segunda-feira, 13 de julho de 2009

RAABE...uma prostituta abençoada por Deus?!?!

Bom dia pessoal! Infelizmente estive ausente por uns dias mas espero que vcs leiam o final da linda história de Raabe.

Como vimos no final do último post, os espias conseguiram fugir dos soldados de Jericó, por causa da ajuda de Raabe, mas tb ficaram comprometidos com ela.
De volta ao acampamento dos israelitas, os dois contaram a Josué tudo que tinha lhes acontecido. Disseram que o povo da cidade estava aterrorizado com as notícias sobre Israel e suas conquistas e livramentos, mas tb contaram como ficaram por fiadores de uma prostituta e toda a sua família. Da ajuda que ela lhes deu para escaparem dos soldados e de tudo que ela falou sobre o Deus de Israel e do seu pedido de socorro. Josué honrou a palavra empenhada a Raabe e comunicou a todos os guerreiros, que a casa de Raabe com todos os seus parentes e pertences, deveria ser poupada e livre da destruição.
Disse tb Josué a todos os soldados: "Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trobetas. Qdo as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver".
Agora, vcs podem imaginar a cena? Podem imaginar o terror de todos que estavam do lado de dentro da muralha? E como deveria estar se sentindo Raabe? O tamanho de suas expectativas? E a família dela? Pq como vimos, ela cria no Deus e no poder dele tanto pra destruir a cidade, qto pra salvar a ela e sua família, mas provavelmente, não devia ser assim com toda a sua família. Eles estavam fiados na palavra de Raabe. Sem contar, que vcs já pensaram onde morava Raabe? Na muralha. Esse seria o primeiro lugar a ser destrído pra que eles pudessem entrar. E segundo Josué, as muralhas cairiam aos pés dos israelitas após o grito. O que significa que teoricamente, a casa de Raabe tb deveria ruir. Mas ao contrário disso, essa foi a única parte da muralha que não caiu. Como sabemos disso? Bem, depois de destruida a cidade e de terem sidos todos mortos, eles retirarão Raabe e sua família de lá, todos salvos, e os colocaram do lado de fora do acampamento de Israel. Então queimaram toda a cidade como tinha lhes sido ordenado.
Qto a Raabe, ela não ficou do lado de fora do acampamento por muito tempo, pq essa história acaba dizendo que: "Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje". Perceberam? Ela viveu entre eles. Mas não é só isso que sabemos de Raabe, em Mateus 1, na geneologia de Jesus, vemos em uma frase só, toda uma vida nova. Lá no verso 5 diz: "Salmon gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe". Ou seja: Ela ganhou uma nova identidade. Deixou em Jericó a sua vida de prostituta. Agora, ela era casada com Salmon, tinha um filho, um povo, um Nome, pq tinha o Deus verdadeiro como o seu Deus. Raabe fora transformada e sua história restaurada. Toda a sua família fora abençoada com ela.
SIM! Raabe foi uma prostituta abençoada por Deus com uma nova vida. E como se não bastasse, Deus lhe deu o grande presente, qual seja: ela ser uma das únicas cinco mulheres que constam da genealogia de Jesus. Tendo assim, perpetuada a sua história até o dia da volta de Cristo.
Raabe foi uma prostituta que temeu ao Senhor, creu Nele e por isso tb fora muitíssimo abençoada por Ele. E vc? Qual é a sua história? Ela tem semelhança com a história de Raabe? Não?.... Isso não importa. O que importa é que vc tem sua história e seja ela qual for, Deus quer entrar nela e te abençoar tb. Vc crê nisso? Vc teme ao Semhor?
Oro pra que se vc ainda não tem a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, vc pare agora e peça a ele que entre em sua vida e seja o seu Salvador e seu Senhor. Então será abençoado por Deus, assim como foi Raabe.

Amanhã começaremos a história de Rute! Rute é a minha personagem feminina preferida em toda a bíblia.
Então, até amanhã se Deus quizer!

5 comentários:

  1. oi Su querida... muito bom ver a ação de Deus na vida de Raabe... de prostituta à parte da genealogia do Rei dos reis; de excluída à amada do Pai...

    Deus é tremendo! amo esse Deus períto em recomeços e que nos ama mais que tudo!!!

    obrigada por mais uma vez abençoar a minha vida com esse post!

    te amo demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha cunhada, Bom dia muito obrigada por me abençoar com esta mensagem logo de manhã.

    Fico muito feliz e agradecida ao nosso Deus por ver o tanto que ele é maravilhoso !!

    Ao ler esta mensagem pude me lembrar de tudo que Deus fez na minha vida!!!

    Tenha um dia especial, beijos a todos!

    ResponderExcluir
  3. Essa é a minha esposa..... Não adiantam ficar com água na boca, ha...ha...ha... Depois da brincadeira, é muito bom ver que esse Deus, em Jesus, continua fazendo exatamente isso na vida de qualquer um que passe a confiar nele.

    ResponderExcluir
  4. ...e minha melhor amiga...ha...ha...ha...realmente passamos a refletir mais sobre o que Deus fez e faz na nossa vida, depois de ler isso...
    1000 bjinhos...

    ResponderExcluir
  5. as vezes eu me pergunto o que Raabe fez quando passou a confiar em Deus. O que ela tinha como certo, que seria salva, ela e sua familia. Assim, se toda sua cidade, seus concidadaos, seus "clientes", seus vizinhos, familias conhecidas, todos estavam para ser destruidos,ela nao hesitou, ela salvou a propria pele e de sua familia. Nao sei porque nao consigo ver isto como uma atitude exemplar. E nao so, depois de trair seu povo, ela se integrou ao novo povo, casou, ali passou a ser tratada bem. O preco: algumas milhares de vida, obviamente nenhuma da familia dela. Tem uns personagens biblicos que eu nao consigo ver a gradeza de suas atitutes, como uns que atiram virgen para poupar homens de sadomia, etc e tal Meu e-mail e silken_dancing@yahoo.com para comentarios sobre o meu comentario.

    ResponderExcluir