quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bate Seba... Heroína ou Vilã?

Hoje começamos com a história de Bate Seba. Vcs já ouviram falar muito dela! Mesmo que não estejam lembrados, mas logo vcs irão recordar...



Essa história não começa com Bate Seba, mas com o Rei Davi, que estava no lugar errado, na hora errada, fazendo a coisa errada! Não fosse todos esses erros de Davi e outros que vamos conhecer mais pra frente, e o provável, é que nem mesmo saberíamos que essa mulher existiu!



Mas apesar desta afirmação, vou continuar te perguntando; se vc fosse um(a) juiz(a), qual seria a sua sentença qto a ela? Culpada ou inocente?



Tudo começa no capítulo 11 de II Samuel, nos contando algo muito importante. Diz lá: "Na primavera, época em que os reis saíam para guerra, (o rei) Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas (o rei) Davi permaneceu em Jerusalém." ( grifo meu)



Todos sabemos quem é o famoso rei Davi, certo? Então, prestem atenção aos detalhes do texto ok? Davi não deveria estar em casa nesta ocasião, mas deveria ter saído junto com seu exército pra guerrear. Porém, ele preferiu estar em casa, enqto os seus soldados estavam de frente com a morte. Sendo assim, num dia de puro tédio, em que ele passou quase o dia todo deitado sem ter o que fazer, já no período da tarde e já cansado de não fazer nada, ele se levanta de sua cama e resolve passear pelo terraço de seu palácio. Com certeza, esse terraço ficava no alto do palácio e deveria ter uma vasta e ampla visão de todo o derredor do palácio, até por medida de segurança. Assim, olhando a esmo, a vista do terraço, ele derepente se detem em um um lugar em especial. Ele olha pra baixo e vê a casa de um de seus súditos. Mas não é na casa que ele está interessado. E sim, no que ele avistou dentro da casa. (outro erro... ele olhou pro que não devia, e invez de mudar seus olhos de rumo, prosseguiu no erro). De lá de cima ele repara que nessa casa, havia uma mulher se banhando. E demora o suficiente em sua observação, pra repar tb que se trata de uma linda mulher! Tão linda a ponto de atiçar os seus desejos. Então, uma vez interessado no que via, manda que um servo seu vá saber e depois lhe informar, quem era a mulher que morava naquela casa. Qdo seu servo volta, lhe conta que a mulher era Bate Seba, filha de Eliã. Mas não para aí, diz tb que era a mulher de Urias, o hitita. Bem, quem pergunta o que quer, ouve o que não quer! Ou pelo menos é assim que deveria ter recebido essa resposta. Afinal, que pena, apesar de ela ser linda, era tb casada e mais que isso, era casada com Urias. Alguém que Davi conhecia muitíssimo bem. Urias era um de seus mais leais soldados e pq não dizer, de seus amigos. Que aliás, naquele momento de tédio de Davi, estava em guerra, arriscando a sua própria vida por Israel e pelo Rei.

Mas pasmem!!! Davi simplismente ignora a informação de seu servo e imediatamente a esta, manda que seu servo traga Bate Seba à sua presença! Aliás, deve ter considerado bem oportuno, o fato de Urias estar na guerra e sua mulher estar absolutamente só.

Neste momento, é importante pensarmos: Davi é rei! Como diz meu amigo e irmão Marcelo:"Manda quem pode e obedece quem tem Juízo"! Ele mandou que trouxessem a moça à sua presença! Fim de papo. Não considerou o fato de lea ser casada. Não se importou nem um segundo com o seu amigo Urias. Não quiz saber se ela queria ir até ele, ou não. Não pensou em nada. Ele só pensou em satisfazer os seus desejos. Não considerou consequências, afinal ele era o Rei! Ele não deu escolha. Ele deu uma ordem.

Diante disso, claro que Bate Seba é levada a sua presença.

Agora vamos imaginar o que poderia ter se passado na cabeça de Bate Seba. A primeira coisa, seria a curiosidade de saber pq o Rei lhe havia chamado. Ela não sabia que estava sendo examinada de lá do terraço do palácio pelo próprio Rei, enqto se banhava. Talvez estivesse até surpresa por saber que o Rei estava no palácio, já que seu marido e amigo do Rei, estava fora guerreando. Talvez, e essa pra mim é a razão mais provável, ela tenha pensado que era pra dar notícias de seu marido.

A priori, essa seria as razões que me passam pela cabeça. Talvez vc tenha outras, mas não se apresse. Ele não contou antecipadamente, o que queria com ela.

Ela é levada a presença do Rei e ao chegar lá, dá de cara com um homem, que no abuso de sua autoridade, lhe havia chamado com a única intenção de a possuir. A bíblia nos mostra em seu relato, apenas os imperativos do Rei, se duvida, vá vc mesmo ler o texto e veja por si só. Em nenhum momento, dá a entender que Bate Seba, o tenha provocado, ou que ela tenha se insinuado, ou diz que ela chegando lá, foi logo se atirando em seus braços! Talvez, e eu disse talvez, ela tenha gostado do assédio do Rei. Afinal de contas, ela estava sendo desejada pelo Rei Davi. Não era qquer homem. Era o Rei Davi. Além disso, diz a história, que além de tudo, ele não era de se jogar fora! Era um homem bonito, fora todos os outros atributos. Ele era um guerreiro poderoso. Era valente e vitorioso, era o menino que venceu o gigante Golias! Muitas coisas poderiam atraí-la para os braços de Davi, por livre e espontânea vontade, mas a bíblia em nenhum momento deixa isso nas entre linhas. É claro que, se ela se entregou voluntariamente, ela tb errou, pq afinal de contas, ela mais do que ninguém, sabia ser casada e comprometida. Agora, é bom lembrar, que dessa decisão, provavelmente dependia a sua própria vida. Cuidado! Não se apresse em julgá-la, pense que poderia ser vc no lugar dela... o que vc faria? Diria não ao Rei? Mesmo sabendo que seu pescoço estava a prêmio? Cuidado!

Mas isso não vem ao caso, pq não podemos afirmar o que não foi escrito! O fato é que a biblia diz que Davi a chamou e se deitou com ela. E em seguida, a mandou de volta pra sua casa. Assim mesmo; curto e grosso! Em nenhum momento, há a sugestão de que houve romance e envolvimento. Davi a desejou e por isso a possuiu! Uma vez satisfeito, a mandou embora!

Pensem um pouco sobre isso, e depois continuamos essa história.

8 comentários:

  1. to acompanhando a historia na tv....esse assunto nos leva a pensar eem nossas decisões...e sua conssequencias.

    ResponderExcluir
  2. Pouco bom, meu caro. Sei a culpa de Davi, o que eu precisava saber é se Betsabé podia ou não repudiá-lo em algum momento. Sei do que Davi era capaz, muito porem, independente disso a pureza para alguém no povo judeu (diantes do Deus vivo) é tudo, inclusive mais que a vitalidade superflua. Essa pergunta... não foi esclarecida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Não Caique, ela não podia repudiá-lo. Pq mesmo que ela o fizesse, ele poderia tomá-la a força e depois ainda condená-la a morte. É só vc prestar atenção no relato bíblico e ver como Deus tratou esta situação...obrigado por interagir.

    ResponderExcluir
  5. Bom...conheço bem esta historia, cometeram o PECADO do Adulterio, sofreram com a morte do filho, a biblia relata principalmente o sofrimento de Davi, que nao foi pouco....mas Deus em sua infinita misericordia, os abençou novamente dando-lhes novamente um filho. Entre tantos filhos que Davi teve, este com Bate Seba foi o mais abençoado e mais amado por Deus...SALOMÃO!!!(REI SALOMÃO) ou seja, mesmo diante as nossas fraquesas e pecados, Deus faz cumprir Suas promessas diante dos nossos arrependimentos, nos dando sempre uma nova chance...haaa e esta é a genealogia de Jesus Cristo!!!! entao nao cabe a nós a palavra julgar!!! nao julgamos a ninguem, nem aos desiguinos de Deus, se Deus os perdou e ainda os abençou, quem somos nós para julgarmos a linhagem tao amada por Deus???
    Rei Salomão, filho de Davi com Bate Seba, o Rei mais sabio dos homens e mais amado de Israel!!!
    Graziela- Cuiaba-MT

    ResponderExcluir
  6. Vilã. Por isso que o senhor, tirou o poder da tribo de Judá, após o reinado de Salomão, e devolveu o poder aos Benjamitas.

    ResponderExcluir