quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ana, agraciada e agradecida!

Bem, como vimos, Ana volta pra sua casa aliviada por ter entregue sua angústia ao Senhor Deus e então ela e Elcana se relacionam e o milagre acontece! Ana já não é mais estéril, Ana está gravida! Penina já não tem mais esse trunfo nas mãos, Ana já não pode mais ser humilhada por Penina, ela enfim será mãe!
E passado o tempo de gestação, ela dá a luz um menino e lhe dá o nome de Samuel, pq disse: Eu o pedi ao Senhor.
O ano se passa e é hora de Elcana voltar ao templo, mas desta vez, Ana diz a Elcana que não irá, ela ficará com o menino até que este seja desmamado e então subirá com Elcana para consagrá-lo.E assim é feito, ano após ano até que Samuel fosse desmamado.
Passado este tempo, Ana sobe novamente ao templo, só que desta vez, ela sobe não mais angústiada e cheia de tristeza, mas muito feliz e agradecida a Deus pela graça recebida. Junto com ela agora, sobe o seu filhinho Samuel.

Chegando no templo, Elcana e Ana fazem seu sacrifício ao Senhor e depois procuram por Eli, e ao encontrá-lo, Ana lhe diz: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui ao teu lado, orando ao Senhor. Era esse menino que eu pedia e o Senhor me concedeu o pedido. Por isso agora eu o dedico ao Senhor . Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor." E ali adorou ao Senhor com uma oração de adoração e louvor! Então Elcana e sua mulher Ana voltaram para Ramá, mas seu filho Samuel passou a morar ali e começou a servir ao Senhor sob a direção do sacerdote Eli.

Ana cumpriu sua promessa feita ao Senhor e entregou o seu precioso filho ao Senhor. E a bíblia diz que assim deve ser sempre, qdo fizermos um voto é melhor cumprirmos, pq com Deus não se brinca. Mas nem sempre levamos isso muito a sério não é mesmo? Quantas vezes, passamos por situações difíceis e pedimos que o Senhor nos socorra e por conta disso, prometemos coisas, mas depois que ele nos concede, esquecemos de cupri-las. Pedimos um filho como Ana, mas negligenciamos sua educação espiritual, deixando-a em segundo plano, ou pedimos um trabalho e o Senhor nos dá, mas então não temos mais tempo pra darmos ao Senhor pq afinal de contas agora o trabalho toma todo nosso tempo e energia. Pedimos saúde e um corpo saudável, mas usamos nosso corpo e saúde para fazer coisas que nosso Senhor desaprova.
Devemos tomar muito cuidado com isso e saber que Deus é AMOR, mas tb é Justiça e não deixa o nosso pecado impune! Por isso, pense muito bem antes de fazer um voto ao Senhor! E lembre-se que, o que ele quer de nós é um sacrifício vivo, santo e agradável aos seus olhos e não promessas vãs, que nos iludem e nos fazem pensar que podemos com alguma ação transitória e passageira de nossa parte pagar qquer coisa que Deus em sua graça e misericórdia tenha resolvido nos dar! Ele quer de nós a nossa vida diária!

Sacrifício vivo, significa ter uma vida de obediencia a vontade e ao governo de Deus para sua vida! Então, pare um pouco agora e faça um pequeno balanço de como vc tem vivido a sua vida ultimamente. Ela está de acordo com a vontade de Deus pra vc? Se não está, aproveite este momento de reflexão, e se arrependa diante de Deus em oração e peça que ele novamente venha governar sobre suas vontades e sobre os seus sonhos, entregando outra vez a sua vida nas mãos dele. E deixa que Ele e só Ele te conduza.
E não tenha medo, confie que Deus te ama e de fato sabe o que é o melhor para vc e para aqueles que vc ama!
A história de Ana, só foi narrada até aqui, mas ela não acaba aqui. E vida de Samuel, nos dá testemunho da fidelidade e do temor de Ana para com o Senhor, que assim seja com vc tb.

Ah!!!! Antes que eu me esqueça, Ana dedicou Samuel ao Senhor e desde novinho ele foi servir ao Senhor no templo, portanto, ficou separado de Ana, mas o Senhor lhe deu mais filhos e filhas depois de Samuel!
O Senhor sempre faz muito mais do que pensamos ou sonhamos!

Nossa próxima personagem será a MULHER VIRTUOSA! citada no livro de Prov. 31.

6 comentários:

  1. Como sempre muito bom!!! Me fez refletir...
    Peço a Deus que me ajude a ter uma vida de obediência e sempre governada por Ele.
    Amo vc...bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é a minha amiga fiel, obrigado sempre!

      Excluir
  2. Gostaria de lembrar que Deus puniu nosso pecado em Jesus Cristo. Portanto, todas as vezes que não cumprimos com o que prometemos para Deus devemos nos lembrar que Jesus recebeu nossa punição.... Para mim, este é o maior motivo pelo qual anseio ser um sacrifício vivo para Deus. Que coisa maravilhosa.... Todo sacrifício é morto, mas nós podemos ser sacrifícios vivos porque Jesus morreu por nós. Se isso não motivar o nosso coração para viver para a glória de Deus, acho que nada mais motivará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é essa a única razão de nossa Esperança! Obrigado amor!

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa, proposta e conteúdo do seu blog. Quero encorajar-lhe a prosseguir.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, ficarei muito honrado.

    www.hermesfernandes.com

    ResponderExcluir