quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Agora a menina da vez é Ana!

UFA!!!! Achei que nunca mais iria sair do luto pela morte de Sara! haha... brincadeirinha....
É que depois da "morte de Sara" tb vivi outras lutas e perdas e fiquei totalmente off em ânimo e inspiração. Mas vamos ao que interessa não é mesmo? Nossa próxima mulher em foco é Ana, a mãe de Samuel.

A história de Ana, já começa pelo fato de que ela era a mulher de Elcana, que por sinal tinha uma outra mulher chamada Penina. Como se já não bastasse o fato de ter de dividir o marido, ela ainda era estéril, enquanto que Penina tinha filhos e filhas com ele.
E não venham argumentar comigo, que isso era absolutamente normal na terra, época ou cultura deles, pq não era, aliás nunca foi e continua não sendo. Não é pq fazemos as coisas como nos dá na cabeça e em nosso mísero entendimento ou "cultura", que as coisas dão certo ou são certas. Os nossos costumes e cultura, precisam ser avaliados sob os valores e princípios de Deus, e não dos homens. Mas isso é outro assunto....

Deus criou o Homen e a Mulher e não O Homem e AS suas Mulheres! Desde o início, isso sempre foi problema. Sempre gerou ciúmes, brigas, intrigas e muita dor. E não foi diferente com Ana e Penina, apesar de Ana ser agraciada com o amor de seu marido.
Imaginem como se sentia Penina...tinha filhos e filhas, mas não o amor de seu marido.
Todo ano, qdo Elcana ia ao templo adorar, servia as porções do sacrifício por Penina e cada um de seus filhos e filhas, mas a Ana dava porção dobrada, pq a amava apesar de o Senhor te-la deixada estéril.

Penina como já disse e podemos imaginar, era ciumenta e tinha inveja de Ana, então não deixava por menos, nunca perdia a oportunidade de insultar e provocá-la. A bíblia diz que isso se repetia continuamente. Como vc reagiria a isso? Alguém te provocando o tempo todo?!
A bíblia tb diz que elas eram rivais, o que significa que o relacionamento entre todos, devia ser bastante tenso.
O texto não me permite afirmar sobre Penina e seus filhos, quanto ao fato deles acompanharem Elcana na viagem ou não, mas posso afirmar que todos os anos, Elcana subia pra adorar e Ana ia com ele. Cada vez que chegava a hora de subirem, Penina atormentava a vida de Ana com provocações e isso sempre fazia Ana subir para o templo, muito triste, amargurada, ela chorava muito e não comia nada. Então, Elcana a vendo assim, perguntava:
"Ana pq vc está chorando? Pq não come? Pq está triste? Será que eu não sou melhor do que dez filhos?"

Certa vez, Ana estava dentro do templo, assim como o sacerdote Eli, e num dado momento, Ana se levanta e com a alma amargurada, chorando muito, ora ao Senhor fazendo um voto: "Ó Senhor dos Exércitos, se o Senhor der atenção a humilhação de sua serva, se lembrar de mim e não esquecer a tua serva, mas lhe der um filho, então eu o dedicarei ao Senhor, por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados."

Ana, leva ao Senhor o seu sofrimento e o seu desespero e pede ao Senhor que transforme a sua história de humilhação em alegria. Ela sabia que só o Senhor poderia mudar a sua história. Ela clama ao Senhor com tanta intensidade, apesar de faze-lo silenciosamente, que Eli, ao observá-la, pensa que Ana estava embriagada. Vai até ela e lhe diz: "Até qdo vc continuará embriagada? Abandone o vinho!"

É mole? Ninguém merece! Vcs conhecem alguém assim? Aquela pessoa que tem sempre uma palavrinha de "consolo" pra te dar na hora que vcs mais precisam? Ele foi logo acusando ela de ser alcólatra. Ele deduziu e foi logo dizendo o que lhe deu na telha. Nem por um momento ele pensou em perguntar a ela o que estava lhe acontecendo. É horrível não é mesmo? Mas quantas vezes nós tb nos comportamos assim com as pessoas. Julgamos primeiro, pra perguntar depois.

Então, quero deixar hoje, duas reflexões: a primeira é pra quem vc tem pedido socorro em meio as suas lutas e angústias? Alguma vez já te ocorreu, levar a sua luta ao Senhor? E pedir socorro a Ele?
E a segunda, é como tem sido o nosso comportamento com o outro, quando vemos nele uma atitude que nos parece incompreenssível, ou até mesmo reprovavel a primeira vista? Por ex: como vc julgaria a Penina? Lembremos de tratar as pessoas como queremos ser tratados.
Como será que Ana respondeu a Eli? Isso veremos a seguir....




4 comentários:

  1. Que bom que vc voltou!!!! E ...como sempre com um texto muito bom.
    É maravilhoso ter para quem pedir socorro e nosso Pai, sempre ouve nossas lamúrias...e realmente precisamos prestar atenção no sofrimento das pessoas antes de julgá-las...e verdade seja dita...muitas vezes fazemos o contrário.
    Um beijo...amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Suuuuu amada!!!!
    é bom tê-la de volta! estava com MUITA saudade de seus posts, que SEMPRE abençoam a minha vida!

    obrigada pelas reflexões... meditarei nelas com mais cuidado a partir de agora... principalmente na 2a, que acho mais complicada! rsrsrs

    bjos... AMO VC!!!!
    saudades imensas!

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe, você voltou!!!! Fiquei muito feliz de ver mais um texto maravilhoso escrito por você. Amo a história de Ana, é a minha preferida. Abençoou muito meu coração. Não demore para escrever o resto hein, rsrsrs. Amo vc. Bjs

    ResponderExcluir