quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vasti e a grande festa do Rei Xerxes!

Olá meus amigos e companheiros das histórias dessas mulheres tão incríveis, inteligentes, gentis e às vezes terríveis; quero convidá-los a a conhecer uma nova mulher. Seu nome é Ester. Ou melhor, veremos a história da Rainha Ester.

Essa história começa bem antes de Ester ser Ester e muito menos rainha, alías, penso eu, jamais sonhou um dia ser rainha. Penso isso, pq Ester era uma moça judia, orfã, morava com o seu primo, que a tratava como sua própria filha e sua realidade de vida passava bem longe dos luxos dos palácios...

Mas essa história, começa como já disse, bem antes de Ester aparecer, e começa com uma grande festa. Uma festa no palácio do rei Xerxes. Ele reinava sobre cento e vinte sete províncias, mas seu trono ficava na cidadela de Susã. Por ocasião do terceiro aniversário de seu reinado, ele deu essa grande festa a todos os seus nobres e oficiais.

Agora, vcs pensam que era uma festa de um dia? Um fim de semana? Ou um mês? Não, naquela época davam festas por muitos dias ou meses até. Xerxes era um rei meio exagerado e mais que isso, gostava muito de se gabar daquilo que tinha, das riquezas que possuia. Então, ele deu uma festa que a princípio, durou cento e oitenta dias, é isso mesmo, eu não errei não! Mas passados esses dias, ele não contente, deu um banquete pra todo o povo da cidade de Susã, que durou mais sete dias e penso que não durou mais, devido a um acontecimento neste sétimo dia que veremos a seguir.

Ele não excluiu ninguém, convidou do mais rico ao mais pobre. O grande banquete foi feito no jardim interno do palácio. Tudo era puro luxo! Para todos os lados se via ouro, prata, linho puro, pedras preciosas, mármores de primeira linha, etc... Ele era riquíssimo e adorava ostentar tudo que possuia. Mas a bíblia diz, que ele tb era muito generoso. O que aliás, poderia ser a razão de ele ter tudo que tinha. A generosidade normalmente atraí riquezas. Mas o fato é que servui a todos o melhor vinho e a melhor comida, serviu abundantemente.

Enquanto isso, a rainha Vasti, tb oferecia um banquete às mulheres, no palácio do rei Xerxes. No sétimo dia, qdo o rei já estava "alegre" por causa do vinho, mandou que seus oficiais buscassem a sua rainha, que deveria estar usando a coroa real. O que ele queria com ela? Só pra variar, era se exibir; ela era mais uma de suas posses preciosas, e queria mostrá-la a todos. Pq Vasti, era muito, mas muito bonita e ele sentia prazer em exibi-la. Mas a Rainha Vasti, era uma mulher digna e de fibra, não estava disposta a ser exibida como um objeto qquer de uma vitrine, então recusou-se terminantemente a comparecer à presença do rei Xerxes, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar muito caro, até mesmo a sua vida. Mas sua resposta foi um sonoro e definitivo NÂO! Isso o deixou muito irado e tb frustrado. Então convocou os seus conselheiros e perguntou o que eles achavam que ele deveria fazer para punir Vasti por sua recusa. Vários eram os seus conselheiros, mas um deles de nome Memucã, se pronunciou dizendo: "A rainha Vasti, não ofendeu só ao rei, mas tb a todos os nobres e os povos de todas as províncias do rei Xerxes, pois a conduta da rainha será conhecida por todas as mulheres, e assim tb desprezarão seus maridos e dirão: o rei Xerxes ordenou que a rainha Vasti fosse a sua presença e ela não foi. E então, elas agirão da mesma forma com todos os nobres do rei Xerxes. Por isso se for do seu agrado, oh rei, sugiro que o senhor emita uma lei irrevogável declarando que a rainha Vasti nunca mais poderá vir a sua presença e que tb seja destituída de seu cargo de rainha. Escolha outra mulher para ocupar o lugar de rainha. Qdo todos souberem de seu decreto, todas as mulheres respeitarão seus maridos do mais rico ao mais pobre." O rei gostou da proposta e a decretou, declarando que, todo homem deveria mandar em sua própria casa.

Se minha amiga Rô estivesse aqui agora, iria se corroer com essa história, e iria dizer: "como os homens são machistas!" Tenho que admitir que neste caso eu concordo com ela. Mas na cultura de nossa personagem principal é assim até hoje; e lá, a mulher continua sem valor algum. O único homem que realmente valorizou a mulher, foi Jesus e o faz até hoje. Isso pq ele nos ama com justiça e sem acepção de sexo ou condição social. Entre os melhores amigos de Jesus, estavam muitas muilheres e entre elas Marta e Maria, duas irmãs, mas esta é uma outra história.

Bem, Vasti foi expulsa de sua condição de rainha e agora o trono estava vazio, então passada a ira do rei, era hora de pensar em uma nova rainha. Veremos isso a seguir...aguardem...

5 comentários:

  1. É como sempre digo...que bom não ter nascido nesta época...mas tb não posso esquecer, que não na mesma intensidade,hoje ainda vemos mulheres passando por coisas semelhantes...mas...vamos para o resto da história.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Oi amor.
    Peço que Deus te dê graça para que tenha muita inspiração nesta nova série de posts.

    Amo você.

    ResponderExcluir
  3. Estou ansiosa pelo resto da história.... Conta logo viu, rs... Deus a abençoe. Bjos. Amo vc.

    ResponderExcluir
  4. Realmente você está certa, machismo puro! E não aparecer mais diante desse cidadão na verdade deveria ser um presente.... kkkkk
    Anyways, amo Jesus pq ele é meu salvador, amado, amigo e além disso porque nos tornou iguais.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Realmente, è uma Història muito bonita e comovente,Deus coloca atè os grandes homens da història à seus serviços para mostrar tão grande è o seu poder e glòria. Hilton donizete,abril29,2012 09:45pm

    ResponderExcluir