quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mardoqueu...o pior inimigo que Hamã poderia escolher para si!

Ester continuava cuidando pra que ninguém soubesse quem ela era e a que povo pertencia, confome as ordens de Mardoqueu. Qto a Mardoqueu, continuava cuiando de sua afilhada indo diariamente passear em volta do palácio para ter notícias dela.
Num desses dias, ele ouviu uma conversa entre dois homens, Bigtã e Teres, eles estavam irados com o rei Xerxes e então conspiravam entre eles, tramando matar o rei. Mas Mardoqueu que era judeu e justo, ouvido essa história, arrumou um meio rápido de contar a Ester o que estava acontecendo.

Ester por sua vez, não perdeu tempo, foi logo contar ao rei o que estava acontecendo. Então o rei mandou que seus oficiais verificassem a veracidade da acusação de Mardoqueu e viu que de fato havia mesmo essa conspiração. Mandou seus soldados prenderem os acusados e lhes deu sentença de morte. Os dois homens foram enforcados.
O rei tinha um livro que contava a história de seu reinado, tudo que acontecia ela mandava registrar nesse livro, então esse acontecimento, é claro que foi relatado ali, porque se tratava da vida do rei. Tb ficou relatado como ele descobriu a conspiração e o nome do responsável pela descoberta. Mardoqueu agora, era parte da história real.

A bíblia não diz pq e nem o grau de intimidade ou relacionamento que o rei tinha com um homem chamado Hamã, mas diz que depois do acontecido acima, o rei Xerxes, honrou Hamã, e lhe deu uma posição mais elevada do que a de todos os demais nobres do reino. Todos os oficiais do palácio curvavam e prostravam-se diante de Hamã, conforme as ordens do rei. Mardoqueu porém não se curvava nem se prostava diante dele. Então os oficiais inconformados com a postura de Mardoqueu, lhe perguntaram pq ele não procedia de igual forma. Dia a dia eles lhe perguntavam, mas Mardoqueu não lhes dava atenção e dizia apenas que era judeu. Então os fofoqueiros e intrigueiros de plantão, correram contar a Hamã, tudo que tinha acontecido e a postura de Mardoqueu.
Hamã era um homem, que de nobre só tinha o título, pq era ganancioso, invejoso e como dizia uma querida amiga minha, a Monique, ele sofria de um terrível mal que era o mal do "SE", ou melhor "se-achando"....rsrs... Vc tb está rindo? Mas este mal é bíblico, a bíblia diz que não devemos pensar sobre nós mesmos, nem além e nem aquém do que realmente somos, pq isso pode nos levar a ruína e a humilhação, mas Hamã não sabia disso e em sua imensa vaidade, se achava um verdadeiro deus.

Então, sabendo da atitude de Mardoqueu, ficou profundamente irado e irritado com ele e buscou saber quem ele era. Sabendo que se tratava de um judeu, resolveu que só matar Mardoqueu não seria uma vingança suficiente pra tamanha ofensa. Ele queria muito mais, resolveu que ele deveria exterminar todo o povo Judeu que vivia no território governado pelo rei Xerxes. Foi à presença do rei e contou a seguinte estória: "Existe certo povo disperso e espalhado entre os povos de todas as províncias do teu império, cujos custumes são diferentes de todos os outros povos e que não obedecem as leis do rei; (desculpem-me, esqueci de dizer que ele tb era mentiroso e manipulador), não convém ao rei tolerá-los. Se for do agrado do rei, se decrete a destruição deles, e eu colocarei trezentas e cinquenta toneladas de prata na tesouraria real à disposição pra que se execute o trabalho." Isso é que é pagar por uma vingança!

Em vista disso o rei tirou o seu anel-selo do dedo, deu-o a Hamã, inimigo dos judeus, e disse: "Fique com a prata e faça com o povo o que vc achar melhor." Emtão Hamã convocou rapidamente os secretários do rei e os ordenou a escreverem cartas com o decreto real na língua de cada povo e província, aos governadores e chefes de cada povo.Tudo foi escrito em nome do rei Xerxes e selado com seu anel. As cartas enviadas continham a ordem de exterminio total e completo de todo o povo judeu. Sem poupar ninguém, jovens, idosos, crianças, mulhres, todos exterminados em um único dia a ser marcado, e seus bens deveriam ser saqueados.

E enqto a ordem corria, e o povo vivia uma grande confusão, sem saber o pq da perseguição, o rei Xerxes, bebia tranquilamente em seu palácio.
Como pode ser tão irresponsável e cruel?!?! Ele não pensou por um segundo na vida das pessoas. Em nem um momento sequer ele pensou na quantidade de sangue inocente que ele estava prestes a derramar. Mas tudo bem, ele não pensou; mas Deus estava absolutamente no controle disso tudo e não iria deixar Hamã deitar e rolar em seu ódio. Pq Deus cuida de seu povo e os livra do mal. Hamã não sabia com Quem na verdade, ele estava mexendo. Ele pensou que seu inimigo era Mardoqueu, mal sabia ele, que na verdade ele comprara briga com o Deus todo poderoso. Senhor dos céus e da terra. Não avisaram pra ele que terrível coisa é cair na mão do DEUS VIVO! Mas ele iria sentir o tamanho do erro cometido!
E vc? Tem um inimigo de quem deseja se vingar? CUIDADO! Como diria o Chaves: "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!" rsrs.... E Deus nos diz na bíblia que a Ele pertence a vingança! Não nos cabe fazer justiça com as próprias mãos, além disso, podemos estar enganados qto a quem de fato é o nosso inimigo. E o preço pode ser muito alto, mas isso veremos mais pra frente...aguardem!!!

Um comentário:

  1. Deus sempre irá honra seus filhos , em qualquer situação , este livro de Ester é uma bela historia da bíblia , não uma rainha de contos de fadas mas uma rainha escolhida por Deus .

    ResponderExcluir