terça-feira, 14 de julho de 2009

RUTE...uma linda história de Amor e Graça!

Olá meus companheiros de blog. Hoje começamos a história de Rute, outra mulher que deveria estar longe da genealogia de Jesus, mas que Deus escolheu pra ser parte especial da mesma!



A história de Rute começa muito antes de ela mesma aparecer na mesma! Aliás, como a de todos nós. Não é o que o salmista nos mostra no salmo 139? "Senhor tu me sondas e me conheces desde antes de eu ser formado no ventre de minha mãe"?!!!!!



Então, a história de Rute é exatamente assim! Apesar, de ela ser uma gentia, ou seja, não fazer parte do povo "escolhido" de Deus e não ser uma israelita ou judia. Rute, definitivamente não era "crente"! rsrs....



A história de Rute tb está na bíblia. Mas onde?.... Em Rute! Pois é, ela tem um livro só com a história dela, o que significa que essa é uma história rica de detalhes e cheia de encantos e efeitos especiais e que teremos muito tempo juntos curtindo Rute! Mas tenho certeza que vcs vão amar, pq essa é daquelas históras de amor de tirar o fôlego!



Na história de Rute, vamos tb aprender e conhecer outras duas mulheres, Noemi e Orfa. Não temos como contar sua história sem conhecer essas duas mulheres.

E para iniciarmos, começaremos falando justamente de Noemi. E começa assim: " Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quilion. Eles eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram em Moabe e lá ficaram".
Vamos começar aqui. Parece que ele encontrou o que foi buscar em Moabe, pq como diz o texto, eles ficaram lá.

Elimeleque era um homem que conhecia a Deus e que fazia parte do povo "escolhido" de Deus, assim como sua mulher e seus filhos. Mas eles são assaltados por uma crise de fome e miséria no lugar onde moravam e então, ele toma a decisão de sair do meio de seu povo e ir buscar uma melhor situação em outro lugar e no meio de outro povo que não o seu.

Pelas leis judaicas, ele deveria ter ficado lá, até que o Senhor viesse lhes socorrer. E jamais se misturar com um povo pagão e gentio, fosse qual fosse a situação, mas ele faz exatamente o contrário disso. Ele e sua família saem de sua terra e vão buscar uma vida menos sofrida em outro lugar.

A princípio, o texto dá a entender que era uma decisão bem provisória, mas o texto diz que eles lá ficaram. O que sujere que a fome se estendeu por muito mais tempo que o que eles imaginavam, ou então, aconteceu que eles lá chegando, estabeleceram novos vínculos de relacionamentos e amizades e de uma nova vida que lhes agradou e por isso eles foram ficando. O que significa, que de alguma forma, eles se encaixaram à cultura dos moabitas e seus costumes. Porém os moabitas eram um povo com uma cultura muito diferente da deles a começar pela religião! Eles eram um povo politeísta e portanto, tinham muitos deuses e nenhum que fosse especial. Diferentemente do povo judeu que tinha um único e verdadeiro Deus a quem conheciam, temiam, obedeciam e adoravam com exclusividade. Ou pelo menos, é assim que deveria ser! E essa obediencia passava por exemplo, por não se misturarem com outros povos que tivessem outros deuses. Mas a crise veio e Elimeleque se mudou!

Agora pense; se vc é mãe ou pai, e se vc visse seus filhos passando necessidade e fome, o que vc faria? Vc tb não iria pensar em alternativas que pudessem mudar essa situação e dar aos seus filhos uma melhor condição de vida? Quais seriam os seus critérios pra tomar uma decisão tão séria como essa e que teria para vc e sua família, tantas implicações vitais e "definitivas"?
Vc se mudaria tb para Moabe? Mesmo sabendo que vc estaria correndo o risco de estar rompendo de vez sua relação com seu povo e pior; com o seu Deus!?!?
Pergunta difícil de responder não é mesmo? Eu não vou responder isso por vc, e espero que eu nunca escolha qquer coisa que me separe do meu Deus, nem mesmo por minha família, mas vou te confessar uma coisa; o trabalho que mais amo fazer dentro de casa é guardar compras de supermercado! rsrs... É, eu tô rindo, mas tb estou falando muito sério! Me angustia profundamente, qdo vejo que minha dispensa está cada vez mais vazia e não vejo possibilidades de enche-la novamente. Como mãe e administradora do lar que Deus me deu, é terrível ter de ir para a cozinha preparar a refeição para os meus quatro homens, meu marido e meus três filhos, e não ter o alimento disponível no armário ou na geladeira para prepará-lo.

E vc? Já passou por isso alguma vez? Se não passou, agradeça a Deus que tem te presentiado com a graça da provisão todos os dias. Agora, se vc já passou, sabe muito bem o qto essa experiência é doída, então, agradeça tb a Deus, que tem te socorrido em seus momentos de angústia e necessidade.

Mas se vc não tem visto ninguém que te socorra e está na pior, quero que saiba que Deus se importa tb com vc e deixou na terra um grupo de pessoas a quem deu o nome de igreja responsável pra te ajudar nesse momento. Então, busque uma igreja perto de vc e busque pelo socorro de Deus ali.



Amanhã continuaremos essa maravilhosa história de Amor e de amor! Não percam! E participem, acrecentando, concordando, discordando, compartilhando ou apenas comentando o que vc está achando dessa história?

Até amanhã se Deus quizer!!!

2 comentários:

  1. Você sabe que é minha história predileta, não sabe?
    Vou aguardar novas interpretações para ela e depois te falo.
    Quanto a este começo, é muito difícil mesmo analisar se o chefe de família estava certo ou errado...é como vc falou...fome, privações...mas vamos aguardar a parte do amor.
    Amo vc ...bjão.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essa será uma história muito especial. Pois está sendo contada por uma mulher muito especial....

    ResponderExcluir