quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Procurando uma nova rainha!

Passada a ira machista do rei Xerxes, ele desejou ter uma nova rainha para o seu reino, (desejo esse, não menos machista),rsrs... então os seus conselheiros sugeriram que os emissários reais, buscassem por belas virgens para o rei e que estes levassem essas mulheres ao harém do rei na cidadela de Susã. Assim, elas estariam aos cuidados de Hegai, o oficial responsável pelo harém, e receberiam tratamento de beleza. A moça que mais agradasse o rei, seria rainha em lugar de Vasti. Claro que este conselho agradou o rei, e ele o colocou em execução. Assim, sairam os emissários atrás das lindas meninas.

Neste tempo, vivia na cidadela de Susã, um judeu chamado Mardoqueu, da tribo de Benjamim, filho de Jair, neto de Simei e bisneto de Quis. Ele fora levado de jeruzalém para o exilio por Nabucodonozor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros com Joaquim, rei de Judá.
Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça tb era conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, faria inveja as nossas mais lindas modelos! Mardoqueu a tomou como filha qdo seus pais morreram.

Qdo a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram levadas a cidadela de Susã e colocadas aos cuidados de Hegai. Ester tb foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, o responsável pelo harém. Qdo Hegai colocou os olhos em Ester, logo se encantou com ela e passou a tratá-la de uma maneira muito especial. Dando-lhe uma dieta especial e tratamento de beleza especial. Designou então sete moças do palácio e transfeiu-a, junto com suas jovens para o melhor lugar do harém.
Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem de sua família, por ordem de seu primo Mardoqueu. E Ester, não era um nome típico Judeu, então ela passou desapercebida qto a sua origem.
Diariamente ele caminhava de um lado pro outro perto do harém, para saber como Ester estava e o que estava acontecendo com ela.

Antes que qquer das moças fossem apresentadas ao rei, deveriam passar por um tipo de Spa e serem preparadas por um período de um ano. Com tratamentos explícitos de beleza para mulheres. Seis meses com óleo de mirra e mais seis meses com perfumes e cosméticos de "última geração", pra época.
Qdo ia apresentar-se ao rei, a moça recebia tudo que quizesse levar consigo ao paláciodo rei.
A tarde ela ia para o palácio e de manhã voltava para outra parte do harém, que ficava sob os cuiddos do oficial Saasgaz, responsável pelas comcumbinas (mulheres do rei, mas que não tinham a coroa). Ela não voltava ao rei a menos que dela ele se agradasse e a mandasse chamar pelo nome.

Qdo chegou a vez de Ester, ela só levou o que Hegai lhe havia sugerido. Ester causava boa impressão a todos os que a viam. Ela foi levada ao rei Xerxes, no décimo mês de tebete, no sétimo ano de seu reinado. O rei gostou de Ester, não! O rei amou Ester, ficou apaixonado por ela, Todas as demais perderam a graça; ele só pensava nela, amor a primeira vista! Ela se tornou especial para o rei e ganhou a aprovação do rei. Então ele colocou uma coroa real em sua cabeça e a tornou rainha no lugar de Vasti. Ele deu um grande banquete para Ester, convidando os seus nobres e oficiais, proclamou feriado Nacional e distribuiu presentes a todos os convidados por conta de sua generosidade. E assim, uma menina simples e orfã, sem nenhuma pretensão maior em sua vida, foi escolhida para ser rainha.

Agora vc diz: Essa é uma verdadeira história de conto de fadas! Na realidade, isso não acontece. Pois é, mas contos de fadas acontecem qdo Deus tem um propósito em nossas vidas e pode contar com nossa obediencia e humildade ao invez de nossa "ajuda, ansiedade e controle" sobre as coisas de nossa vida. O plano de Deus para nós é sempre o melhor. Vcs se lembram da história de Rute? Não significa que não venhamos a sofrer percalços no decorrer de nossas vidas, mas Jesus prometeu estar sempre conosco em todo o tempo se ao menos O obedecermos. Como tem sido a sua história? Um conto de fadas ou um verdadeiro pesadelo? Ou vc tem deixado que o Senhor Jesus a (o) governe? A vida de Ester como veremos, tb não foi fácil. Houve momentos de muitas decisões difíceis, mas ela venceu pq foi obediente. Obediência é a palavra chave em nossa relação com Deus. Como tem sido a sua vida? Vc tem obedecido, ou vivido do seu jeito? Pense nisso... Salmos 37: 4 Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração!
Até a próxima....

5 comentários:

  1. Amei o texto Sú! Posso dizer que tenho buscado obedecer a Jesus e é maravilhoso quando podemos sentir que estamos no centro da sua vontade. Como ele cuida de nós e se preocupa com cada detalhe em nossa vida.Devemos sempre lembrar que nossos dias são literalmente contados. Devemos lembrar que somos mortais e isso reforça a nossa necessidade de entregar tudo a Deus e obedece-lo e assim ele nos abençoa e nos orienta. Amo vc. Um grande bjo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto...apesar de conhecer a história, contada da maneira a "lá Sú" é bem melhor.
    Não é fácil, mas tenho deixado que Deus decida as coisas na minha vida...ELe nem sempre escolhe coisas que quero mas em compensação,sei que o que ele decidir, mesmo que eu não goste, é o melhor para mim.
    Um bjão. Amo vc.

    ResponderExcluir
  3. amada Su...
    obrigada por mais um vez abençoar a minha vida com seus posts!
    amo vc!!!

    ResponderExcluir
  4. acho essa mensagem maravilhosa e contada por vc com tantas riquezas de detalhes e muita analises do ponto de vista feminino falando ficou uma bençao uma verdadeira liçao de humildade vindo da parte do nosso senhor JESUS.amei!!! um gde bjo

    ResponderExcluir
  5. e,sinceramente Ether foi uma mulher de muita fibra,por amor `a Deus e ao seu povo,ela entregou de corpo e alma.E,è isto que devemos fazer,pelo meno cermos mais em Deus e um dia recebermos onosso garladâo. Hilton borba,abril 29,2012,10:30pm

    ResponderExcluir