sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Agindo como Maria!

Bem companheiros e leitores das hístórias dessas incríveis mulheres, chegamos hoje ao fim da história de Maria, e o último texto que vemos sobre ela está em Atos, e lá diz o seguinte: "todos eles reuniam SEMPRE em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele." Isso nos faz chegar na missão. A missão de ser Corpo e de junto com Jesus, estender o seu Reino sobre a terra.

Como eu disse, Maria deixou de ser a mãe de Jesus e passou a ser a sua serva até o dia de sua morte qdo enfim se reecontrou com o seu Senhor.
Mas Maria, serviu a Jesus desde antes de seu nascimento. Maria não foi obrigada a ser mãe de Jesus, mas quiz cumprir a Vontade de Deus através de sua vida. No entanto, isso não a poupou de todo sacrifício que essa decisão lhe causou. Ela colocou sua reutação em jogo e colocou sua cabeça a premio desde o início, só por ter aceitado ser a mãe de Jesus. Depois qdo precisou fugir pra salvar Jesus dos soldados do rei. Ela cuidou de Jesus desde bebê até ser adulto e como vimos , não foi uma tarefa muito fácil não é mesmo? Ela teve de ver seu filho sofrer até a morte.
Maria viveu para servir a Jesus, toda a sua vida foi por ele e para ele. Antes de sua morte e depois de sua ressurreição, Maria serviu o seu Salvador e Senhor.
Depois que Jesus partiu para o Pai, eles começaram a se reunir como igreja que eram e através deste texto, nós podemos perceber que ela estava sempre presente com os discípulos e seus outros filhos nas reuniões de oração. Ela era discípula de Jesus, era igreja de Jesus e agora, parte do Corpo de Jesus Cristo.
Mas Maria, mais que qquer outra pessoa, poderia pensar ou argumentar: Eu fui a mãe de Jesus, ele me conhece muito bem, conhece o meu coração e sabe o qto eu O amo e amo a Deus, afinal eu o sirvo desde seu nascimento; não carece eu estar presente em todas as reuniões e o tempo todo entre vcs. Posso continuar vivendo o meu relacionamento com ele em casa mesmo. Além do mais, todos sabem que sou a mãe dele, é até arriscado para mim, ficar frequentando essas reuniões!"
Aliás, era arriscado pra qquer deles estar nestas reuniões. Mas qual seria o custo disso?
Vamos pensar: se eles fossem na reunião a noite naquele dia, eles iriam perder os melhores momentos da novela, que afinal está acabando, ou então, a final do campeonato paulista de futebol, outro, só no ano que vem. Não, talvez ela não pudesse perder o BBB, um programa tão "edificante". Mas imagine, nada disso seria de fato um motivo pra ela faltar, (talvez fosse motivo pra vc faltar, mas não ela). Mas, e se fosse pq ela trabalhou o dia todinho, e agora ela estava cansada, Jesus melhor que ninguém iria comprrender o seu cansaço, afinal de contas ele fora seu filho. Não, isso ainda pode parecer pouco pra alguém deixar de estar reunida como corpo de Cristo. Talvez, ela não fosse a reunião por estar doente, com dor de cabeça ou gripe suina, ou quem sabe algo pior como a lepra, dença comum na época de sua história; e não queria ser incomodada com a inconviniêcia das pessoas... claro, queria contar com as orações por sua cura, mas sem a necessidade de se expor não é mesmo? Certamente Jesus entenderia um motivo como esse.
Poderíamos falar de muitos outros motivos pra Maria faltar as reuniões como era e continua infelizmente, sendo o costume de alguns... Mas o fato é que Maria não poderia estar ausente desses encontros, ela tinha grandes expectativas que a levavam ao grupo incondicionalmente. Ela sabia, que ali com eles estva tb presente o seu Senhor Jesus. Cada reunião era mais uma oportunidade de estar com Jesus e de aprender com ele; além de estar com aqueles que com ela partilhavam da mesma fé e as mesmas lutas. Porém, como eu disse lá em cima, ela corria riscos por participar de tais encontros, assim como os demais. E o preço que ela e os outros poderiam pagar era perseguição, cadeia, sofrimento e até mesmo perder própria vida. Todavia, ela sabia qual fora o preço que o seu Senhor pagara por ela. Ela vira cada uma das gotas de sangue que Jesus derramara por amor a ela. Não, não havia razão suficiente pra isso. Ela não poderia deixar de fazer a vontade de seu Senhor que tinha acabado de dar sua própria vida por ela. Qualquer coisa que ele lhe pedisse, por mais sacrificial que fosse para ela, ainda seria pequeno demais comparado ao que ele já havia feito por ela. Maria amava Jesus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com todo o seu entendmento e certamente entendia que esse amor só seria aceito como amor verdadeiro por Jesus, se como ele mesmo disse, ela fosse obediente a Sua Vontade e aos seus mandamentos.
Maria foi escolhida como mãe de Jesus, pq era humilde e obediente a Deus, e assim ela continuou até o dia em que foi estar com ele pra sempre. E vc, ama a Jesus? Ama mesmo? De verdade? Então, isso significa que vc obedece aos seus mandamentos, entre eles o de estar comprometido com a sua igreja e com a missão do evangelho? Vc ama Jesus? Como vc tem provado esse amor? Qto vc tem investido, ou melhor, qto vc tem ofertado em sacrifício vivo ao seu Senhor; do seu tempo, dos seus bens, da sua presença, do seu compromisso, do seu conforto, da sua comodidade? Ou vc tem sido um visitante na casa do Senhor? Um usuário apenas do que a igreja dele pode te oferecer?
A bíblia nos alerta que, se não formos praticantes da palavra, mas somente ouvintes, então estamos nos enganado a nós mesmos e corremos o risco de não sermos reconhecidos pelo Senhor. Pense nisso. Pense tb, no que vc seria capaz de dar em favor de seu filho? E agora pense no que Deus fez por vc, através do seu único filho. Que Deus traga temor e tremor ao seu coração e te leve a ama-lo de verdade.
Que Maria seja um exemplo pra vc de uma serva humilde e obediente ao seu Senhor Jesus e que Deus te abençõe com sua infinita misericórdia e poderosa Graça! Assim como tem sido comigo.

6 comentários:

  1. MUITO BOM esse post!!!
    abençoador, desafiador, estimulante...
    obrigada por abençoar minha vida e por me fazer desejar a cada dia, seguir mais de perto o Rei dos reis!!
    bjos... amo te!

    ResponderExcluir
  2. Susy,
    Muito bom o texto!
    Que Deus continue te inspirando, sempre!
    Bj, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post Sú. Amém. Quero dizer que vc também é um exemplo de discípula de Jesus pra mim. Obrigada por abençoar a minha vida com a sua sabedoria. Amo vc. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi amor! Muiiito Loouuucooo este seu final.
    Amei essa sua série de Maria, muito criativa, profundamente bíblica e extremamente missional.
    Essa é a minha garota, ha ha!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Sú!!! Amei esta última parte sobre Maria. Faz-nos refletir sobre muitas coisas e reavaliar nossas atitudes.
    Bjos...com amor.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz, Suzy!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui. Seu blog é inteligente e atraente...encheu meus olhos - rsrs.
    Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
    Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir