sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A rainha Ester fica sabendo do decreto Real!

Qdo Mardoqueu ficou sabendo do decreto, ficou profundamente triste e angustiado, então rasgou suas roupas e vestiu pano de saco, e chorou e pranteou, fez jejum e foi para a praça de frente do palácio e ficou lá chorando em alta voz até que os serviçais do palácio levaram a notícia à Ester.
Como ele estava vestido de pano de saco, não podia entrar no palácio, então Ester mandou roupas pra ele se vestir e ir ter com ela mas ele se negou a usar as roupas.

Ester ficou muito preocupada com ele e então mandou seu servo Hatá ir saber exatamente o que estava acontecendo. Hatá perguntou a Mardoqueu e ele contou tudo que estava acontecendo nos mínimos detalhes e mandou um pedido a Ester; pra que ela intercedesse ao rei pelo povo.
Ester fora pega de surpresa com aquela notícia e sabia que era proibido a quqer um, inclusive a ela, mesmo sendo rainha, ir a presença do rei se não tivesse sido chamado por ele.
Então mandou Hatá responder ao seu primo que fazia mais de um mês que o rei não a chamava a sua presença.

A resposta de Mardoqueu foi dura e acertiva. Ele disse: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, vc será a única entre os judeus que escapará, pois, se vc ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas vc e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para este momento que vc chegou a posição de rainha?"
Conhecem o ditado?

"Se corro o bicho pega, se fico o bicho come!" rsrs... Essa era a situação de nossa querida rainha. Ester deve ter ficado apavorada. Certamente ela conhecia a história de Vasti. Tb sabia da lei que só poderia ir a presença do rei se fosse por ele chamada, sob pena de ser condenada a morte no descumprimento dessa lei, caso o rei não se agradasse da surpresa da visita! E o que lhe faria acreditar que com ela seria diferente?!
Todavia, ela agora teria que tomar uma decisão sem exitar e sem volta e então respondeu a Mardoqueu: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante tres dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vcs. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei."

Isso é que é coragem, não é mesmo? O que vc faria no lugar de Ester? Vc enfrentaria essa situação como ela o fez? Ciudado ao responder que sim... Pq vc pode dizer que sim, achando que afinal, a história de Ester nada tem a ver com a sua, mas não é bem assim. É verdade que não temos mais reis e nem rainhas, mas as perseguições continuam existindo. Jesus mesmo nos avisou que se ele era perseguido, qto mais os seus seguidores. E estamos vivendo dias maus, dias em que notícias da tv nos fazem lembrar constantemente da história de Ló em Sodoma e Gomorra. Nossa sociedade vive em grande confusão, nunca estivemos mais perdidos qto aos nossos valores e morais. O que era certo, hoje é errado. E temos lei pra garantir que o certo seja punido por conta da troca de valores e princípios. O pecado corre a solta em todos os hâmbitos de nossa sociedade.

Mas, a bíblia afirma que Deus não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente! O que isso significa? Significa que se formos verdadeiros discípulos de Jesus, estaremos correndo risco de morte cada vez mais. Parece um exagero? Mas não é. A bíblia nos fala do que Deus gosta e do que Deus detesta. Mas os homens caminham geralmente na direção oposta ao que Deus gosta e aprova. Significa que vc terá de escolher entre os homens e Deus. Se vc optar por Deus, já que é um discípulo de Jesus; o que vc acha que os homens farão? Não sabe? É só ler a bíblia e vc verá. Não só na história de Ester, mas em muitas outras incluindo a principal que é a de Jesus.
Jesus só fazia o bem, mas isso ia contra o entendimento e os interesses dos fariseus, então o que fizeram com ele? O cruscificarão! Vc está pronto pra ter uma vida como a de Paulo? Ele tem uma "senhora lista" de perseguições de deixar qquer um desesperado. rsrs... Mas ele venceu todas elas! E vc, está preparado para entrar nessa batalha? Pense nisto. Mas saiba que Jesus nos garantiu a vitória! Assim, como a vida eterna ao seu lado.
Se vc permanecer fiel, mesmo que seja necessário enfrentar a morte, vc será vitorioso. Deus nos abençõe e nos capacite a viver uma vida que esteja pronta a enfrentar o mal e nos contrapor a injustiça, mesmo que soframos por causa disso, as mais diversas injustiças. Como igreja, oro a Deus pra que façamos a diferença no mundo em que vivemos, custe o que custar.

3 comentários:

  1. querida Su...
    tenho orado diariamente prá que Deus me dê coragem de ser fiel a Ele em todas as circunstâncias, mesmo que disso dependa a minha vida.
    Ele sabe todas as coisas e sabe tudo o que está preparado prá mim... o meu maior anseio é ser reconhecida fiel diante do Pai.
    E tem mais, meu pastor/amigo muito amado sempre me disse que "enquanto Deus tem um propósito aqui para as nossas vidas, somos imortais"! Amém!!! que eu viva essa "imortalidade" para honrar o nome daquele que é Eterno!!!
    bjo... amo te!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! E acredito que absolutamente profético. Não resta muito tempo para que a igreja brasileira comece a sentir o peso da perseguição. O cerco está se fechando, há muitos "Hmãs" por ai a fora. Que o Espírito de Jesus Cristo nos dê o poder para sermos testemunhas (mártir) quando o tempo chegar.

    ResponderExcluir
  3. Òro para Deus me fazer cada vez mais fiel e honrá-lo sempre,mesmo que isto acarrete em sofrimento. O importante é chegar diante do Pai e ser reconhecida.
    Muito bom este texto, vc se supera a cada dia.
    Amo vc...bjos

    ResponderExcluir