sexta-feira, 12 de março de 2010

Que fria! Mas Deus estava no controle!

Vamos ver hoje, Sara em mais uma fria, por causa do nosso amigo Abraão! Ainda bem que ele amava Sara...haha...

Enqto tudo isso acontecia com Ló, Abraão, esperava por seu filho, mas em movimento. Ele partiu para Neguebe, e foi viver entre Cades e Sur. E depois, morou algum tempo em Gerar.
Ele dizia pra todo mundo que Sara era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e a tomou para si.
Certa noite, Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: "Você morrerá! A mulher que vc tomou é casada. Mas Abimeleque que ainda não havia tocado nela disse: "Senhor, destruirias um povo inocente?Não foi ele que me disse: "Ela é minha irmã"? E ela tb não disse: "Ele é meu irmão"? O que fiz foi de coração puro e mãos limpas.
Então Deus lhe disse no sonho: "Sim, eu sei que vc fez isso de coração puro. Eu mesmo o impedi que vc pecasse contra mim, e por isso não lhe permiti tocá-la. Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta e orara em seu favor para que não morra. Mas se não a devolver, esteja certo que vc e todos os seus morrerão.

Agora vejam só a confusão de morte que Abraão colocou o rei de Gerar, por pura covardia. Ele entregava a própria esposa na mão de outro qquer, só pra não correr o risco de morrer por causa da beleza de Sara. Isso é incrível, vcs não acham? Como pode? "Mas esse é o Pai da Fé"
Eu sempre acho muito bom ter conciência disso, pq isso não só nos estimula a prosseguir, pq afinal se Abraão, aprontava umas como essa, e ainda foi chamado de o Pai da Fé, então eu tb tenho chance de ser no mínimo como ele. Mas por outro lado, tb nos responsabiliza ainda mais, pq tira de nós qquer desculpa de que somos mais fracos que o Pai da Fé. Em Jesus, podemos todas as coisas.

Mas vamos em frente: Na manhã seguinte, o rei chamou todos os seus conselheiros e lhes contou tudo que sonhara e eles ficaram todos com muito medo, então, Abimeleque mandou chamar Abraão e lhe disse:"O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti pra que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste, não se faz a ninguém! E perguntou a Abraão:"O que te levou a fazer isto?"
Agora olhem a tremenda resposta de Abraão: "Eu disse a mim mesmo: "Certamente ninguém teme a Deus neste lugar e irão matar-me por causa de minha mulher. E qdo Deus me fez sair errante da terra de meu pai, eu disse a ela: "Assim vc me provará sua lealdade, em qquer lugar a onde formos, diga que sou seu irmão."

Agora vamos refletir; em primeiro lugar, vamos nos lembrar que Sara tinha quase 100 anos, vcs conseguem imaginar a beleza dessa mulher? Eu é que queria ter essa idade e ser bonita a esse ponto...hahahaha...
Certamente, ninguém temia a Deus ali, nem ele, né? Pq se ele temia a Deus, como podia fazer uma coisa dessas? A começar pela mentira, depois colocando a própria Sara nessa roubada e como se não bastasse, pondo em risco de morte, um reino inteiro por conta de sua covardia. Ele realmente achou que Deus iria deixar isso assim mesmo?
Por outro lado, novamente devemos ter a conciência, que nem mesmo os nossos maiores absurdos, pode frustar qquer um dos planos de Deus. Ele tem o controle absoluto sobre toda a história. Ele salvou Sara, o rei e cada um do seu reino, apesar da loucura de Abraão.
E a bíblia diz que Ele é o MESMO, ONTEM, HOJE E O SERÁ ETERNAMENTE.

Deus continua tendo o controle sobre tudo e todos. Não devemos nos iludir de que passamos desapercebidos dele, pq Ele tem cada momento de vida nosso em suas mãos e diante de seus olhos. Ele aje com justiça, e julga a todos com equidade. Ele diz que todos nós teremos de dar conta de cada um de nossos dias e que ele retribuirá a cada um segundo as nossas obras. É claro que aqui não entra a questão do juízo, pra aqueles que se renderam a Jesus, mas tb não anula a nossa responsabilidade diante de Deus qto a nossa vida e atitudes. E com certeza, não será nada confortável, ter dar contas de nossa vida, a um Deus Santo. E como isso será feito, tb não sei, mas quero viver em obediência a Ele o máximo que puder, pq o amo e tudo que quero é agradá-lo.

Bem, essa parte da história, termina com muito prejuizo financeiro para o rei Abimeleque, que deu muitos presentes a Abraão e ao irmão de Sara. Mas o fez feliz, pq por pouco não perde sua vida. UFA!!!! Qto a Abraão e Sara, bem, eles continuavam vivendo suas vidas e esperando o famoso herdeiro...

3 comentários:

  1. Que Deus de graça! Mesmo com o pecado de Abraão ele o livra!!
    Amazing!

    ResponderExcluir
  2. É!!!!
    Deus é estranhamente maravilhoso. É engraçado que nessa história o Abraão ainda sai de "herói", pois o rei ainda tem que pedir para Abraão orar por ele para ele ser perdoado. Confuso, né? Contudo, o que isto nos mostra é que os desígnios de Deus são mesmo eternos e irrefutáveis. Nem nossos erros podem abalá-los. No entanto, é como você diz, meu amor, nosso desejo deve ser o de agradar este Deus não por medo das consequências em desagrada-lo, mas pelo amor que temos a ele.

    ResponderExcluir
  3. É...ainda bem que Deus é o mesmo até hoje...senão...não estaríamos aqui para ler este post...
    Amo vc...muuuuuuiiitas saudades.

    ResponderExcluir