como esta, era grande. Ela os amava e se importava com eles. Não deixou ninguém pra tráz. Talvez a recíproca nem fosse verdadeira, mas agora, quem iria deixar de estar com ela por préconceitos ou qquer outra razão? Para a família, ela passou de uma reles prostituta, a "salvadora"!
E não é assim em nossa sociedade tb? Nossa moral vai até onde nos é conviniente. Somos por demais hipócritas! Fingimos qquer coisa, qdo é nossa pele que está em risco! E com a mesma boca que abençoamos, tb amaldiçoamos o nosso próximo, sem o menor remorso ou temor!
Bem, mas vcs devem estar ansiosos pela resposta dos espias a Raabe, não é mesmo?
A resposta foi: "Nossa vida pela de vcs!" (Uau! A resposta não poderia ter sido melhor! rsrs...) -"Se vc não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade qdo o Senhor nos der a terra."
Valeu a pena o risco que ela correu pra salvar os dois espias! É; pq ela tb estava arriscando a pele, dando guarida pra dois invasores e procurados pelo rei. Pq ela faria isso por dois estranhos? Nem se quer eram do seu povo. Quem lhe garantiria que eles iriam cumprir com a palavra deles?
Pela fé, Raabe sabia que a vitória dos israelitas, era certa. Ela entendeu, que o Senhor Deus, era na verdade, quem iria dar a terra aos espias e seu povo.
Fico pensando, qtos de nós acredita em Deus a esse ponto? Nós nos dizemos cristãos, mas o que vc seria capaz de enfrentar por saber que o Senhor "seu" Deus é com vc? Vc teria a mesma fé de Raabe, a prostituta?
Continuando a história... Raabe os ajuda a descer a janela por uma corda, pois a casa em que ela morava, fazia parte do muro da cidade. E os orientou que caminho seguir pra que não fossem pegos pelos soldados. Mas antes de partirem, os espias lhe deram uma ordem condicional, para que ela e sua família fossem salvas. Eles disseram:
"Estaremos livres do juramento que vc nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, vc não tiver amarrado esse cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e não tiver trazido pra sua casa toda a sua família. Qualquer pessoa que sair da casa, será responsável por sua própria morte; nós seremos inocente. Mas seremos responsáveis pela morte de quem estiver na casa com vc, caso alguém toque nessa pessoa!" (isso é que é fiador! Já não se fazem mais fiadores como antigamente...rsrs) -"E se vc contar o que estamos fazendo, estaremos livres do juramento que vc nos levou a fazer."
Ao que Raabe prontamente respondeu: "Seja como vcs disseram". Assim ela os despediu, e eles partiram. Depois ela amarrou o cordão vermelho na janela.
Assim tb, fez Deus conosco, ele nos deu um cordão vermelho tb. Que é o sangue de Jesus na cruz! Nos dando a reconciliação e o seu perdão, e nos livrando de uma eternidade separados Dele. Ele disse que Jesus é a Porta. O único caminho de volta para casa. Se entrarmos por essa porta estaremos totalmente seguros, mas se não entrarmos, Deus está totalmente livre da promessa que nos fez e a responsabilidade de nossa morte eterna, será só nossa! Até aqui, Raabe creu! E vc?
Amanhã veremos no que isso deu!

2 comentários:

  1. Muito boa a sua aplicação da história a Jesus. Você está se revelando cada dia mais em uma grande evangelista. Acho que você só não sabia qual é o método que Deus usaria você nessa tarefa de compartilhar do seu amor, contudo acredito que você acabou de descobrir. Também, esse é um dom que Deus te deu e que tem abençoado a vida de muitas pessoas, a partir de muitos bilhetinhos que vi rodar em várias de nossas reuniões.
    Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Estou amando...e concordo com o pastor Ricardo.
    Muito bom!!!Fico feliz por vc,pois consegue passar a hitória de uma maneira ímpar.
    Amo vc...bjos.

    ResponderExcluir